Doencas Exantematicas Flashcards

1
Q

Rubéola

A

exantema maculopapular, eritematoso (muitas vezes pruriginoso) que se inicia na face, couro cabeludo e pescoço, disseminando-se para o tronco e os membros;
observa-se também linfonodomegalia retroauricular, e/ou occipital, e/ou cervical posterior
e podem ocorrer menos frequentemente sintomas articulares (artrite, artralgias).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Sarampo

A

febre alta, exantema maculopapular morbiliforme de direção cefalocaudal, tosse, conjuntivite não purulenta, congestão nasal, coriza, e podem ser encontradas as manchas de Koplik (na mucosa bucal); lembre-se que na faixa etária pediátrica as taxas de complicações dessa doença são maiores em crianças com menos de 5 anos de idade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Escarlatina

A

exantema que aparece é áspero e puntiforme, ocorre descamação furfurácea no tronco, mas laminar nas extremidades (mãos e pés). Além disso, podem ser observados os sinais de Filatov (palidez perioral) e de Pastia (intensificação do exantema nas regiões de dobras) e a língua em framboesa. A queixa principal do paciente é dor de garganta acompanhando um quadro febril agudo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Eritema infeccioso

A

Febre baixa, cefaleia, alguns sintomas sugerindo um quadro de IVAS aparecem na fase prodrômica do eritema infeccioso e na fase exantemática dessa doença surge, então, o exantema na face, nas regiões maxilares (face esbofeteada), depois se dissemina para o tronco e extremidades deixando o aspecto rendilhado na pele. É possível que após o desaparecimento do exantema, aconteça uma terceira fase com recidiva em tronco e membros, principalmente após exposição ao sol, calor, frio e em situação de estresse.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Exantema súbito

A

A febre alta de inicio súbito que dura por 3 a 6 dias, seguida pelo aparecimento de um exantema maculopapaular, discreto, róseo, em criança que se apresenta clinicamente estável durante o curso da doença faz parte do quadro típico de exantema súbito, causado principalmente pelo herpes vírus humano tipo 6.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Impetigo

A

Infecção bacteriana contagiosa da epiderme superficial, acometendo principalmente crianças
FORMA CROSTOSA: vesículas. >pústulas>crostas em face e MMII(crosta melicerica), indolores e pruriginosas

FORMA BOLHOSA: MMSS, MMII, nadegas e tronco, começam como pápulas e evoluem para bolhas com conteúdo amarelado com Eritema. Após romper bolha forma uma crosta de cor de verniz, indolor, pruriginoso e sintomas sistêmicos associados como febre e mal estar

Tto tópico mupirocina se poucas lesões
Cefalexina 500mg 4x/dia ou criança 25-50mg/kg/dia 3-4x/dia x 7 dias

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Erisipela X Celulite
1-definição
2-lesao
3-tto

A

-Erisipela: infecção bacteriana aguda da derme e tcs. S pyogenes.
2-acomete região malar e perna. Lesões eriematosas, quentes, com discreto relevo com BORDES DEFINIDOS. Sintomas sistêmicos com toxemia
3-AMB-Amoxicilina 500mg c/ 8h x5-7dias (criança 50mg/kg/dia 3x/dia)
INTERNACAO- penicilina cristalina/ceftriaxona

1-Celulite: infecção bacteriana aguda da derme profunda e hipodérmica. S. Aureus
2-Acomete MMII com lesões eritematosas mas sem limites definidos, quadro mais arrastado porem mais grave, volumado pra toxemia
3-AMB - Cefalexina 500mg 4x/dia x7-14dias (25-50mg/kg/dia de 3-4x/dia)
INTERNAÇÃO - oxacilina

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Exantema trifásico do eritema infeccioso

A

nos 2 primeiros dias, há rubor intenso (face esbofeteada) e a partir do 3º dia, inicia-se exantema reticular mais visível na superfície extensora dos membros. A 3ª fase é a recidiva que pode ocorrer após muito tempo, quando a criança é exposta a alguns fatores externos, como sol, calor e exercício físico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Eritema infeccioso
1-virus
2-prodromo
3-fase aguda

A

1-Parvovirus humano B19
2-quadro viral inespecífico: coriza, febre baixa, dor de garganta, espirros, tosse, dor de cabeça e mal estar.
3-apos ate 7 dias do pródromo: surge um eritema nas bochechas “face esbofeteada” + exantema simétrico com aspecto rendilhado em tronco em membros (poupa mão e pé); tipicamente após a fase aguda pode haver o reaparecimento do exantema por um período de ate 6 meses após os primeiros sintomas»> pode retornar ao contato com água quente, exposição solar excessiva, dias muito quentes, estresse psicológico ou exercício físico intenso.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Bloqueio vacinal/Ig do sarampo

A

O bloqueio vacinal para sarampo pode ser feito para crianças (conforme situação vacinal do contato do caso) até 72h* após ocorrido o contato.

Já o bloqueio com uso de imunoglobulina pode ser feito até 6 dias após o contato e está indicado para < 6 meses, grávidas e imunodeprimidos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Exantema na varicela

A

lesões pruriginosas em diferentes estados evolutivos (mácula, pápula, vesícula, pústula, crosta), podendo acometer mucosa e causar febre.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O vírus varicela-zoster(herpes tipo 3) é responsável por duas apresentações distintas

A

Varicela(catapora) em criança - exantema pelo corpo em diferentes estágios de resolução + prurido intenso&raquo_space;» encefalite, pneumonite ou infecções de pele secundárias devido à perda da barreira cutânea.

Herpes-zoster(cobreiro) em idoso - lesões se apresentam de forma linear, respeitando os famosos dermátomos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

É possível investigar a etiologia bacteriana utilizando-se o critério de CENTOR:

A

Amigdalites

febre, exsudato em orofaringe, adenopatia e ausência de tosse. Se houver 3 dos 4, indica-se investigação com teste rápido ou cultura de orofaringe, que irá confirmar a presença do estreptococo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Exantema súbito
1-virus
2-prodromo
3-fase aguda
4-complicacoes

A

1-herpes vírus 6 (principalmente) e 7
2-febre alta e contínua durante dias que desaparece subitamente.(3-)Após isso, inicia-se exantema maculopapular não descamativo, não pruriginoso e de curta duração.
4-As complicações são raras, mas podem surgir convulsões.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Sarampo
1-virus
2-pródromo
3-fases
4- complicações
5- profilaxia

A

1-Vírus do sarampo (RNA) gênero Morbilivirus e família PARAMIXOVIRIDAE (mesma do VSR - então NÃO ESQUEÇA é um vírus respiratório!)» transmissão por aerossóis(isolamento aéreo)
2-Febre, coriza, TOSSE INTENSA, CONJUNTIVITE COM FOTOFOBIA + manchas de koplik (lesões branco-acidentadas unicas/múltiplas com halo eritematoso ao redor)
3-Apresenta piora clínica, febre muito alta, prostração, SINTOMAS CATARRAIS EM PIORA.
Exantema MORBILIFORME: Exantema vermelho vivo, com áreas de pele sadia, início na LINHA DE IMPLANTAÇÃO DO CABELO (também área de pescoço, RETROAURICULAR e face) e PROGRESSÃO CRENIOCAUDAL LENTA!.
Fase Convalescença: Apresenta descamação FURFURÁCEA do exantema (TOSSE É O ÚLTIMO SINTOMA A DESAPARECER).
4- OMA (mais comum); PNEUMONIA(mortalidade);encefalite, panencefalite esclerosaste subaguda.
5- Imunização TRÍPLICE VIRAL aos 12 meses e TETRA VIRAL aos 15 meses.
Em casos de PÓS-CONTATO: Podemos fazer a VACINA DE BLOQUEIO em até 3 dias após contato (mas LEMBRE-SE que essa vacina de bloqueio é de VÍRUS ATENUADO, ou seja, não pode ser aplicada em gestantes e imunodeprimidos). A IMUNOGLOBULINA pode ser realizada até o 6º DIA após exposição. A vacina também NÃO deve ser aplicada em menores de 6 meses de idade fazendo então a IVIG e dando continuidade com calendário vacinal!. NOTIFICAÇÃO IMEDIATA!

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Kawasaki clinica

A

Consiste em febre por pelo menos 5 dias e mais quatro dos cinco critérios: conjuntivite bilateral não purulenta, alterações orais (edema/fissura e língua em framboesa), exantema polimórfico, adenomegalia > 1,5cm e alterações em braços e pernas(eritema palmar/plantar; edema de mãos e pés/descamação periungueal).

17
Q

Kawasaki tto e conduta

A

Ecocardiograma (p excluir complicação»ANEURISMA CORONARIO)
Consulta com pediatra e cardiologista
AAS + Ig EV (ate 10 dia de febre pra reduzir incidência da complicação, e caso febre persista por 36hrs após infuso da Ig EV»repetir dose 2mg/p/dia)

18
Q

SIM-P

A

Dx diferencial de kawasaki

febre há mais de 3 dias associada a pelo menos dos dos seguintes sintomas: conjuntivite não purulenta ou erupção cutânea bilateral ou sinais de inflamação mucocutânea (orais, pés, mãos); hipotensão ou choque; características de disfunção miocárdica, anormalidade coronariana, pericardite, valvulite; evidência de coagulopatia; problemas gastrointestinais agudos (vômitos, diarreia, dor abdominal). Esses achados devem estar associados a marcadores de inflamação elevados (como PCR, VHS) e sem nenhuma outra causa microbiana confirmada, incluindo a sepse e síndromes de choque estafilocócico ou estreptocócico. E, ainda se deve evidenciar Covid-19 (biologia molecular, teste antigênico ou sorológico positivos) ou uma história de contato com caso de Covid-19 no último mês

19
Q

Sarampo causa exantema maculopapular morbiliforme, iniciando-se na região com progressão craniocaudal.

A

RETROUAURICULAR