2.11. APU Flashcards

(82 cards)

1
Q

PDCa
No Ciclo PDCA sobre controle de processo, e de plano, a fase que estabelece as metas sobre os itens de controle e também a maneira para atingir as metas, bem como o estabelecimento de padrões é:

A

PLAN

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

PDCA
Trata-se de executar aquilo que foi planejado. Essa etapa também envolve o treinamento dos funcionários e a coleta de dados do que está sendo executado. Em outras palavras, realiza os objetivos da etapa anterior.

A

Do (Executar):

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

PDCA
Consiste em verificar (checar)os resultados daquilo que foi executado.

A

Check (Verificar):

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

PDCA
Trata-se de atuar corretivamente. Ou seja, se os resultados forem negativos, deve-se realizar ações corretivas. Ou seja, busca-se encontrar as falhas do processo e corrigi-las, com o objetivo de evitar que os problemas ocorram novamente. Após essa etapa, o ciclo recomeça.

A

Act (Agir corretivamente):

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Uma das ferramentas possíveis de ser utilizada na promoção da qualidade do setor público é o ciclo PDCA, que diz respeito a

A

planejar, executar, checar e agir.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A execução de rotinas administrativas é essencial para uma organização, e elas são conhecidas como processos

prima apoia

A

PRIMÁRIOS E DE APOIO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Utilização de recursos (fazer mais com menos); relaciona-se aos meios; foco interno

A

EFICIÊNCIA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Alcance dos resultados (atingir objetivos e metas); relaciona-se aos fins; foco externo

A

EFICÁCIA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

impacto causado; relaciona-se aos benefícios gerados; foco externo

A

EFETIVIDADE

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Etapas do Planejamento

A

Formulaçao dos Objetivos
Análise Externa
Análise Interna
Formulação das alternativas estratégicas e operacion da estrat

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

❑ RAZÃO DE SER.
❑ POR QUE A ORGANIZAÇÃO EXISTE?
❑ INDICA OS IMPACTOS CAUSADOS NA SOCIEDADE.
❑ É PERMANENTE (ATEMPORAL).
❑ EXEMPLO: TCE/SP: Fiscalizar e orientar, por meio da atuação preventiva e corretiva e da avaliação de atos e resultados, para que os recursos públicos sejam utilizados de maneira adequada e transparente, em benefício da sociedade.

A

MISSÃO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

❑ O QUE EU QUERO SER?
❑ SONHOS QUE SE PRETENDE TORNAR REALIDADE.
❑ É TEMPORÁRIO.
❑ EXEMPLO TCE SP - Posicionar-se como uma instituição em constante evolução, apoiada na excelência do seu quadro de pessoal e no uso intensivo de novos métodos e tecnologias – reconhecida como essencial para o aprimoramento da gestão pública.

A

❑ VISÃO DE FUTURO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

PRINCÍPIOS BÁSICOS.
❑ CRENÇAS.
❑ BASE PARA A TOMADA DE DECISÕES.
❑ INDICA COMO OS MEMBROS DEVEM SE COMPORTAR.
❑ EXEMPLO

O TCESP norteia sua atuação pelos princípios constitucionais de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, sendo ainda priorizados os seguintes valores institucionais:

Ética – adotar padrões de comportamento que inspirem confiança, credibilidade, integridade e lisura, para fortalecimento da legitimidade do Tribunal de Contas.
Reconhecimento – reconhecer e valorizar seu corpo técnico, proporcionando maior engajamento e ganho de produtividade e qualidade no trabalho.
Transparência – dar publicidade às decisões, aos atos de gestão e aos resultados alcançados com o trabalho realizado pelo Tribunal.
Inovação – desenvolver competências e aprimorar métodos, processos, tecnologias e modelos de trabalho para uma maior integração interna e externa.
Sustentabilidade – Atuar com ideias, estratégias e práticas ecologicamente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas, visando impactar positivamente as gerações futuras.

A

VALORES

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

❑ REPRESENTA O “RAMO DE ATIVIDADES”.
❑ ATIVIDADES PRINCIPAIS DA ORGANIZAÇÃO EM UM MOMENTO ESPECÍFICO.
❑ O QUE A ORGANIZAÇÃO FAZ?

A

NEGÓCIO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

ELEMENTOS BASICOS DO ESTADO

A

POVO
ESTADO
GOVERNO SOBERANO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

MODELOS DE APU

A

PATRIMONIALISTA
BUROCRÁTICA
GERENCIAL

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

QUEM CONDUZ O ESTADO?

A

GOVERNO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

❑ CONCRETIZA FUNÇÕES DO ESTADO.
❑ AGENTE POLÍTICO.
❑ EXERCE O PODER.
❑ INSTRUMENTO DO ESTADO

A

GOVERNO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

É O APARELHO DO ESTADO

❑ COLOCAR EM PRÁTICA FUNÇÕES POLÍTICAS.
❑ EXECUTAR SERVIÇOS.
❑ MÁQUINA DO ESTADO (“APARELHO”).
❑ INSTRUMENTO DO GOVERNO.

A

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
20
Q

É AQUELE EM QUE SE CONFUNDE A COISA PÚBLICA COM A PRIVADA

❑ EXTENSÃO DO PODER DO SOBERANO.
❑ ARBITRARIEDADE.
❑ CLIENTELISMO.
❑ NEPOTISMO.
❑ CORRUPÇÃO.
❑ DOMINAÇÃO TRADICIONAL

A

PATRIMONIALISMO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
21
Q

É AQUELE PROPOSTO POR MAX WEBER QUE PROCURA COMBATER O PATRIMONIALISMO.

CARACTERÍSTICAS:
❑ MERITOCRACIA.
❑ PROFISSIONALIZAÇÃO.
❑ PADRONIZAÇÃO.
❑ NORMAS
❑ HIERARQUIA FUNCIONAL.
❑ IMPESSOALIDADE.
❑ FORMALIDADE.
❑ DIVISÃO DO TRABALHO.

A

BUROCRÁTICO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
22
Q

DISFUNÇÕES DA BUROCRACIA (PROBLEMAS DA BUROCRACIA)

A

CARACTERÍSTICAS:
❑ EXCESSO DE FORMALISMO.
❑ DIFICULDADE COM MUDANÇAS.
❑ APEGO EXTREMO ÀS NORMAS.
❑ LENTIDÃO
❑ EXCESSO DE RIGIDEZ.
❑ PERDA DA VISÃO MACRO.
❑ CONTROLE DOS PROCESSOS (A PRIORI).
❑ RESULTADOS EM SEGUNDO PLANO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
23
Q

É DIVIDIDA EM TRÊS MOVIMENTOS:
❑ GERENCIALISMO PURO.
❑ CONSUMERISM.
❑ PUBLIC SERVICE ORIENTATION (PSO).

A

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
GERENCIAL

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
24
Q

CARACTERÍSTICAS GERAIS:
❑ COMBATE À CRISE FISCAL.
❑ VISA REDUÇÃO DE CUSTOS.
❑ FOCO NA EFICIÊNCIA.
❑ PDRAE (REFORMA 1995).
❑ CONTROLE NOS RESULTADOS (A POSTERIORI).
❑ DESCENTRALIZAÇÃO DAS DECISÕES.
❑ FLEXIBILIDADE.

A

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
GERENCIAL

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
25
NASCEU COM O INTUITO DE DIMINUIR CUSTOS DA CRISE FISCAL. PRIMEIRAS REFORMAS OCORRERAM NA INGLATERRA E NOS EUA. CARACTERÍSTICAS: ❑ REDUÇÃO DE GASTOS PÚBLICOS. ❑ PRIVATIZAÇÕES EM MASSA. ❑ DESREGULAMENTAÇÃO. ❑ REDUÇÃO DE CARGOS. ❑ UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS GERENCIAIS. ❑ USUÁRIO: CONTRIBUINTE. ❑ FOCO NA EFICIÊNCIA. CRÍTICAS: ❑ FALTA DE EFETIVIDADE DAS AÇÕES. ❑ FOCO EXCESSIVO EM REDUÇÃO DE CUSTOS. ❑ USUÁRIO É MERO CONTRIBUINTE.
GERENCIALISMO PURO
26
NASCEU COM A VISÃO DE QUE O CUSTO NÃO É TUDO. FOCO DEVERIA SER NO USUÁRIO DO SERVIÇO. CARACTERÍSTICAS: ❑ SATISFAÇÃO DO USUÁRIO (CLIENTE-USUÁRIO). ❑ FOCO NA QUALIDADE DOS SERVIÇOS. ❑ ESTÍMULO À CONCORRÊNCIA (COMPETIÇÃO) ❑ DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA. ❑ CRIAÇÃO DE EMPRESAS PÚBLICAS E AUTARQUIAS. ❑ USUÁRIO: CLIENTE. ❑ FOCO NA EFETIVIDADE. CRÍTICAS: ❑ NEM TODOS SERVIÇOS PODEM TER COMPETIÇÃO. ❑ USUÁRIO NÃO PODE SER TRATADO COMO CLIENTE
CONSUMERISM
27
SUPERAR A IDEIA DE TRATAR USUÁRIOS APENAS COMO CLIENTES. O TERMO CIDADÃO GANHA FORÇA. É O MOVIMENTO VIGENTE CARACTERÍSTICAS: ❑ FOCO NA TRANSPARÊNCIA. ❑ FISCALIZAÇÃO DA MÁQUINA PÚBLICA. ❑ PARTICIPAÇÃO POPULAR. ❑ ACCOUNTABILITY E CIDADANIA. ❑ DESCENTRALIZAÇÃO ❑ USUÁRIO: CIDADÃO. ❑ FOCO NA EQUIDADE (ISONOMIA).
PSO
28
Assinale a alternativa que indica corretamente os quatro componentes da Comunicação Não Violenta (CNV).
Observação, sentimentos, necessidades e pedidos. ,Observação: Observar e focar nos fatos, sem julgar ou criar juízo de valores; Sentimento: Entender os sentimentos que estão por trás das observações realizadas; Necessidade: Reconhecer as necessidades que estão ligadas aos sentimentos; Pedido: Pedir por algo é muito mais valorizado que Mandar.
29
comportamentos, crenças e valores consolidados; identidade da organização bem definida; motiva e engaja os colaboradores; a cultura torna-se mais difícil de ser modificada (pressupostos básicos - última camada)
Cultura FORTE =
30
Cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhados pelos membros de uma organização que a torna diferente das demais. Se a maioria dos funcionários tem as mesmas opiniões sobre a missão e os valores da organização, a cultura é considerada forte, se as opiniões variam bastante, então ela é considerada fraca. É consequência de uma cultura forte:
servir como mecanismo de controle de atitudes e comportamentos.
31
C/E Na etapa de análise do ambiente interno da organização, a previsão da demanda de funcionários de uma empresa pode ser efetuada através de abordagens quantitativas ou qualitativas.
Certo Ambas as abordagens são úteis para prever a necessidade de mão de obra dentro da empresa A análise de tendências com base em algum índice organizacional.
32
Os sistemas de gestão de projetos, planejamento e de produção podem contar com diversas ferramentas de análise e integração, que deverão ser identificadas. Considerando a afirmação apresentada, é correto afirmar que o planejamento, relativo às necessidades de materiais, por exemplo, conta com sistemas denominados ERPs, que são sistemas de gestão que permitem acesso fácil, integrado e confiável aos dados de uma empresa, permitindo melhor fluxo de informações corporativas, porém, na sua maioria, não conseguem lidar com a dinâmica do sistema produtivo para atender departamentos de produção
C
33
é um software de gestão empresarial que integra e gerencia as informações e processos de uma empresa em um único sistema.
Um sistema ERP (Enterprise Resource Planning)
34
Entre os tipos de equipe conhecidas, uma delas reúne pessoas experientes e competentes com foco em questões organizacionais, como redução de custos, incremento da produtividade, obtenção de melhor qualidade do trabalho. Essa equipe é denominada
solução de problemas.
35
Chiavenato salienta três estilos de liderança, sendo que o estilo no qual predomina a delegação, tanto de tarefas como de demandas, é o
Liberal. Liberal - líder deixa tudo nas mão dos funcionários
36
Liderança: Autocrática -
líder é o chefe. Não há diálogo, apenas metas a serem cumpridas.
37
Liderança: [...] líder dialoga com os funcionário, entende as ideias e toma a decisão.
Democrática -
38
Pesquisadores, ao estudar os elementos que influenciam a comunicação, classificaram-nos como sendo ruídos ou interferências. As interferências são:
cognitivas, emocionais, socioculturais.
39
Existem diversas teorias sobre motivação. Uma delas é a primeira das teorias de motivação relacionadas com o processo motivacional. Tem como base a comparação que comumente as pessoas fazem a respeito de suas contribuições à organização e de suas recompensas recebidas, em relação às contribuições e recompensas dos outros. Trata-se da teoria
da equidade, de Adams. Falou em comparação, já matou a questão. Teoria da equidade. Letra D
40
Qual teoria da liderança situacional defende que quanto mais maduro o seguidor, menos intenso deve ser o uso da autoridade pelo líder e mais intensa a orientação para o relacionamento, e, inversamente, quanto mais imaturo o seguidor, maior intensidade no uso da autoridade, com menor ênfase no relacionamento?
Modelo de Hersey-Blanchard. A teoria da liderança situacional que se encaixa na descrição fornecida é a "Teoria da Liderança Situacional" de Paul Hersey e Kenneth Blanchard. Essa teoria enfatiza a adaptação do estilo de liderança com base no nível de maturidade ou prontidão dos seguidores em relação a uma tarefa específica.
41
É correto afirmar que, para a revisão do Plano Estratégico 2021-2026 do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, foi mantida a seguinte metodologia:
balanced scorecard – BSC.
42
QUATRO PERSPECTIVAS CLÁSSICAS: PROCESSOS INTERNOS, FINANCEIRA, CRESCIMENTO OU APRENDIZAGEM E CLIENTES;
BSC
43
É correto afirmar que o Plano Estratégico 2021-2026 do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo traduz a visão e as estratégias sob a ótica de três perspectivas, que foram mantidas no processo de revisão, a saber:
sociedade, processos internos e recursos.
44
Rogério era um líder voltado para a execução de tarefas e o alcance de resultados. Mantinha uma distância dos colaboradores, optando por resolver todos os problemas individualmente. Após mudanças na estrutura organizacional, assumiu a função de diretor e, refletindo sobre sua atuação com a equipe de trabalho, percebeu a necessidade de mudar seu comportamento. Adotou uma postura mais voltada para a delegação e para a valorização da equipe nos modos de operação da organização, o que torna o poder decisório descentralizado e desenvolve processos de trabalho mais eficientes. Observa-se assim, a preocupação de Rogério com a construção de um estilo de liderança
participativo.
45
A matriz SWOT consiste em orientar a direção dos negócios pela análise dos seguintes pontos:
Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.
45
Fazer o máximo com o mínimo Alcançar objetivos Efetividade :
Eficiência : Eficácia : Impacto
46
foi proposta por Charles H. Kepner e Benjamin B. Tregoe em 1981 como uma ferramenta a ser utilizada na solução de problemas. * Para cada problema encontrado, leva em conta: GRAVIDADE, URGÊNCIA e TENDÊNCIA. * GRAVIDADE Qual o impacto do problema se não for resolvido logo; * URGÊNCIA---------> Qual é o Tempo para sanar o problema;
A Matriz GUT
47
foi elaborada inicialmente por Shewhart, estatístico norte-americano, e continha três passos: especificação, produção e inspeção.
Sobre a ferramenta PDCA, é correto afirmar que: O ciclo PDCA surgiu nos Estados Unidos na década de 20, criado pelo estatístico norte-americano Walter Andrew Shewhart. Inicialmente, conhecido como ciclo de Shewart, era composto por apenas três passos repetidos continuamente - especificação, produção e inspeção.
48
A metodologia que auxilia a identificação de problemas nos processos, repara a causa dessas falhas, ajuda na tomada de decisões nas empresas, que pode ser aplicada em qualquer processo organizacional e se tornou conhecida através do pesquisador chamado William Edwards Deming, é denominada
PDCA
49
Considere a ferramenta de gestão fundamentada em atividades planejadas e recorrentes, para melhorar os resultados e/ou atingir as metas estabelecidas, a qual, por isso, não possui um fim pré-determinado e tem por princípio tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão, identificando as causas dos problemas e as soluções para estes; está dividida em quatro etapas principais. Essa ferramenta é denominada
Ciclo de Deming.
50
VUNESP - 2023 Administração Pública Gestão de Politicas Públicas Prefeitura de Pindamonhangaba - SP Analista de Gestão Em um processo de determinação de uma política pública, a fase que tem por objetivo verificar se uma determinada política responde a um problema bem delimitado e pertinente, se há um objetivo claro de atuação do Estado e se esse pode ser alcançado por meio de um desenho efetivo, é chamada de
AVALIAÇAO
51
VUNESP - 2023 Administração Pública Avaliação de programas e projetos DPE-SP Administrador Resolvi certo No processo de monitoramento e avaliação de políticas públicas, destaca-se a seguinte diretriz da governança pública:
manter processo decisório orientado pelas evidências, pela conformidade legal, pela qualidade regulatória, pela desburocratização e apoio à participação da sociedade.
52
Art. 3º São princípios da governança pública: I - capacidade de resposta; II - integridade; ------------- IV - melhoria regulatória; V - prestação de contas e responsabilidade; e --------------
III - confiabilidade; VI - transparência
53
VUNESP - 2023 Administração Pública Gestão de Politicas Públicas Prefeitura de São Paulo - SP Auditor Fiscal Há vários sistemas que classificam os indicadores sociais na literatura de monitoramento e avaliação de políticas públicas. O mais utilizado é a divisão dos indicadores segundo a área temática ou setor da realidade social a que se referem. Um outro sistema bastante útil é a diferenciação dos indicadores pelo processo produtivo ou gerencial da política pública, o qual abrange:
o indicador-insumo, o indicador-processo, o indicador-resultado e o indicador-impacto. Tipos de Indicadores: Indicadores de Insumo: Medem os recursos utilizados na implementação das políticas e programas, como quantidade de funcionários, investimentos realizados e custos. Indicadores de Processo: Acompanham as atividades e etapas realizadas na implementação das políticas e programas, como tempo de espera para atendimento e qualidade dos serviços prestados. Indicadores de Resultado: Medem os resultados diretos das políticas e programas, como número de pessoas beneficiadas, aumento da renda e melhoria da qualidade de vida. Indicadores de Impacto: Medem os efeitos das políticas e programas na sociedade como um todo, como redução da pobreza, aumento da segurança pública e melhoria do meio ambiente.
54
01. (VUNESP/2024/UNIFESP) Uma das características do modelo weberiano de administração pública burocrática diz respeito
À busca pela eficiência.
55
03. (VUNESP/2023/Pref SP) Um dos pontos relevantes do modelo burocrático de gestão, a racionalidade encontrada no desenho e aplicação de rotinas e procedimentos, tem seu contraponto
A) Na conformidade com o padrão, limitando liberdade e espontaneidade das pessoas em sua atuação.
55
04. (VUNESP/2023/Pref SP) Fundado nos estudos de Weber, o modelo burocrático entende a sociedade e a autoridade de formas distintas de outros modelos, ressaltando-se
E) A sociedade burocrática, onde predominam normas impessoais e racionais e uma autoridade justificada pelo mérito, pela técnica ou pela norma.
55
02. (VUNESP/2024/Pref Santo André) Com o objetivo central de buscar a modernização econômica do Brasil e uma administração pública mais racional, Getúlio Vargas cria em 1938, no período conhecido como Estado Novo, o Departamento Administrativo do Serviço Público – DASP. Tal órgão tinha como um de seus objetivos centrais
D) Promover a readaptação e o aperfeiçoamento dos funcionários civis da União.
56
05. (VUNESP/2023/Pref SBO) A burocracia idealizada por Max Weber buscava, em linhas gerais, a eficiência na Administração Pública. Em que pesem avanços e características presentes até hoje, a burocracia pública é marcada também por disfunções. Nesse sentido, a disfunção burocrática relacionada à dependência da posição hierárquica do agente público, tenha ele ou não conhecimento sobre o assunto a ser decidido, é chamada de
D) Categorização como base do processo decisório.
56
06. (VUNESP/2023/CM SBO) A respeito da origem e características da denominada Administração gerencial, é correto afirmar que
E) A primeira tentativa de sua introdução no Brasil, deu-se em 1967, no Governo Castelo Branco, por meio do Decreto-Lei n o 200.
57
Quanto às formas de avaliação/monitoramento das políticas públicas, aquela que acontece ao longo do processo de implementação, para que os ajustes possam ser feitos durante esse processo, é a avaliação
in itinere
57
João Alfredo é funcionário da área de contabilidade pública da Prefeitura Municipal de Santo Antônio dos Perdões. Sua principal função é a verificar se os ganhos obtidos pelos programas sociais superam os gastos realizados com eles, e se são superiores ou inferiores aos de alternativas disponíveis. Suas análises são de
custo-beneficio
57
07. (VUNESP/2023/Pref SP) Foram obstáculos à implantação de ações do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado,
E) Aspectos financeiros que sobrepujaram o gerencial e resistências do Congresso, dado o temor de implantação de um modelo mais transparente e voltado ao desempenho, prejudicando a influência de parlamentares.
57
A avaliação de projetos relacionados à efetivação de políticas públicas que privilegiam aspectos gerenciais, estritamente voltada à eficiência administrativa, focaliza que critério?
o quanto a execução seguiu conforme as etapas previamente estabelecidas.
58
08. (VUNESP/2023/Pref SP) Um dos passos dados na evolução da administração pública brasileira, como a busca por mudanças na crescente burocratização do Estado, foi: O surgimento da COSB – Comissão de Simplificação Burocrática, da SEMOR – Secretaria de Modernização da Reforma Administrativa, entre outros.
C
59
Economicidade: refere-se ao nível de utilização de recursos (inputs). Produtividade: refere-se ao nível de saídas de um processo produtivo (outputs). Eficiência econômica: trata da relação entre outputs (produtividade) e inputs (recursos utilizados). Eficiência administrativa: trata do seguimento de prescrições, ou seja, do nível de conformidade da execução a métodos preestabelecidos. Eficácia: corresponde ao nível de alcance de metas ou objetivos preestabelecidos. Equidade: trata da homogeneidade de distribuição de benefícios (ou punições) entre os destinatários de uma política pública. Efetividade: Está relacionado ao impacto das ações. É alcançar os resultados pretendidos, de forma a alterar a realidade. Não basta alcançar os objetivos; deve haver transformação. A efetividade está vinculada ao grau de satisfação e atingimento das necessidades do público-alvo das políticas públicas.
60
Sobre o planejamento estratégico em uma organização pública, é correto afirmar que planos de ação são importantes para auxiliar a organização na implementação dos objetivos estratégicos.
C
60
As políticas públicas podem ser visualizadas e interpretadas didaticamente por meio de um ciclo de vida. De acordo com a literatura, corresponde precipuamente ao estágio de implementação de uma política pública
a abordagem bottom-up. a abordagem bottom-up (de baixo para cima) é um método de implementação de políticas públicas onde a iniciativa e a execução das ações partem das bases operacionais, ou seja, dos agentes locais, que estão em contato direto com os beneficiários das políticas. Esse método é contrário à abordagem top-down (de cima para baixo), onde as diretrizes são impostas do topo da hierarquia administrativa para a base............
61
Outcome: Refere-se aos resultados finais de uma política pública, ou seja, os efeitos que uma política tem na sociedade. Este conceito está mais relacionado ao estágio de avaliação, não à implementação.
62
Janela de Oportunidades de Kingdon: É uma teoria que explica quando as políticas públicas têm maior probabilidade de serem formuladas e adotadas, considerando a confluência de problemas, soluções e contextos políticos. Não se refere ao estágio de implementação.
63
Avaliação Ex Post: Trata-se da análise dos resultados e impactos de uma política após sua implementação. Embora seja crucial, é um processo posterior à implementação.
64
Modelo dos Fluxos Múltiplos: Este modelo, proposto por Kingdon, analisa como políticas são formuladas, abordando fluxos de problemas, políticas e política. Está mais relacionado à fase de formulação do que à implementação.
65
1 - AGENDA - DEFINIR temas prioritários a serem tratados pelo Estado. As análises sobre essa fase buscam compreender como e por que determinados temas se tornam mais (ou menos) prioritários de atenção governamental ao longo do tempo (SOUZA, 2003; CAPELLA, 2006).
66
2 - FORMULAÇÃO - OBJETO de formulação, de planejamento, de decisão sobre seus modelos e objetivos. As análises sobre essa fase buscam compreender como as políticas públicas foram formuladas, quais atores estavam envolvidos nesse processo, em que medida a formulação é mais radical ou incremental, o papel das coalizões, entre outros temas (SOUZA, 2003).
67
3 - IMPLEMENTAÇÃO - PLANOS FORMULADOS se tornarão realidade. É o momento que depende fortemente da ação de burocratas e dos instrumentos de ação estatal.
68
4 - AVALIAÇÃO - serão MENSURADOS os resultados das políticas públicas . As análises sobre essa fase buscam compreender os diferentes instrumentos de avaliação utilizados, os resultados alcançados em suas várias dimensões (eficiência, eficácia, efetividade etc.), os atores envolvidos na avaliação, mecanismos de feedback etc.
69
As fases das políticas públicas incluem o planejamento, a formulação, a implementação e, finalmente, a avaliação. É correto afirmar que o interesse crescente pela avaliação de políticas públicas ocorre em função C da crise fiscal, da escassez dos recursos públicos e do processo de inovação e experimentação em programas governamentais.
70
Uma entidade pública, ao enfatizar as características dos servidores, para determinar o comportamento de liderança apropriado, adota a teoria denominada:
liderança situacional, de Hersey e Blanchard. Liderança situacional é uma abordagem flexível de gestão que adapta o estilo de liderança do líder às necessidades da situação e dos liderados
71
Como consequência direta de um programa criado pelo serviço de água, esgotos e resíduos sólidos, determinado município conseguiu eliminar doenças causadas pelo consumo de água inadequada, conforme demonstrou o indicador de desempenho de EXCELENCIA
C A questão descreve um programa que resulta na eliminação de doenças através de melhorias nos serviços de saneamento. Isso sugere que o programa alcançou um nível de qualidade superior que não apenas atende aos requisitos básicos, mas excede as expectativas ao melhorar significativamente a saúde pública. Este desempenho excepcional é descrito pela excelência.
71
Na comunicação da Administração Pública com o cidadão, é correto afirmar que disponibilização da Carta de Serviços ao Usuário tem por objetivo informar ao usuário sobre os serviços prestados pelo órgão ou entidade.
C
72
73