2.11. APU Flashcards
(82 cards)
PDCa
No Ciclo PDCA sobre controle de processo, e de plano, a fase que estabelece as metas sobre os itens de controle e também a maneira para atingir as metas, bem como o estabelecimento de padrões é:
PLAN
PDCA
Trata-se de executar aquilo que foi planejado. Essa etapa também envolve o treinamento dos funcionários e a coleta de dados do que está sendo executado. Em outras palavras, realiza os objetivos da etapa anterior.
Do (Executar):
PDCA
Consiste em verificar (checar)os resultados daquilo que foi executado.
Check (Verificar):
PDCA
Trata-se de atuar corretivamente. Ou seja, se os resultados forem negativos, deve-se realizar ações corretivas. Ou seja, busca-se encontrar as falhas do processo e corrigi-las, com o objetivo de evitar que os problemas ocorram novamente. Após essa etapa, o ciclo recomeça.
Act (Agir corretivamente):
Uma das ferramentas possíveis de ser utilizada na promoção da qualidade do setor público é o ciclo PDCA, que diz respeito a
planejar, executar, checar e agir.
A execução de rotinas administrativas é essencial para uma organização, e elas são conhecidas como processos
prima apoia
PRIMÁRIOS E DE APOIO
Utilização de recursos (fazer mais com menos); relaciona-se aos meios; foco interno
EFICIÊNCIA
Alcance dos resultados (atingir objetivos e metas); relaciona-se aos fins; foco externo
EFICÁCIA
impacto causado; relaciona-se aos benefícios gerados; foco externo
EFETIVIDADE
Etapas do Planejamento
Formulaçao dos Objetivos
Análise Externa
Análise Interna
Formulação das alternativas estratégicas e operacion da estrat
❑ RAZÃO DE SER.
❑ POR QUE A ORGANIZAÇÃO EXISTE?
❑ INDICA OS IMPACTOS CAUSADOS NA SOCIEDADE.
❑ É PERMANENTE (ATEMPORAL).
❑ EXEMPLO: TCE/SP: Fiscalizar e orientar, por meio da atuação preventiva e corretiva e da avaliação de atos e resultados, para que os recursos públicos sejam utilizados de maneira adequada e transparente, em benefício da sociedade.
MISSÃO
❑ O QUE EU QUERO SER?
❑ SONHOS QUE SE PRETENDE TORNAR REALIDADE.
❑ É TEMPORÁRIO.
❑ EXEMPLO TCE SP - Posicionar-se como uma instituição em constante evolução, apoiada na excelência do seu quadro de pessoal e no uso intensivo de novos métodos e tecnologias – reconhecida como essencial para o aprimoramento da gestão pública.
❑ VISÃO DE FUTURO.
PRINCÍPIOS BÁSICOS.
❑ CRENÇAS.
❑ BASE PARA A TOMADA DE DECISÕES.
❑ INDICA COMO OS MEMBROS DEVEM SE COMPORTAR.
❑ EXEMPLO
O TCESP norteia sua atuação pelos princípios constitucionais de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, sendo ainda priorizados os seguintes valores institucionais:
Ética – adotar padrões de comportamento que inspirem confiança, credibilidade, integridade e lisura, para fortalecimento da legitimidade do Tribunal de Contas.
Reconhecimento – reconhecer e valorizar seu corpo técnico, proporcionando maior engajamento e ganho de produtividade e qualidade no trabalho.
Transparência – dar publicidade às decisões, aos atos de gestão e aos resultados alcançados com o trabalho realizado pelo Tribunal.
Inovação – desenvolver competências e aprimorar métodos, processos, tecnologias e modelos de trabalho para uma maior integração interna e externa.
Sustentabilidade – Atuar com ideias, estratégias e práticas ecologicamente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas, visando impactar positivamente as gerações futuras.
VALORES
❑ REPRESENTA O “RAMO DE ATIVIDADES”.
❑ ATIVIDADES PRINCIPAIS DA ORGANIZAÇÃO EM UM MOMENTO ESPECÍFICO.
❑ O QUE A ORGANIZAÇÃO FAZ?
NEGÓCIO
ELEMENTOS BASICOS DO ESTADO
POVO
ESTADO
GOVERNO SOBERANO
MODELOS DE APU
PATRIMONIALISTA
BUROCRÁTICA
GERENCIAL
QUEM CONDUZ O ESTADO?
GOVERNO
❑ CONCRETIZA FUNÇÕES DO ESTADO.
❑ AGENTE POLÍTICO.
❑ EXERCE O PODER.
❑ INSTRUMENTO DO ESTADO
GOVERNO
É O APARELHO DO ESTADO
❑ COLOCAR EM PRÁTICA FUNÇÕES POLÍTICAS.
❑ EXECUTAR SERVIÇOS.
❑ MÁQUINA DO ESTADO (“APARELHO”).
❑ INSTRUMENTO DO GOVERNO.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
É AQUELE EM QUE SE CONFUNDE A COISA PÚBLICA COM A PRIVADA
❑ EXTENSÃO DO PODER DO SOBERANO.
❑ ARBITRARIEDADE.
❑ CLIENTELISMO.
❑ NEPOTISMO.
❑ CORRUPÇÃO.
❑ DOMINAÇÃO TRADICIONAL
PATRIMONIALISMO
É AQUELE PROPOSTO POR MAX WEBER QUE PROCURA COMBATER O PATRIMONIALISMO.
CARACTERÍSTICAS:
❑ MERITOCRACIA.
❑ PROFISSIONALIZAÇÃO.
❑ PADRONIZAÇÃO.
❑ NORMAS
❑ HIERARQUIA FUNCIONAL.
❑ IMPESSOALIDADE.
❑ FORMALIDADE.
❑ DIVISÃO DO TRABALHO.
BUROCRÁTICO
DISFUNÇÕES DA BUROCRACIA (PROBLEMAS DA BUROCRACIA)
CARACTERÍSTICAS:
❑ EXCESSO DE FORMALISMO.
❑ DIFICULDADE COM MUDANÇAS.
❑ APEGO EXTREMO ÀS NORMAS.
❑ LENTIDÃO
❑ EXCESSO DE RIGIDEZ.
❑ PERDA DA VISÃO MACRO.
❑ CONTROLE DOS PROCESSOS (A PRIORI).
❑ RESULTADOS EM SEGUNDO PLANO.
É DIVIDIDA EM TRÊS MOVIMENTOS:
❑ GERENCIALISMO PURO.
❑ CONSUMERISM.
❑ PUBLIC SERVICE ORIENTATION (PSO).
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
GERENCIAL
CARACTERÍSTICAS GERAIS:
❑ COMBATE À CRISE FISCAL.
❑ VISA REDUÇÃO DE CUSTOS.
❑ FOCO NA EFICIÊNCIA.
❑ PDRAE (REFORMA 1995).
❑ CONTROLE NOS RESULTADOS (A POSTERIORI).
❑ DESCENTRALIZAÇÃO DAS DECISÕES.
❑ FLEXIBILIDADE.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
GERENCIAL