Desidratação e hidratacão Flashcards

1
Q

Diarreia pode causar desidratação?

A

• A diarreia é caracterizada pela perda excessiva deágua e eletrólitos através das fezes, resultando emaumento de volume e frequência das evacuações,com diminuição na consistência fecal. Em termospráticos, é definida como a ocorrência de 3 ou maisevacuações amolecidas em um período de 24horas. Além disso, também é possível acaracterização do evento pela identificação devolume fecal superior a 10 ml/kg/dia, em criançasATENÇÃO! Deve-se ter cuidado com esta definiçãoquantitativa ao avaliar lactentes, principalmenteaqueles em aleitamento materno exclusivo. Nestascondições, a criança poderá apresentar fezesliquefeitas cerca de 8 a 10 vezes ao dia após cadamamada por um reflexo gastrocólico exacerbado, semque isto tenha qualquer conotação patológica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Como avaliar a desidratação?

A

▪ Há quanto tempo a crianças está com diarreia
▪ Presença ou ausência de sangue nas fezes

• Exame Físico▪ Estado Geral da Criança− Letárgica/Inconsciente: Em geral nãoaceita líquidos.− Inquieta/Irritada: Em geral aceitalíquidos.▪ Observar os Olhos− Analisar se os olhos estão fundos e, emcaso de dúvida, perguntar à mãe seacha que os olhos da criança estãodiferentes do habitual (podem estarpresentes em crianças gravementedesnutridas).▪ Oferecer Líquidos− Não consegue beber ou bebe muitomal?− Bebe avidamente, com sede?▪ Sinal da Prega: Analisar em quanto tempoa pele volta ao estado anterior− Muito lentamente (> 2 segundos):Desidratação− Lentamente− Imediatamente: Boa hidratação

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Sinais gerais de perigo na desidratação:

A

→ Não bebe ou mama
→ Vomita tudo o que ingere
→ Convulsões nas últimas 72
→ Letárgica ou inconsciente

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Classificação estado de hidratação:

A

Tabela!

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Tratamento desidratação:

A

• O manejo terapêutico visa, essencialmente,evitar a desidratação, que pode levar à morte,e à desnutrição.• O reconhecimento da desidratação deve serimediato, para a eleição do plano terapêuticomais adequado.• Solução de Reidratação Oral (SRO)− É uma mistura de água, glicose e eletrólitosdirecionada para a reposiçãohidroeletrolítica por via oral de criançascom desidratação.− Sua eficácia baseia-se no mecanismo deabsorção de água-glicose-sódio acopladoda mucosa intestinal, que não se altera emboa parte dos episódios de diarreiasagudas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Tratamento Plano C para desidratação grave:

A

Intravenoso
1) Fase de Expansão (Rápida)o Objetivo: Reversão rápida da evolução aochoque.o Solução recomendada: Partes iguais desoro glicosado a 5% e soro fisiológico a0,9%.o Volume: 100 ml/kg para infusão.o Tempo: 2 horasExemplo: Criança com 5 kg e desidrataçãograve deve tomar − Soro glicosado 5% (250 ml)+ Soro fisiológico 0,9% (250 ml).OBS: Nos locais onde estiver disponível asolução polieletrolítica (Ringer Lactato)preconizada pela OMS, não haveránecessidade de fazer quaisquer outroscálculos, exceto o de volume conformedescrito acima.o Em caso de persistência da desidratação,administrar 25 a 50 ml/kg em 2 horas.o Garantir acesso venoso adequado (agulhascalibrosas, dois acessos venosossimultâneos) que garantam a infusão dovolume total prescrito em no máximo 4horas.

o Término da fase de expansão (rápida):Quando há melhora clínica edesaparecimento dos sinais dedesidratação. Nesta fase, é muitoimportante a reavaliação da criança, pelomenos a cada hora, pelo profissional desaúde.ATENÇÃO! Sempre utilizar soro glicosado a 5%,NUNCA A 10%.2) Fase De Manutenção e Reposiçãoo Objetivo: A fase de manutenção devecobrir as perdas normais e a fase dereposição deve compensar as perdasanormais decorrentes da diarreia evômitos.o Volume: É o resultante da soma dosvolumes da manutenção (necessidadehídrica diária) e reposição (possível perda).o Via oral: Deve ser alimentadonormalmente e tomar o SRO, testando-sea aceitação e tolerância da via oral. Aquantidade administrada por via venosadeverá ser reduzida progressivamente,conforme for aumentando a ingestão dealimento e SRO.➢ Manutenção

S: Para cada 100 ml de líquido, fazer solução 1:4, ouseja, 1 parte de soro fisiológico para 4 partes de soroglicosado.➢ Reposiçãoo Como não é possível avaliar as perdas pelonúmero de evacuações, a primeiraprescrição admitirá perdas de 50ml/kg/dia. A solução a ser reposta deveconter 1 parte de soro fisiológico e 1 partede soro glicosado a 5%.o Períodos de infusão: Recomenda-se aprescrição de metade destes volumes acada 12 horas ou 1/3 a cada 8 horas.o Gotejamento: Usar a fórmula VOLUME/3xH para calcular o número de gotas,sendo H o tempo previsto para infusão(horas) e 3 uma constante.

S: Em quadros de desidratação, existegrande preocupação com o cérebro, coração esuprarrenais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Tratamento nasogástrico para desidratação grave:

A

A administração de SRO por SondaNasogástrica (SNG) pode ser uma opção para a equipede saúde que tenha treinamento para tal e naqueleslocais onde a hidratação venosa não possa ser iniciadaimediatamente ou nos próximos 30 minutos.Administrar SRO por SNG na velocidade de 20-30ml/kg/hora e reavaliar a criança a cada hora. Se houvervômitos ou distensão abdominal, reduzir a velocidadede gotejamento. Se, após três horas, a criança nãoestiver melhorando, encaminhar para a terapiaintravenosa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Tratamento reidratação Plano A:

A

PLANO A: COM Diarreia e SEM Desidratação− Objetivo: Manter o estado de hidratação.1) Dar Líquidos Adicionais (tanto quanto acriança aceitar)o Amamentar com frequência e por tempomais longo a cada vez.o Se a criança se alimentar exclusivamentedo leite materno, dar SRO além do leite.o Se a criança não estiver em regimeexclusivo de leite materno, dar a ela um oumais dos seguintes preparos: Solução SRO,líquidos caseiros (caldos, água de arroz,soro caseiro) ou água potável.

− É especialmente importante dar SRO em casaquando:o Durante esta visita a criança receber otratamento do Plano B ou Plano C.o A criança não puder retornar a um serviçode saúde se a diarreia piorar.− Ensinar à mãe a preparar a mistura e a darSRO. Entregar um pacote de SRO a ela parautilizar em casa, se necessário.− Mostrar à mãe a quantidade de líquidosadicionais a dar em casa além dos líquidosdados habitualmente.

− Recomendar à mãe ou ao acompanhante a:o Administrar frequentemente pequenosgoles de líquidos de uma xícara.o Se a criança vomitar, aguardar 10 minutose depois continuar, porém maislentamente.o Continuar a dar líquidos adicionais até adiarreia parar.− Dar mais líquido à criança quando:o Estiver doente✓ Se estiver amamentando, dê o peitomais vezes e por mais tempo✓ Se não estiver amamentando, dê águade beber ou sucos naturaiso Estiver com diarreia − Dê mais líquidotantas vezes quanto a criança aceitar✓ Dê o peito mais vezes e por maistempo a cada vez✓ Dê soro oral✓ Dê sopa, água de arroz, coalhada,iogurte e água de coco✓ Dê água de beberOBS: Continue dando mais líquidos até que adiarreia passe.2) Continuar a Alimentação

3) Quando Retornaro Não consegue beber nem mamar no peitoo Piora do estado geralo Aparecimento ou piora da febreo Em caso de diarreia, diga à mãe queretorne se a criança apresentar sangue nasfezes ou dificuldade para beber4) Comprovar Entendimentoo Que tipos de líquidos dará ao seu filho?o Qual a quantidade que vai dar?o Com que frequência dará a solução de SROao filho?o Quanta água vai usar para misturar o SRO?o Como vai dar a SRO ao seu filho?o O que fará se a criança vomitar?

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Tratamento reidratação Plano B:

A

PLANO B: COM Diarreia e COM Desidrataçãoo Tratar desidratação com SRO.o As crianças com desidratação deverãopermanecer no serviço de saúde até areidratação completa.o Durante um período de 4h, administrar, noserviço de saúde, a quantidaderecomendada de SRO.− Determinar a quantidade de SRO a seradministrada durante as primeiras 4h

OBS: Somente utilizar a idade da criançaquando você desconhecer o peso dela. Aquantidade aproximada de SRO necessária (emml) também pode ser calculada multiplicandoo peso da criança (em kg) por 75.− Demonstrar para a mãe como administrar asolução de SRO:o Dar com frequência pequenos goles delíquidos usando copo ou colher.o Se a criança vomitar, aguardar 10 minutose depois continuar, porém maislentamente.o Continuar a amamentar no peito sempreque a criança o desejar.

− Após 4 h:o Reavaliar a criança e classificá-la quanto àdesidratação.o Selecionar o plano apropriado paracontinuar o tratamento.o Se possível, começar a alimentara criançano serviço de saúde.− Se, em situações excepcionais, a mãe precisarir para casa antes de terminar o tratamento:o Orientar como preparar a solução de SROem casa.o Orientar sobre a quantidade de SRO a seradministrada até completar o tratamentoem casa.o Entregar uma quantidade de pacotes deSRO suficiente para completar areidratação. Entregar também, um pacoteadicional, tal como recomendado no PlanoA.o Explicar as 3 regras do tratamentodomiciliar:1. Dar Líquidos Adicionais2. Continua a Alimentar3. Quando RetornarDesidratação  Tratar Desidratação  Avaliar Após4 horas e Reclassificar➢ Sem Sinais de Desidratação → PLANO A➢ Sinais de Desidratação → Repetir PLANO B➢ Sinais de Desidratação Grave → PLANO C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly