Acidente de trabalho Flashcards
(43 cards)
Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de
empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
certo ou errado
certo
Consideram-se acidente do trabalho, nos termos do artigo anterior, as seguintes
entidades mórbidas:
I – doença profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social;
Consideram-se acidente do trabalho, nos termos do artigo anterior, as seguintes
entidades mórbidas:
II – doença do trabalho, assim entendida a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente, constante da relação mencionada no inciso
certo
1º Não são consideradas como doença do trabalho:
a) a doença degenerativa;
b) a inerente a grupo etário
1º Não são consideradas como doença do trabalho:
c) a que não produza incapacidade laborativa;
d) a doença endêmica adquirida por segurado habitante de região em que ela se desenvolva, salvo comprovação de que é resultante de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho
Em caso excepcional, constatando-se que a doença não incluída na relação prevista nos incisos I e II deste artigo resultou das condições especiais em que o trabalho é executado e com ele se relaciona diretamente, a Previdência Social deve considerá-la acidente do trabalho.
certo ou errado
certo
A empresa ou o empregador doméstico deverão comunicar o acidente do trabalho à Previdência Social até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, e m caso de morte, de imediato, à autoridade competente, sob pena de multa variável entre o limite mínimo e o limite máximo do salário de contribuição, sucessivamente aumentada nas reincidências, aplicada e cobrada pela Previdência Social
certo ou errado
certo
Da comunicação a que se refere este artigo receberão cópia fiel o acidentado ou
seus dependentes, bem como o sindicato a que corresponda a sua categoria.
certo ou errado
certo
Na falta de comunicação por parte da empresa, podem formalizá-la o próprio acidentado, seus dependentes, a entidade sindical competente, o médico que o assistiu ou qualquer autoridade pública, não prevalecendo nestes casos o prazo previsto neste artigo.
certo ou errado
certo
A comunicação a que se refere o § 2º não exime a empresa de responsabilidade pela falta do cumprimento do disposto neste artigo.
certo ou errado
certo
A perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) considerará
caracterizada a natureza acidentária da incapacidade quando constatar ocorrência de nexo técnico epidemiológico entre o trabalho e o agravo, decorrente da relação entre a atividade da empresa ou do empregado doméstico e a entidade mórbida motivadora da incapacidade elencada na Classificação Internacional de Doenças (CID), em conformidade com o que dispuser o regulamento.
certo ou errado
certo
A perícia médica do INSS deixará de aplicar o disposto neste artigo quando demonstrada a inexistência do nexo de que trata o caput deste artigo
certo ou errado
certo
A empresa ou o empregador doméstico poderão requerer a não aplicação do nexo técnico epidemiológico, de cuja decisão caberá recurso, com efeito suspensivo, da empresa, do empregador doméstico ou do segurado ao Conselho de Recursos da Previdência Social.
certo ou errado
certo
O acidente do trabalho será caracterizado tecnicamente pela Perícia Médica
Federal, por meio da identificação do nexo entre o trabalho e o agravo
certo ou errado
certo
O setor de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social reconhecerá o direito do segurado à habilitação do benefício acidentário.
certo ou errado
certo
Será considerado agravamento do acidente aquele sofrido pelo acidentado quanto estiver sob a responsabilidade da reabilitação profissional.
certo ou errado
certo
Considera-se estabelecido o nexo entre o trabalho e o agravo quando se verificar nexo técnico epidemiológico entre a atividade da empresa e a entidade mórbida motivadora da incapacidade, elencada na Classificação Internacional de Doenças - CID em conformidade com o disposto na Lista C do Anexo II deste Regulamento
CERTO OU ERRADO
CERTO
Regra: quem tem que provar o nexo é o autor da ação, o trabalhador que alega que ficou doente por causa da atividade. No entanto, com a existência do NTEP, quem tem que provar é o empregador de que a doença não tem relação com a atividade do trabalhador. Muitas vezes, só fazer a perícia não basta, porque a perícia pode ser inconclusiva.
CERTO OU ERRADO
CERTO
São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à
melhoria de sua condição social:
Seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenização a que este está obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa;
CERTO OU ERRADO
CERTO
A regra, em termos de responsabilidade por acidente de trabalho: responsabilidade subjetiva. É preciso dolo ou culpa do empregador, no último caso, como ser negligente, imprudente, imperito e o fato gerar um acidente. Na figura do dolo, o empregador quis intencionalmente causar a situação ou dano ou assumiu o risco do resultado.
CERTO OU ERRADO
CERTO
Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito. Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.
CERTO OU ERRADO
CERTO
Uma doença degenerativa não é doença ocupacional. Porém, pode piorar em virtude do trabalho. Ex.: o trabalhador tem um problema genético na coluna. O serviço é carregar peso, o que faz a coluna piorar muito. É o que se chama de concausa. O empregador responde pelo agravamento e não pela existência da doença em si. A indenização vai ser pelo agravamento.
CERTO OU ERRADO
CERTO
Haverá obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos
especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.
CERTO OU ERRADO
CERTO
O art. 7º, XXVIII, da Constituição da República, não constitui óbice à aplicação desse dispositivo legal, visto que seu caput garante a inclusão de outros direitos que visem à melhoria da condição social dos trabalhadores.
CERTO OU ERRADO
CERTO