Constitucional Flashcards
(82 cards)
O Poder Judiciário não tem competência para decretar intervenção com a finalidade de garantir o exercício de suas funções, pois, nessa situação, a intervenção deve ser requisitada ao chefe do Poder Executivo.
Correto
Errei essa pq lembrei que, quando for pra garantir o livre exercício do P. Judiciário, a requisição do STF vincula o Presidente da Rep.
Mas, de todo modo, nunca o Poder Judiciário irá DECRETAR intervenção, sempre será o chefe do executivo.
Art. 36. A decretação da intervenção dependerá:
I - no caso do art. 34, IV (garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes nas unidades da Federação), de solicitação do Poder Legislativo ou do Poder Executivo coacto ou impedido, ou de requisição do Supremo Tribunal Federal, se a coação for exercida contra o Poder Judiciário;
II - no caso de desobediência a ordem ou decisão judiciária, de requisição do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça ou do Tribunal Superior Eleitoral;
III - de provimento, pelo Supremo Tribunal Federal, de representação do Procurador-Geral da República, na hipótese do art. 34, VII (assegurar a observância dos princípios constitucionais), e no caso de recusa à execução de lei federal.
Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:
X - decretar e executar a intervenção federal;
O procurador-geral da República detém poder de iniciativa legislativa.
Correto
Acerca do tratamento constitucional da administração pública, julgue o próximo item, considerando, no que couber, a jurisprudência do STF.
Conforme previsto na Constituição Federal de 1988, aos policiais civis e militares do DF é proibido associar-se a sindicatos e deflagrar greve.
Incorreto
Policial militar, não pode sindicalizar nem fazer greve.
CNMP não possui competência para realizar controle de constitucionalidade de le
Correto
Considerando o princípio da dignidade da pessoa humana e o rol de direitos fundamentais estabelecido na CF, além da doutrina e da jurisprudência a respeito da matéria, julgue o item subsequente.
O texto constitucional permite expressamente o anonimato em algumas circunstâncias, em decorrência da inviolabilidade do direito à intimidade.
Incorreto
As bancas podem tentar te confundir e relacionar a vedação ao anonimato com a prerrogativa de sigilo da fonte, são dois institutos totalmente distintos, fique atento.
Com relação aos direitos humanos e aos direitos fundamentais, julgue o item a seguir.
A CF faz a tutela geral dos partidos políticos em capítulo do título Dos direitos e garantias fundamentais.
Correto
TÍTULO II - DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
Capítulo I - direitos e deveres individuais e coletivos;
Capítulo II -direitos sociais;
Capítulo III- nacionalidade;
Capítulo IV - direitos políticos;
Capítulo V - partidos políticos
Julgue o item subsequente à luz da legislação que trata dos juizados especiais cíveis e da fazenda pública, da ação popular, do mandado de segurança e do mandado de injunção.
A decisão final em qualquer espécie de mandado de injunção, quando proferida pelo STF com quórum de maioria absoluta, terá eficácia contra todos até a publicação de norma regulamentadora considerada ausente.
Incorreto
Art. 9º A decisão terá eficácia subjetiva limitada às partes e produzirá efeitos até o advento da norma regulamentadora.
§ 1º Poderá ser conferida eficácia ultra partes ou erga omnes à decisão, quando isso for inerente ou indispensável ao exercício do direito, da liberdade ou da prerrogativa objeto da impetração.
Julgue o seguinte item, referentes à aplicação da lei penal.
A imunidade parlamentar material prescinde de nexo funcional.
Incorreto (Cebraspe 2023)
Exige-se quórum de dois terços dos membros do STF para modular os efeitos de decisão proferida em julgamento de recurso extraordinário repetitivo na hipótese em que não tenha havido declaração de inconstitucionalidade da lei ou do ato normativo.
Incorreto
Qual é o quórum para que o STF, no julgamento de recurso extraordinário repetitivo, com repercussão geral reconhecida, faça a modulação dos efeitos da decisão?
• Se o STF declarou a lei ou ato inconstitucional: 2/3 dos membros.
• Se o STF declarou a lei ou ato constitucional: maioria absoluta.
No que se refere à repartição de competências na CF, aos princípios da administração pública e à responsabilidade civil do poder público, julgue o item subsequente.
Embora não explicitado no artigo 37 da CF, o princípio da proporcionalidade, considerado como decorrência do devido processo legal, é reconhecido como aplicável à administração pública e tem como um de seus elementos a exigência de adequação entre os meios que o poder público empregue e as finalidades às quais eles se destinem.
Correto
Relativamente ao controle difuso de constitucionalidade, aos efeitos da decisão de inconstitucionalidade, à arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) e ao controle de convencionalidade, julgue o item subsequente.
Tratados internacionais sobre direitos humanos que não hajam atingido, no Congresso Nacional, o quórum de aprovação aplicável às emendas constitucionais podem ser objeto de controle difuso de convencionalidade, dado seu status supralegal.
Incorreto
Troca parâmetro por objeto
Relativamente ao controle difuso de constitucionalidade, aos efeitos da decisão de inconstitucionalidade, à arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) e ao controle de convencionalidade, julgue o item subsequente.
As decisões do plenário do STF em ADPF somente podem ser impugnadas mediante embargos de declaração e ação rescisória.
Incorreto
Não existe ação rescisória.
Obs: Pode ser objeto de embargo de declaração.
Art. 12. A decisão que julgar procedente ou improcedente o pedido em argüição de descumprimento de preceito fundamental é irrecorrível, não podendo ser objeto de ação rescisória.
Resumo sobre ADPF:
Não cabe desistência;
Não cabe ação rescisória;
Pode ser rejeitada pelo relator, cabendo agravo;
Cabe amicus curiae, mas não intervenção de terceiros;
Cabem audiências públicas;
Serve para o questionamento de normas federais, estaduais, municipais e distritais de qualquer natureza.
Decisões judiciais podem ser objeto de ADPF.
Via de regra, não cabe contra súmulas, a menos que ela tenha conteúdo normativo um preceito geral e abstrato.
De acordo com o STF, a ação direta de inconstitucionalidade é instrumento de controle jurisdicional repressivo, apenas.
Correto
No Brasil, a hipótese de controle jurisdicional preventivo de constitucionalidade, por excelência, é o Mandado de Segurança parlamentar que busca assegurar o direito subjetivo ao devido processo legislativo. As ações diretas têm caráter repressivo e abstrato.
Preventivo é MS, não confunda.
É direito primário do trabalhador urbano e rural assistência gratuita aos filhos e dependentes, desde o nascimento até os seis anos de idade, em creches e pré-escolas.
Incorreto
5 anos
A CF assegura à gestante o direito à licença, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de 120 dias, direito não extensível ao genitor do sexo masculino.
Incorreto (Incompleta)
STF, Info 1054, RG – Tema 1182: “À luz do art. 227 da Constituição Federal, que confere proteção integral da criança com absoluta prioridade e do princípio da paternidade responsável, a licença maternidade, prevista no art. 7º, XVIII, da CF/88 e regulamentada pelo art. 207 da Lei nº 8.112/90, estende-se ao pai genitor monoparental”.
O poder constituinte originário, do qual o povo é titular, é permanente, não se exaurindo com a elaboração da constituição.
Correto
Titular: Povo
Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições tratando-se de mandato eletivo federal, estadual, municipal ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função
Incorreto
II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;
III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior.
Conta para tudo, exceto: promoção por merecimento.
a hipótese de ser segurado de regime próprio de previdência social, permanecerá filiado a esse regime, no ente federativo de origem.
Pendente a edição da lei complementar federal que assinale o prazo permitido para a criação e alteração de municípios (art. 18, § 4º, CF/88, na redação dada pela EC 15/1996), os estados estão impedidos de editar normas que disciplinem a matéria e permitam surgimento de novos entes locais, ressalvada a hipótese de convalidação do art. 96 do ADCT.
Correto
Municípios
i- Procedimentos
● 1º = dentro do período determinado por LC Federal ⇒ norma de eficácia limitada.
● 2º = divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.
● 3º = plebiscito com as populações dos Municípios envolvidos
● 4º = Aprovação Lei Estadual. (Assembleia Legislativa)
STF ADPF 819 – 2024: Pendente a edição de legislação federal que assinale o prazo dentro do qual será permitida a criação e alteração de municípios, são inconstitucionais, por violação do § 4º do art. 18 da Constituição, na redação que lhe foi dada pela EC 15/1996, os regramentos estaduais que porventura disciplinem a matéria.
X
ESTADOS
1) aprovação população diretamente interessada (PLEBISCITO);
2) LC do CN (primeiro ocorre a apresentação do projeto de lei complementar → assembleias opinarão → caminha para aprovação pelo CN - quórum de maioria absoluta (art.69,CF).
durante o trâmite no CN, haverá audiência das Assembleias Legislativas interessadas (art. 48, VI, CF/1988), elas darão parecer, mas NÃO HÁ força vinculante.
*Mesmo que o povo dê plebiscito favorável, não há obrigação por parte do CN de realizar, mas se o povo rejeita inicialmente, não há mais continuidade no procedimento.
Compete ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) processar e julgar, originariamente, mandados de segurança contra atos de ministros de Estado.
Correto
ministro de estado:
- se sofre: STF (art. 102 CF)
- se contra o ato do dele: STJ (art. 105 CF) ; Comandantes e seus próprios ministros também.
A respeito do mandado de segurança coletivo e das competências dos órgãos do Poder Judiciário e do CNJ, julgue o item que se segue.
Mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por associação, entidade de classe ou organização sindical, desde que estejam em funcionamento há pelo menos um ano.
Incorreto
MS Coletivo: PEÃO
P → Partido Político com representação no CN;
E → Entidade de classe;
A → Associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos 1 ano;
O → Organização sindical;
Dica quanto à Entidade de classe:
Pra substituir, não estou nem aí (não precisa de autorização)
Pra representar, ai não, tem que autorizar.
Como órgão do Poder Judiciário, o CNJ tem a atribuição de exercer o controle de constitucionalidade.
Incorreto
Nem CNMP
A Súmula 347 do Supremo Tribunal Federal (STF) estabelece que os Tribunais de Contas, no exercício de suas atribuições, podem apreciar a constitucionalidade de leis e atos do poder público. Isso significa que eles podem verificar se uma lei ou ato é compatível com a Constituição no contexto de um processo específico (controle concreto).
Será declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que adquirir outra nacionalidade, salvo nos casos de reconhecimento de nacionalidade originária pela lei estrangeira e de imposição de naturalização, pela norma estrangeira, ao brasileiro residente em Estado estrangeiro, como condição para permanência em seu território ou para o exercício de direitos civis.
Incorreto
§ 4º - Será declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que:
I - tiver cancelada sua naturalização, por sentença judicial, em virtude de fraude relacionada ao processo de naturalização ou de atentado contra a ordem constitucional e o Estado Democrático;
II - fizer pedido expresso de perda da nacionalidade brasileira perante autoridade brasileira competente, ressalvadas situações que acarretem apatridia.