Lei 8112/90 Flashcards
(431 cards)
O Regime Jurídico instituído pela Lei 8112/90 aplica-se aos servidores públicos civis e militares da União.
Verdadeiro ou falso?
Falso.
De acordo com o Art. 1º da Lei 8112/90, a norma abrange os servidores públicos civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais.Os servidores militares não estão amparados por essa lei .
Servidor público é a pessoa legalmente investida em cargo público, conforme a Lei 8112/90.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
De acordo com o Art. 2º da Lei 8.112/90, servidor público é a pessoa legalmente investida em cargo público, abrangendo aqueles vinculados à administração pública direta, autárquica e fundacional da União. Essa definição é restrita aos servidores estatutários, regidos por essa lei.
A prestação de serviços gratuitos é totalmente vedada pela Lei 8.112/90, sem exceções.
Verdadeiro ou Falso?
Falso.
O Art. 4º da Lei 8.112/90 proíbe a prestação de serviços gratuitos no âmbito da Administração Pública federal, salvo nos casos previstos em lei. Essas exceções ocorrem, por exemplo, em atividades que visam atender ao interesse público ou ações previstas em normas específicas, como serviços honoríficos ou de voluntariado regulamentado.
Os cargos públicos são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Conforme o Art. 3º, parágrafo único, os cargos públicos têm essas características e podem ser providos em caráter efetivo ou em comissão.
Para investir-se em cargo público, é necessário ser maior de 18 anos e ser Brasileiro nato .
Verdadeiro ou falso?
Falso.
O Art. 5º estabelece que a idade mínima para investidura é de 18 anos e, além disso, exige nacionalidade brasileira(Nato ou naturalizado ,portanto ) gozo dos direitos políticos, quitação das obrigações eleitorais e militares, escolaridade compatível e aptidão física e mental.
Pessoas com deficiência têm direito a até 20% das vagas em concursos públicos para cargos compatíveis com suas limitações, conforme a Lei 8112/90. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
O § 2º do Art. 5º assegura esse direito, garantindo a reserva de até 20% das vagas para pessoas com deficiência.
A posse é o ato que concretiza a investidura em cargo público. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
O Art. 7º estabelece que a investidura em cargo público ocorre com a posse.
As universidades e instituições de pesquisa federais não podem contratar professores estrangeiros. Verdadeiro ou falso?
Falso.
O § 3º do Art. 5º permite o provimento de cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, conforme normas específicas.
A nomeação é a única forma de provimento de cargo público prevista na Lei 8112/90.
Verdadeiro ou falso?
Falso.
O Art. 8º da Lei 8112/90 lista várias formas de provimento, como nomeação, promoção, readaptação, reversão, aproveitamento, reintegração e recondução.
Famoso :NAP 3 R
O provimento de cargos públicos deve ser realizado por ato de autoridade competente de cada Poder. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Conforme o Art. 6º, o provimento de cargos públicos é realizado mediante ato da autoridade competente de cada Poder.
Os cargos públicos são acessíveis apenas a brasileiros natos. Verdadeiro ou falso?
Falso.
Conforme o parágrafo único do Art. 3º, os cargos públicos são acessíveis a todos os brasileiros, sem restrição entre natos e naturalizados, desde que atendam aos requisitos legais.
O provimento de cargos públicos pode ser feito com servidores estrangeiros em instituições federais de ensino e pesquisa científica. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
O § 3º do Art. 5º permite que universidades e instituições de pesquisa científica federais provam cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, seguindo normas específicas.
São requisitos básicos para investidura em cargo público:
I - a nacionalidade brasileira;
II - o gozo dos direitos políticos;
III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;
IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;
V - a idade mínima de dezoito anos;
VI - aptidão física e mental.
A promoção é uma forma de provimento de cargo público. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
O Art. 8º inclui a promoção como uma das formas de provimento de cargos públicos.
Aos portadores de deficiência é assegurado o direito de inscrição em concursos públicos para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 10% das vagas oferecidas no concurso.
Verdadeiro ou falso ?
Falso
20%
Os cargos públicos criados por lei podem ter denominação variável conforme o órgão ou instituição. Verdadeiro ou falso?
Falso.
Conforme o parágrafo único do Art. 3º, os cargos públicos devem ter denominação própria, definida em lei, e vencimento pago pelos cofres públicos.
A nomeação em caráter efetivo ocorre para cargos isolados de provimento efetivo ou de carreira. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
No contexto da Lei 8.112/1990, cargos isolados de provimento efetivo são aqueles que não fazem parte de uma carreira estruturada, ou seja, não possuem classes ou níveis hierárquicos para progressão. A nomeação em caráter efetivo para esses cargos, prevista no art. 9º, inciso I, ocorre mediante aprovação em concurso público, assim como para os cargos de carreira.
Um servidor ocupante de cargo em comissão pode exercer interinamente outro cargo de confiança, acumulando as remunerações. Verdadeiro ou falso?
Falso.
De acordo com o parágrafo único do Art. 9º, o servidor nessa situação deve optar pela remuneração de um dos cargos durante o período da interinidade.
A nomeação para cargos de carreira exige aprovação prévia em concurso público. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Segundo o Art. 10, a nomeação para cargos de carreira ou isolados de provimento efetivo depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos.
Os requisitos para ingresso e desenvolvimento na carreira pública são definidos exclusivamente pelo edital do concurso. Verdadeiro ou falso?
Falso.
Conforme o parágrafo único do Art. 10, esses requisitos são estabelecidos por lei e regulamentos próprios .
Os concursos públicos podem ser realizados em etapas, dependendo das disposições legais e regulamentos do plano de carreira. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
O Art. 11 prevê que o concurso público pode ser de provas ou de provas e títulos, realizado em etapas, conforme estabelecido por lei ou regulamento.
O prazo de validade de um concurso público é de 4 anos e pode ser prorrogado por mais 4 anos. Verdadeiro ou falso?
Falso.
De acordo com o Art. 12, o prazo de validade de um concurso público é de até 2 anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.
O prazo de validade e as condições de realização do concurso devem ser publicados apenas no Diário Oficial da União. Verdadeiro ou falso?
Falso.
O § 1º do Art. 12 exige que essas informações sejam publicadas tanto no Diário Oficial da União quanto em jornal de grande circulação.
Não é permitido abrir novo concurso público enquanto houver candidatos aprovados em concurso anterior com prazo de validade não expirado. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Conforme o § 2º do Art. 12, novos concursos não podem ser abertos enquanto houver candidatos aprovados em concurso ainda válido.