NCS SP1 - TBL Flashcards
(36 cards)
O chamado período de transição fetal neonatal caracteriza
a) o amadurecimento do aparelho respiratorio do RN
b) o momento entre o clampeamento do cordão umbilical e o choro do RN
c) a abertura dos alveolos pulmonares do RN
d) uma serie de adaptações fisiológicas complexas que acontecem no organismo do neonato entre a vida intrauterina e extrauterina.
Letra d)
O nascimento é um período crítico de grande vulnerabilidade para o RN e requer um monitoramento pela equipe de assistência perinatal e neonatal, uma vez que nem todos os bebês alcançam a homeostase fisiológica sem dificuldades. Nesse sentido, o que as equipes devem fazer de importante na transição fisiológica?
Evitar intervenções desnecessárias, e nas crianças com sinais de dificuldade adaptativa, iniciar intervenções clínicas para prevenir ou minimizar complicações e efeitos em curto, médio e longo prazo.
Durante o desenvolvimento fetal o pulmão passa por diversas fases de maturação do ponto de vista estrutural e funcional. É correto afirmar que a medida que as vias respiratórias se desenvolvem e se diferenciam o o sistema circulatório acompanha esse crescimento?
Sim.
Sobre o desenvolvimento pulmonar fetal, cite a idade gestacional e suas características.
1. Fase embrionária.
*Idade gestacional : 3-6 semanas
(semanas)
*Características: período de organogênese, com início da ramificação das grandes vias aéreas a partir do tubo laringotraqueal e pleura.
Sobre o desenvolvimento pulmonar fetal, cite a idade gestacional e suas características.
1. Fase pseudoglandular
*Idade gestacional: 7-16
(semanas)
*Características: ramificação de vias áreas de condução, formação de brônquios e bronquíolos sem superfície de troca
Sobre o desenvolvimento pulmonar fetal, cite a idade gestacional e suas características.
1. Fase canalicular
*Idade gestacional: 17-26
(Semanas)
*Características: Início do desenvolvimento das unidades respiratórias e aparecimento dos pneumocitos tipo ll
Sobre o desenvolvimento pulmonar fetal, cite a idade gestacional e suas características.
1. Fase sacular
*Idade gestacional: 26-36
(Semanas)
*Características: Início da síntese de surfactante, septação alveolar e diferenciação da rede capilar
Sobre o desenvolvimento pulmonar fetal, cite a idade gestacional e suas características.
1. Fase alveolar
*Idade gestacional : 36-3 anos
(Semanas)
*Características: sistema surfactante maduro e formação de alvéolos verdadeiros
V ou F
A alveolarizacao do pulmão continua após o nascimento, sendo que o RN possui cerca de 1/8 a 1/6 dos alveolos do adulto e o
o desenvolvimento quantitativo dos alveolos pode levar até os 21 anos
Verdadeiro. Valendo lembrar que o leito capilar acompanha esse desenvolvimento
A respeito da adaptação dos aparelhos cardiovasculares e respiratórios do RN, podemos afirmar:
a) a formação e maturação desses aparelhos ocorre ainda durante a vida intrauterina
b) a totalidade das modificações ocorre nos primeiros minutos após o nascimento
c) a maturação cardiovascular conclui-se no momento do parto, enquanto o aparelho respiratório segue adaptando-se ao longo do primeiro mês de vida do bebê
d) mudanças no aparelho cardiovascular e respiratórios continuam a acontecer até por volta das 4-6 semanas após o nascimento.
a) Falso. Esses sistemas ainda amadurecem ainda depois do nascimento
b) Falso. Na verdade, a MAIORIA das modificações que ocorrem nos primeiros minutos após o nascimento.
c) Falso. Como a alveolarização do pulmão continua após o nascimento, o leito capilar acompanha esse desenvolvimento
d) Verdadeiro. Inclusive, a quantidade de alveolos pode aumentar até os 21 anos.
Sobre o desenvolvimento pulmonar fetal:
a) durante a fase embrionária, ocorre a diferenciação dos pneumócitos tipo ll que irão produzir o surfactante pulmonar
b) a fase alveolar ocorre após o nascimento e é caracterizada pela formação dos alveolos verdadeiros.
c) os brônquios e bronquíolos já exercem função de troca gasosa desde sua formação.
d) A síntese de surfactante ocorre a partir do segundo trimestre de gestação
a) Falso. A diferenciação dos pneumocitos tipo ll ocorre na fase canalicular bem como o aparecimento das unidades respiratórias.
b) Verdadeiro. A fase alveolar inicia na vida fetal e se mantém até após o nascimento.
c) Falso. Os brônquios e bronquíolos se formam na fase pseudoglandular, mas as unidades respiratórias se formam apenas na fase canalicular. Além disso, a troca gasosa nessas estruturas ocorrem somente após o nascimento.
d) Falso. A partir do terceiro trimestre
Dentro da barriga da mae, o feto não respira sozinho e nem se alimenta sozinho. De onde vem todo o oxigenio e nutrientes necessários para o desenvolvimento do concepto?
São oferecidos pela mãe via placenta
A conexao da placenta com os vasos do feto se da atraves das ?
das arterias umbilicais e da veia umbilical.
O que a veia umbilical transporta?
Transporta sangue e nutrientes da placenta para o feto. Parte desse sangue perfunde o fígado e outra parte passa para a veia cava inferior atraves do primeiro shunt fetal: o ducto venoso. Então, o ducto venoso faz a conexão entre a veia umbilical e a veia cava inferior.
Explique porque a pressão no coração direito do feto é maior que a pressão no coração esquerdo.
Como no feto não há ventilacao nos pulmões, ocorre uma vasoconstriçao, assim a resistencia vascular pulmonar é alta. Assim, a pressao sanguinea na tronco pulomnar, ventriculo direito e atrio direito são altas.
Como as artérias iliacas do próprio feto estao ligadas as arterias umbilicais da circulacao placentaria, a resistencia vascular sistemica (periférica) é baixa, pois a quantidade de vasos é maior. Assim, pressão sanguínea na aorta, ventrículo esquerdo e átrio esquerdo é baixa.
V ou F
A pressão do coração direito do feto é maior que a do esquerdo por conta dos seguintes fatores característicos da circulação fetal:
- Alta resistência vascular pulmonar, resultando do ambiente pulmonar com hipoxemia relativa, que mantem o leito capilar constrito;
- Baixa resistência vascular sistêmica, em decorrência da placenta, que apresenta grande leito capilar de baixa resistência.
Verdadeiro.
Caracterize o forame oval (FO) e com qual processo ele está relacionado
O forame oval é uma estrutura flaplike que funciona como uma valva unidirecional, permitindo a passagem de sangue oxigenado do átrio direito para o átrio esquerdo no feto. Essa passagem de sangue ocorre por conta da diferença de pressão entre o átrio direito e o esquerdo.
O que ocorre com o sangue oxigenado que chega ao átrio esquerdo através do forame oval?
Continua seu fluxo para o ventriculo esquerdo e depois para aorta onde é direcionado para os tecidos
O que ocorre com o sangue que flui através da veia cava superior?
O sangue desoxigenado que vem da cabeça flui através da veia cava superior e entra no átrio direito. Do átrio direito, esse sangue flui para o ventriculo direito e em seguida para a troncopulmonar. Por conta da alta RVP, 90% desse sangue é desviado para a aorta através do canal arterial e os outros 10% para os pulmões para as necessidades metabólicas e depois volta para o átrio esquerdo através das veias pulmonares. O fluxo dessa mistura de sangue oxigenado e desoxigenado desce pela aorta descendente e volta para a placenta através das arterias ilíacas que se conectam com as arterias umbilicais.
V ou F
A transição para vida extrauterina requer uma eficiente, complexa e bem organizada sucessão de adaptações que permitem a sobrevida do recém-nascido.
Verdadeiro. Inclusive, as limitações anatômicas e fisiológicas do RN pré-termo confere a ele maiores dificuldades para realizar os processos de adaptação à vida extrauterina
Explique quais são as adaptações/modificações do sistema cardiorrespiratório durante a transição fetal neonatal.
Com o nascimento, o clampeamento do cordão umbilical aumenta a resistência vascular sistêmica (RVS) e queda do volume de sangue que chega ao átrio direito. Além disso, a incursão respiratória permite a entrada de ar nos alvéolos, levando a uma diminuição da resistencia vascular pulmonar, por conta da dilatação dos capilares, aumentando o fluxo sanguíneo pulmonar e o volume de sangue que chega no átrio esquerdo.
Dessa forma, teremos alta pressão na aorta, ventrículo esquerdo e átrio esquerdo. Bem como, baixa pressão na artéria troncopulmonar, ventrículo direito e átrio direito.
Por conta disso, como temos maior pressão e quantidade de sangue no átrio esquerdo do que no direito, o fluxo sanguíneo muda de direção, e como como o forame oval é uma válvula, ele se fecha.
Como a pressao agora na aorta é maior que na artéria troncopulmonar, o fluxo pelo canal arterial se inverte. Contudo, a maior pressao de oxigenio no sangue da aorta e a bradicinina, bem como menos prostaglandinas, sensibiliza o CA, que se contrai e se fecha.
O clampeamento do cordao umbilical reduz a passagem de sangue pelo ducto venoso, levando a sua compressão e fechamento.
V ou F
O ducto arterial e o forame oval se fecham por mudança de pressão de oxigênio no sangue e mudança de pressao do sangue respectivamente.
Verdadeiro
Na fase de transição cardiorrespiratória do RN, o débito cardíaco e o fluxo sanguíneo sistêmico são determinados principalmente pelo que?
Principalmente pela pré-carga. O DC do RN sofre pouca influência da FC e PA. A pré-carga é a medida de tensão que os cardiomiócitos sofrem ao se destenderem porque estão se enchendo de sangue. Na fase de transição cardiorrespiratória do recém-nascido, há o aumento da pré-carga do VE por conta do aumento do fluxo sanguíneo pulmonar e da inversão do shunt pelo CA.
Os sistemas respiratório e cardiovascular estão intimamente relacionados. O entendimento das peculiaridades fisiológicas desses sistemas são essenciais para a compreender os processos fisiopatologicos que ocorrem no RN, especialmente em pré-termo. Nesse sentido, bebês prematuros com insuficiência respiratória podem apresentar efeitos diretos na função cardiovascular. O aumento da RVP com consequente diminuicao do fluxo sanguíneo pulmonar promove a diminuição do débito cardíaco e aumento ou persistência do shunt direita-esquerda pelo CA. Assim, uma das principais ferramentas para o planejamento de adequada assistência ao RN é a monitorização do sistema cardiorrespiratório. Cite os elementos utilizados para essa monitorização.
- Exame físico: cor da pele, perfusão, tempo de enchimento capilar, débito urinário;
- Monitoração convencional: FC, PA, saturação de oxigenio;
- Gasometria arterial: Gases sanguineos, estaro acidobásico, dosagem de lactato;
- Monitorização específica: Ecocardiografia e NIRS