P.R.E.V. Flashcards
Constituem funções da Atenção Primária em Saúde, EXCETO:
A) Resolver a grande maioria dos problemas de saúde da população.
B) Responsabilizar-se pela saúde dos usuários em quaisquer pontos de atenção à saude em que estejam.
C) Fornecer atenção direcionada para a enfermidade no decorrer do tempo.
D) Organizar os fluxos e os contrafluxos dos usuários pelos diversos pontos de atenção à saúde, no sistema de serviços de saúde.
C
São considerados atributos ou conceitos da Atenção Primária à Saúde, EXCETO:
A) Práticas de saúde direcionadas a responder às necessidades individuais e coletivas.
B) Integralidade do cuidado.
C) Longitudinalidade ou continuidade das ações e coordenação do cuidado ao longo do tempo.
D) Foco nas ações curativas no plano individual.
D
*Para respondermos essa questão devemos ter o conhecimentos dos 4 atributos básicos da Atenção Primária em Saúde (APS): 1. Acesso, 2. Coordenação do Cuidado, 3. Integralidade, 4. Longitudinalidade. Incorreta letra “D”.
Marque a alternativa que apresenta um dos princípios que a Organização Mundial da Saúde preconiza para embasar a construção da atenção primária nos sistemas de saúde, tendo em vista sua preocupação com as iniquidades em saúde:
A) Centralidade nas necessidades dos serviços e de seus profissionais.
B) Direcionamento para a assistência à saúde com ênfase em enfermidades específicas.
C) Financiamento sustentável, para permitir a cobertura universal e o acesso equitativo.
D) Foco na qualidade, incluindo a incorporação dos melhores equipamentos e medicamentos disponíveis.
C
*A construção da Atenção Primária segundo Barbara Starfield: a atenção primária é o primeiro nível de contato com o sistema de saúde para promover a saúde, prevenir doenças, cuidar de doenças comuns e manejar problemas de saúde crônicos. Com o primeiro contato, o cuidado contínuo, abrangente e coordenado fornecido a populações indiferenciadas quanto a gênero, à doença ou a sistema orgânico, a atenção primária é, assim, a espinha dorsal de todo sistema de saúde efetivo. Nos países em desenvolvimento, a atenção primária é oferecida por meio de equipes multidisciplinares, com os médicos de família no centro dessas equipes, e esse modelo de atenção ao cuidado de saúde de toda a população altera a morbidade e mortalidade principalmente das pessoas em situação de extrema vulnerabilidade, ou seja, quanto mais carente a situação da população de um país mais a estratégia da atenção primária tem benefício de ser aplicada e defendida. A construção da Atenção primária deve ter sua responsabilidade pelo Estado e ter seu completo financiamento sustentável para atender as demandas de saúde de toda a população, pois a atenção primária resolutiva é o modelo mais barato e econômico em grandes proporções já que funciona como sistema de filtro para a atenção secundária e terciária, diminuindo os gastos dos recursos dos níveis mais complexos, como internações hospitalares e procedimentos de alto custo.
Com relação à atenção primária em saúde, é CORRETO afirmar:
A) Caracteriza-se pela atenção intermitente à saúde dos indivíduos.
B) Constitui o nível no serviço de saúde que oferece a entrada no sistema para todas as novas necessidades e problemas.
C) É ordenada e coordenada pelos níveis secundários e terciários de atenção à saúde.
D) Está focada na cura ou controle das condições de maior prevalência na comunidade, não realizando atividades de vigilância à saúde.
B
*Com o primeiro contato, o cuidado contínuo, abrangente e coordenado fornecido a populações indiferenciadas quanto a gênero, à doença ou a sistema orgânico, a atenção primária é, assim, a espinha dorsal de todo sistema de saúde efetivo. Nos países em desenvolvimento, a atenção primária é oferecida por meio de equipes multidisciplinares, com os médicos de família exercendo um papel fundamental nas equipes. Correta letra “B”.
A efetividade da Atenção Primária em Saúde (APS) tem sido mensurada por internações. Assinale, entre as abaixo, as que NÃO constituem condições sensíveis à APS:
A) Causas externas.
B) Deficiências nutricionais.
C) Doenças cardiovasculares.
D) Doenças pulmonares.
A
*Excelente questão do PSUMG que traz a premissa de que a UBS é oportuna e sendo de boa qualidade pode evitar internações por condições sensíveis à APS usando essas condições como desempenho do serviço de saúde. Existem 20 itens de internações a condições sensíveis à Atenção Primária, ou seja, deveriam ser, a maior parte delas, resolvidas na UBS e não na atenção secundária ou terciária. 1. Doenças evitáveis por imunizações; 2. Doenças infecciosas evitáveis; 3. Gastroenterites infecciosa e complicações; 4. Anemia; 5. Deficiências nutricionais; 6. infecção de ouvido nariz e garganta; 7. Pneumonias bacterianas; 8. Asma; 9. Bronquites; 10. Hipertensão; 11. Angina pectoris; 12. insuficiência cardíaca; 13. cérebro vascular; 14. DM; 15. Epilepsias; 16. infecção no rim e ITU; 17. infecção de pele e tecidos subcutâneos; 18. Doenças inflamatórias órgãos pélvicos femininos. 19. úlcera intestinal; 20. Doenças relacionados ao parto e pré-natal. A lista das ICSAP são o total de 77 diagnósticos. Estudando a lista das condições apenas as causas externas não se encaixam, logo alternativa errada letra “A”.
A demografia médica no Brasil mostra que 76% da população reside no interior do país, onde há uma taxa de 1,23 médicos por 1.000 habitantes, ao passo que a concentração de médicos é de 4,84 por 1.000 habitantes nas capitais, ou seja, […] as 39 cidades com mais de 500 mil habitantes concentram 30% da população e 60% de todos os médicos do país.
A atenção primária é a principal porta de entrada do sistema de saúde. Em casos de pacientes em situações de vulnerabilidade, devem ser acolhidos na UBS e realizado o atendimento em demanda espontânea.
A atenção básica se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação. É desenvolvida por meio do exercício de práticas de cuidado e gestão, democráticas e participativas, sob a forma de trabalho em equipe. Deve ser resolutiva (soluciona 85% dos problemas de saúde) e coordenada com fluxos e contra-fluxos de pessoas, informações e produtos entre os componentes das redes de atenção à saúde.
Sobre a Atenção Básica em Saúde está ERRADO afirmar:
A) Considera o Programa de Agentes Comunitários de Saúde como estratégia prioritária para sua organização.
B) É desenvolvida sob a forma de trabalho em equipe, sendo dirigida às populações de territórios bem delimitados, pelas quais assume a responsabilidade sanitária.
C) Orienta-se pelos princípios da Universalidade, da Acessibilidade e da Coordenação do cuidado, do Vínculo e Continuidade, da Integralidade, da Responsabilização, da Humanização, da Equidade e da Participação social.
D) Todos os Municípios brasileiros devem ofertar à sua população, ações e serviços de atenção básica em saúde.
A
Sobre a atenção básica à saúde, é CORRETO afirmar que:
A) Abrange a promoção da saúde, o diagnóstico e o tratamento, ao passo que a reabilitação e a redução de danos são atribuições da atenção secundária à saúde.
B) Abrange ações de saúde de natureza preventiva no âmbito individual, sendo as ações preventivas de âmbito coletivo atribuições da vigilância em saúde.
C) É desenvolvida por meio do exercício de práticas de cuidado e gestão, democráticas e participativas, sob a forma de trabalho em equipe.
D) Embora tenha suas ações implementadas de forma descentralizada em Unidades Básicas de Saúde, não existe definição de território de atuação, podendo o paciente escolher livremente a UBS à qual irá se vincular.
C
A atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes condicionantes de saúde das coletividades. Contudo, para que a atenção básica à saúde possa resultar em todos esses benefícios, deve ser reformulada para cumprir os seguintes papéis:
I. Resolução - solucionar mais 85% dos problemas de saúde de sua população.
II. Coordenação - orientar os fluxos e contrafluxos de pessoas, informações e produtos entre os componentes das redes de atenção à saúde.
III. Responsabilização - acolher e responsabilizar-se, sanitária e economicamente, por sua população.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
A estruturação da Rede nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST), representa o aprofundamento da institucionalização e do fortalecimento da saúde do trabalhador no âmbito do SUS. A RENAST articula-se de forma interdisciplinar, utilizando-se de instrumentos, saberes, tecnologias originadas de diferentes áreas do conhecimento e em diferentes níveis de atenção complementares entre si.
A Equipe de Saúde da Família possui função de promoção de saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças mais frequentes e manutenção da saúde. Age em uma área determinada (Territorialização) e baseia-se na Adscrição da clientela (população do território cadastrada e de responsabilidade da equipe). O objetivo inicial da territorialização é a definição de microáreas de risco e grupos prioritários.
Constitui objetivo da Política Nacional de Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (Portaria n° 1.823, de 23/08/2012) a garantia da integralidade na atenção à saúde, entendendo-se por tal:
A) A representação da área de saúde do trabalhador nos fóruns de formulação de políticas setoriais relativas ao desenvolvimento econômico e social.
B) A inserção de ações de saúde do trabalhador em todas as instâncias e pontos da Rede de Atenção à Saúde do SUS.
C) O controle e a avaliação da qualidade dos serviços e programas de saúde do trabalhador, nas instituições e empresas privadas.
D) O desenvolvimento de estratégias e ações de comunicação de risco e de educação ambiental e em saúde do trabalhador.
B
Uma Unidade Básica de Saúde organizada, segundo a estratégia da Saúde da Família, possui um processo de trabalho próprio, o qual apresenta as seguintes características, EXCETO:
A) Está estruturada a partir do trabalho do médico da família.
B) Realiza assistência básica integral e contínua, voltada à população adscrita.
C) Realiza os primeiros atendimentos de urgências médicas e odontológicas.
D) Utiliza tecnologias de elevada complexidade e baixa densidade.
A
Quarentena é isolamento de indivíduos ou animais sadios pelo período máximo de incubação da doença, contado a partir da data do último contato com caso clínico ou portador, ou da data em que esse comunicante sadio abandonou local em que se encontrava a fonte de infecção.
Assinale a afirmativa que melhor exprime o significado do termo “quarentena”:
A) Isolamento de indivíduos em casa por tempo indeterminado até que apresente exames sorológicos negativos.
*B) Isolamento de indivíduos ou animais sadios pelo período máximo e incubação da doença, contado a partir da data do último contato com um caso clínico, ou portador, ou da data em que esse comunicante sadio abandonou o local em que se encontrava a fonte de infecção.
C) Isolamento domiciliar, pelo período de 40 dias, de indivíduos sadios que tiveram contato com casos confirmados ou suspeitos de doenças que possam causar danos à saúde pública.
D) Isolamento em quarto hospitalar, durante o período de transmissibiliadade, indivíduos com diagnóstico confirmado de doença que possa causar danos à saúde pública.
A demografia médica no Brasil mostra que 76% da população reside no interior do país, onde há uma taxa de 1,23 médicos por 1.000 habitantes, ao passo que a concentração de médicos é de 4,84 por 1.000 habitantes nas capitais, ou seja, […] as 39 cidades com mais de 500 mil habitantes concentram 30% da população e 60% de todos os médicos do país.
Em 2010, a gestão tripartite do SUS estabelece diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) como estratégia para superar a fragmentação da atenção e da gestão nas regiões de saúde, visando a aperfeiçoar a integralidade no SUS. A RAS é definida como arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que, integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado. A RAS estabelece a Atenção primária como seu centro de comunicação.
Mulher de 58 anos vai ao Centro de Saúde para consulta de acompanhamento médico. Queixa-se
de acordar frequentemente durante a madrugada com taquicardia e sudorese. Possui diabetes melito tipo 2 e hipertensão arterial sistêmica. Faz uso domiciliar regular, há dois anos, de metformina 850mg duas vezes
ao dia, gliclazida 60mg pela manhã, enalapril 20mg duas vezes ao dia. Relata menopausa há três anos, é
viúva há seis anos e não possui parceiro sexual desde então. Ao exame, PA 156/84mmHg, FC 98bpm, FR 19ipm; sem outras anormalidades. Diz que a PA aferida pela filha enfermeira, em casa, geralmente está em torno de 120/80mmHg. Exames de laboratório atuais:
hemoglobina glicada A1c 6,3%; creatinina 0,7mg/dL, potássio 4,3mg/dL. Na avaliação preventiva de saúde dessa paciente, qual dos exames abaixo NÃO ESTÁ INDICADO neste momento?
A) Colonoscopia
*B) Densitometria óssea
C) Dosagem de triglicérides e de colesterol
D) Exame citopatológico do colo uterino
AFR 50 anos, trabalha como torneiro mecânico com carteira assinada e sofreu atropelamento por automóvel quando retornava do trabalho para casa, de bicicleta, sofrendo fratura de clavícula direita. AFR foi assistido em unidade de Pronto Socorro de sua cidade e foi afastado do trabalho com recomendação de manter a imobilização do braço direito por cinco semanas, após as quais deverá fazer reabilitação física (fisioterapia). Considerando as circunstâncias do acidente e a legislação em vigor, o custeio da reabilitação física cabe ao:
A) INSS.
B) empregador.
*C) SUS.
D) motorista responsável pelo atropelamento.
Note que ela é uma pegadinha; ele não quer saber sobre o INSS, mas, sim, sobre a reabilitação física.
O que você precisa saber para responder a esta pergunta?
Ao se pensar em um acidente de trabalho (note, foi um acidente de trajeto), imediatamente pensamos no afastamento e no fato de que o INSS irá cuidar do pagamento do funcionário se o seu afastamento for superior a quinze dias.
Entretanto, neste caso, estamos falando do custeio da reabilitação, ou seja, do tratamento deste paciente. Note: o paciente foi atendido em um pronto-socorro da sua cidade (pelo que se pode depreender que é um serviço público).
Lembre-se dos princípios do SUS: universalidade, integralidade, equidade, igualdade… Este paciente será atendido e tratado pelo SUS até a conclusão do seu tratamento. Desta forma, quem
“custeará” a reabilitação será o SUS! (E, indo mais fundo, o pagador de impostos, que é quem mantém o SUS funcionando).
A ocorrência de um acidente de trabalho com um empregado exige do seu empregador a emissão da CAT. Dentre as opções abaixo, qual delas é um desdobramento administrativo da emissão nos casos de agravos relacionados ao trabalho que exigem afastamento do trabalho por mais de 15 dias:
A) Estabilidade provisória ao trabalhador a qual perdura por 24 meses após a cessação do auxílio incapacidade temporária.
* B) Necessidade de depósito do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para o trabalhador acidentado.
C) Redução da base de cálculo do Fator Acidentário Previdenciário (FAP).
D) Abertura de ação regressiva contra a empresa para ressarcimento de despesas trabalhistas do Ministério do Trabalho.
a obrigatoriedade do depósito (pelo empregador) do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) em situações de afastamento do trabalho por mais de 15 dias só ocorre se o motivo do afastamento estiver atrelado a um acidente de trabalho ou a uma doença profissional. Quando o afastamento do trabalhador não tiver nenhuma relação com o trabalho, não haverá a obrigatoriedade de realizar os depósitos do FGTS (enquanto o trabalhador permanecer afastado). Já o CAT, quando registrado, também garante alguns outros direitos, como a estabilidade de um ano no emprego após a data de alta do tratamento (para aqueles que ficaram afastados até no máximo 15 dias); estabilidade de função; auxílio-acidentário (caso haja sequelas que impeçam o retorno ao trabalho na função anterior); aposentadoria por invalidez acidentária (caso o trabalhador não possa voltar a exercer atividade profissional); e reintegração à empresa.
Quanto ao modelo de desenvolvimento rural
brasileiro, é correto afirmar:
a) A agricultura familiar brasileira ocupa 85,0% da área dos estabelecimentos
agropecuários do país.
b) Na agricultura familiar predomina o
trabalho rural assalariado.
c) A produção agrícola advinda da
agricultura familiar é a responsável pela segurança alimentar da população.
d) O setor agropecuário brasileiro não
utiliza financiamento público para custeio de suas safras.
C
A) A Declaração de Óbito, fonte de dados para o SIM, pode ser preenchida por qualquer profissional de saúde.
B) A base de dados do SIM permite a estimativa das taxas de prevalência das doenças que incidem em dada região.
*C) A partir das informações contidas nesse sistema, pode-se obter a mortalidade proporcional por causas, faixa etária, sexo, local de ocorrência e residência.
D) Sepultamentos sem Declaração de óbito são autorizados em municípios que não tenham serviços de saúde.
- O preenchimento da declaração de óbito é atividade exclusiva do profissional médico! Outros
profissionais de saúde não podem preenchê-la. - Com base apenas no SIM não temos
dados da prevalência das doenças, pois ele informa apenas os casos de óbito!
Vamos revisar ainda os atributos da atenção primária (Starfield). São quatro características ou
atributos ESSENCIAIS da atenção básica:
• Longitudinalidade: um contínuo relacionamento entre os usuários e o serviço de saúde;
• Integralidade: o rol de serviços disponíveis na atenção primária para que os usuários recebam atenção integral;
• Coordenação da atenção: a APS é integrada aos demais níveis de atenção, e troca informações do
paciente com outros pontos da rede de atenção a fim de facilitar a assistência em todos os pontos
da rede;
• Acesso de primeiro contato: acessibilidade do serviço de saúde a cada nova necessidade do
usuário.
Além dos quatro atributos originais, há ainda três atributos DERIVADOS:
• Orientação familiar: a participação dos membros da família nos aspectos relacionados ao cuidado e/ou adoecimento;
• Orientação comunitária: planejamento e avaliação dos serviços junto com a comunidade, por exemplo, na obtenção de dados
epidemiológicos;
• Competência cultural: adaptação da equipe à comunidade, buscando facilitar o relacionamento com comunidades que tenham diferenças culturais.
Ocorre a integração do conhecimento com a clínica em um programa de saúde nas seguintes situações, EXCETO:
A) Quando são ampliadas as ações de diagnóstico e as estratégias da política de atenção a saúde
B) Quando existe o fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico às diversas áreas de saúde
C) Quando ocorre respeito à diversidade sexual, étnica e cultural na implementação das ações de saúde
*D) Quando o financiamento e a gestão das ações de saúde estão centralizados
Com relação às Lesões por Esforços Repetitivos - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER-DORT) assinale a alternativa ERRADA:
A) Normas de produção, modo operatório, exigências de tempo, ritmo de trabalho e conteúdo das tarefas estão entre seus principais determinantes
B) O reconhecimento dos quadros de LER-DORT pelo INSS aumentou com a instituição do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NETEP)
C) Dentre as ações de saúde do trabalhador a serem desenvolvidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) está a reabilitação física dos trabalhadores com Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho
D) Os distúrbios clínicos que acompanham os quadros de LER-DORT resultam de lesões agudas do sistema osteomuscular
D
JTS, 43 anos, que trabalhou como operador de alto-forno por 07 anos, com contrato formal de trabalho em uma metalúrgica, foi encaminhado ao Serviço de Saúde do Trabalhador do Hospital das Clínicas (SEST/HC) para avaliação de possível nexo causal entre seu problema de saúde e o trabalho. Acompanhado da esposa que o auxiliou a prestar informações, relatou que no dia 18/10/2014, após a perfuração do alto-forno com O2 houve extravasamento de H20, CO e N2. Referiu desmaio imediato, tendo permanecido desacordado por 4-5 minutos até ser resgatado por colegas e conduzido ao Pronto Atendimento da empresa. Decorridos 10 dias do acidente, como estava com dificuldades para dormir, procurou o Ambulatório, onde lhe foi prescrito Clonazepam. Nos dias seguintes, ao quadro de insônia, somaram-se agressividade, perda da coordenação dos movimentos, perda de libido, confusão mental, dificuldade de compreensão, vertigem, cefaleia, fadiga intensa, tristeza, zumbidos bilaterais, parestesias nas pernas e espasmo muscular espontâneo. No HC, após avaliação neurocomportamental no Ambulatório de Neurologia Cognitiva e do Comportamento, a conclusão do caso foi à seguinte: “paciente apresenta sinais objetivos de comprometimento cognitivo de intensidade moderada, com alteração significativa de memória, além de acometimento motor caracterizado por hiper-reflexia e parkinsonismo. RNM evidencia hipersinal bilateral e simétrico de globos pálidos, compatível com intoxicação por monóxido de carbono”. INCORRETA:
A) Trata-se de um caso de acidente de trabalho típico
B) O SEST-HC poderá emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), no caso da empresa responsável recusar-se a fazê-lo
C) Caso a CAT seja emitida pelo SEST-HC o preenchimento do Laudo de Exame Médico da CAT compete ao médico assistente
*D) Durante o período de afastamento do trabalho para fins de tratamento clínico, o benefício previdenciário ao qual JTS fará jus é o Auxílio Doença Previdenciário.
(Durante o período de afastamento do trabalho para fins de tratamento clínico, o benefício previdenciário ao qual JTS fará jus é o auxílio soença acidentário, que é um benefício pago aos segurados que sofreram acidentes do trabalho)
PAG, de 72 anos, foi operado há 10 meses de câncer gástrico, comprovado por exame histopatológico. Na evolução, apresentou metástases pulmonares e o quadro clínico foi progressivamente piorando, sendo que uma semana antes do óbito apresentou broncopneumonia, levando ao óbito por insuficiência respiratória aguda. O paciente era hipertenso há anos e teve acidente vascular cerebral três meses antes de sua morte, permanecendo hemiplégico. Em atendimento às normas do Ministério da Saúde para o preenchimento da Declaração de óbito é CORRETO afirmar que a causa básica que deve ser registrada na Declaração de óbito deste paciente é:
A) Broncopneumonia
B) Insuficiência respiratória aguda
*C) Câncer gástrico
D) Metástases pulmonares
Parte I a) Insuficiencia respiratória aguda (causa imediata)
b) Broncopneumonia
c) Metástases pulmonares
d) Câncer gástrico
Parte II - HAS
AVC