VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS Flashcards
Ela é a principal vitamina hidrossolúvel do organismo.
Vitamina C
É um dos mais potentes anoxidantes. Esta vitamina é a mais importante de todas, sendo uma verdadeira supervitamina, responsável por várias reações químicas, sínteses de substâncias e funções do metabolismo. O corpo humano precisa muito dessa vitamina
Vitamina C
Doença causada pela carência extrema de Vitamina C (abaixo de 75 mg)
Escorbuto, a doença dos marinheiros.
Uma alimentação do melhor tipo, repleta de frutas e verduras cruas, suprirá as necessidades de vitamina C? Por que?
Não. Infelizmente a maioria das pessoas não come comidas cruas, e fica gravemente deficiente em vitamina C.
Dentre as funções primordiais dessa vitamina, temos a manutenção da integridade estrutural dos vasos sanguíneos, o funcionamento do sistema imunológico e a regeneração dos tecidos conjuntivos.
Vitamina C
Para que o cérebro possa fabricar os neurotransmissores, ele precisa de que vitamina?
A serotonina, o mais importante neurotransmissor cerebral que te dá alegria e felicidade, só é fabricada com boas quantidades de que vitamina?
A dopamina, outro neurotransmissor, que traz bem-estar e alegria, também precisa de que vitamina para ser fabricada?
O GABA, o principal neurotransmissor calmante do cérebro, também precisa de que vitamina para ser sintetizado?
Vitamina C.
O mais importante neurotransmissor cerebral que te dá alegria e felicidade, e que só é fabricada com boas quantidades de vitamina C?
Serotonina
Principal neurotransmissor calmante do cérebro, que também precisa de vitamina C para ser sintetizado.
GABA
Vitamina necessária para que você possa ter alegria, bem-estar e ficar calmo e tranquilo. Ela é fundamental para o equilíbrio mental e emocional. Sem ela, a ansiedade e a depressão batem à sua porta!
Vitamina C
Se você quer ter alegria, felicidade, bem-estar mental e emocional e acalmar, você precisa de que vitamina?
Muitas pessoas estão com ansiedade e depressão, uma das causas é falta dessa vitamina, por este movo, inserimos um protocolo com suplementação dessa vitamina para todas as pessoas que sofrem com transtornos de ansiedade e depressão.
Vitamina C
Adianta tomar somente 500 mg de vitamina C por dia?
Esta dose é insuficiente!
Uma das grandes vitaminas que melhoram os quadros de nervosismo e ansiedade é a vitamina C.
Por que?
Isto se deve ao GABA, que é um neurotransmissor inibitório do sistema nervoso central, ou seja, é o neurotransmissor que acalma você. Em outras palavras, para que você fique calmo, é preciso que você tenha GABA suficiente em seu cérebro e isso só acontece com boas quantidades de vitamina C. Ela é, portanto, uma vitamina calmante!
Vitamina fundamental para a síntese do colágeno, molécula muito importante para dar firmeza e sustentação aos tecidos, às mucosas e às cartilagens e ossos.
Vitamina C
Sem essa vitamina suficiente, é praticamente impossível uma boa regeneração tecidual. Quando uma pessoa está morrendo de escorbuto, ela para de produzir colágeno, e seu corpo desfalece: as articulações não funcionam, porque a pessoa não mantém mais as cartilagens e os tendões fortes; os vasos começam a se romper, porque sem colágeno a parede do vaso perde sua firmeza; as gengivas inflamam, os dentes caem, o sistema imunológico se deteriora e a pessoa morre. Que vitamina sou eu?
Vitamina C
É uma proteína estrutural, a mais importante do corpo. Pensa-se logo em articulações e na beleza da pele. Essa proteína é realmente importante para estas duas coisas. Mas ele faz muito mais. Ele é a tua estrutura! O cimento que mantém o seu corpo inteiro e bem sustentado.
Quem sou eu?
Colágeno
Composto de aminoácidos, essa proteína constitui-se de uma fibra mais forte que um fio de aço do mesmo peso. Ela é confeccionada a partir de dois aminoácidos a lisina e a prolina. Os seus átomos são organizados em três cadeias polipeptídicas, que se torcem e se unem uma sobre a outra, como os cordões de uma corda. Esta configuração confere força e elasticidade, duas características fundamentais dos tecidos vivos. Essa proteína é então, ao mesmo tempo forte e flexível.
Colágeno
O colágeno (proteína) é confeccionada a partir de dois aminoácidos . Quais são?
lisina e a prolina
Para que o corpo produza colágeno, é preciso que tenhamos que vitamina vitamina suficiente?
Vitamina C. E a maioria das pessoas é deficiente nesta vitamina, mesmo comendo frutas todos os dias!
Quando falta essa vitamina, ficamos deficientes em colágeno. Assim, a pele perde o brilho, a beleza e a elasticidade. O corpo não consegue produzir neurotransmissores, como a serotonina, a dopamina e o GABA. As articulações se deterioram. A imunidade baixa e fica lerda em combater infecções.
Que vitamina sou eu?
Vitamina C
O sistema imunológico é composto de glóbulos brancos, as células brancas do sangue, os leucócitos. São eles que combatem os vírus, bactérias e fungos, que insistem em infectar o corpo. Para que os leucócitos fiquem ativados para realizar esta função de destruir micróbios, é preciso qual vitamina que entre nas células? Que hormônio atua aqui?
Vitamina C.
Hormônio: através da ação da insulina. Isso mesmo! A Insulina! O hormônio que você sempre ouviu falar, que se relaciona com a diabetes.
É o hormônio que coloca a glicose para dentro da célula, retirando-a da circulação sanguínea. Mas ela faz muito mais do que isso, ela age promovendo a entrada da vitamina C dentro dos leucócitos também, para que eles sejam ativados e combatam os micro-organismos. Sem essa vitamina em dose suficiente, os leucócitos ficam lerdos, fracos, e teremos baixa imunidade.
O hormônio é a insulina.
A vitamina é a C.
Em seu livro intitulado “Como viver mais e melhor, o que os médicos não dizem sobre sua saúde”, revela o quanto essa vitamina é importante para a manutenção da saúde de uma pessoa como um todo. Ele alertou sobre o papel que essa vitamina exerce na regeneração da parede vascular, através da síntese de colágeno. Com isso, quando estamos em dia com essa vitamina, teremos vasos mais firmes, resistentes, imunes aos ataques de alimentos tóxicos.
Quem foi? De que vitamina se trata?
O renomado prêmio Nobel Linus Pauling.
Vitamina C.
Que vitamina exerce o papel na regeneração da parede vascular, através da síntese de colágeno?
Vitamina C
É a vitamina mais importante para a prevenção de doenças cardiovasculares como o infarto e o AVC, que na verdade, têm na deficiência desta vitamina sua principal causa.
De que vitamina se trata?
Vitamina C.
A necessidade dessa proteína no organismo é gritante. Ele precisa desta molécula para regenerar os tecidos, substituir as matrizes celulares, formar novos órgãos.
Quem sou eu?
Colágeno.
Segundo o eminente Linus Pauling: “Ocorrem-nos dois grandes motivos por que necessitamos, para uma boa saúde, de quantidades muito maiores de vitamina C do que a quantidade presente nos vegetais que utilizamos como alimento.
Quais são esses motivos?
Em primeiro lugar, existe a necessidade contínua do corpo de sintetizar grandes quantidades de colágeno para o crescimento e substituição do próprio colágeno, degenerado pelo desgaste do uso diário…
Em segundo lugar, a vitamina C, nas reações cítricas que acumulam colágeno nos tecidos, não atua somente como um catalizador, mas é destruída”. Segundo Dr. Paulling, gastamos muita vitamina C, apenas para que possamos ter nossa estrutura corporal mantida. E nós não fabricamos esta preciosa vitamina! Quando deveríamos fazê-lo.
Todo problema começou milhares de anos atrás, quando a espécie humana deixou de fabricar esta molécula preciosa. Ela é tão importante, que o corpo precisa sintetizá-la, porque além da questão do colágeno, é muito necessária para tudo que acontece no metabolismo. Em tempos ancestrais, o Fígado humano sintetizava esta vitamina, a partir da glicose.
De que vitamina se trata?
Vitamina C
A síntese endógena dessa vitamina era feita em 4 etapas simples, que convertiam a molécula de glicose em vitamina C. Isso a milhares de anos atrás.
Mas, uma mutação genética, determinou a falha na síntese de uma enzima. Que enzima era essa?
L-gulonolactone oxidase, responsável por esta reação.
Com a ausência da L-gulonolactona-oxidase devido a mutação gênica, grande parte da população mundial pereceu devido ao escorbuto. Isto ocorreu milhares de anos atrás. Para se proteger desta morte em grande escala, o organismo humano reagiu produzindo uma lipoproteína, uma pequena molécula que age como uma espécie de “adesivo”, fechando os buracos formados nos vasos arteriais, devido à falta de vitamina C. Que lipoproteína é essa?
A lipoproteína a (lip a)
Este adesivo bioquímico, salvou a espécie humana de uma iminente extinção devido a não fabricação de uma vitamina . A capacidade de produzir essa lipoproteína foi transmitida para as gerações posteriores, que sobreviveram graças a este artifício da Natureza. Ela é um marcador importante, que nos indica como está a situação da vitamina C no organismo da pessoa e ao mesmo tempo, nos diz se existe algum vaso arterial com placas de ateroma formadas.
Lipoproteína a (lip a)
Ela é um marcador importante, que nos indica como está a situação da vitamina C no organismo da pessoa e ao mesmo tempo, nos diz se existe algum vaso arterial com placas de ateroma formadas.
Lip (a). Lipoproteína a.
O ideal da lipoproteína a é que esteja em zero ou perto de zero. Níveis altos de lipoproteína a, indicam alto risco de infarto e AVC, revelando uma baixa quantidade de vitamina C no organismo.
Qual é o ideal da lipoproteína a no organismo?
O que esse marcador nos diz?
É que esteja em zero ou perto de zero. Níveis altos de lipoproteína a, indicam alto risco de infarto e AVC, revelando uma baixa quantidade de vitamina C no organismo.
Que marcador nos indica deficiência de vitamina C e risco elevado de IAM e AVC?
Lip (a) (lipoproteina a)
Níveis acima de 70 ou 80 acendem o alarme e níveis acima de 150 a 200 necessitam de uma intervenção com mudanças de alimentação e suplementação de vitamina C, para que possamos reverter as placas.
De que marcador estamos falando?
Lipoproteína a
Em que níveis de lip (a) acendem o alarme de IAM e AVC?
Em que níveis necessitam de uma intervenção com mudanças de alimentação e suplementação de vitamina C, para que possamos reverter as placas?
Que níveis de lip(a) revelam baixo risco de ateromatose e bons níveis de vitamina C, obtidas através da alimentação e suplementação?
Níveis acima de 70 ou 80 E
150-200 respectivamente.
Níveis abaixo de 20
O ideal seria zero ou próximo de zero de lipoproteína a.
A vitamina C melhora o funcionamento das células que envolvem a parede interna dos vasos sanguíneos.
A função destas células é primordial para a regulação da tensão arterial e para o bom funcionamento da circulação como um todo.
Que células são essas?
Células endoteliais.
Importância das células endoteliais.
É primordial para a regulação da tensão arterial e para o bom funcionamento da circulação como um todo.
A vitamina C melhora o funcionamento das células endoteliais
O que explica o porquê de nenhum animal morrer de doença ateromatosa, nenhum animal tem infarto do miocárdio!
Segundo o Dr. Linus Pauling, o ser humano não produz vitamina C, ao contrário de outros animais que o fazem sem problemas.
A cabra, o carneiro, a vaca, o camundongo, o coelho, o gato e o cachorro sintetizam seu próprio ácido ascórbico em índices altos, numa média de 10 gramas para 70Kg de peso corporal por dia (Chatierjee et al, 1975).
É evidente que se a vitamina C fosse ruim ou fizesse mal aos animais, nesta quantidade de 10 gramas, seus organismos não fabricariam.
Se uma cabra produz 10 gramas de vitamina C, porque um ser humano não pode consumir de 4 a 5 gramas como suplemento? Já que a raça humana perdeu a capacidade de sintetizar em seu fígado, esta vitamina?
Dosagem diária de vitamina C.
Ela deve variar entre 3 a 5 gramas no mínimo, por dia a depender do peso corporal.
Segundo Linus Pauling por suas próprias palavras em seu livro “Como viver mais e melhor”:
“… a quantidade diária adequada de ácido ascórbico, para a maioria dos seres humanos adultos, está na faixa de 2,3 a 10 gramas”.
Com deficiência desta vitamina ????., teremos a parede das artérias fracas, com fraturas, como um pano rasgado! Ela fica repleta de orifícios microscópicos, que são urgentemente fechados pela…..?Estes dois são “mocinhos” que evitam o rompimento das artérias e impedem a morte iminente. Afinal, se um vaso está com rachaduras, o sangue que circula a uma alta velocidade e pressão pode vazar e o vaso mais fino e delicado, pode romper.
Vitamina C
lipoproteína (a) e pelo fibrinogênio.
“Mocinhos” que evitam o rompimento das artérias e impedem a morte iminente. Afinal, se um vaso está com rachaduras, o sangue que circula a uma alta velocidade e pressão pode vazar e o vaso mais fino e delicado, pode romper.
Quem são?
Lipoproteína a (lip a) e fibrinogênio.
A partir da lesão da parede arterial, o corpo fabrica uma placa salvadora, que vai fechar a rachadura, como se fosse um “esparadrapo” biológico, uma atadura muito bem engendrada pela inteligência do corpo humano.
A partir da lesão da parede arterial, o corpo fabrica uma placa salvadora, que vai fechar a rachadura, como se fosse um “esparadrapo” biológico, uma atadura muito bem engendrada pela inteligência do corpo humano.
Quem somos nós?
Lipoproteína a (lip a)
Fibrinogênio
A formação da ?.??.?.?.?.? é um fenômeno positivo, que visa fechar o iminente rompimento da artéria que seria catastrófico.
Placa de ateroma.
Mas tudo começa na proteção da delicada camada endotelial, que é algo fundamental para que não surjam doenças relacionadas à placa de ateroma como o AVC e o infarto do miocárdio.
Que vitamina progegeria o endotélio melhor?
A vitamina C promove esta proteção, além de garantir uma parede firme, sem nenhuma rachadura ou fissura.
É uma placa salvadora, é uma benção que evita a morte. Porém, se nada for feito, e a pessoa continua sem qualquer tratamento para curar o problema, a placa vai crescendo, ao longo de vários anos, ou até décadas. Ela cresce pela deposição de gordura oxidada, estragada, que vai se acumulando e aumentando o tamanho da placa. Com o tempo, ela fica tão grande que obstrui a circulação naquele ponto.
Quem sou eu?
Placa de ateroma, ou placa de gordura.
A simples suplementação desse poderoso antioxidante, numa dose de 5 gramas ao dia, é capaz de promover uma ampla prevenção das doenças cardíacas, principalmente as ateromatosas. Quem sou eu?
Com vitamina C suficiente, você terá a parede das artérias mais firme e resistentes, e daí não vai haver formação de placa alguma.
Vitamina C sintética vale a pena?
A boa notícia é que a vitamina C sintética é boa, é bioidêntica, servindo muito bem.
Qual a recomendação na ingestão de vitamina C?
O ideal é que a cápsula de vitamina C, seja ingerida em conjunto com alguma fruta cítrica, como laranja, tangerina ou kiwi. Estas frutas contêm substâncias fantásticas que compõem o complexo C, como o fator P, o fator J e os bioflavonóides como a rutina. Elas irão se unir ao ácido ascórbico da pílula, melhorando sua ação benéfica.
Que fator ligado à alimentação aumenta ainda mais a deficiência de vitamina C na população?
Infelizmente, é facilmente destruída pelo fogo.
A maioria come somente comidas cozidas, fritas, torradas e industrializadas, que no final do preparo, não possuem qualquer molécula ativa de vitamina C. Tudo que sobra é toxina.
Atua sobre o sistema imunológico, ativando as células brancas do sangue, em especial os macrófagos, que são o tipo de glóbulo branco, capaz de remover os micro-organismos dos tecidos. Por este motivo, ela é tão importante para a imunidade. Sem ela em boa quantidade, os glóbulos brancos não funcionam bem.
Quem sou eu?
Vitamina C
São os elementos chave para uma boa imunidade, porque fagocitam bactérias, fungos, vírus, agindo com um verdadeiro “gari” celular. Esse grupo é a “companhia do lixo”, que faxina o organismo de modo contínuo. Porém, a ação deles só acontece quando ele devidamente ativado.
Quem sou eu?
Quem realiza esta ativação do macrófago, que penetra dentro do macrófago e faz esta célula funcionar?
Para a vitamina
Macrófagos.
Quem realiza esta ativação é a vitamina C, que penetra dentro do macrófago e faz esta célula funcionar.
E para a vitamina C entrar, precisa de insulina. Com pouca vitamina C, teremos uma má atuação imunitária.
Por isso que diabéticos tem baixa imunidade.
Por que o diabético tem baixa imunidade?
O diabético tem baixa imunidade porque a ação insulínica é deficiente, e ele não consegue colocar a pouca vitamina C (Ácido Ascórbico) que tem, pra dentro do macrófago, para que possa ativá-lo.
Infelizmente, a imensa maioria dos médicos desconhece esta realidade, não prescrevendo uma vitamina tão importante. A vitamina C é uma vitamina subestimada, desvalorizada. Poucos sabem seu poder. São poucos os que receitam a vitamina C, principalmente quando o paciente apresenta infecção. É fundamental que se use a vitamina C em conjunto com o ATBs, para que a doença seja debelada a contento, com muito mais rapidez e segurança para o paciente.
Porque vários casos de doenças nervosas, como a ansiedade e a depressão, podem ter como causa a deficiência de vitamina C?
Por que a síntese normal de neurotransmissores como a dopamina, serotonina e GABA precisam de níveis ótimos de vitamina C.
Muitos médicos não sabem disso. A suplementação desta vitamina ajuda muito a pacientes com neuroses e com quadros de ansiedade e depressão.
Pacientes queixam-se de hipotensão arterial, desmaios e outros problemas decorrentes de fadiga. Cansaço e sem energia. Desmaios após se levantarem bruscamente. No que podemos pensar em termos de déficit vitamínico?
Fadiga da adrenal (supra renal), que não produz cortisol e outros hormônios por deficiência de vitamina C.
Hipotensão ortostática, ou seja, desmaios ao se levantar bruscamente. Pode ser o que?
Supra renal lenta em mandar resposta para elevar a pressão. Fadiga da supra renal (cortisol e outros hormônios) por deficiência de vitamina C.
Vitamina que também é um dos mais potentes antioxidantes que existem, protegendo o corpo do envelhecimento precoce e da ação dos radicais livres.
Por que?
Vitamina C. Isso protege as mitocôndrias, fazendo com que elas possam funcionar melhor. Por este motivo, você tem mais energia quando consome vitamina C.
Explique o motivo de maior energia em quem consome vitamina C?
Esta vitamina aumenta a queima da glicose dentro da mitocôndria e também do ácido graxo dentro do músculo. Por isso mais energia ao consumi-la.
Para que você tenha energia, ela precisa ser produzida dentro da mitocôndria e para isso acontecer, a glicose e a gordura precisam entrar na mitocôndria. Quem facilita esta entrada é a vitamina C. Quem está com deficiência de vitamina C terá menos energia por este
Que vitamina facilita a entrada de glicose e ácido graxo para dentro das mitocôndrias para serem queimadas?
Vitamina C
Vitamina que entra e inutiliza células cancerosas latentes.
Vitamina C. Em altas doses EV nos EUA. 100, 200 g ao dia. Quando você está em dia com a vitamina C, a chance de você contrair um câncer é muito menor. Ela é uma vitamina que previne o câncer. O próprio Linus Pauling, conseguiu sobreviver por uma década a um câncer incurável, devido às altas doses de vitamina C que tomava. Morreu com 93 anos.
Essa vitamina combate infecções de todos os tipos, porque ela fortalece o sistema imune e destrói os micro-organismos, bloqueando sua ação nefasta sobre os tecidos. São vários os casos de pacientes que saíram da UTI, onde estavam sendo tratados com antibióticos de última geração, sem sucesso, e que melhoraram muito após iniciarem o tratamento com altas doses dessa vitamina.
Quem sou eu?
Vitamina C.
A vitamina C é apenas uma molécula de ácido ascórbico?
Não. O ácido ascórbico é apenas uma capa que reveste um complexo de moléculas.
Numa fruta, a vitamina C forma um complexo com outras moléculas. Que moléculas são essas?
Bioflavonóides, a enzima tirosinase que contém cobre e os chamados fator P, K e J. O ácido ascórbico, corresponde apenas a 5% do complexo, e funciona como o revestimento protetor, antioxidante, que protegerá as delicadas moléculas internas, para que cheguem intactas até os tecidos alvo.
Os pacientes que apresentam a chamada fadiga adrenal, necessitam da vitamina C presente nos vegetais e frutas, porque contêm uma substância especial além de bioflavonoides. Que substância é essa?
A tirosinase. É uma enzima que contém cobre em sua composição, e tem uma ação importante na síntese dos hormônios da glândula adrenal.
Ela contém além de cobre os fatores P (rutina), K e J.
Que substância é fundamental para a ação imunológica da vitamina C? Explique.
A tirosinase, que arma os linfócitos, preparando-os para a luta contra a invasão de bactérias e vírus.
Flavonóide que atua promovendo o fortalecimento da parede celular dos vasos sanguíneos, prevenindo as doenças ateromatosas e os problemas venosos.
Fator P, denominado rutina (ou rutosideo).
O complexo C possui além do fator P (rutina) e o fator K, que é a conhecida vitamina K, que atua promovendo a coagulação sanguínea normal, outros dois bioflavonoides também presentes nesse complexo C.
Quais são?
Hesperidina e a quercitina, dois néctares fantásticos, que auxiliam na ação da própria vitamina C e em várias outras funções do metabolismo.
Qual a ação da hesperidina?
A hesperidina vai fortalecer a parede dos vasos.
Qual a ação da quercetina?
A quercetina atua como antialérgico, antiespasmódico, antiinflamatório, antiviral e fortalece o sistema imune, além de ser um potente antioxidante.
Que análise laboratorial indica os níveis de vitamina C no organismo?
Lipoproteina a (lip (a). Quando temos altos níveis de lip (a), estamos com certeza, com grave deficiência de vitamina C.
As vitaminas hidrossolúveis são ou não armazenadas pelo corpo humano?
Não são armazenadas e, portanto, tornam-se muito seguras para serem ingeridas. Qualquer excesso que porventura aconteça, será eliminado prontamente pelos rins.
A vitamina C, por ser hidrossolúvel, não é armazenada e, portanto, tornam-se muito seguras para serem ingeridas. Qualquer excesso que porventura aconteça, será eliminado prontamente pelos rins. Porém, qual é a única ressalva?
A única ressalva se dá com os pacientes com problemas renais, porque terão a filtração do sangue prejudicada e por isso, podem acumular a vitamina C. Nestes casos é preciso que haja uma avaliação médica para ocorrer um ajuste da dose. Sendo ela individualizada para cada paciente.
A melhor vitamina C com certeza é a natural, presente nas frutas e verduras cruas, que precisam ser consumidas em grandes quantidades, todos os dias.
Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro.
Dica excelente de consumo de Vitamina C.
Uma dica para os brasileiros é o consumo da acerola. Esta fruta fantástica contém muita vitamina C. Para que o leitor tenha uma ideia, em apenas 20 frutinhas de acerola, teremos uma quantidade de 2 a 3 gramas de vitamina C. O preparo é muito simples. Selecione 20 frutinhas, lave bem, coloque no liquidificador com um copo grande de água. Bata tudo e tome após coar. Este suco fornece até 3 gramas de vitamina C da melhor qualidade. Faça isso todos os dias e complemente a dose com mais 2 a 3 gramas da vitamina C sintética.
LEMBRETE QUANTO A VITAMINA C.
Lembremos que o corpo não armazena as vitaminas hidrossolúveis, então com alguns dias sem comer comidas cruas, o organismo já entra em deficiência de vitamina C, mesmo que seja uma deficiência leve. Porém, mesmo as pessoas que comem alimentos crus em abundância, precisam suplementar, alguma vitamina C sintética. A dose ideal é de 3 a 5 gramas ao dia, podendo chegar até 10 gramas em alguns casos.
Por que a versão sintética de vitamina C com bioflavonoides não é interessante?
Esses bioflavonoides mais atrapalham do que ajudam na absorção da vitamina C. Eles não são bioidênticos. A vitamina C sintética boa é sem bioflavonoides e com o comprimido duro.
Qual é a única contra indicação de consumo de vitamina C?
Pacientes com hemocromatose, com ferritina sérica muito alta (acima de 1000)
Porém, a maioria dos casos de ferritina alta, não são devidos a hemocromatose, e não tem qualquer relação com o excesso de ferro. Nestes casos, pode-se consumir vitamina C sem problemas.
Na verdade, todo suplemento que consumimos, nosso corpo não absorve 100% dele. Se ingerirmos uma pílula de resveratrol, na dose de 300 mg, não absorveremos todas as 300 mg, uma parte se perderá na urina!. Como chamamos isso?
Isso se chama taxa de biodisponibilidade. Isso acontece inclusive com a comida que ingerimos. Portanto, é óbvio que tomando 5 gramas de vitamina C não absorveremos 5 gramas, mas mesmo assim teremos mais vitamina C do que se consumirmos 2 gramas.
Qual a dose diária recomendada se vitamina C? Como suprir essas necessidades? O que estará prevenindo?
A dose da vitamina C é de 3 a 5 gramas ao dia. Você pode fazer o suco de acerola, com 20 acerolas, após o café da manhã e ingerir mais 2 capsulas de 1 grama cada, ao longo do dia, sempre depois de comer, porque a absorção é maior. Desta forma, com a vitamina C em dia, você terá muito mais saúde, muito mais disposição e bem-estar. Estará prevenindo o câncer, doenças cardiovasculares, doenças infecciosas, diabetes, doenças articulares dentre outras.
Qual o número de vitaminas do complexo B?
São em número de 10 vitaminas, que atuam com impacto sobre o corpo humano, sendo absolutamente necessárias para que uma pessoa tenha saúde plena.
Uma pessoa com carência de complexo B (contêm 10 vitaminas) é candidata a que doenças?
Doenças nervosas, ansiedade e depressão, aos problemas neurológicos, insônia, anemia e outros problemas sérios. Doenças de vários tipos surgem quando não há vitaminas B suficientes.
Insônia, doenças neurológicas, ansiedade, depressão, anemia, pode estar associado a que déficit vitamínico?
Complexo B, que contêm 10 vitaminas.
As vitaminas do complexo B são lipo ou hidrossolúveis?
As vitaminas do complexo B são hidrossolúveis, ou seja, são solúveis em água, o que faz com que sejam facilmente perdidas na urina, no suor e nas fezes. O corpo praticamente não armazena estas vitaminas.
Qual a importância de se saber que as vitaminas do complexo B são hidrossolúveis (assim como a vitamina C)?
Por serem hidrossolúveis, são facilmente perdidas na urina, no suor e nas fezes. O corpo praticamente não armazena estas vitaminas.
Por que motivo as vitaminas do complexo B precisam ser ingeridas todos os dias em muito boa quantidade? Sua ingestão em boas doses é segura?
Sendo hidrossolúveis, são eliminadas facilmente, não há riscos de intoxicação por estas vitaminas, a não ser que as dosagens sejam absurdas.
Por que a carência de vitaminas do complexo B é tão séria e pode deixar sequelas difíceis de serem revertida?
Sua deficiência provoca diversas doenças carenciais, que podem deixar sequelas difíceis de serem revertidas, porque acometem estruturas muito delicadas, principalmente do sistema nervoso central. Por este motivo, é imprescindível que todo ser humano tenha um aporte suficiente de vitaminas do complexo B.
Por que a prescrição de vitamina C deve ser evitada em pacientes com hemocromatose (ferritina acima de 1000)?
Porque a vitamina C aumenta a absorção de ferro no intestino. A hemocromatose é uma condição genética caracterizada por uma absorção excessiva de ferro pelo organismo, levando ao acúmulo desse mineral nos tecidos.
As vitaminas do complexo B são importantes para o SNC e periférico. Como atuam?
Síntese se neurotransmissores
Bainha de mielina.
Quais as causas no dano na bainha de mielina?
Transtornos de memória, cognição e raciocínio e de nervo periférico.
Uma dieta balanceada, com muitas frutas e verduras cruas, e a suplementação com levedura de cerveja consegue suprir as necessidades de vitaminas do complexo B de quem vive em cidade grande?
NÃO. Eis o problema! Se já há uma necessidade maior, devido ao consumo excessivo pelo cérebro sobrecarregado e a pessoa ainda não come alimentos que tem complexo B, o problema fica ainda maior. O resultado: ansiedade e depressão! Eis a causa destes males que assolam a população como uma epidemia!
Onde está a merda naqueles que sofrem de ansiedade, depressão e outros transtornos de cidade grande onde não se suprem as necessidades de vitaminas do complexo B? Qual a solução?
Vão ao médico psiquiatra, que receita remédios químicos, e não age de forma alguma sobre a raiz do problema! Os remédios pouco ajudam e a pessoa cronifica sua ansiedade.
A solução é bem simples, dar ao cérebro o nutriente que ele precisa e daí, ele vai se auto curar.
Fontes de vitaminas do complexo B.
Ingestão de muitos alimentos da terra, como frutas, inhame, cará, macaxeira e verduras. Além disso, podemos fazer uso de bactérias pró bióticos que produzam B12 no intestino. A B12 só existe em abundância, em fontes alimentares de origem animal.
Onde e existe abundância de vitamina B12?
A B12 só existe em abundância, em fontes alimentares de origem animal.
Qual a relação entre a vitamina B12 e o restante do complexo B?
Se o complexo B estiver deficiente, a B12 não age como deveria, não realizando suas funções biológicas. Por este motivo, não podemos apenas ficar em dia com a B12, mas sim com todas as vitaminas do complexo B. Elas atuam em conjunto.
Por que as vitaminas do complexo B precisam (assim como a vitamina C) ser ingerida todos os dias em boas quantidades?
O corpo não armazena estas vitaminas, por serem hidrossolúveis. Portanto, ela rapidamente se acaba, ou é eliminada na urina e no suor. Precisam ser ingerida todos os dias, em boas quantidades.
Infelizmente, em segundo lugar, a imensa maioria come nenhuma ou pouquíssima comida crua, que é onde se encontra todo o complexo B: nas frutas e verduras. Estas vitaminas não suportam o cozimento e a fritura.
As vitaminas do complexo B suportam bem a cocção?
NÃO. É necessário a ingestão de verduras cruas. Quem come só alimentos cozidos, fritos e assados, fica deficiente no complexo B, e esta deficiência somada ao stress da vida moderna que consome muito estas vitaminas, gera um grave problema de falta.
São as vitaminas mais importantes para a manutenção da saúde mental e emocional do ser humano.
Vitaminas do complexo B.
São de imensa importância para todo o metabolismo, atuand em conjunto, coordenando a fisiologia dos aminoácidos, dos carboidratos e dos ácidos graxos. Elas fazem estes compostos funcionarem, permitindo seu catabolismo e anabolismo, na sua utilização como fonte de energia e na síntese de moléculas maiores.
Do que estamos falando?
Vitaminas do complexo B
São fundamentais para que as mitocôndrias funcionem bem, gerando energia para as células. Para que a glicose entre na mitocôndria e possa gerar energia, é preciso que estejam em níveis normais. Com a deficiência, você terá deficiência de energia. Não é à toa esta epidemia de desanimo e falta de energia nos dias atuais.
Do que se trata?
Vitaminas do complexo B
Como se chama a vitamina B1?
Tiamina
Vitamina do complexo B vital para os órgãos que necessitam de muita energia como o cérebro e os músculos, incluindo o coração.
B1 (Tiamina)
Vitamina do complexo B necessária para a síntese do ácido clorídrico, fundamental para o bom funcionamento digestivo.
B1 (Tiamina)