Neurocirurgia Flashcards

1
Q

Que monitorização é tipicamente usada para cirurgia intracraniana?

A

Além da monitorização padrão, o monitoramento continuo da pressão sanguinea sistêmica via cateter arterial é recomendado. Assim pode-se avaliar continuamente a PPC e o volume intravascular através da variação na pressão sistólica e da pressão de pulso. Além da gasometrias seriadas.
Os cateteres venosos centrais não são usados de forma rotineira, mas estão indicados em caso de acesso periférico difícil e previsão de transfusão maciça. A capnografia é usada para ajustar a ventilação. O ECG permite a pronta detecção de arritmias cardíacas causadas pela estimulação cirúrgica do tronco encefálico ou dos nervos intracranianos. Monitorização do bloqueio muscular também é indicada.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Cite 2 dispositivos usados para monitorização da pressão intracraniana

A

Os dois monitores de PIC existentes são inseridos por neurocirurgiões. O cateter intraventricular ou a derivação ventricular externa permite a aferição direta da PIC e a drenagem do LCR.
O pino subaracnoideo ou subdural é colocado através de trepanação e pode ser inserido rapidamente em caso de emergência, mas não permite drenagem do LCR.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Que medidas podem ser tomadas por um anestesiologista para atenuar as alterações na pressão arterial e intracraniana durante a laringoscopia direta?

A

A IOT ocorre idealmente após uma indução de um nível adequado no paciente. A monitorição do bloqueio garante uma paralisia muscular que previna a tosse que pode levar a uma elevação da PIC. A injeção de doses adicionais de propofol, opioides ou lidocaína 1 a 2 minutos antes da laringoscopia pode ser eficiente para atenuar o aumento de PA e da PIC.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Quais as vantagens e desvantagens da posição sentada para ressecção de tumores intracranianos?

A

Essa posição facilita a exposição cirurgica de tumores da fossa posterior, mas devido ao alto risco de embolia aérea venosa( > 25% de incidência), a posição pronada é usada. outros riscos incluem o edema de via aérea superior como resultado da obstrução venosa decorrente da flexão cervical excessiva e quadriplegia resultante da compressão da medula espinhal e da isquemia, em especial na presença de estenose cervical prévia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Quais as precauções que podem ser tomadas quando o fixador craniano Mayfield é usado ?

A

A colocação deste fixador pode causar uma resposta simpática na forma de taquicardia e hipertensão. O enfraquecimento dessa flutuação hemodinâmica pode ser alcançada através da administração adicional de propofol ou de opioides logo antes da colocação do fixador. Enquanto o fixador é colocado e removido e enquanto o paciente fica fixado a armação, movimento e sacudidas devem ser evitados para prevenir lesão.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Como a manutenção da anestesia geralmente é alcançada em pacientes submetidas a cirurgia intracraniana?

A

A manutenção geralmente alcançada com a combinação de opioides( em bolus ou infusão), infusão continua de propofol e de anestésicos inalatórios voláteis com ou sem NO2. Os volateis devem ser usados com cuidado pois podem aumentar a PIC. No entando em baixas CAMs são úteis para enfraquer as elevações da pressão arterial. Essa escolha deve levar em consideração a monitorização neurofisiológica escolhida pois agentes como os anestésicos voláteis, óxido nitroso e BNMs impedirão medição de potenciais evocados motores ou potenciais somatossensoriais evocados.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Qual é a faixa desejada de PaCO2 para otimizar o fluxo sanguíneo cerebral no intraoperatório?

A

A ventilação deve ser controlada de forma a manter a faixa de PaCO2 entre 30 e 35 mmHg. Não há evidencias de beneficios abaixo dessa faixa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Qual o possível problema de administrar PEEP durante a ventilação mecânica para neurocirurgia intracraniana?

A

O uso da PEEP não é incentivado em pacientes submetidos a cirurgias intracranianas porque pode prejudicar a drenagem venosa cerebral e aumentar a PIC, mas geralmente isso pode ser neutralizado elevando-se a cabeça 10 a 15cm acima do tórax.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Como os vasodilatadores periféricos afetam o fluxo sanguíneo cerebral? Qual a recomendação de uso dessas drogas no intraoperatório de cirurgias intracranianas?

A

Vasodilatadores de ação direta (hidralazina, nitroprussiato, nitroglicerina, bloqueadores de canal de cálcio) podem aumentar a FSC e a PIC, ainda que causem queda de pressão sistêmica, portanto, o uso dessas drogas, em particular antes da abertura da dura-mater, não é recomendado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Por que o bloqueio neuromuscular pode ser mantido nos procedimentos intracranianos?

A

O movimento, a tosse ou a reação a presença do TOT durante os procedimentos devem ser evitados devido o risco de aumentar a PIC, de sangramento no local da cirurgia e a um cerebro que se destaca no local da operação e torna a exposição cirurgica difícil. A paralisia é usada para promover mais segurança. No entanto a infusão contínua não é possível quando houver a monitorização da função motora( potencial evocado, estimulação cortical e subcortical)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Como o edema cerebral pode ser tratado no intraoperatório?

A

O manitol, a uma dose de 0.25 a 1g/kg ou a furosemida a uma dose de 0.5 a 1mg/kg é frequentemente usada com esse propósito. Injeções intermitentes de anestésicos intravenosos como tiopental ou propofol também podem ser administradas. É também importante, quando possível, colocar o paciente numa posição com a cabeça para cima e evitar constrição ao redor do pescoço que possa prejudicar a drenagem venosa. Outras medidas úteis incluem a hiperventilação, a descontinuidade da administração de anestésicos voláteis e a drenagem do líquido cefaloraquidiano.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Quais as vantagens e desvantagens de diuréticos osmóticos durante a neurocirurgia?

A

Agentes osmóticos como o manitol e a salina hipertônica são usados para reduzir o teor de água nocérebro e diminuir a PIC antes da craniectomia e melhorar o relaxamento depois. o início da ação se dá de 5 a 10 minutos depois, efeitos máximos em 20 a 30 minutos e duram até a 4 horas. No entanto, se administrados rapidamente, o manitol pode causar vasodilatação periférica (hipotensão) e a expansão, a curto prazo, do volume intravascular, o que pode causar em PIC aumentada e sobrecarga de volume. A toxicidade aguda do manitol, manifestada pela hiponatremia, osmolalidade sérica alta e uma discrepância maior do que 10mOsm/kg entre a osmolalidade sérica calculada e medida também podem ocorrer quando grandes doses de manitol são administradas. A furosemida também pode ser usada para diminuir a PIC e água no cérebro, no entanto, podem causar hipovolemia sevundária a diurese e diminuir a pré-carga e DC. O que pode trazer mais prejuízos e benefícios em termos de perfusão de tecido.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Como a administração de flúidos IV pode se dar no intraoperatório de cirurgias intracranianas?

A

É recomendável manter a euvolemia com soluções cristalóides como salina normal, plasmalyte ou ringer lactato. Os coloides como 5% de albumina são um fluido de reposição aceitável, mas sem nenhuma melhora no resultado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Por que soluções intravenosas contendo glicose devem ser evitadas em neurocirurgias?

A

Porque são rapidamente distribuidas pela água corporal, e com a absorção da glicose, a agua intravascular pode atravessar a barreira hematoencefálica, resultando em edema cerebral. Além disso a hiperglicemia aumenta o dano a célula neuronal isquêmica ao aumentar a produção de lactato neuronal, que piora a lesão na célula.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Quais são alguns métodos que podem ser usados para evitar a tosse quando o paciente acorda de uma cirurgia intracraniana?

A

Um bólus intravenoso de lidocaína, de opioide, ou de ambos, podem ajudar a diminuir a probabilidade de tosse durante a extubação da traqueia. A infusão de remifentanil a uma taxa baixa tem sido reconhecida por facilitar um despertar tranquilo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Por que um despertar rápido é desejável em uma neurocirurgia?

A

Para permitir a avaliação neurológica precoce e repetida.

17
Q

Como a recuperação tardia após uma cirurgia intracraniana pode ser avaliada?

A

Devem ser cuidadosamente avaliados e monitorados pela TC e RM. É importante identificar o AVC ou a hemorragia o mais cedo possível. O pneumoencéfalo de tensão como causa de deterioração neurológica também deve ser considerado.

18
Q

Que droga é comumente usada para tratar a hipertensão provocada pela anestesia aplicada em uma neurocirurgia em uma situação de emergência?

A

O uso de drogas e opioides hemodinamicamente ativos. O labetalol é comumente usado para tratar hipertensão com base na sua capacidade de reduzir a PAM sem vasodilatação cerebral.

19
Q

Porque os pacientes submetidos a procedimentos neurocirúrgicos possuem risco maior de embolia venosa aérea?

A

Algumas cirurgias requerem uma elevação significativa do nível da cabeça, e isso está associado a um risco maior de embolia. Não só o local da operação está acima do coração, mas também os seios venosos na extremidade do osso ou da dura podem não entrar em colapso quando houver uma transecção, o que pode permitir entrada de ar.

20
Q

Descreva a fisiopatologia da embolia aérea venosa

A

Ela acontece quando o ar entra na circulação pulmonar e fica preso em pequenos vasos, causando aumento agudo do espaço morto. A embolia aérea maciça pode causar uma entrada aguda de ar no ventrículo direito e uma falha aguda dele. As bolhas microvasculares também podem causar o reflexos de broncoconstrição e ativar a liberação de mediadores endoteliais causando edema pulmonar. O ar pode alcançar a circulação cerebral e coronariana (embolia aerea paradoxal) ao cruzar um foramen oval patente ( presente em 20% a 30% dos adultos) e resultar num IAM ou AVC. A passagem transpulmonar do ar venoso também é possível sem forame oval patente.

21
Q

Quais são métodos pelos quais a embolia aérea venosa pode ser detectada? Quais deles são mais sensíveis?

A

O ecotransesofágico é o método mais sensível, mas é invasivo e incômodo. O Doppler precordial colocado sobre o lado direito do coração( segundo ou terceiro espaço intercostal colocado a direita do esterno) é o segundo mais sensível e é não invasivo( detecta até 0.25ml de ar). Uma queda repentina na concetração de CO2 no final da expiração reflete o aumento do espaço morto secundário a ventilação de aovéolos que não estão sendo perfundidos devido as bolhas. Uma concentração maior do que a do ar de nitrogênio na expiração também é um sinal, mas pouco disponível. As aspiração do ar por meio de um cateter venoso central bem localizado também pode ser utilizado.

22
Q

Quais são alguns sinais clinicos de embolia aérea?

A

Durante a VM, tentativas repentinas( arfadas) de retomada da respiração expontânea pode ser a primeira indicação. A hipotensão, taquicardia, cianose, murmúrio vesiculares em “roda de moinho” são sinais tardios. Elevação repentina da pressão de artéria pulmonar em um cateter támbem ocorre. Dor torácica e tosse são sintomas presentes em pacientes acordados.

23
Q

Qual o tratamento para embolia aerea venosa?

A

Avisar a equipe cirúrgica imediatamente sempre que houver suspeita. É tratada pela irrigação do local da cirurgia com fluidos, bem como aplicação de material oclusivo em todas as extremidades ósseas para fechamento das entradas de ar venoso. Pelo posicionamento do paciente em decúbito inclinado com o rebaixamento da cabeça. Compressão leve das veias jugulares internas. FiO2 de 100% deve ser oferecido. E o suporte hemodinâmico.

24
Q

Por que a administração de óxido nitroso deve ser descontinuada em uma embolia aérea venosa?

A

Para evitar o risco de aumentar o tamanho das bolhas aéreas venosas pela difusão do gás.

25
Q

Qual a eficácia do uso da PEEP em uma embolia aérea venosa?

A

Apesar de haver uma lógica em pensar que o aumento da PEEP poderia diminuir a entrada de ar, a eficácia desse método ainda não foi provado. Além disso, a PEEP pode reverter o gradiente de pressão entre o átrio direito e esquerdo e facilitar a passagem de ar pelo forame oval patente.

26
Q

O que geralmente causa a morte em uma embolia aérea venosa?

A

O ar pode ficar preso no ventrículo direito causando insuficiência aguda do mesmo. As bolhas microvasculares podem causar reflexos de broncoconstrição, ativar mediadores endoteliais e causar edema pulmonar. A morte geralmente se deve pelo colapso cardiovascular e hipóxia.

27
Q

Qual a evidencia atual com relação a hiportermia induzida para neuroproteção?

A

Embora estudos com animais tenham mostrado que a redução na temperatura diminuição na lesão isquêmica, ensaios randomizados em aneurismas e lesões traumáticas não conseguiram demonstrar esses banafícios.

28
Q

Qual a evidência atual com relação a anestésicos venosos e neuroproteção?

A

Vários agentes intravenosos tem sido prospostos para neuroproteção devido a capacidade de reduzir o metabolismo e excitotoxicidade durante a privação de oxigênio. Estudos em animais mostraram essa capacidade em anestésicos voláteis, barbitúricos, propofol e xenônio, embora faltem dados para essa recomendação em humanos.

29
Q

Quais são os componentes dos compartimentos intracranianos?

A

1- Massa encefálica 2- Líquido cefalorraquidiano 3- sangue

30
Q

Qual é o valor normal da PIC?

A

Abaixo de 15mmHg

31
Q

Como o corpo compensa o aumento da pressão intracraniana? Quais as implicações clinicas?

A

O mecanismo compensátorio é a redução dos outros componentes do compartimento intracraniano. Isso inclui o deslocamento de LCR do espaço intrarraquidiano para o espaço extrarraquidiano. Quando esse mecanismo se esgota elevações minimas no volume levam a aumentos marcantes da PIC e o vasos cerebrais podem ser ocluidos.

32
Q

Cite alguns métodos para diminuir a PIC elevada

A

Por meio de reduções do volume sanguíneo, no LCR e no edema cerebral. A redução do volume pode ser feito com elevação da cabeça, evitar constrição do pescoço, evitar pressões elevadas de ventilação, diminuir metabolismo cerebral(propofol, barbitúricos) evitar PA elevada e vasodilatadores cerebrais. O LCR pode ser drenado por dreno ventricular ou lombar e ter sua produção diminuida com acetazolamida. O edema cerebral pode ser diminuido com drogas osmóticas ou com diuréticos(furosemida). A dexametasona pode ser usada para diminuir o edema peritumoral. Por fim ressecção de lesão compressiva e craniectomia descompressiva são alternativas cirúrgicas.

33
Q

Cite sinais e sintomas de PIC elevada no pré-operatório

A

Cefaleia posicional, náuseas e vômitos, hipertensão, bradicardia, alteração do nível de consciência, padrões alterados de resiração e papiledema.

34
Q

Quais os efeitos dos anestésicos venosos na PIC?

A

A maioria dos anestésicos reduz o metabolismo e o fluxo sanguíneo cerebral, reduzindo assim a PIC. A administração de propofol e barbitúricos deve ser feita com cuidado para não dimiuir muito a PA sistêmica diminuindo assim a pressão de perfusão cerebral(PPC). O cetamina é controversa, e talvez seja melhor evitá-la como agente único em pacientes com PIC elevada. O etomidato aumenta frequencia dos picos excitatórios e deve ser evitado em pacientes com histórico de epilepsia. Até porque atividade convulsiva pode causar uma elevação acentuada da PIC.

35
Q

Quais são os efeitos dos anestésico voláteis na PIC?

A

São vasodilatadores e geram aumento dependente de dose da PIC, que corresponde ao aumento de FSC. A hiperventivalação para diminuir a PaCO2 abaixo de 35 mmHg pode compensar, mas os anestésicos voláteis devem ser evitados se os mecanismo compensatórios forem esgotados, conforme evidenciado pelo valor de PIC elevado, estado mental alterado e estudo de imagem.

36
Q

Quais são os efeitos dos opióides, dos benzodiazepínicos e dos BNM na PIC?

A

Os opioides e BZD reduzem a PIC por meio da redução do metabolismo(CMRO2) e, assim, do fluxo(FSC). Porém essa diminuição será compensada se houver depressão respiratória e aumento da PaCO2. A succinilcolina pode aumentar FSC mas esse fenômeno não é observado com consistencia na literatura, seus efeitos são rápidos e não tem consequências clínicas. O BNM não despolarizantes não afetam a PIC diretamente, ao menos que induzam a liberação de histamina e hipotensão.