Abordagem ao doente com anemia e poliglobulias Flashcards

1
Q

Como se define anemia?

A

Redução da concentração de hemoglobina no sangue periférico, abaixo dos valores normais para a idade e o sexo.
♂ < 13 g/dl
♀ < 12 g/dl

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quais os parametros eritrócitários normais?

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Variação da hemoglobina com o sexo e a idade

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O que é o hematócrito?

Qual a relação com o valor de hemoglobina?

A

É a percentagem de eritrócitos, na massa de sangue,
após centrifugação (VCMxGV). Pode ser representado em % ou em litro/litro (l/l).
(Ex. HT = 45% = 1L de sangue contém 0,45 L de GV)
De uma forma geral, o hematócrito está em torno de três vezes o valor da hemoglobina.
♂ 41-53 %
♀ 36-46 %

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Quais as causas de aumento e diminuição do hematócrito?

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Volume globular médio (VGM ou VCM)

A

Podem os eritrócitos serem maiores ou menores?

Ao dividir o volume nocupado pelos eritrócitos pelo número total destes, obtemos o volume globular ou corpuscular médio (Htc/GV). O resultado é expresso em fentolitros (fl).
80-100 fl

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Hemoglobina globular ou corpuscular média (HGM/HCM)

A

Podem ter os eritrócitos maior ou menor conteúdo de hemoglobina?

HGM/HCM é a hemoglobina existente em cada eritrócito quando se divide a hemoglobina pelo número de eritrócitos (Hb/GV).
O resultado é expresso em picogramas (pg).
26-34 pg

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Concentração média da hemoglobina globular ou corpuscular (CHGM/CHCM)

A

O que relaciona o volume com o seu conteúdo?

Se concentrarmos em cada eritrócito a hemoglobina nele contida, esta ocuparia, esquematicamente, cerca de 1/3 do volume eritrocitário (Hb/Hct). O resultado pode ser expresso em g/dl.

31-37 g/dl

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

DISTRIBUIÇÃO DO DIÂMETRO DOS ERITRÓCITOS

(RDW)

A

RDW (Red Cell Distribution Width) - índice de anisocitose eritrocitária (variação de tamanho) - representa a percentagem de variação dos volumes obtidos (heterogeneidade de distribuição do tamanho das hemácias)

(Normal = 13,4 ± 1,2 %)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O que é o Indicie de Mentzer?

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS
“A SÍNDROME ANÊMICA”

A

Dispneia aos esforços
Palpitações, taquicardia
Intolerância ao esforço
Cansaço evidente, indisposição (astenia)
Tontura postural
Cefaleia
Descompensação de doenças cardiovasculares (ICC, Angina)
Descompensação de doenças cerebrovasculares
Descompensação de doenças respiratórias

A anemia é mais frequentemente diagnosticada com base em exames laboratoriais de rastreamento anormais. Uma situação menos comum é a presença de anemia avançada com seus sinais e sintomas associados. A anemia aguda é causada por perda de sangue ou hemólise. Se a perda de sangue for leve, ocorrerá aumento da liberação de O2 por meio de alterações na curva de dissociação da O2 hemoglobina mediadas por uma redução do pH ou aumento do CO2 (efeito Bohr). Em caso de perda aguda de sangue, a hipovolemia domina o quadro clínico, e tanto o hematócrito quanto os níveis de hemoglobina não refletem o volume de sangue perdido.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Quais os sinais e sintomas nos pacientes com anemia por perda?

A

Em caso de perda aguda de sangue, a hipovolemia domina o quadro clínico, e tanto o hematócrito quanto os níveis de hemoglobina não refletem o volume de sangue perdido. Surgem sinais de instabilidade vascular com perdas agudas de 10-15% do volume sanguíneo total.
Nesses pacientes, o problema não é a anemia, mas a hipotensão e redução da perfusão dos órgãos. Quando ocorre perda súbita de > 30% do volume sanguíneo, o paciente é incapaz de compensar com os mecanismos habituais de contração vascular e alterações do fluxo sanguíneo regional. Ele prefere permanecer deitado, apresentando hipotensão postural e taquicardia. Se a perda de volume sanguíneo for > 40% (i.e., > 2 L no adulto médio), aparecerão sinais de choque hipovolêmico, como confusão, dispneia, sudorese, hipotensão e taquicardia. Esses pacientes apresentam déficits significativos na perfusão dos órgãos vitais e necessitam de reposição de volêmica imediata.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Quais os sinais e sintomas nos pacientes com anemia hemolítica aguda?

A

Na hemólise aguda, os sinais e sintomas dependem do mecanismo que leva à destruição dos eritrócitos. A hemólise intravascular com liberação de hemoglobina livre pode estar associada à dor lombar aguda, hemoglobina livre no plasma e na urina, bem como insuficiência renal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Quais os sinais e sintomas na anemia crônica?

A

Os sintomas associados à anemia mais crônica ou gradual dependem da idade do paciente e do suprimento sanguíneo adequado para órgãos cruciais. Os sintomas associados à anemia moderada incluem fadiga, perda da energia, dispneia e taquicardia (particularmente com esforço físico). Todavia, em virtude dos mecanismos compensatórios intrínsecos que influenciam a curva de dissociação da O2 hemoglobina, o início gradual da anemia – particularmente em pacientes jovens – pode não ser acompanhado de sinais ou sintomas, até que a anemia se torne grave (nível de hemoglobina < 70-80 g/L [7-8 g/dL]).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Quais os mecanismos compensatórios num doente com anemia?

A

Quando a anemia se desenvolve no decorrer de um período de vários dias ou semanas, o volume sanguíneo total apresenta-se normal ou ligeiramente aumentado, e as alterações no débito cardíaco e no fluxo sanguíneo regional ajudam a compensar a perda global da capacidade de transporte de O2. As alterações na posição da curva de dissociação da O2 hemoglobina são responsáveis por parte da resposta compensatória à anemia. Na anemia crônica, verifica-se uma elevação dos níveis intracelulares de 2,3 difosfoglicerato, deslocando a curva de dissociação para a direita e facilitando a liberação de O2. Esse mecanismo compensatório pode manter um suprimento normal de O2 para os tecidos na presença de um déficit de 20-30 g/L (2-3 g/dL) na concentração de hemoglobina. Por fim, uma proteção adicional do transporte de O2 para os órgãos vitais é alcançada pelo desvio de sangue de órgãos relativamente ricos em suprimento sanguíneo, particularmente os rins, o intestino e a pele.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Anamnese do doente anémico

A

(1) tempo de instalação dos sintomas

as anemias carenciais (ferropriva e megaloblástica), a anemia aplásica, as mielodisplasias, a anemia de doença crônica e o mieloma múltiplo são caracteristicamente de instalação insidiosa, enquanto a anemia hemorrágica aguda e a anemia hemolítica autoimune geralmente têm início abrupto; a anemia falciforme, as talassemias e a esferocitose hereditária são anemias crônicas de origem familiar, que têm, portanto, o seu início desde a infância

(2) sintomas associados: muitas vezes não relacionados ao quadro anêmico, podem denunciar a existência de uma doença de base (ex.: crises álgicas na anemia falciforme; comemorativos de hipotireoidismo; dor óssea no mieloma múltiplo; febre prolongada nas infecções crônicas…).

Convém avaliar sempre a história nutricional relacionada com o uso de fármacos ou o consumo de álcool, bem como a história familiar de anemia. Certas regiões geográficas e origens étnicas estão associadas a uma maior probabilidade de distúrbio hereditário da hemoglobina ou do metabolismo intermediário. A deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD) e certas hemoglobinopatias
são observadas mais comumente em indivíduos do Oriente Médio e afrodescendentes incluindo afro americanos que apresentam alta frequência de
deficiência de G6PD.

Outras informações que podem ser úteis incluem a exposição a determinados agentes tóxicos e sintomas relacionados com outros distúrbios que
costumam estar associados à anemia.
Esses sinais e sintomas incluem sangramento, fadiga, mal-estar, febre, perda de peso, sudorese noturna e outros sintomas sistêmicos.

17
Q

Achados ao EO no doente anémico

A

Os indícios relativos aos mecanismos da anemia podem ser obtidos no exame físico pelo achado de infecção, sangue nas fezes, linfadenopatia, esplenomegalia ou petéquias.

A esplenomegalia e a linfadenopatia sugerem doença linfoproliferativa subjacente, enquanto a presença de petéquias indica alguma disfunção plaquetária. Os resultados de exames laboratoriais anteriores são úteis para estabelecer a época de início.
No paciente anêmico, o exame físico pode revelar um batimento cardíaco vigoroso, pulsos periféricos fortes e sopro sistólico. A pele e as mucosas poderão
se mostrar pálidas se o nível de hemoglobina for < 80 a 100 g/L (8-10 g/dL). Essa parte do exame físico deve concentrar-se nas áreas em que os vasos estão perto da superfície, como as mucosas, os leitos ungueais e as pregas palmares. Se a coloração das pregas palmares for mais clara que a pele circundante com a mão em hiperextensão, o nível de hemoglobina será habitualmente < 80 g/L (8 g/dL).

O exame físico também ajuda bastante: (1) ao encontrar glossite e queilite angular, o médico deve pensar nas anemias carenciais; (2) a icterícia é um achado comum nas anemias megaloblásticas e hemolíticas; (3) esplenomegalia significativa sugere anemia hemolítica, hiperesplenismo ou neoplasias hematológicas; (4) petéquias indicam possível plaquetopenia, presente na anemia aplásica e nas leucemias agudas; e (5) deformidades ósseas na face e crânio falam a favor de talassemia.

18
Q

EXAMES LABORATORIAIS NO DIAGNÓSTICO DA ANEMIA

A

Hemograma completo (HC)

  • Contagem de eritrócitos
  • Hemoglobina
  • Hematócrito
  • Contagem de reticulócitos

Índices eritrocitários

  • Volume corpuscular médio (VCM)
  • Hemoglobina corpuscular média (HCM)
  • Concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM)
  • Índice de anisocitose (RDW)

Contagem de leucócitos

  • Contagem diferencial
  • Segmentação nuclear dos neutrófilos

Contagem de plaquetas
Morfologia celular

  • Tamanho da célula
  • Conteúdo de hemoglobina
  • Anisocitose
  • Poiquilocitose
  • Policromasia

Estudos de suprimento de ferro

  • Ferro sérico
  • Capacidade total de ligação ao ferro
  • Ferritina sérica

Exame da medula
Aspirado

  • Razão M/Ea
  • Morfologia celular
  • Coloração para o ferro

Biópsia

  • Celularidade
  • Morfologia
19
Q

Quais os principais fatores fisiológicos afetam o
hemograma?

A

idade, sexo, gravidez, tabagismo e altitude. Podem-seobservar valores normais altos da hemoglobina em homens e mulheres que vivem em grandes altitudes ou que são fumantes inveterados. As elevações da hemoglobina em decorrência do tabagismo refletem uma compensação normal devido ao deslocamento do O2 pelo CO na ligação à hemoglobina.

20
Q

Em que situações estão indicados a biopsia ou o aspirado medular?

A

Em pacientes com anemia grave e anormalidades na morfologia dos eritrócitos e/ou contagens baixas dos reticulócitos, o aspirado ou a biópsia de medula óssea podem ajudar a estabelecer o diagnóstico.

21
Q
A