Arquitetura de Computadores Flashcards Preview

Informática para Concursos > Arquitetura de Computadores > Flashcards

Flashcards in Arquitetura de Computadores Deck (77)
Loading flashcards...
1

Os computadores atuais, embora mais potentes, possuem os mesmo componentes básicos e realizam suas funções essenciais orientadas pelos mesmos conceitos expostos no relatório apresentado por John Von Neuman em 1945, relativo à arquitetura do seu sistema EDVAC e do IAS. Qual é a sua contribuição para os dias de hoje?

O conteúdo da memória é endereçado, conforme a sua posição, independentemente do tipo da informação nele contida.

2

Para o computador, tudo são números. Números são números, letras são números e sinais de pontuação e símbolos são números. Quando as letras aparecem na tela de um computador são apenas representações externas de números. Da mesma forma, os números apresentados na tela são também representações externas dos números. Na verdade, o computador representa e armazena valores em notação binária. Um dos sistemas mais importantes desenvolvidos para representar símbolos com números binários, ou bits, é o:

ASCII, composto de 8 bits.

3

Como os computadores são binários, todas as indicações numéricas referem-se a potências de 2; por essa razão, o
K representa 1.024 unidades ou a décima potência de 2. Em conseqüência, a medida do giga, ou
simplesmente G, representa unidades de:

2 elevado a 20.

4

Certo ou errado?

Os mainframes IBM recentes possuem, em sua arquitetura de hardware, não apenas uma CPU (central processing unit), mas também um CPC (central processor complex), o qual pode conter diferentes tipos de processadores a serem utilizados para diferentes propósitos.

Certo!

5

A denominação SMP refere-se a um sistema de computador independente, no qual existem dois ou mais processadores similares com capacidade de computação comparável, que:

Compartilham a mesma memória principal e as facilidades de E/S (Entrada/Saída).

6

De acordo com a taxonomia de Flynn, utilizada para classificar sistemas de processamento paralelo, os sistemas multiprocessados e os aglomerados pertencem à categoria:

MIMD.

7

A técnica de atualização da memória cache, na qual as escritas são feitas apenas nessa memória, e a memória principal só é atualizada se o bit de atualização do bloco substituído tiver o valor 1, é denominada:

Write-Back.

8

A técnica de atualização mais simples é denominada escrita direta (write-through):

Todas as operações são feitas tanto na memória cache quanto na memória principal;

A desvantagem é que ela gera um tráfego de memória considerável.

9

Qual função dos módulos de E/S está relacionada ao compartilhamento de recursos, tais como o barramento e a memória principal, pelas várias atividades que são realizadas por um sistema?

Temporização.

10

Certo ou errado?

Instruções de máquina utilizam várias técnicas de endereçamento da memória. Na técnica de endereçamento imediato, o valor do operando é especificado diretamente na instrução.

Certo!

11

Certo ou errado?

Na Arquitetura RISC, as instruções geradas pelos compiladores são armazenadas na memória RAM.

Certo!

12

Certo ou errado?

As mídias de armazenamento de dados são mais suscetíveis aos riscos provocados por choques mecânicos, campos eletromagnéticos e decomposição química.

Certo!

13

Certo ou errado?

O objetivo da máquina RISC é executar, em média, uma instrução por ciclo.

Certo!

14

Certo ou errado?

Compiladores para máquinas CISC fazem uso intenso de registradores, o que incrementa o tráfego de memória.

Errado! Máquinas RISC fazem uso intenso de registradores, para reduzir o tráfego de memória.

15

Certo ou errado?

As máquinas CISC possuem substancialmente mais registradores do que as máquinas RISC.

Errado! As máquinas RISC que possuem mais registradores.

16

O barramento PCI-X de 133 MHz (64 bits) tem uma taxa de transferência de:

1066 MB/s

17

Certo ou errado?

Na formatação de dados IBM 3270, os caracteres e números são representados por meio do uso do código ASCII (american standard code for information interchange).

Errado! Ele usava o ASCII, mas depois ele mudou pois não era adequado para algumas aplicações internacionais. Agora ele utiliza essas: ISO 8859-1, Windows-1251 e Unicode.

18

Também chamado de contador do programa (program counter), o apontador de instruções é um registrador que tem por função:

De manter atualizado o endereço de memória da próxima instrução que deve ser executada.

19

Qual é a unidade que armazena a posição de memória que contém a instrução que o computador está executando em um determinado momento? Ela informa à ULA qual operação a executar, buscando a informação (da memória) que a ULA precisa para executá-la.

É o UC - Unidade de Controle.

20

Os processadores possuem diversas características técnicas que os tornam diferentes entre si. Sobre eles é correto afirmar que atualmente:

Há uma memória super-rápida localizada dentro dos processadores chamada memória cache, que pode ser classificada em níveis como L1, L2 e L3, dependendo do processador.

21

As principais variáveis em uma organização de processadores multicore são o número de núcleos no chip, o número de níveis da memória cache e a quantidade de memória cache que é compartilhada. Neste contexto, o processador Intel Core i7, introduzido em 2008, implementava 4 processadores x86 SMT (Simultaneous Multithreading), cada um com:

Cache L1 e L2 dedicada e uma cache L3 compartilhada.

22

Os registradores de controle de estado são usados pela unidade de controle para controlar a operação do processador e por programas privilegiados do Sistema Operacional para controlar a execução de programas. Dentre os registradores desta categoria, que são essenciais para a execução das instruções, está o que contém o endereço de uma instrução a ser lida. Este registrador é conhecido como:

Contador de Programas (PC).

23

A arquitetura RISC, que inicialmente parecia poder dominar o mercado de microprocessadores em substituição à arquitetura CISC, acabou não conseguindo abalar o domínio dos microprocessadores com grande número de instruções. Entre os motivos para que isso ocorresse, inclui-se o fato de que as(os):

Arquiteturas RISC puderam ser incorporadas em chips de arquitetura CISC, como no Intel 486.

24

Em um computador RISC, o pipeline mudou a ordem de acessos de leitura/gravação dos operandos, alterando o que seria a ordem natural das execuções do operando de forma sequencial, como quando não se tem o pipeline. Para minimizar o perigo efetuado por esse erro, a técnica de hardware utilizada é a de:

Encaminhamento.

25

A fase de um compilador que é capaz de segmentar o programa fonte em unidades denominadas tokens é a:

Análise Léxica.

26

Quais são as fases de um compilador?

Análise léxica, Análise sintática, Análise semântica, Geração de código intermediário, Optimização de código, Geração de código final.

27

A técnica de memória virtual possibilita a execução de programas que requerem uma quantidade de memória superior à memória física disponível. No esquema de paginação, a memória física é dividida em blocos (frames) de tamanho fixo e a memória lógica é dividida em blocos de tamanho:

Igual ao tamanho dos frames, chamados páginas.

28

Os programadores utilizam ambientes de desenvolvimento compostos por ferramentas que auxiliam na produção de softwares. Dentre essas ferramentas, o compilador é responsável por:

Gerar um programa em linguagem de máquina não executável a partir de um programa escrito em lingua- gem de alto nível.

29

Nos sistemas computacionais, principalmente para aqueles que apresentam requisitos estritos de desempenho e confiabilidade, o processamento das informações e o atendimento aos eventos recebidos por meio dos dispositivos de entrada/saída são realizados de forma diferenciada. Considerando uma arquitetura típica de computador, o mecanismo que possibilita que um dispositivo de entrada/saída avise o processador sobre a ocorrência de um evento, para que o processador deixe de executar a tarefa atual e atenda imediatamente a ocorrência, é denominado:

Interrupção.

30

Uma das primeiras arquiteturas de computadores é a conhecida como Arquitetura Von Neumann na qual se baseiam grande parte das implementações atuais de arquiteturas. Com o intuito de melhorar o desempenho dos computadores, foi criada a Arquitetura Harvard, cuja principal característica é:

O uso de barramentos distintos entre a UCP e a memória de programa e entre a UCP e a memória de dados.