Banco de Dados Flashcards Preview

Informática para Concursos > Banco de Dados > Flashcards

Flashcards in Banco de Dados Deck (176)
Loading flashcards...
1

Ferramentas de processamento analítico on-line (OLAP):

Funcionam sobre dados multidimensionais, caracterizados por atributos de dimensão e atributos de medida.

2

Mineração de Dados (Data Mining) é:

O processo de analisar de maneira semi-automática grandes bancos de dados para encontrar padrões úteis.

3

Certo ou errado?

Especialização e Generalização definem um relacionamento de contenção entre um conjunto de entidades de nível superior e um ou mais conjuntos de entidades de nível inferior.

Certo!

4

Certo ou errado?

Uma Linguagem de Manipulação de Dados (DML) procedural requer que o usuário especifi que que dados são necessários e como obtê-los.

Certo!

5

Sistema gerenciador de banco de dados é um software que:

Incorpora as funções de definição, recuperação e alteração de dados em um banco de dados.

6

Certo ou errado?

O projeto de um banco de dados é realizado segundo as fases Modelagem Conceitual, Projeto Lógico, Projeto Físico.

Certo!

7

Dois comandos inseridos na DCL (Data Control Language) são:

GRANT e REVOKE.

8

A arquitetura ANSI/SPARC para banco de dados tem por objetivo permitir que um mesmo SGBD possa ser utilizado por diferentes tipos de usuários, respeitando as particularidades e necessidades de cada um. Essa arquitetura é composta por três níveis independentes, definidos a seguir:

I - Está associado à representação do modelo de dados e independe de qualquer usuário ou aplicação, escondendo os detalhes da implementação física dos arquivos que armazenam os dados.
II - Está relacionado ao armazenamento físico dos dados e da definição das estruturas físicas que permitem obter um bom desempenho.
III - Define views sobre o esquema global, funcionando como uma janela , criada sobre a totalidade dos dados.

Os níveis I, II e III são denominados, respectivamente,

Conceitual, interno e externo.

9

Para normatizar uma tabela, existem várias formas normais. A forma normal de boyce-codd foi uma das últimas a serem criadas e gerou muitas polêmicas na época do artigo do seu lançamento. A Forma Normal (FN) de Boyce-Codd e a terceira FN possuem a seguinte relação entre si:

Uma tabela na FN de Boyce-Codd está também na terceira FN .

10

Uma tabela com anomalia de atualização deverá ser normalizada. Nos conceitos das Formas Normais, aquela que necessariamente deverá ser aplicada em uma tabela com chave primária composta é:

Segunda.

11

Certo ou errado?

A lógica é mais difícil de ser alcançada que a física.

Certo!

12

O conceito de acesso concorrente determina que dois ou mais usuários acessem os mesmos dados e ao mesmo tempo. Quando usuários, não liberam os recursos por eles bloqueados e acessam recursos que estão bloqueados por outros usuários, ocorre uma situação denominada de autobloqueio. Essa situação, denominada de autobloqueio, impede que os usuários autobloqueados possam prosseguir com seus processamentos e ocorre devido a acessos a recursos concorrentes que não são liberados.

Esse conceito de autobloqueio de usuários devido a acessos a recursos não liberados é denominado de:

Deadlock.

13

Dentre os componentes de um sistema de banco de dados (SBD) existe um que é denominado de dados. Esse conceito determina que os dados têm que ser integrados e compartilhados. Nesse contexto, o termo integrado significa que:

não pode haver redundância de dados.

14

Um atributo pode ser de uma entidade ou pode pertencer ao relacionamento entre as entidades. É possível afirmar que um atributo é de um relacionamento quando na sua descrição se encontra(m):

as duas entidades que participam do relacionamento.

15

Na teoria do Modelo Entidade Relacionamento (MER) há o conceito de participação total no relacionamento, importante para especificar como as ocorrências se encontram no relacionamento. O conceito de que uma entidade possui participação total no relacionamento especifica que:

todas as ocorrências da entidade se encontram no relacionamento.

16

Domínio é o conjunto de valores que um atributo pode assumir. Sobre o conceito de domínio e o tipo de dados associado ao atributo em uma tabela é possível afirmar que:

domínio é um subconjunto de um tipo de dados.

17

O Modelo Entidade Relacionamento (MER) possui uma entidade classificada como fraca, que é aquela que:

possui existência dependendo de uma outra denominada de forte.

18

Analise a afirmação a seguir.

“A teoria de um sistema de banco de dados (SBD) especifica o conceito de chave primária de uma tabela que deve ser única para cada tabela.”

Essa afirmação refere-se ao conceito de:

restrição

19

A arquitetura em três esquemas em um sistema de banco de dados, também denominada de ANSI/SPARC, tem por objetivo:

separar as aplicações do usuário do banco de dados físico

20

Os dados reais armazenados em um banco de dados podem mudar com muita frequência. Os dados no banco de dados em determinado momento no tempo são chamados de:

Instância

21

Considere um banco de dados que possui duas de suas tabelas com redundância de dados. Nessas condições, o banco de dados é denominado:

Inconsistente.

22

Um banco de dados foi implementado utilizando o conceito de redundância controlada. Para isso, precisou empregar o seguinte objeto:

Trigger.

23

A definição ou informação descritiva do banco de dados também é armazenada pelo SGBD na forma de um catálogo ou dicionário que é chamado de:

meta dados

24

Para se estabelecer relações entre linhas de tabelas de um banco de dados do tipo relacional, é importante entender o conceito de chave. Acerca desse tema, é correto afirmar que nesse tipo de banco de dados, há pelo menos três tipos de chaves, que são:

primária, alternativa e estrangeira.

25

Quanto maior o valor do dado, mais esforço deve ser despendido para garantir sua integridade, disponibilidade e confidencialidade. Uma responsabilidade da Administração de Dados de uma organização é gerenciar a propriedade dos dados e das informações na organização. As responsabilidades associadas ao Proprietário de Dados em uma organização incluem:

definir quem pode criar, modificar, ler e apagar dados, aprovando os níveis de segurança pertinentes aos dados; definir requisitos legais e políticas internas de segurança dos dados.

26

O protocolo de bloqueio de duas fases (Two Phase Lock) é um dos mecanismos de controle de concorrência utilizados em Sistemas de Bancos de Dados para evitar que as interações entre as transações provoquem inconsistências no banco de dados. O protocolo de bloqueio de duas fases define:

duas etapas para o processamento de toda transação, sendo que na primeira etapa a transação obtém bloqueios dos itens de dados, e na segunda etapa os bloqueios obtidos pela transação são liberados.

27

A consistência de execuções concorrentes de transações pode ser analisada com base na escala de execução das transações, que é a ordem cronológica em que as operações dessas transações são executadas no Sistema de Bancos de Dados. Com relação ao uso para controle de concorrência em um banco de dados, uma escala de execução:

serializável é equivalente a alguma escala de execução serial das mesmas transações, de forma que qualquer escala de execução serializável é, por definição, correta.

28

Certo ou errado?

No contexto OLAP, as visões materializadas agregadas a partir de uma tabela de fatos podem ser identificadas exclusivamente pelo nível de agregação para cada dimensão.

Certo!

29

Certo ou errado?

No contexto OLAP, o esquema snow flake é uma variação do star schema.

Certo!

30

Quais estão certas?

Cada database Oracle tem:

I- um ou mais datafiles.
II- um control file.
III- um conjunto de dois ou mais redo log files.

Todas estão certas!