Engenharia De Software Flashcards Preview

Informática para Concursos > Engenharia De Software > Flashcards

Flashcards in Engenharia De Software Deck (271)
Loading flashcards...
0

O que é software?

Programas de computador e documentação associada. Os produtos de software podem ser desenvolvidos para um cliente específico ou para um mercado geral.

1

O que é engenharia de software?

Engenharia de software é uma disciplina de engenharia relacionada a todos os aspectos de produção de software.

2

Qual é a diferença entre engenharia de software e ciência da computação?

A ciência da computação está relacionada com teorias e fundamentos; a engenharia de software está relacionada com a prática de desenvolvimento e entrega de software útil..

3

Qual a diferença entre engenharia de software e engenharia de sistemas?

A engenharia de sistemas está relacionada a todos os aspectos de desenvolvimento de sistemas baseados em computadores, incluindo hardware, software e engenharia de processo. A engenharia de software é parte desse processo.

4

Assim como a engenharia de software, existe também na área de informática a chamada ciência da computação. Qual a diferença entre engenharia de software e ciência da computação?

A ciência da computação tem como objetivo o desenvolvimento de teorias e fundamentações. Já a engenharia de software se preocupa com as práticas de desenvolvimento de software.

5

O que é um processo de software?

Um conjunto de atividades, métodos, práticas e transformações que as pessoas (papéis) utilizam para desenvolver e manter software e seus produtos relacionados (quem faz o que e quando).

6

O que é uma técnica?

Aplicação ótima dos métodos tendo como compromisso maior com o resultado, e não com a aplicação formal dos métodos.

7

O que são métodos de engenharia de software?

Abordagens estruturadas para desenvolvimento de software que incluem modelos de sistema, notações, regras, recomendações de projeto e guias. (Como fazer)

8

O que é uma atividade?

Conjunto de técnicas delimitadas conceitualmente pela transformação de um artefato específico em outro.

9

O que é um artefato?

Qualquer produto gerado durante a especificação, construção, implantação ou manutenção de um software.

10

O que é CASE? (computer-aided software Engineering)

Sistemas de software que têm a intenção de fornecer apoio automatizado (produtividade) para atividades de processo de software. Sistemas CASE são frequentemente usados para apoio ao método.

11

O que é uma Metodologia?

Conjunto formado por procedimentos, técnicas, ferramentas e documentação que auxiliará os responsáveis pelo desenvolvimento de sistemas em seus esforços na implementação de um novo sistema de informação.

12

O que é um Modelo de Processo de Desenvolvimento de Software?

O modelo de processo de desenvolvimento é uma representação abstrata de como será realizada a construção do software.

13

A engenharia de software é uma disciplina que se ocupa de todos os aspectos da produção de software, desde os estágios iniciais de especificação do sistema até a sua manutenção. A engenharia de software adota métodos que:

São abordagens de estruturadas para o desenvolvimento de software, que incluem modelos de sistemas, notações, regras, recomendações de projetos e diretrizes de processos.

14

Engenharia de software é o estabelecimento e uso de sólidos princípios de engenharia para que se possa obter economicamente um software que seja confiável e que funcione eficientemente em máquinas reais, abrangendo um conjunto de três elementos fundamentais: métodos, ferramentas e procedimentos. Qual o conceito de métodos?

Métodos de engenharia de software proporcionam os detalhes de como fazer para construir o software e envolvem um amplo conjunto de tarefas que incluem: planejamento e estimativa de projeto, análise de requisitos de software e sistemas, projeto de estrutura de dados, arquitetura de programa e algoritmo de processamento, codificação, teste e manutenção.

15

Engenharia de software é o estabelecimento e uso de sólidos princípios de engenharia para que se possa obter economicamente um software que seja confiável e que funcione eficientemente em máquinas reais, abrangendo um conjunto de três elementos fundamentais: métodos, ferramentas e procedimentos. Qual o conceito de ferramentas?

An ferramentas proporcionam apoio automatizado ou semi-automatizado aos métodos.

16

Engenharia de software é o estabelecimento e uso de sólidos princípios de engenharia para que se possa obter economicamente um software que seja confiável e que funcione eficientemente em máquinas reais, abrangendo um conjunto de três elementos fundamentais: métodos, ferramentas e procedimentos. Qual o conceito de procedimentos?

Procedimentos constituem o elo de ligação dos métodos e das ferramentas e possibilitam o desenvolvimento racional e oportuno de software.

17

Certo ou errado: segundo o princípio da engenharia de software, os vários artefatos produzidos ao longo do seu ciclo de vida apresentam, de forma geral, nível de abstração cada vez menor.

Certo!

18

O conjunto de atividades e resultados associados que resulta em um produto de software recebe o nome de:

Processo de software

19

Certo ou errado: são elementos de um processo de desenvolvimento de software: atividade, sequencia, modelo de processo, recursos, controles, políticas e organização.

Certo!

20

O que é Formalidade no principio de engenharia de software?

O processo de desenvolvimento deve acontecer como uma seqüência de passos definidos com precisão; cada passo deve ser guiado por alguma metodologia que siga algum (ou alguns) método.

22

O que é a Abstração no principio de engenharia de software?

É o processo de identificação dos aspectos importantes de um determinado fenômeno, ignorando-se os detalhes. Pode existir diferentes visões da mesma realidade, cada uma com enfoque diferente.

23

O que é a Decomposição no principio de engenharia de software?

Subdivisão do trabalho em atividades específicas, com o objetivo de gerenciar a complexidade. Pode se aplicar a decomposição tanto ao processo de desenvolvimento como ao produto que está sendo construído.

24

O que faz a Decomposição do processo?

Permite o planejamento das atividades e diminui o tempo extra que seria gasto mudando de uma atividade para outra. Permite a atribuição de tarefas a pessoas diferentes.

25

O que faz a Decomposição do produto?

Permite que atividades de desenvolvimento sejam feitas em paralelo. Permite a criação de componentes independentes, portanto reutilizaveis.

25

O que é a Flexibilização no principio de engenharia de software?

O principio da flexibilização é necessário no processo de desenvolvimento para permitir que o produto possa ser modificado com facilidade. O processo deve ter flexibilidade suficiente para permitir que partes do produto possam ser utilizados em outros sistemas.

26

O que é a Generalização no principio de engenharia de software?

Uma solução mais geral para um problema tem maior potencial para ser reutilizada. Através da generalização, o desenvolvedor tem o potencial de desenvolver um componente que pode ser utilizado em mais de um ponto do sistema de software desenvolvido.

27

Quais são os princípios da engenharia de software?

Formalidade, abstração, decomposição, generalização e flexibilização.

28

Qual o foco principal da engenharia de software?

Tem como foco principal estabelecer uma abordagem sistemática de desenvolvimento, através de ferramentas e técnicas apropriadas, dependendo do problema a ser abordado, considerando restrições e recursos disponíveis.

29

A engenharia de software resume-se a um conjunto de técnicas utilizadas para o desenvolvimento e manutenção de sistemas computadorizados, visando produzir e manter softwares de forma padronizada e com qualidade. O que é a Flexibilizaçáo?

A flexibilização é o processo que permite que o software possa ser alterado, sem causar problemas para sua execução.