Direitos Fundamentais Flashcards
(197 cards)
Qual a diferença de direitos fundamentais e direitos humanos?
Os fundamentais estão previstos na CF de cada pais e os humanos são garAntidos em tratados internacionais.
Qual a diferença de direitos fundamentais e direitos humanos?
Os fundamentais estão previstos na CF de cada pais e os humanos são garAntidos em tratados internacionais.
O que justifica a existência de gerações de direitos fundamentais?
Pelo fato dos direitos fundamentais serem uma construção histórica e gradativa q varia de acordo c a época e o lugar.
Por que relatividade e uma característica dos direitos fundamentais?
Porque nenhum direito fundamental e absoluto. Isso porq a pratica do dir fund nao pode servir de justificativa o praticar atos ilícitos e porq os dir fund podem entrar em conflito.
Os direitos fundamentais são indisponíveis, isso quer dizer que?
Os dir fundamentais são inalienáveis e irrenunciáveis .
Os direitos fundamentais são imprescritíveis.
Falso, a regra é a imprescritibilidade, mas até existem dir fundamentais prescritiveis : propriedade, indenização por danos morais.
O que vem a ser a eficácia vertical e horizontal , principio dos direitos fundamentais.
Os dir fundamentais se aplicam nao somente entre o estado e o particular, mas tb nas relações entre os particulares.
Tanto as pessoas jurídicas como as físicas são titulares dos direitos fundamentais.
verdadeiro
Quais pessoas físicas podem ser titulares de direitos fundamentais ?
Brasileiro nato e naturalizado Estrangeiro residente ou em transito Qlq. pessoa q seja alcançada pela lei brasileira
Pessoa jurídica pode pleitear o direito a qlq dir fundamental?
Falso, somente os compatíveis c a sua natureza.
As gerações dos dir fundamentais se somam, por isso certos autores preferem denominar de dimensões ?
Verdadeiro
O que caracteriza os direitos dE primeira geração?
São direitos q visam a garantir o indivíduo contra os abusos do poder do estado. Impõe ao estado uma obrigação de nao fazer, de se abster ( direitos negativos)
Quais são os direitos da 2 geração?
Visam a garantir condições mínimas o os necessitados, os excluídos. Impõe ao estado a obrigação de fazer. São direitos PRESTACIONAIS, positivos. Tb chamados de sociais e positivos.
Os direitos e garantias fundamentais são somente os expressos na CF?
Falso, pode haver outros implícitos e derivados de tratados internacionais. Portanto, não estão previstos de forma taxativa, somente exemplificaria
Quais são os direitos de 3 geração?
Visam a alcançar o objetivo fundamental da solidariedade, fraternidade. Direitos q são de todos e de ninguém isoladamente.
Do ponto de vista histórico o denominado conceito de const federal foi expresso pela carta magna de 1215.
Falso, foi a 1 forma de limitação do poder estatal na Inglaterra, mas nao e uma const liberal, pois nao pregava um liberalismo estatal em face aos cidadãos. O conceito de const federal iniciou- se c a const francesa e a americana no final do séc XVIII
A idéia de uma const escrita , consagrada após o sucesso da revolução francesa, tem entre seus antecedentes históricos os pactos, os forais, as cartas de franquia e os contratos de colonização
Certo, as const escritas só foram reconhecidas como constituições a partir da revolução francesa em 1789 q deu origem a const de 1791 em tal pais e da const americana de 1787.
O neoconstituciolismo é caracterizado por um conjunto de transformações no estado e no direito const, entre os quais se destaca a prevalência do positivismo jurídico, com a clara separação entre direitos e valores substantivos, como ética moral e justiça.
Falso, o neoconstitucionalismo se constitui justamente em uma doutrina q tenta transcender ao positivismo, chega- se ao poder de pós positivismo. Prega q o direito deve ter como foco a const e esta na verdade seria um bloco const onde os aspectos principiologicos e os valores se tornam tão importantes quanto as regras esculpidas no texto const, desta forma nao se pode dizer que há prevalência do positivismo e separação entre o direito e os valores substantivos.
Const semântica pode ser interpretada de duas maneiras . Quais seriam elas?
1) lowenstein e 2) coloca a const como aquela cuja interpretação depende da colaboração de seu conteúdo significativo, sociólogo , visando uma maior aplicabilidade político normativa social do seu texto.
Pode se associar a prolixidade a CF do BR a uma maior estabilidade do arcabouço constitucional?
Falso, ocorre uma menor estabilidade , já que a norma está constantemente sendo alterada. Em constituições sintéticas como a do EUA existem poucas coisas a se mudar desta forma ela consegue se manter inalterada por mais tempo.
A constituicao sintética, q e const negativa, caracteriza por ser construtora apenas de liberdade negativa ou liberdade impedimento, oposta a autoridade.
Certo, a constituicao sintética se limita a organizar imponderável e resguardar as liberdades. Dai ser uma const negativa, pois nao age positivamente como instrumento direcionador do estado.
Quando o tratado internacional tem forca de EC?
Quando se tratar de direitos humanos e for votado nos mesmos tramites de EC (3/5, duas vezes em cada casa do CN).
Quando que um tratado internacional tem hierarquia supralegal?
Quando se tratar de direitos humanos e aprovado antes da EC 45/2004.
Quando os tratados internacionais terão hierarquia legal?
Quando nao for de direitos humanos.