DTA Flashcards
Os vômitos possivelmente estão associados a uma ação das toxinas sobre o sistema nervoso central. Exemplos clássicos deste processo são as intoxicações causadas por:
Staphylococcus aureus, Bacillus cereus (cepa emética) e Clostridium botulinum
A ……………………….. é o mecanismo de defesa inicial do hospedeiro contra microorganismos no trato intestinal
- imunidade inata
Interações entre as membranas celulares e o conteúdo luminal são facilitadas pelo………………., uma complexa camada mucoide que recobre os enterócitos
- glicocálix
Infecções – são causadas pela ingestão de micro-organismos patogênicos, denominados invasivos, com capacidade de penetrar e invadir tecidos, originando quadro clínico característico como as infecções por:
Salmonella spp, Shigella spp, Yersinia enterocolitica e Campylobacter jejuni
O gênero dominante na microbiota intestinal é o Bacteroides (1011UFC/g), o qual inclui bactérias ……………………., estritamente anaeróbias.
- Gram-negativas
Agentes etiológicos mais comuns – dados disponíveis de surtos apontam como agentes mais frequentes os de origem bacteriana, e dentre eles:
Salmonella spp, Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Shigella spp, Bacillus cereus e Clostridium perfringens
Toxinfecções – são causadas por micro-organismos toxigênicos (que produzem toxinas), cujo quadro clínico é provocado por toxinas liberadas quando estes se multiplicam, esporulam ou sofrem lise na luz intestinal. Essas toxinas atuam nos mecanismos de secreção/absorção da mucosa do intestino. As infecções por:
Escherichia coli enterotoxigênica, Vibrio cholerae, Vibrio parahaemolyticus, Clostridium perfringens e Bacillus cereus (cepa diarreica) são exemplos clássicos
As infecções por Vibrio parahaemolyticus são exemplos clássicos de ……………………………….
toxinfecções.
Infecções – são causadas pela ingestão de micro-organismos patogênicos, denominados invasivos, com capacidade de penetrar e invadir tecidos, originando quadro clínico característico como as infecções por …………………………………
Salmonella spp, Shigella spp, Yersinia enterocolitica e Campylobacter jejuni”
Cerca de……………. da microbiota intestinal é específica de cada indivíduo.
80%
De forma geral, quatro principais filos colonizam o trato gastrointestinal humano e representam 98% da microbiota intestinal:
Bacteroidetes, Firmicutes, Proteobacteria e Actinobacteria.
Algumas bactérias possuem características diferenciais, como o…………………….., que desenvolve formas esporuladas que são resistentes a altas temperaturas, mas inativadas pelo frio
Clostridium perfringens
O sistema imune elimina toxinas de alto peso molecular. Entretanto, compostos de baixo peso molecular e não polares, como ………………………………, não são eliminados e, portanto, são rapidamente absorvidos no trato intestinal.
micotoxinas
Exemplos clássicos do processo de ingestão de toxinas formadas no alimento decorrente da intensa proliferação do micro-organismo patogênico no alimento são as intoxicações causada por………………………………
Bacillus cereus (cepa emética).
Com relação às toxinas, sabe-se que algumas são termolábeis (lábil = instável; inativadas pelo calor), como a toxina do……………….. e outras são termoestáveis (não são inativadas pelo calor), como as toxinas produzidas pelo …………………………….
botulismo
Staphylococcus aureus e o Bacillus cereus
O peristaltismo e a acidez gástrica influenciam a variedade e a localização das bactérias no tubo digestivo, assim, a distribuição da microbiota não é homogênea e a sua diversidade e quantidade é crescente ao longo do trato gastrointestinal. O ………………. representa a porção intestinal mais densamente povoada”.
cólon
Exemplos clássicos deste processo são as intoxicações causadas por……………………………………..
Staphylococcus aureus, Bacillus cereus (cepa emética) e Clostridium botulinum”
Toxinfecções – são causadas por micro-organismos toxigênicos (que produzem toxinas), cujo quadro clínico é provocado por toxinas liberadas quando estes se multiplicam, esporulam ou sofrem lise na luz intestinal. Essas toxinas atuam nos mecanismos de secreção/absorção da mucosa do intestino. As infecções por ……………………………………………… são exemplos clássicos”.
Escherichia coli enterotoxigênica, Vibrio cholerae, Vibrio parahaemolyticus, Clostridium perfringens e Bacillus cereus (cepa diarreica)
Os bolores e leveduras também podem predominar em alimentos muito ácidos
certo
Em geral, conceitua-se que em alimentos pouco ácidos, com pH > 4,5 (Ex.: leite, carnes, pescados e alguns vegetais), observa-se o predomínio de bactérias esporuladas (Ex.: Clostridium spp, Bacillus cereus), bactérias patogênicas aeróbias (Ex.: Salmonella spp) e anaeróbias (Ex.: Clostridium spp).
certo
Nos alimentos ácidos como frutas e hortaliças, com pH entre 4,0 e 4,5, predominam bactérias esporuladas, bolores e leveduras
certo
Em alimentos muito ácidos, com pH < 4, como produtos derivados do leite, frutas, sucos de frutas e refrigerantes, predominam bactérias lácticas, bactérias acéticas, bolores e leveduras
certo
Morbidade, mortalidade e letalidade – presume-se que as DTAs apresentem alta morbidade, e mortalidade e letalidade baixas, dependendo das condições do paciente, do agente etiológico envolvido e do acesso aos serviços de saúde. Possuem maior importância no grupo etário de menores de 5 anos, em decorrência da elevada mortalidade por………………..nesse grupo, como também nos imunodeprimidos e idosos
diarreia
As infecções por Escherichia coli enterotoxigênica, Vibrio cholerae, Vibrio parahaemolyticus, Clostridium perfringens e Bacillus cereus (cepa diarreica) são exemplos clássicos de:
TOXIINFECÇÕES