MODULO 2- PONTO 4 Flashcards
(7 cards)
1
Q
RECEÇÃO E CONTROLO DE MERCADORIAS
(2)
A
- Os locais de entrega ou receção de mercadorias são,
geralmente, junto às entradas de serviço e/ou economato. - Estas zonas devem estar providas de equipamentos
importantes para a verificação da qualidade e quantidade do
que se recebe (balança, termómetro, elevadores, etc) e devem
possuir as condições necessárias ao bom desempenho do
profissional (boa iluminação, espaço, ventilação, etc).
2
Q
Qualidade / Quantidade
A
- A qualidade e quantidade são elementos sensíveis e devem ser alvo/objeto do controlo constante e apertado por parte dos responsáveis.
- Para além da aplicação das ferramentas de controlo dos procedimentos, a gestão e manutenção da qualidade deve ser feita de forma contínua.
3
Q
O chefe de secção deve recorrer a uma Ficha de avaliação para
A
- Detetar eventuais anomalias da operação.
- Responsabilizar os fornecedores.
- Instrumento de pressão junto dos colaboradores para que os
procedimentos sejam cumpridos. - Manter um registo do controlo.
4
Q
Esta Ficha de avaliação pode e deve ser ajustada e aplicada a outras secções, nomeadamente as que lidam diretamente com o cliente.
A
- Se a qualidade estiver de acordo com o especificado, e a contagem ou peso conferido, procede-se à receção da mercadoria, e o rececionista acompanhado pelo chefe de cozinha e pelo controlador/ ecónomo devem assinar a fatura ou guia de remessa.
5
Q
Registo de receção, conferência e verificação de qualidade
A
- Administrativamente, a entrada é processada pelo registo dos documentos recebidos com a mercadoria e os relativos a devoluções ou correções efetuadas, em mapa próprio, designado por “mapa de recebimento de mercadorias” ou “registo diário de entradas”.
- Todas as mercadorias entradas devem ter um suporte documental.
- Na eventualidade de uma mercadoria ser recebida sem documento (prática que deve ser evitada e desaconselhada), deve emitir-se um documento interno em sua substituição provisória.
6
Q
Controlo das mercadorias
A
- Os produtos que não satisfaçam as exigências de qualidade e quantidade (produto não conforme), isto é, quando por qualquer motivo as mercadorias não correspondem à encomenda efetuada, têm lugar a devolução ou registo de eventuais diferenças apuradas, no documento do fornecedor.
- Nas mercadorias recebidas que exijam tratamento posterior (cortes de carnes, etc.), deve colocar-se um cartão, descrevendo o tipo de produto, data de entrada, peso e preço unitário.
7
Q
Não conformidades e reclamações
A
- Caso seja necessário armazenar produtos considerados não conformes até à sua
devolução, estes devem ser armazenados devidamente identificados como tal e de
acordo com o seu tipo de conservação, em local predestinado para o efeito. - As reclamações podem ter origem nas atividades realizadas pelo comprador, mas também, nas atividades inerentes à receção ou à área financeira, no entanto, deve competir exclusivamente a Compras, apoiada pelo(s) órgão(s) detetor(es) da(s) não-conformidade(s), a ação de manifestar formalmente ao fornecedor, através dos seus Serviços Comerciais ou da Assistência a Clientes, as reclamações, com o objetivo de conseguir a resolução dos problemas.