APLV e Intolerância à lactose Flashcards

(23 cards)

1
Q

Definição de APLV

A

alergia alimentar mais frequente nos primeiros 2-3 anos de vida (raro o seu diagnóstico em indivíduos acima dessa idade, visto que há tolerância oral progressiva à proteína do leite de vaca), já que as proteínas de leite são os primeiros antígenos alimenares introduzidos na dieta do RN

são reações imunológicas principalmente contra alfa-lactoalbumina e caseína

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Tipo de reação imunológica na APLV

A

-Mediadas por IgE: início imediato após a ingestão ,1/2h)
-Não mediada por IgE: início tardio dos sintomas (> 24h)
-Sintomas mistos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Principal fator para desenvolvimento da APLV

A

consumo precoce do leite de vacana dieta de crianças lactantes -principalmente antes dos seis meses

Pode ter também predisposição genética

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

APLV mediada por IgE

A

Rápida manifestação clínica após exposição ao alérgeno, em até 2h.

Reações agudas que podem envolver mais de sistema ou órgão. Não é comum ocorrer via leite materno. O mais comum é que seja desencadeada por fórmula ou na IA.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Sinais e sintomas da APLV mediada por IgE

A

-Cutâneas: urticária e angioedema
-GI: alergia digestiva imediata, síndrome alérgica oral, dor abd, naúseas, vômitos e diarreias
-Respiratórias: obstrução nasal, coriza, sibilância, dispneia, rinite; podem estar relacionados a sintomas oculares , como hiperemia e lacrimejamento
-Anafilaxia

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Choque anafilático

A

Mediada pela IgE
Evolui rapidamente com acometimento cutâneo, respiratório, queda da PA, hipotonia, síncope, sintomas GI e choque, sendo potencialmente fatal, o que necessita de um diagnóstico rápido e preciso

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

APLV não mediada por IgE

A

-Reações tardias que podem demorar horas ou dias (>24h)
-Maioria das manifestações são GI: DRGE, esofagite ou gastrite eosinofílica, enterocolite, cólica do lactente (choro excessivo primário), enteropatia perdedora de proteína, proctocolite ou proctite e constipação; manifestações clínicas variadas como náuseas, vômitos, dor abdominal, diarreia, má-absorção e perda ponderal

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

APLV mista

A

Possui mecanismos IgE mediados e não mediados, podendo ter sintomas agudos e/ou crônicos.
● Dermatite atópica é um processo inflamatório crônico da pele que pode ser misto, mas nem toda a dermatite atópica é por APLV. Inclusive a maioria não é.
● Esofagite eosinofílica: doença caracterizada por infiltração eosinofílica (>15 por campo) exclusivamente no esôfago e sintomas que incluem vômitos intermitentes, irritabilidade, dores abdominais, regurgitação, disfagia e déficit de crescimento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Sinais e sintomas da APLV não mediada por IGE

A

Sintomas GI:
RGE
Cólica do lactente
Enteropatia e enterocolite
Proctocolite
Constipação

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Sinais e sintomas da APLV mista

A

Sistema GI: Esofagite eosinofílica, gastroenteropatia eosinofílica

Cutâneo: dermatite atópica

Resp: Asma

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Diagnóstico APLV

A
  1. Teste terapêutico: retira o leite de vaca e derivados, além de medicamentos e cosméticos com lactose, por 2 semanas (tira da mãe também se o lactente fizer amamanetação mista).
    2.Faz TPO e observa se os sintomas retornam ou não. Se não retornarem era apenas imaturidade do TGI. É o mais confiável para estabelecer ou excluir diagnóstico.

Testes de hipersensibilidade (pricktest ou IgE específica): só funciona na suspeita de uma alergia IgE mediada ou mista.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Quando não fazer TPO em casa?

A

Crianças com histórico de reações graves -> reações IgE mediadas

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Qual fórmula escolher para o lactente com APLV?

A

Pacientes não amamentados ao seio, as formulações de proteína extensamente hidrolisadas são as mais indicadas

Pacientes com APLV IgE mediada, a fórmula de aa livres deve ser prescrita como primeira opção nos casos de anafilaxia, dermatite atópica grave, desnutrição e mistas. São as únicas consideradas não alergênicas, mas são as mais caras.

A fórmula de soja pode ser considerada para crianças com manifestação GI mas não está indicada em crianças < 6 meses de idade, pela presença de fitoestrógenos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O que não é indicado na APLV?

A

-Leite de outros mamíferos
-Alimentos com traços de lactose
-Fórmulas parcialmente hidrolisadas (o ideal e extensamente)
-Fórmulas poliméricas isentas de lactose
-Leite de soja

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Dieta materna (APLV)

A

-O leite materno é a melhor opção para os bebês, incluindo aqueles com APLV
-Não interromper a amamanetação em crianças com APLV
-A mãe faz dieta livre de leite de vaca e derivados também. Cuidado com cosméticos e medicamentos.
-Suplementação de Ca2+ e vit D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Prognóstico APLV

A

maioria das crianças supera a APLV entre 1 e 3-5 anos de idade

17
Q

Intolerância à lactose - definição

A

-Reação adversa a ingestão do carboidrato do leite por deficiência de enzima lactase.
-A quantidade de lactose que causa sintomas é individualmente determinada.
-Não é mediada imunologicamente.

18
Q

Fatores que influenciam a intolerância à lactose

A

● Grau de deficiência da lactase
● Quantidade de lactose ingerida
● Forma que a lactose é ingerida

19
Q

Tipos de intolerância à lactose

A

● Deficiência congênita de lactase: raro, extremamente grave. Ao primeiro contato com o leite materno ou com a fórmula comum que contém lactose, essa criança vai ficar extremamente grave (diarréia gravíssima, vômitos, acidose e até morte).
● Deficiência primária de lactase: ausência relativa ou absoluta de lactase e ocorre com maior frequência a partir dos 4 anos de idade.

● Deficiência secundária de lactase: resulta de lesões no intestino delgado, pode ocorrer em qualquer idade, associada a diarréia aguda ou persistente, sobrecrescimento bacteriano, secundário, doença celíaca, DII, etc. É um quadro transitório e secundário.

20
Q

Quadro clínico intestinal da intolrância à lactose

A

Não absorção da lactose -> fica na luz intestinal -> fermentação bacteriana -> gases, dor abd, diarreia osmótica

21
Q

Diagnóstico - Intolerância à lactose

A

-Anamnese: faixa etária, H.D.A. adequada, capaz de estabelecer a relaçãoentre a ingestão de lactose e sintomas clínicos (ela não atrapalha a criança de ganhar peso, não causa sangue nas fezes, dermatite; os sintomas são gastro-intestinais!)

-Teste terapêutico
-Avaliação do pH fecal (ácido)
-Substâncias redutoras nas fezes (positiva)
Teste do H2 expirado
-Teste de tolerância à lactose (normalmente não faz em crianças)

22
Q

Tratamento da intolerância à lactose

A

Nutricional - Após diagnóstico, a criança deve ficar, no mínimo, 2 semanas sem lactose, até o desaparecimento dos sintomas. Quando, então, se inicia a introdução gradual de leite e derivados, até a identificação da quantidade consumida que não cause sintomas (teste terapêutico + TPO)

Suplementação de vit D, se necessário (lactoe aumenta a absorção do Ca2+)

Alternativa: enximas de lactase = são pontuais e não um tratamento.

23
Q

APLV x Intolerância à lactose

A

APLV: Reação so sistema imunológico à proteína do leite; normalmente aparece no primeiro ano de vida; tem cura; o nutiente a ser excluído é a proteína do leite de vaca; sintomas de pele, GI, resp e dificuldade de crescimento ponderoestatural

Intolerância à lactose: má digestão do carboidrato (nutriente a ser excluído) pela falta de lactose; aparece em torno de 5-6 anos, mas é mais comum em adultos; não tem cura, apenas quando intolerância secundária à lactose; sintomas GI