Auditoria Flashcards
(228 cards)
Efetividade
Alcance dos resultados pretendidos, a médio e longo prazo, e se refere à relação entre os resultados de uma intervenção ou programa, em termos de efeito sobre a população 🎯 alvo (impactos observados), e os objetivos pretendidos (impactos esperados), traduzidos pelos objetivos finalístico da intervenção.
Plano de auditoria com a matriz de planejamento
Devem ser armazenados no item papéis de trabalho
Monitoramento Realizado por meio de atividades gerenciais contínuas, avaliações independentes ou uma combinação desses dois procedimentos, cuida da integridade do processo de gerenciamento de risco corporativos.
Instrumento de fiscalização utilizado pelo tribunal para verificar o cumprimento de suas deliberações e os resultados delas advindos
Acompanhamento
Instrumento de fiscalização empregado para examinar e avaliar, ao longo de período predetermino, o desempenho da organização auditada.
Auditoria
É o instrumento de fiscalização que examina a legalidade, legitimidade dos atos de gestão e avalia o desempenho das organizações auditadas.
Inspeção
Consiste no instrumento de fiscalização utilizado para suprir omissões e lacunas de informação, esclarecer dúvidas ou apurar denúncias quanto à organização auditada.
Conflito de agência - ou conflito agente -principal
Ocorre quando o interesse do administrador contratado não é o mesmo do proprietário.
Governança corporativa
Principais objetivos 1- reduzir a assimetria informacional 2- tratar de modo equitativo todos os investidores 3- reduzir is custos e o conflito de agência 4- incentivar a análise 5- aumentar os por favor e do conselho 6- nomear conselheiros não vinculados aos altos executivos
A governança corporativa é um sistema de decisões e práticas de gestão voltadas para a determinações e controle do desempenho e direção estratégica das corporações.
Maximização do valor da empresa e o retorno justo em prol dos seus investidores e demais partes relacionadas.
A governança corporativa surgiu como mecanismo para reduzir conflitos, a fim de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital a custos mais baixos e contribuir para sua perenidade
O papel de agente principal é desempenhado pelo contribuinte, outorgante da responsabilidade pela gestão dos recursos, focado no máximo retorno dos valores pagos (tributos), inclusive quanto ao aspecto social (bens e serviços públicos); O papel de agente executor cabe aos gestores públicos, outorgados daquela responsabilidade, ficados no domínio da gestão pública, em tomar decisões eficazes e em promover o bem-estar coletivo.
Risco inerente
É o risco que uma organização terá de enfrentar na falta de medidas que a administração possa adotar para alterar a probabilidade ou o impacto dos eventos.
Risco residual
É aquele que ainda permanece após a resposta da administração. A avaliação de risco é aplicada primeiramente aos riscos inerentes.
IFAC princípios Openness- transparência Integrity - integridade aCcountability
IBGC princípios Disclosure- transparência Fairness - equidade Accountability Responsability - responsabilidade corporativa
Lei Sarbanes-Oxley
Objetivo resgatar a confiança nos mercados, abalada pelos escândalos contábeis, além de recuperar o equilíbrio dos mercados por meio de mecanismos que assegurassem a responsabilidade da alta administração sobre a confiabilidade da informação fornecida.
A16. A natureza, a época e a extensão do direcionamento e da supervisão dos membros da equipe e a revisão do seu trabalho podem variar dependendo de diversos fatores, incluindo:
(a) o porte e a complexidade da entidade;
(b) a área da auditoria;
(c) os riscos de distorções relevantes
(d) a capacidade e a competência dos membros individuais da equipe que realiza o trabalho de auditoria.
Antes de iniciar a etapa de planejamento de determinada auditoria, o auditor deve
b) estabelecer o entendimento dos termos do trabalho.
risco de controle
é o risco de que uma distorção que possa ocorrer em uma afirmação sobre uma classe de transação, saldo contábil ou divulgação e que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, não seja prevenida, detectada e corrigida tempestivamente pelo controle interno da entidade.
Entre os riscos envolvidos em uma auditoria, o único que existe apenas em função da realização do trabalho de auditoria é o risco
Detecção
trilha de auditoria
é uma cadeia de evidências composta por códigos, referência cruzadas e documentação que conectam saldos de contas e outros resultados aos dados originais de transações
informação suficiente
é aquela que é factual e convincente, de tal forma que uma pessoa prudente e informada possa entendê-la da mesma forma que o auditor interno
informação adequada
é aquela que, sendo confiável, propicia a melhor evidência alcançável, por meio do uso apropriado das técnicas de Auditoria Interna
informação relevante
é a que dá suporte às conclusões e às recomendações da Auditoria Interna
informação útil
é a que auxilia a entidade a atingir suas metas
O processo de avaliação deve priorizar o uso de informações diretas no lugar das indiretas, pois as indiretas levam o avaliador a fazer apenas inferências sobre a adequação dos controles implantados. É classificada como informação direta aquela oriunda da observação do funcionamento dos controles durante as operações.
Cabe à administração da entidade que relata a informação e, quando apropriado, aos responsáveis pela governança a responsabilidade pela elaboração das demonstrações contábeis no caso de auditoria em relatórios contábil-financeiros de propósito geral.