Direito Constitucional Flashcards
(170 cards)
Arte. 127. O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e obrigados a indisponíveis.
Arte. 129. São funções institucionais do Ministério Público: I - promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da lei; III - promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos; IV - promover a ação de inconstitucionalidade ou representação para fins de intervenção da União e dos Estados, nos casos relativos à Constituição;
Mp Princípio da indivisibilidade
Permite que os integrantes do MP sejam substituídos uns pelos outros ao longo do processo, desde que sejam da mesma carreira.
O CNMP tem competência para apreciar a legalidade dos atos administrativos praticados por membros ou órgãos do MPU e MPE
Podendo desconstituí-los, revê-loa ou ficar prazo para que se adotem as providências necessárias ao exato cumprimento da lei
§ 2º - Compete ao Conselho Nacional do Ministério Público o controle da atuação administrativa e financeira do Ministério Público e do cumprimento dos deveres funcionais de seus membros
Não há que se falar em controle da independência funcional
O cargo de procurador-geral do Estado é livre nomeação e exoneração. Assim, ele Não precisa, necessariamente, ser integrante da carreira de Procurador estadual.
A inamovibilidade é garantia funcional dos juízes e membros do Ministério MP. Assim, o PGE não possui inamovibilidade.
A AGU tem competência para exercer a representação judicial e extrajudicial da União, de todos os seus poderes.
Entretanto, somente presta consultoria de assessoramento jurídico ao poder Executivo
Na execução da dívida ativa de natureza tributária, a representação da união cabe à
Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional
§ 4º São princípios institucionais da Defensoria Pública a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional, aplicando-se também..
Inamovibilidade
Nas ações em que a defensoria pública atue representando hipossuficiente contra a fazenda pública, não cabe condenação em honorários sucumbenciais
Segundo a súmula n 421, do STJ, os honorários advocatícios não são devidos à Defensoria Pública quando ela atua contra pessoa jurídica de direito público à qual pertença.
Admite-se a ação civil pública no controle incidental de constitucionalidade
Nesse caso, sua eficácia é “inter partes”
Não cabe mandato de segurança
Contra os atos de gestão comercial praticados pelos administradores de empresas públicas, de SEM e de concessionárias de serviço público.
O deputado estadual não 👎🏽 é restrito ao município sede Vereadores - imunidade material apenas + restrito ao município
Imunidade material 👄🗣 Imunidade formal 📚 ⛓🗝📜
Direitos fundamentais - são direitos positivados nas constituições dos Estados
Direitos humanos - são direitos positivados em declarações e tratados internacionais
Compete ao Congresso Nacional sustar** ato normativo expedido pelo Poder Executivo que **exorbite do poder regulamentar
Compete ao SENADO FEDERAL suspender a execução, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional por decisão definitica do STF.
A criação de cargo público federal é matéria que cabe ao Congresso Nacional dispor, mas depende da sanção do presidente da República.
Guarde que a iniciativa de lei ou resolução para criação de cargos ou funções públicas é exclusiva de cada Poder e do Ministério Público
A competência do Congresso Nacional para sustar atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa configura hipótese de controle político.
O controle político exercido pelo Congresso Nacional abrange tanto o de sustar os atos normativos que exorbitem do Poder Regulamentar do Poder Executivo ou dos limites da delegação legislativa (art. 49, V, CF), quanto também o de fiscalizar os atos do Poder Executivo (art. 49, X), a atuação das comissões parlamentares de inquérito (art. 58, § 3º, CF), além da própria competência fiscalizadora do Tribunal de Contas da União (art. 71, CF)
Apenas dois assuntos relativos a limites de crédito são de competência do Congresso Nacional, e dizem respeito ao estabelecimento do montante da dívida mobiliária federal (art. 48, XIV, CF) e normas gerais sobre operações de crédito, dívida pública e emissões de curso forçado (art. 48, II, CF)
Com relação a limites de endividamento, operações de crédito e similares, tais matérias são tradicionalmente de competência do Senado Federal
“é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva”. Considerando-se a aplicabilidade das normas constitucionais e os critérios doutrinários de classificação, é correto afirmar que o referido dispositivo constitui norma
de aplicabilidade imediata
A norma constitucional que consagra a liberdade de reunião
é norma de eficácia contida, na medida em que pode sofrer restrição ou suspensão em períodos de estado de defesa ou de sítio, conforme previsão do próprio texto constitucional.
CF/88 - Art. 58, § 3º As comissões parlamentares de inquérito, que terão poderes de investigação próprios das autoridades judiciais
In a nutshell (Num reducionismo imenso) - Pelo fato do Poder Público Municipal não dispor de Poder Judiciário, os poderes das CPIs municipais são reduzidos, em comparação às Estaduais e Federais.
A quebra de sigilo bancário, fiscal e telefônico podem ser determinadas por CPI, não estando abrangidas por cláusula de reserva de jurisdição.
mas ATENÇÃO - > CPI NÃO poderá realizar INTERCEPTAÇÃO TELEFONICA (reserva de jurisdição) o que é diferente de quebra de sigilo telefonico
Os direitos são criados em conformidade com determinado contexto histórico e se tornam fundamentais quando constitucionalizados.
os direitos são bens e vantagens prescritos na norma constitucional, enquanto as garantias são os instrumentos através dos quais se assegura o exercício dos aludidos direitos (preventivamente) ou prontamente os repara, caso violados.
Há direitos fundamentais cuja titularidade é reservada aos estrangeiros.
direitos fundamentais formalmente ilimitados (isto é, desprovidos de reserva) podem ser restringidos caso isso se revelar imprescindível para a garantia de outros direitos constitucionais
A proibição do excesso e da proteção insuficiente são institutos jurídicos ligados ao princípio da proporcionalidade utilizados pelo STF como instrumentos jurídicos controladores da atividade legislativa.
onforme decidiu a jurisprudência do STF, com base no art. 5°, inciso XXI, da CF/88, não possui previsão genérica a atuação da associação e sim a representação específica, de acordo com a autorização expressa.
Art. 5°
(…)
XXI – as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente;