Climatério e SOP Flashcards
(94 cards)
Quais são as fases da vida da mulher e as idades associadas ao climatério e senescência?
Infância, Puberdade, Menacme, Climatério (a partir dos 40 anos), Senescência (a partir dos 65 anos).
Qual a importância médico-social do climatério em termos de crescimento populacional no Brasil?
O número de mulheres acima de 40 anos está aumentando globalmente. No Brasil, 42 milhões de mulheres têm mais de 40 anos, 35% têm mais de 45 anos, e 31 milhões têm mais de 50 anos. A projeção é que em 2050, 75% das mulheres atinjam os 75 anos.
Quais fatores podem interferir na idade da menopausa?
Herança genética, raça, clima/altitude, estado civil, profissão, nutrição e fumo.
Descreva as alterações hormonais na pré-menopausa
Diminuição do número de folículos, diminuição da inibina, aumento do FSH (com estradiol normal). Isso leva a ciclos curtos, insuficiência lútea, anovulação e ciclos longos. A menopausa é caracterizada pela perda da função ovariana.
Quais são as principais produções estrogênicas no menacme (idade reprodutiva)?
Ovário (Estradiol, Estrona), Suprarrenal (Androstenediona) e Tecido Adiposo (Estrona).
Onde ocorre a produção estrogênica na pós-menopausa?
Suprarrenal (Androstenediona) e Tecido Adiposo (Estrona). O ovário não produz estrogênios na pós-menopausa.
Quais são as ações dos estrogênios nos tecidos reprodutivos?
Crescimento do endométrio e epitélio vaginal, desenvolvimento do folículo ovariano e glândula mamária, e transporte de espermatozoides.
Quais são as ações dos estrogênios nos tecidos não reprodutivos?
Diminui a taxa de reabsorção óssea, mantém a estrutura normal da pele, aumenta a coagulabilidade sanguínea, diminui o colesterol plasmático, aumenta o colesterol na bile, síntese hepática de proteínas de transporte, efeitos comportamentais e efeitos no trato urinário.
Cite as manifestações clínicas do climatério.
Irregularidade menstrual, sintomas vasomotores, alterações do humor e cognição, síndrome genitourinária, outras alterações (pele, mama, gordura, etc.) e aumento do risco de doenças crônicas.
Quais são os sintomas neurovegetativos no climatério?
Fogacho, sudorese, palpitação, cefaleia, vertigens, zumbido, insônia e amnésia.
Descreva o fogacho no climatério.
É um sintoma extremamente comum no período perimenopáusico (75%-80% das mulheres), caracterizado por calor, suor e vermelhidão intensos, transitórios e recorrentes, na parte superior do corpo e face, com sensação de “coração apertado”. É precedido por aumento de temperatura e frequentemente seguido de suor frio, incluindo suores noturnos. Podem durar de três a cinco anos.
Quais são as consequências dos fogachos?
Perturbação do sono, cansaço durante o dia, stress no trabalho, temperamento depressivo, ansiedade e diminuição da qualidade de vida.
Cite os sintomas emocionais do climatério.
Irritabilidade, ansiedade, depressão, nervosismo, labilidade humoral, tristeza e fadiga mental.
Quais são as alterações metabólicas associadas ao climatério?
Atrofia genital, sintomas urinários, prolapsos genitais, atrofia cutânea, alterações mamárias, osteoporose, aterosclerose, obesidade, artropatias, mialgias e neuralgias.
Descreva a atrofia da genitália externa (vulva) devido ao hipoestrogenismo
Achatamento do Monte de Vênus, diminuição dos grandes lábios, atrofia das glândulas de Bartholin, redução com proeminência dos pequenos lábios e do clitóris. Há diminuição da espessura da epiderme, adelgaçamento da derme, afinamento e ressecamento da mucosa, edema subepitelial e espessamento da camada córnea, podendo levar a distrofias vulvares.
Como o hipoestrogenismo afeta a genitália interna (cérvice, endométrio, miométrio, trompas)?
Na cérvice: atrofia, migração endocervical da JEC, estreitamento do canal, redução dos orifícios interno e externo, e atrofia das glândulas endocervicais. No endométrio e miométrio: diminuição da espessura. Nas trompas: redução do lúmen, perda da motilidade e ausência de secreção.
Quais são as alterações na vagina devido ao hipoestrogenismo (atrofia vaginal)?
Diminuição da velocidade sanguínea da vulva, diminuição da espessura da mucosa vaginal, aumento do pH e aumento do ressecamento, levando à vaginite atrófica (dispareunia, prurido, ardência, sangramento, leucorreia). A flora vaginal muda de Bacilos de Döderlein para Cocos.
Cite os sintomas da Síndrome Genitourinária da Menopausa (SGM).
Ardência, ressecamento vaginal, prurido, dispareunia, disúria, urgência urinária e infecções urinárias recorrentes. Acomete 24% a 84% das mulheres e causa grande impacto na qualidade de vida e função sexual.
Como o hipoestrogenismo afeta o trato gênito-urinário e quais as consequências?
Fraqueza do conjuntivo dos ligamentos cardinais, útero-sacros, fáscia vaginal e resistência do tecido elástico vaginal. Leva a prolapsos genitais, como cistocele, retocele e prolapso uterino.
Quais as consequências do hipoestrogenismo no tecido adiposo?
Aumento do tecido adiposo, alteração na deposição da gordura e aumento da gordura centrípeta.
Quais as alterações na mama devido ao hipoestrogenismo?
Redução de tamanho, alteração da estrutura, lipossubstituição, menor densidade mamográfica e flacidez dos ligamentos suspensores, levando à ptose mamária.
Quais as alterações na pele e anexos devido ao hipoestrogenismo?
Diminuição de colágeno, mucopolissacarídeos, fibras elásticas e ácido hialurônico, levando a enrugamento, ressecamento, afinamento e perda de elasticidade da pele.
Como a menopausa afeta os lípides e o risco de doença coronariana?
Dois anos após a menopausa, há aumento de 6% no colesterol total, 11% nos triglicerídeos, 10% no LDL e diminuição de 6% no HDL. O aumento de 1% no LDL, diminuição de 1% no HDL e aumento de 1% no colesterol total estão associados a um aumento de 2-4% no risco de doença cardiovascular.
Defina osteoporose e como ela se manifesta na menopausa.
Diminuição da massa óssea e alteração óssea estrutural, levando a fraturas. A densidade óssea atinge um pico por volta dos 35 anos e diminui após a menopausa. O remodelamento ósseo muda para um estado de maior perda óssea na pós-menopausa. A incidência de fraturas aumenta com a idade, especialmente após os 50 anos.