Gerenciamento de Conflitos Flashcards Preview

Gestao De Pessoas > Gerenciamento de Conflitos > Flashcards

Flashcards in Gerenciamento de Conflitos Deck (17):
1

O que vem a ser conflito funcional?

Conflito que apóia o objetivo do grupo e melhora o seu desempenho.

2

De acordo com a visão tradicional todo conflito é negativo e, portanto, deve ser evitado, pois resulta de uma falha de comunicação ou falta de confiança entre as pessoas.

Verdadeiro. Visão tradicional: esta abordagem dizia que todo conflito era ruim e que, portanto, deveria ser evitado. O conflito era visto como uma disfunção resultante de falhas de comunicação, falta de abertura e de confiança entre as pessoas e um fracasso dos líderes em atender às necessidades e às aspirações de suas equipes. A visão tradicional era consistente com as atitudes de grupo que prevaleciam nas décadas de 30 e 40.

3

A visão interacionista propõe que o conflito pode ser uma força positiva, defendendo abertamente a tese de que algum conflito é absolutamente necessário para o desempenho eficaz de um grupo.

Verdadeiro. Visão interacionista: esta abordagem, que é a mais recente, propõe não apenas que o conflito pode ser uma força positiva, como defende abertamente a tese de que algum conflito é absolutamente necessário para o desempenho eficaz de um grupo. A principal contribuição desta abordagem, portanto, é encorajar os líderes dos grupos a manter um nível mínimo constante de conflito suficiente para manter o grupo viável, autocrítico e criativo.

4

Segundo a perspectiva humanista, os conflitos surgem por falta de abertura e de confiança entre as pessoas, resultantes de um fracasso dos administradores em atender às necessidades e às aspirações de seus funcionários.

Falso, se refere à tradicional. Visão das relações humanas: esta abordagem argumenta que o conflito é uma conseqüência natural e inevitável em qualquer grupo, não sendo necessariamente ruim, podendo ter o potencial de ser uma força positiva na determinação do desempenho do grupo. A visão das relações humanas dominou a teoria sobre conflitos do final dos anos 40 até a metade da década de 70.

5

A principal contribuição da abordagem tradicional é encorajar os líderes dos grupos a manter um nível mínimo constante, o suficiente para manter o grupo viável, autocrítico e criativo.

Falso, interacionista.

6

A abordagem das relações humanas argumenta que o conflito é uma consequência natural e inevitável em qualquer grupo, não sendo necessariamente ruim, podendo ter o potencial de ser uma força positiva na determinação do desempenho do grupo.

Verdadeiro.

7

O estilo de abstenção é sugerido quando um assunto é trivial ou o desentendimento é muito oneroso.

Verdadeiro, Estilo de Evitação/abstenção: postura nem assertiva nem cooperativa – fuga!

8

A desescalonização procura mitigar conflitos ao encorajar atitudes cooperativas entre as partes.

Verdadeiro,

9

Uma das abordagens de gestão de conflitos de Chiavenato é a estrutural na qual diz que o líder ou gerente é capaz de atuar na estrutura ou nas condições causadoras do conflito de forma a diminuir ou eliminar a percepção de desigualdade.

Verdadeiro.

10

A abordagem de processo de Chiavenato diz que a solução do conflito passa pelo próprio processo causador do conflito.

Verdadeiro.

11

A abordagem mista de gerenciamento de conflitos de Chiavenato inclui tanto as modificações estruturais como os aspectos processuais.

Verdadeiro.

12

A tentativa de solucionar o conflito por meio da competição faz-se por meio de convencer a outra parte que sua conclusão está correta e que a dela está equivocada.

Verdadeira.

13

A solução por colaboração tenta achar um resultado benéfico para todas as partes.

Verdadeiro.

14

A solução de conflitos por evitação trata-se de um estilo não-assertivo e não-colaborativo, evita todo e qualquer envolvimento com o conflito, chegando a negar sua existência e evitando contato co que pode causá-lo.

Verdadeiro.

15

A acomodação trata-se de um estilo considerado não-assertivo e cooperativo a parte que utiliza esse estilo tenta apaziguar a situação chegando a colocar as necessidades dos outros acima dos seus.

Verdadeiro.

16

O estilo compromisso encontra um equilíbrio entre a assertividade e a cooperação, aqui tenta se chegar a um ponto em que todas as partes envolvidas ganham algo.

Verdadeiro

17

O diretor que busca reduzir o nível do conflito com uma reação cooperativa está adotando uma abordagem processual.

Certo. A abordagem processual inclui cooperação e colaboração para resolver o conflito.