ISS Flashcards
(103 cards)
Não incide ISS sobre operações relativas à circulação de (1) e sobre prestações de serviços de (2) e (3) e de (4), ainda que as operações e as prestações se iniciem no (5)
Não incide ISS sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte intermunicipal e interestadual e de comunicação, ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior
CERTO OU ERRADO
Serviços de transporte interestadual e intermunicipal, bem como os serviços de comunicação constituem
hipótese de incidência do ICMS e não do ISS.
CERTO!
CERTO OU ERRADO
Ocorrendo a prestação de um serviço, e ele não está compreendido pela possibilidade de ser tributado por meio do ICMS, podemos afirmar categoricamente que incidirá o ISS sobre essa prestação.
ERRADO! Os serviços tem que obrigatoriamente estarem descritos em lei complementar.
CERTO OU ERRADO
Em face da lei complementar, cabe ao Município, ou ao Distrito Federal, mediante lei própria, instituir o ISS. Normalmente, as leis municipais copiam a lista de serviços passíveis de tributação constante da lei complementar, exercendo, pois, plenamente, a sua competência tributária.
CERTO!
As alíquotas do ISS são definidas por:
lei complementar.
O ISS é um tributo que só pode ser cobrado mediante a cumulatividade desses três itens:
1) prestação de serviços
2) qualquer fato gerador que não seja de ICMS
3) previsto em lei complementar
A exclusão incidência de ISS em exportações de serviços para o exterior necessitará de:
edição de lei complementar.
CERTO OU ERRADO
Cabe a lei complementar definir as alíquotas mínimas e máximas do imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISSQN), bem como excluir da incidência desse tributo as exportações de serviços para o exterior.
CERTO!
Enquanto lei complementar não definir alíquotas mínimas e máximas do ISS e regular a forma de sua isenção, incentivos e benefícios fiscais, a alíquota mínima será de:
2%.
A alíquota máxima do ISS é de:
5%.
CERTO OU ERRADO
Enquanto lei complementar não definir a forma de isenção, incentivos e benefícios fiscais de ISS, tais concessões não poderão ser concedidas.
CERTO! Se lei complementar não versar sobre isenção, benefícios e incentivos fiscais, não haverá.
CERTO OU ERRADO
Compete exclusivamente aos Municípios instituir impostos
sobre serviços de qualquer natureza.
ERRADO! Compete aos MUNICÍPIOS e também DF!!!!
O ISS trata-se de imposto de função eminentemente:
fiscal.
CERTO OU ERRADO
Em regra, ISS é indireto, ou seja, seu valor é embutido na conta a ser repassada para o tomador.
CERTO!
Como regra geral, o lançamento do ISS é feito por:
homologação, ou seja, o sujeito passivo apura quanto deve e recolhe aos cofres públicos.
Se o sujeito passivo do ISS resolver realizar o pagamento antecipado do imposto, a extinção desse crédito se dará apenas com:
a homologação do pagamento por parte da autoridade fiscal.
Se o sujeito passivo do ISS resolver realizar o pagamento antecipado do imposto, a extinção desse crédito se dará apenas com a homologação do pagamento por parte da autoridade fiscal.
Caso seja constatada a existência de omissão ou inexatidão e detectada falsidade ou erro quanto a qualquer elemento definido na legislação tributária, o lançamento efetuado é revisto de (1), enquanto não for extinto o direito da Fazenda Pública, tornando-se obrigatória a lavratura de uma (2) de lançamento para cobrar o imposto correto.
Se o sujeito passivo do ISS resolver realizar o pagamento antecipado do imposto, a extinção desse crédito se dará apenas com a homologação do pagamento por parte da autoridade fiscal.
Caso seja constatada a existência de omissão ou inexatidão e detectada falsidade ou erro quanto a qualquer elemento definido na legislação tributária, o lançamento efetuado é revisto de ofício, enquanto não for extinto o direito da Fazenda Pública, tornando-se obrigatória a lavratura de uma notificação fiscal de lançamento para cobrar o imposto correto.
Constitui exceção ao regime de lançamento por homologação o chamado ISS fixo, que é cobrado em (1) e pago por profissionais (2) e (3) que é lançado de (4).
Constitui exceção ao regime de lançamento por homologação o chamado ISS fixo, que é cobrado em parcelas invariáveis e pago por profissionais autônomos e sociedades de profissionais que é lançado de ofício.
O ISS é um imposto de inciência:
cumulativa, ou seja, o contribuinte não pode abater os créditos de operações anteriores.
mas há uma exceção
Constitui exceção ao regime cumulativo do ISS a possibilidade de dedução das (1) relacionadas a serviços de (2).
Constitui exceção ao regime cumulativo do ISS a possibilidade de dedução das subempreitadas relacionadas a serviços de construção civil.
CERTO OU ERRADO
O preço das subempreitadas e dos materiais empregados na obra, na atividade de construção civil, não integra a base de cálculo do ISS.
CERTO!
O ISS é um dos tributos que estão sendo gradativamente excluídos do âmbito tributário, sendo substituído pelo (1) e ficará ativo até (2).
O ISS é um dos tributos que estão sendo gradativamente excluídos do âmbito tributário, sendo substituído pelo IBS e ficará ativo até 2033.
O elemento material do ISS é a:
prestação de serviços.
O elemento material do ISS é a prestação de serviços, realizada por (1) ou profissional (2), com ou sem (3).
O elemento material do ISS é a prestação de serviços, realizada por empresa ou profissional profissional autônomo, com ou sem estabelecimento fixo.