Jurisprudencias Flashcards

1
Q

Empresa sediada em um Estado, tendo adquirido e licenciado veículos automotores em Estado diverso, para uso em deslocamentos profissionais de funcionários lotados na sede, pretende eximir-se da cobrança do imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) pelo Estado em que está sediada. Quer valer-se, para esse fim, de ação judicial, em caráter preventivo, por entender não ser autorizada a cobrança do tributo pelo Estado em que está sediada, sob o fundamento de inconstitucionalidade da bitributação a que estaria potencialmente sujeita. Diante da Constituição Federal e da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, nessa hipótese, em tese,

cabe impetrar mandado de segurança, ademais de, no mérito, ser procedente a pretensão????

A

No que se refere ao mérito da demanda, temos que a ordem será denegada, porquanto o Supremo Tribunal Federal, em sede de repercussão geral (Tema 708), fixou a seguinte tese: “A cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) somente pode ser realizada pelo Estado em que o contribuinte mantém sua sede ou domicílio tributário” (RE n° 1.016.605/MG, Rel.: Min. Marco Aurélio, Red. p/ ac: Min. Alexandre de Moraes, Pleno, j. em 16.9.2020).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O Município Alfa instituiu um programa assistencial para famílias hipossuficientes, com renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos e que não contassem com casa própria. Inês, embora resida sozinha com seus quatro filhos, todos com idade inferior a 10 (dez) anos, receba exatamente aquele valor e more em casa alugada, teve o seu requerimento de inscrição no programa negado sob o argumento de que, no cadastro mantido pela Prefeitura, era proprietária de imóveis, não preenchendo um dos requisitos exigidos para a inscrição no referido programa.

Ao requerer uma certidão dessa informação, ela teve o requerimento expressamente negado, em todas as instâncias administrativas, de maneira ilegal, sob o argumento de que eram informações de natureza interna. Com isso, Inês teve violado o seu direito líquido e certo ao conhecimento das informações mantidas pelo Município, as quais estariam obstando a sua inscrição no programa assistencial.

Para a retificação das informações, Inês deve ajuizar um mandado de segurança.

A

Errado… o correto é habeas data pois é uma informação de interesse de Inês .

Art. 5º……
XXXIV - são a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas:

a) o direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder;
b) a obtenção de certidões em repartições públicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal;

LXXII - conceder-se-á habeas data:

a) para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público;
b) para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A decisão administrativa que contrariar súmula vinculante editada pelo Supremo Tribunal Federal é passível de ser impugnada mediante reclamação constitucional perante aquele Tribunal.

A

Não é somente os atos normativos das três esferas da Federação mas também os atos administrativos que contrariarem súmula vinculante poderão suscitar o ajuizamento da reclamação, nestes últimos desde que esgotadas as instâncias administrativas. Nesse sentido, o Supremo:
“A teor do art. 7º, §1º, da Lei 11.417/2006, o prévio esgotamento das instâncias administrativas constitui condição de procedibilidade da reclamação proposta contra ato da Administração supostamente contrário a súmula vinculante” (Rcl 22.286 AgR, rel. Min. Luiz Fux, Primeira Turma, DJe 2/3/2016)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly