Limites de ação e Tolerância /Princípios determinantes da avaliação de riscos Flashcards

1
Q

A tendência é que a NR 15 e outras NRs estabeleçam como padrão as metodologias de avaliação estabelecidas nas NHOs da FUNDACENTRO para a maioria dos agentes ——————ao passo que a maior parte das metodologias de avaliação de agentes químicos e biológicos são definidas em Normas da ACGIH, NIOSH, entre outras.

A

Físicos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Apesar de cada NHO estabelecer diferentes critérios de avaliação, em função do agente de risco específico, existem princípios de avaliação de riscos que são comuns, ou seja, que se aplicam a todos os agentes de riscos e metodologias, tais sejam (na sequência):

A

a) abordagem dos locais e das condições de trabalho;

b) determinação da amostra (amostragem);

c) definição de Grupos de Exposição Similar - GES;

d) definição do período de amostragem;

e) avaliação da exposição ocupacional;

f) monitoramento periódico da exposição;

g) monitoração biológica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O higienista ocupacional deve analisar cuidadosamente o processo produtivo que irá avaliar.Inclui conversas com os profissionais, desde a mais alta gestão até o trabalhador que será avaliado; análise de documentos da empresa, como fluxogramas do processo produtivos, dados de exames médicos e ,principalmente observação in loco do processo produtivo por parte do avaliador (processo de confirmação das informações levantadas).

A

Abordagem dos locais e das condições de trabalho.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Conjunto de procedimentos empregados na estimativa da exposição ocupacional, que permite obter amostras representativas e resultados com confiabilidade determinada em função da precisão e exatidão das técnicas utilizadas. Não deve ser confundida com a coleta de amostra.

A

Determinação da amostra (amostragem)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Correspondem a um grupo de trabalhadores que experimentam exposição semelhante, de forma que o resultado fornecido pela avaliação da exposição de parte do grupo seja representativo da exposição de todos os trabalhadores que compõem o mesmo grupo.

A

Definição de Grupos de Exposição Similar - GES: também chamados de Grupos homogêneos de Exposição - GHO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Conjunto de medições que deve ser representativo das condições reais de exposição ocupacional do GES. Desta forma, a avaliação deve cobrir um período necessário para que todas as condições habituais de trabalho (operacionais e ambientais) sejam contempladas. Condições de exposição não rotineiras, decorrentes de operações ou procedimentos de trabalho previsíveis, mas não habituais, tais como manutenções preventivas, devem ser excluídas da avaliação.

A

Definição do período de amostragem

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Consiste no processo de avaliar e dimensionar (no caso de avaliação quantitativa) a exposição dos trabalhadores e a magnitude dos fatores ambientais, comparando-os com os valores de referência (nível de ação e limite de tolerância);

A

Avaliação da exposição ocupacional

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Consiste em uma avaliação sistemática e repetitiva da exposição dos trabalhadores, visando a um acompanhamento dos níveis de exposição e das medidas de controle para identificar a necessidade de introdução de novas medidas ou modificação ou manutenção das já existentes;

A

Monitoramento periódico da exposição

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Consiste na avaliação da concentração dos agentes químicos ou de seus metabólitos, bem como da ação dos demais agentes sobre o organismo (perda auditiva etc.), visando averiguar os riscos à saúde do trabalhador, bem como, avalia a eficiência da avaliação e do controle da exposição dos trabalhadores no ambiente de trabalho.

A

Monitoração biológica

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Fatores determinantes da exposição ocupacional :

A

a) Características físico-químicas (agentes químicos) ou natureza (agentes físicos);

b) Concentração (agentes químicos e biológicos) ou intensidade máxima (agentes físicos);

c) Tempo de exposição;

d) Sinergismo;

e) Suscetibilidade Individual;

f) Sensibilização;

g) fator distância da fonte de geração do material perigoso ou fonte do agente de risco;

h) fator movimentação do empregado;

i) fator movimentação de ar no ambiente;

J) fator hábito de trabalho

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Cada agente ambiental tem características e efeitos específicos de acordo com sua ———————

A

Natureza .

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

A concentração dos agentes ——————
ou a intensidade dos agentes —————devem ser avaliadas mediante amostragens representativas nos locais de trabalho;

A

Químicos ;

Físicos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Quanto maior o tempo de exposição, maiores serão as possibilidades de desencadeamento de doenças ocupacionais no trabalhador exposto;
Verdadeiro ou falso?

A

Verdadeiro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

A exposição às vibrações em ambientes frios, como ocorre no caso de corte de carnes em frigoríficos, potencializa a probabilidade de ocorrência de Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho - DORT;
Esse é um exemplo de :

A

Sinergismo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

A suscetibilidade individual é um fator importante, e os Limites de Tolerância - LT não devem ser considerados como 100% seguros. Os controles fixados a ———% dos limites de tolerância (os Níveis de Ação - NA) devem ser prioritários;

A

50

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Comumente se manifesta por um mecanismo imunológico, podendo ainda ser confundida com outras condições, como a hiper-reatividade e suscetibilidade individual a um determinado agente, especialmente agentes químicos;

A

Sensibilização

17
Q

O Limite de Tolerância – LT é utilizado para fins de caracterização da ————ao passo que o Nível de Ação – NA é empregado para fins de proposição de medidas de ————-sendo um importante indicador no contexto da higiene ocupacional.

A

Insalubridade;

Controle .

18
Q

“Os Limites de Tolerância (LT), ou Limites de Exposição Ocupacional (LEO), referem-se às concentrações ou intensidades dos agentes ambientais aos quais, se acredita, que a maioria dos trabalhadores possa estar exposta, repetidamente, dia após dia, sem sofrer efeitos adversos à saúde”.
Conceito de limite de tolerância de acordo com a :

A

Literatura Técnica (OIT)

19
Q

Entende-se por “Limite de Tolerância” […], a concentração ou intensidade máxima ou mínima relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador durante sua vida laboral”
Esse é conceito de tolerância do ponto de vista :

A

Legal ( Conceito legal ).

20
Q

A American Conference of Governmental Industrial Hygienists – ACGIH, por exemplo, acredita que os limites de tolerância que por ela são publicados não devam ser usados como —————-, sem que se faça uma análise dos outros fatores necessários para a tomada de decisões adequadas de gerenciamento de riscos.

A

Padrões

21
Q

O conceito legal de limite de tolerância é taxativo ao afirmar que se o trabalhador estiver submetido a valores iguais ou abaixo desses limites, a exposição “não causará dano” a sua saúde durante sua vida laboral.
Verdadeiro ou falso?

A

Verdadeiro.

22
Q

Ao contrário do LT, que é utilizado para fins indenizatórios (remuneratórios), o Nível de Ação – NA é utilizado para os fins de controle preventivo do risco. Por definição, considera-se NA o valor acima do qual devem ser implementadas ———-de controle sistemático de forma a minimizar a probabilidade de que as exposições ocupacionais ultrapassem os limites de exposição.

A

Ações

23
Q

O nível de ação deve ser usado como um indicador preventivo que, quando ultrapassado, indica a necessidade da implementação das medidas de controle necessárias para minimizar a probabilidade de que a exposição aos agentes ambientais continuem a aumentar e ultrapassem os ————————-

A

Limites de tolerância

24
Q

Deverão ser objeto de controle sistemático as situações que apresentem exposição ocupacional acima dos Níveis de Ação:

A

a) para agentes químicos, a metade dos limites de exposição ocupacional previstos na NR 15 ou, na ausência destes, os valores adotados pela ACGIH;

b) para o ruído, a metade da dose, ou seja, a dose de 0,5 (dose superior a 50%);

c) para às Vibrações de Mãos e Braços - VMB, um valor de aceleração resultante de exposição normalizada (aren) de 2,5 m/s², e para às Vibrações de Corpo Inteiro - VCI, um valor da aceleração resultante de exposição normalizada (aren) de 0,5 m/s², ou o valor da dose de vibração resultante (VDVR) de 9,1 m/s1,75.

25
Q

Resumo controle sistemático das situações que apresentem exposição ocupacional acima dos Níveis de Ação:

A
26
Q
A

Limite de tolerância

27
Q
A

Nível de ação

28
Q

A cadeia de ————- compreende a geração do fator de risco na fonte, sua transmissão (ou propagação) através do ambiente de trabalho e as condições de exposição do trabalhador – deve ser interrompida de alguma forma.

A

Risco

29
Q

A higiene ocupacional preconiza que quanto mais perto da fonte, mais eficaz será a intervenção preventiva; quanto mais longe, maior a possibilidade de falhas, portanto, a hierarquia das medidas deve ser baseada na aplicação de medidas de controle:

A

1) Na fonte do fator de risco;

2) Na transmissão (entre a fonte e o receptor);

3) No receptor (trabalhador).