Síndrome Dos Compartimentos Renais Flashcards

1
Q

Homem de 45a, HAS e DM há 10a. Há 4m apresentava-se assintomático, com PA 128/82 e os seguintes exames laboratoriais: Cr 1, Ur 33, HbA1C 6.9, urina I sem alterações e proteinúria 120 mg/24hrs. Há 3m fez uso de cetoprofeno, durante 1 semana, por dor em ombro. Há 1 mes refere urina espumosa e aumento da PA. Exames atuais: Cr 3.8, Ur 118, HbA1C 7.2, urina I = proteinas +2, hemácias 250 por campo (15% de acantócitos) e proteinúria 1700 mg/24hrs. Qual o diagnóstico mais provável?

A) Nefrite tubulointersticial aguda

B) Glomerulonefrite rapidamente progressiva

A

Letra B

Hematúria com acantócitos = dismorfismo eritrocitário. Além disso o pct tem HAS e proteinúria subnefrótica. O diagnóstico sincrônico seria de glomerulonefrite aguda.
Na GNRP, uma biópsia renal mostrará crescentes em >50% dos glomérulos).
Numa nefrite intersticial aguda (NIA fármaco-induzida), haveria febre, rash urticariforme, eosinofilia e, particularmente, eosinofilúria

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Adolescente de 14a é atendido no PS com história de urina “cor de coca cola” e redução do volume urinário há 2 dias. Ao exame apresenta edema palpebral e de MMII, ausculta cardíaca sem alterações e PA 139/89. Qual a conduta farmacológica inicial mais indicada para este quadro?

  • Furosemida
A

Verdadeiro

Pct jovem com quadro bastante sugestivo de síndrome nefrítica (hematúria + oligúria + edema + hipertensão). O controle pressórico nestes pcts deve ser feito utilizando diuréticos de alça. Recomenda-se também restrição hidrossalina, vasodilatadores e em raros casos, diálise. Deve ser pesquisado ativamente na história deste pct algum episódio de faringite (1 a 3 semanas) ou piodermite (2 a 6 semanas)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Qual o exame considerado como padrão-ouro no diagnóstico da hipertensão renovascular?

  • Arteriografia
A

Verdadeiro

A hipertensão renovascular é aquela que decorre da estenose de artéria renal. Embora o duplex-scan e a cintilografia renal sejam exames de imagem úteis para o raciocínio diagnóstico, o padrão-ouro continua sendo a arteriografia, que fornece a melhor definição de imagem da vasculatura renal

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Menino de 3a, previamente hígido, foi levado ao PS com queixa de edema generalizado há 3d e urina espumosa com volume diminuído, sem hematúria. Ao exame, apresentou anasarca, ascite e PA normal para a idade. Exames laboratoriais: albumina 2, índice proteinúria/creatinúria 3.2, Cr sérica 0.7, e Ur 80. Hemograma sem anormalidades. Considerando esse caso hipotético, qual a conduta mais adequada?

A) Furosemida

B) Prednisona diariamente

A

Letra B

Proteinúria maciça, hipoalbuminemia, edema (na ausência de HAS ou hematúria) = síndrome nefrótica. O pct está na faixa de 1-8 anos, e sabemos que a maioria das vezes a síndrome nefrótica neste grupo é primária e associada a um padrão de doença de lesão mínima dos glomérulos. Quando o quadro clínico está dentro do esperado para esta condição, estamos autorizados a iniciar o tratamento empírico sem precisar fazer biópsia renal. O tratamento consiste em corticoterapia em dose imunossupressora, como prednisona 1 mg/kg/dia

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Homem de 45a, fumante, com quadro de dor torácica, tosse com hemoptoicos, associado a infiltrados pulmonares e história de atopia e rinite alérgica, evolui com diminuição do volume urinário. Os exames mostraram glicemia 90, Ur 90, Cr 3, Na 140 e K 5,5. A USG revelou rins de tamanho normal com dissociação córtico-medular preservada. A biópsia renal identificou 20 glomérulos, tendo crescentes em 70% deles. A imunofluorescência indicou depósitos granulares subepiteliais e subendoteliais. O próximo passo na investigação e o diagnóstico mais provável, respectivamente, são:

A) Dosagem do complemento/ LES

B) Dosagem do ANCA/ síndrome de Goodpasture

A

Letra A

Esse pct possui a síndrome pulmão-rim.
A síndrome de Goodpasture tem um acometimento na imunofluorescência de padrão linear com depósito de anticorpos anti-membrana basal, não tendo nem mesmo relação com positividade do ANCA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A tríade da síndrome hemolítica urêmica é definida por:

  • Anemia hemolítica microangiopática, trombocitopenia e insuficiência renal aguda
A

Verdadeiro

A síndrome hemolítica urêmica é causada por trombose glomerular. Nela, por conta da obstrução dos glomérulos, acontece perda aguda da função renal, anemia hemolítica microangiopática (as hemácias explodem ao passar pelos glomérulos com luz estreitada) e plaquetopenia devida ao consumo pelo trombo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Menino de 8a foi atendido na emergência com edema de MMII, mal estar, dor abdominal e diurese diminuída. Durante a avaliação, observaram-se cicatrizes recentes de impetigo nas pernas, e o pct apresentava-se taquicárdico com bulhas hiperfonéticas e níveis pressóricos elevados, além de demonstrar finas crepitações em ambas as bases pulmonares. Em relação a esse caso clínico e considerando os conhecimentos médicos correlatos, quanto à doença descrita, assinale a alternativa correta:

A) Na suspeita da doença, está indicada a biópsia renal

B) O prognóstico da doença é ruim, com rara recuperação completa

C) No diagnóstico, é importante encontrar a fração de complemento C3 reduzido e cilindros hemáticos na urina

A

Letra C

Essa criança apresenta uma quadro de síndrome nefrítica: oliguria, edema e HAS. A principal causa de síndrome nefrítica na faixa etária entre 2-15a é a GNPE. O diagnóstico desta condição requer:
- Confirmação da hematúria de padrão glomerular, hipocomplementemia, período de incubação compatível, confirmação de infecção estreptocócica recente (ASLO, ou streptozyme test positivo)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Pct de 17a evolui com fraqueza muscular generalizada, fadiga, câimbras e espasmos musculares, além de poliúria. Seus exames laboratoriais mostram alcalose metabólica com hipocloremia e hipocalciúria. O médico assistente considera o diagnóstico de síndrome de Gitelman, já que, nos exames laboratoriais realizados, observa-se:

  • Hipomagnesemia
A

Verdadeiro

Existem 2 clássicos distúrbios tubulares genéticos específicos que culminam na redução e na absorção de sódio, a síndrome de Gitelman e a síndrome de Bartter. A síndrome de Gitelman se aproxima muito de uma intoxicação por tiazídico, pois ocorre no túbulo contorcido distal. Já a síndrome de Bartter se parece muito com uma intoxicação por furosemida, por afetar a alça de Henle. A síndrome de Gitelman e a intoxicação por tiazídicos ger uma síndrome “hipo”, com hipocalemia, hipomagnesemia, hipocalciúria e alcalose metabólica. Há uma grande redução da reabsorção de sódio, com ativação do sistema RAA, com perda de hidrogênio, potássio e magnésio. Há ainda retenção de cálcio na circulação, devido à hipocalciúria

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Pct de 15a desenvolveu quadro de amigdalite, motivo pelo qual lhe foi prescrito amoxicilina. Vinha evoluindo bem, sendo que a odinofagia e a febre que acompanhavam a amigdalite desapareceram após ter começado o tratamento. Porém, 1s após o início do atb, passou a apresentar rash cutâneo, reaparecimento da febre, mal-estar e redução do volume urinário. Procurou PS e, ao exame, apresentava-se com T= 38.8, PA 115/75, FC 119, FR 16. Os exames complementares evidenciaram títulos elevados de antiestreptisina O, moderada eosinofilia, Ur 51, Cr 2,3. O exame de urina revelou micro-hematúria sem cilindros hemáticos, leucocitúria com numerosos eosinófilos e raros cilindros leucocitários. Qual o diagnóstico mais provável?

  • Nefrite intersticial aguda
A

Verdadeiro

Febre, rash cutâneo, IRA, eosinofilia e eosinofilúria, uma semana após início de um atb betalactâmico = NIA.
Vamos suspender a medicação e observar a evolução do quadro. Em casos graves, como este, pode-se tentar um breve curso de corticoide sistêmico, visando acelerar a recuperação renal

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Na glomerulonefrite difusa aguda pós-estreptocócica, deve-se considerar a hipertensão arterial como decorrente de:

A) Expansão do volume extracelular por retenção de sódio e água

B) Diminuição da filtração glomerular com estimulação da aldosterona

A

Letra A

A principal explicação fisiopatológica para o surgimento de HAS no contexto da GNPE é a hipervolemia. Sabemos que na GNPE ocorre intensa inflamação do tufo capilar glomerular, o que reduz a superfície capilar disponível para o processo de filtração, causando um certo grau de retenção renal de sódio e água

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

As principais etiologias das nefropatias de lesões mínimas secundárias são:

  • AINES e linfoma de Hodgkin
A

Verdadeiro

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Pct de 28a, procura ambulatório por queixa de hematúria. Refere ter tido quadro de faringite há uns 2-3d. O exame físico é normal. Os exames laboratoriais solicitados mostram: complemento sérico normal, aumento da concentração de IgA no sangue e hematúria e proteinúria na urina. Mais provavelmente, trata-se de quadro de:

  • Nefropatia por IgA
A

Verdadeiro

Pct jovem com hematúria após um quadro de faringite e aumento sérico de IgA, com exame físico normal, nos leva a pensar em doença de Berger, a qual alocamos no grupo das alterações urinárias assintomáticas, sendo a patologia glomerular primária mais comum. Pode ser considerada como uma forma de púrpura de Henoch-Schönlein restrita aos rins. Na doença de Berger temos a deposição mesangial de IgA.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Menino de 6a com história de edema palpebral, de início abrupto, associado à HAS, oligúria e hematúria. No exame físico, apresenta ainda lesões em cicatrização de impetigo e nega faringoamigdalite prévia. Para confirmação de sua origem estreptocócica, o melhor exame de lab é o nível de:

A) De antiestreptolisina O

B) De antidesoxirribonuclease (DNAse B)

A

Letra B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Menino de 4a, portador de síndrome nefrótica córtico-dependente, a partir de um quadro de ascite evolui com peritonite espontânea. O provável agente etiológico infeccioso é:

  • Streptococcus pneumoniae
A

Verdadeiro

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Mulher de 78a, fumante, com DM 2 e HAS, foi internada em UTI apresentando dor torácica e hipertensão arterial. Foi feita investigação, inclusive com cateterismo cardíaco e coronariografia. Alguns dias após, ela evoluiu com IRA. Ao exame físico, observa-se livedo reticularis e cianose fixa de 2 de seus pododáctilos e, no fundo de olho, foram notados êmbolos de aspecto amarelado em arteríolas retinianas (placas de Hollenhorst). O hemograma revelou eosinofilia. Nesse caso, a causa mais provável de deterioração da função renal é:

  • Ateroembolismo
A

Verdadeiro

Pequenos fragmentos gordurosos se desprenderam de alguma placa ateromatosa e foram lançados livremente na circulação após procedimento de cateterismo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Menino em idade escolar apresenta hematúria macroscópica, indolor, sem relação com trauma ou exercício. Nega febre e polaciúria. Refere 2 episódios similares com resolução espontânea após infecção respiratória alta. Níveis tensionais normais. Exame de urina revela hemácias dismórficas e cilindros. Frente a esse quadro, o diagnóstico mais provável é:

  • Nefropatia por IgA (doença de Berger)
A

Verdadeiro

17
Q

Há 2s, menino de 3a iniciou com edema bipalpebral e aumento do ganho ponderal. Mãe relata que ele estava com edema escrotal e eliminou pouca urina. Ao exame físico, apresentava PA 86/46, edema de palpebras, escroto e MMII. Nos exames apresentava proteinúria acentuada, colesterol total de 493, HDL 44, C3 normal. O diagnóstico mais provável e a lesão histológica mais comum são:

  • Síndrome Nefrótica- lesão mínima glomerular
A

Verdadeiro

Anasarca, proteinúria e hipercolesterolemia são achados sugestivos de síndrome nefrótica, e a ausência de hematúria, HAS e hipocomplementemia permite afastar a hipótese de síndrome nefrítica. Na maioria das vezes a síndrome nefrótica em crianças é do tipo primária (idiopática) e que o padrão histológico é doença de lesões mínimas

18
Q

Em relação à glomerulonefrite pós-estreptocócica, assinale a alternativa correta:

A) A maioria dos casos apresenta-se assintomática

B) Nos pacientes sintomáticos, a forma crescente é mais comum

A

Letra A

O aspecto histopatológico da GNPE à microscopia óptica é apenas o padrão da SN: proliferativo difuso, com hipercelularidade do mesângio e células endoteliais e infiltrados polimorfonucleares. Em apenas 5% dos casos podemos encontrar crescentes, o que representa pior prognóstico. Crescente é um verdadeiro “tumor glomerular” que surge dentro da capsula de Bowman e cresce sem parar, comprimindo e lesando todas as estruturas vizinhas, até “matar” o glomérulo. Ele faz com que uma glomerulonefrite difusa aguda evolua para GN rapidamente progressiva. Em caso de biópsia renal, o achado característico de GNPE são as corcovas (humps)

19
Q

Quando o pct apresenta glicosúria isolada ao exame de urina, sem hiperglicemia associada, devemos pensar em alteração de qual segmento renal?

  • Túbulo proximal
A

Verdadeiro

Além da glicose, o TCP também é capaz de reabsorver aminoácidos, fosfato, ácido úrico e bicarbonato. A síndrome de Fanconi é uma condição caracterizada pela perda da função dessa estrutura e cursa com glicosúria (sem hiperglicemia) + aminoacidúria + bicarbonatúria + hiperfosfatúria com hipofosfatemia + hiperuricosúria com hipouricemia

20
Q

Pcts portadores de HIV podem evoluir com acometimento renal e sua principal manifestação nefrológica é denominada nefropatia associada ao HIV. Esta nefropatia consiste histopatologicamente em uma:

  • Glomeruloesclerose focal e segmentar
A

Verdadeiro

21
Q

Em crianças, consideram-se valores nefróticos (síndrome nefrótica) a proteinúria maior que:

  • 50 mg/kg/dia
A

Verdadeiro

22
Q

O risco de trombose varia entre as causas de síndrome nefrótica, sendo o mais elevado nos pcts com:

  • Nefropatia membranosa
A

Verdadeiro

Dentre as etiologias da síndrome nefrótica, aquelas com maior risco trombótico são a membranosa, a membranoproliferativa e a amiloidose

Obs: as 2 últimas e amiloidose