Síndrome nefrótica Flashcards

(15 cards)

1
Q

Qual a definição de síndrome nefrótica?

A

CONCEITOS INICIAIS:
URINA 24H: PROTEINÚRIA > 3,5G/DIA (adultos) OU > 40-50MG/KG/DIA (criança) OU >40mg/m2/h-Muito difícil a coleta devido a dificuldade de coletar uma urina por 24 horas.
AMOSTRA DE URINA: RELAÇÃO PROTEÍNA/CREATININA > 2/ 2mg de proteína para cada mg de creatinina- mais usada devido a praticidade.
É uma síndrome única. É a única na medicina que é definida por um achado laboratorial = proteinúria >3,5g/dia ou > 50mg/kg/dia (infância). Perceba que o EAS não é padrão para diagnóstico (quantifica a proteinúria em ‘cruzes’).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Como ocorre a proteinúria?

A

Entendendo a PROTEINÚRIA…
É NORMAL A ELIMINAÇÃO DE ATÉ 150MG/DIA.
Para que haja proteinúria, precisamos de uma lesão no glomérulo que permita a sua passagem. É normal que
tenhamos a eliminação de até 150mg/dia de proteína. Acima disso, já devemos pensar em dano glomerular.
Vamos entender melhor como funciona esse processo: é até normal passarem pelo glomérulo mais de 150mg/dia de proteína (na verdade, pode passar até 1g). O que acontece é que os túbulos renais têm a capacidade de reabsorver a maior parte dessas proteínas que foram filtradas – se existe uma lesão tubular, pode ter um pouco mais de 150mg/dia de proteinúria (mas nunca mais de 1g). Então:
 Proteinúria TUBULAR: MENOR QUE 1G/DIA.
 Proteinúria GLOMERULAR: MAIOR QUE 1G/DIA.
 Proteinúria por HIPERFLUXO: CAUSADA POR MIELOMA MÚLTIPLO = produção muito grande de proteínas de baixo peso glomerular (hiperprodução e consequente hiperfiltração).

*BARREIRAS DE CARGA E TAMANHO -TENTAM IMPEDIR A PROTEINÚRIA
-CARGA: MEMBRANA BASAL (proteinúria “seletiva”)- Repele proteínas de carga negativa
-TAMANHO: PODÓCITOS (proteinúria “não seletiva”)
Existem dois tipos de barreira que tentam impedir com que haja a perda de proteínas: são as barreiras de CARGA e barreiras de TAMANHO. A barreira de carga é composta pela membrana basal e a de tamanho pelos podócitos.
A ALBUMINA É A PRINCIPAL PROTEÍNA NO NOSSO SANGUE - É NORMAL A ELIMINAÇÃO DE ATÉ 30MG/DIA.
E qual a principal proteína presente no nosso sangue? A ALBUMINA! Passa alguma coisa de albumina pelo glomérulo? Passa! É normal até
30mg/dia. Então, daqueles 150mg/dia totais que perdemos diariamente, 30mg são de albumina.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Quais medicações tem o poder de reduzir a proteinúria?

A

IECA E BRA -VASODILATAÇÃO DA ARTERÍOLA EFERENTE- ↓PRESSÃO NOS GLOMÉRULOS -↓PROTEINÚRIA
Quais são mesmo os medicamentos que diminuem proteinúria? IECA e BRA. Promovem a vasodilatação da arteríola eferente,diminuindo a pressão sobre os glomérulos e a formação do filtrado, diminuindo a quantidade de proteína que extravasa

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Qual o quadro clínico da síndrome nefrótica?

A

SÍNDROME NEFRÓTICA =
PROTEINÚRIA ( urina espumosa) +
HIPOALBUMINEMIA +
EDEMA + HIPERLIPIDEMIA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Quais as consequências da hipoproteinemia?

A
  • ↓ALBUMINA: o VALOR NORMAL DE ALBUMINA NO SANGUE É: 3,5 – 5G/DL.
    -↓ANTITROMBINA III (anticoagulante endógeno): cursa com um estado de HIPERCOAGUBILIDADE E AUMENTO DO RISCO DE TROMBOSE VENOSA PROFUNDA.
    O LOCAL MAIS FREQUENTE DE TROMBO É A VEIA RENAL
    -O paciente pode entrar no estado de hipercoagubilidade, podendo formar um trombo em qualquer parte do corpo. Entretanto, não se sabe ao certo o motivo, o local MAIS FREQUENTE é a trombose da PRÓPRIA VEIA RENAL.
  • ↓IMUNOGLOBULINAS: principalmente IGG (PERDE A DEFESA CONTRA BACTÉRIAS ENCAPSULADAS)  MAIS SUSCEPTÍVEL À INFECÇÕES, PRINCIPALMENTE POR STREPTOCOCCUS PNEUMONIAE (principal bactéria encapsulada da prática médica)-levando a peritonite primária-PBE.
  • ↓TRANSFERRINA: cursa com uma ANEMIA RESISTENTE À REPOSIÇÃO DE FERRO(o paciente não vai melhorar nunca, pois não há transportador
    para transportar o ferro, visto que está sendo eliminado na urina).
  • ↓T4 TOTAL, HIPOCALCEMIA: pode haver relação com HIPOTIREOIDISMO E HIPOCALCEMIA!
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Como ocorre a trombose de veia renal?

A

O trombo se forma na veia renal, logo o sangue não consegue sair do rim.
- O RIM CRESCE DE FORMA ASSIMÉTRICA  DISTENSÃO DA CÁPSULA RENAL  DORLOMBAR + HEMATÚRIA( os vasos ficam túrgidos e acaba extravasando o sangue). O rim começa a crescer, e de forma assimétrica! Isso gera distensão da cápsula e o paciente se queixa de DOR LOMBAR. Além disso, ele pode evoluir com HEMATÚRIA… Aí complica, visto que a hematúria é muito mais comum na síndrome nefrítica…

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Qual a clínica da trombose de veia renal?

A

ACHADOS:
- HEMATÚRIA + PIORA DA PROTEINÚRIA + ASSIMETRIA DO TAMANHO RENAL + INSUFICIÊNCIA RENAL. Essa hematúria + assimetria do tamanho renal +insuficiência renal caracterizam a trombose de veia renal. E MAIS: se esse processo estiver ocorrendo no rim esquerdo, no sexo masculino, pode haver VARICOCELE DE INÍCIO SÚBITO.
- SE OCORRER NO RIM ESQUERDO - VARICOCELE DE INÍCIO SÚBITO. Pois a veia gonadal esquerda, drena para a veia renal esquerda, quando há a trombose de veia renal, ela não consgegue drenar, logo temos engurgitação da veia testicular esquerda.
O paciente começa a ter DOR LOMBAR, INSUFICIÊNCIA RENAL, HEMATÚRIA e VARICOCELE DO LADO ESQUERDO de início
SÚBITO (as veias testiculares direitas drenam direto para a veia cava, não passam pela veia renal).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Qual a etiologia da trombose de veia renal?

A

ETIOLOGIA:
- CAUSAM TROMBOSE DE VEIA RENAL:
-GN MEMBRANOSA ( Principal)
-GN MEMBRANOPROLIFERATIVA e
-AMILOIDOSE

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Qual o tratamento da trombose de veia renal?

A
  • ANTICOAGULAÇÃO!
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Quais as 2 etiologias que causam varicocele á esquerda de início súbito?

A

CAUSAM VARICOCELE A ESQUERDA DE INÍCIO SÚBITO  (1) SÍNDROME NEFRÓTICA COM TROMBOSE DE VEIA RENAL À ESQUERDA E (2) CÂNCER DE RIM À ESQUERDA. Só existem duas condições na medicina que cursam com varicocele do lado esquerdo de início súbito: (1) síndrome nefrótica com trombose da veia renal à esquerda e (2) câncer de rim à esquerda.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Como que ocorre o edema na síndrome nefótica?

A

EDEMA:
 NÃO É UM EDEMA PRESSÓRICO- NÃO TEM QUE DAR DIURÉTICO! É ocasionado pelo estado de hipoalbuminemia, que leva a redução da pressão oncótica! NÃO É UM EDEMA PRESSÓRICO! NÃO TEM QUE DAR DIURÉTICO!
 O EDEMA PERIORBITÁRIO É MAIS COMUM! Detalhe interessante: a região periorbitária é muito sensível à diminuição da pressão oncótica. Embora possa ocorrer edema periorbitário na síndrome nefrítica, este é muito mais frequente na síndrome nefrótica. O edema pode ocorrer em MMII, manifestar-se com ascite, edema agudo de pulmão… Mas o edema periorbitário é muito mais comum!
 EXISTE BOA RESPOSTA AO CORTICOIDE! Observação: ao contrário da síndrome nefrítica, na síndrome nefrótica muitos pacientes melhoram com corticoide! Em um paciente com Cushing e síndrome nefrótica, por
exemplo, a resposta ao corticoide na regressão do edema periorbitário é mais eficaz.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Por que ocorre a hiperlipidemia na síndrome nefrótica?

A

AUMENTO DE PRODUÇÃO DE LIPOPROTEÍNAS PELO FÍGADO! Por que hiperlipidemia na síndrome nefrótica? É por causa do fígado! Com a perda constante de proteínas pelos rins, o fígado aumenta a produção de lipoproteínas! Algumas ele consegue compensar, outras ele tenta… A albumina, por exemplo, continua diminuída, pois a perda é muito maior que a produção.
 PRODUÇÃO HEPÁTICA É MAIOR QUE A ELIMINAÇÃO RENAL- LIPIDÚRIA-↑RISCO DE IAM E AVE! Mas, no caso dos lipídios, o fígado produz mais do que o rim está eliminando… Surge, então, LIPIDÚRIA. A hiperlipidemia, se mantida e não tratada, pode evoluir com IAM, AVE…
 CORPOS GRAXOS OVALADOS -CILINDROS LIPÍDICOS. Podemos identificar este processo não só verificando no sangue a hiperlipidemia, como também no exame de urina! Lembra dos cilindros? Nesses casos, são eliminados na urina CORPOS GRAXOS OVALADOS (não são cilindros!). Isso indica síndrome nefrótica ou hiperlipidemia importante. Os CILINDROS LIPÍDICOS, por sua vez, se fazem presentes quando esses corpos graxos se grudam na proteína de Tamm-Horsfall. Indicam alguma coisa? Sim. Indicam síndrome nefrótica! É patognomônico? Não. Um paciente com hiperlipidemia por outra causa pode ter… Mas, se ele tem cilindros lipídicos, não vou pensar em GNPE… Penso logo em síndrome nefrótica.
CUIDADO - ALFA-2-GLOBULINA É A ÚNICA PROTEÍNA QUE NÃO ESTÁ DIMINUÍDA! Cuidado… A alfa-2-globulina é uma proteína produzida pelo fígado e que não passa pelos rins! Com isso, ela aumenta seus níveis (exceção). É a única proteína que não está diminuída na síndrome nefrótica!

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Quais as etiologias que levam á uma síndrome nefótica?

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Como se fazer o diagnóstico da etiologia da síndrome nefrótica?

A

ETIOLOGIA DA SÍNDROME NEFRÓTICA:SÍNDROME NEFRÓTICA = BIÓPSIA na maioria dos casos! São classificadas de acordo com a descrição histopatológica encontrada na biópsia.Então, aqui já fica um conceito importante: síndrome nefrótica, na maioria dos casos, principalmente em adultos = biópsia

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Como se fazer o rastreio para descartar outras causas de síndrome nefrótica não primárias?

A

ALGORITMO DIAGNÓSTICO DA SÍNDROME NEFRÓTICA:
 HBA1C: DM é uma das causas
 FAN: rastreio de colagenoses
 COMPLEMENTO: avaliação de doenças mediadas por imunocomplexos
 SOROLOGIAS: hepatites B e C, HIV
 AUTOANTICORPOS: ANCA (anticitoplasma de neutrófilo) e anti-MBG (antimembrana basal glomerular)
 ELETROFORESE DE PROTEÍNAS SÉRICAS E URINÁRIAS, IMUNOFIXAÇÃO
 BIÓPSIA RENAL: quase sempre necessária em adultos
 MÉTODOS NÃO INVASIVOS TÊM SIDO BUSCADOS: cintilografia com gálio-67, anticorpos específicos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly