Trombose glomerular e SHU Flashcards
(7 cards)
Qual a principal representante da trombose glomerular?
A principal representante de trombose glomerular é a SÍNDROME HEMOLÍTICO URÊMICA!Vamos imaginar um trombo no glomérulo! Qual seria a consequência? Insuficiência renal. Mas o que faz com que surja esse trombo no glomérulo? Trata-se de uma
condição muito importante, pois cai em prova. E essa condição é infecciosa!
Qual a epidemiologia da SHU?
- Incidência maior em países subdesenvolvidos e CRIANÇAS DE 2-4 ANOS
Países subdesenvolvidos-Doenças infecto-parasitárias.
Crianças- Íntima relação com maus hábitos de higiene!
Qual a patogênese da SHU?
- Criança com DIARREIA (E. COLI O157:H7 > SHIGA TOXINA) > LESÃO DO ENDOTÉLIO GLOMERULAR >SISTEMA DE COAGULAÇÃO COMECA A FUNCIONAR> ADESÃO PLAQUETÁRIA > FORMAÇÃO DE TROMBOS>TROMBOSE GLOMERULAR>INTERRUPÇÃO DA FILTRAÇÃO> INSUFICIÊNCIA RENAL> DEVIDO A REDE DE FIBRINA, QUANDO A HEMÁCIA PASSA PELA ELA É DESTRUÍDA>HEMÓLISE>
ANEMIA - SÍNDROME HEMOLÍTICO URÊMICA (ANEMIA MICROANGIOPÁTICA COM ESQUIZÓCITOS + ↑UREIA E CREATININA)
Paciente (criança ou adulto; geralmente criança) tem diarreia e, uma semana depois (pode variar), surge um quadro de insuficiência renal e anemia. Trata-se de uma diarreia ocasionada por E.coli, que libera uma toxina responsável por lesar o glomérulo (Shiga), criando uma rede de fibrina dentro da alça capilar glomerular, que segura plaquetas e geram trombose. Surge, então, uma SÍNDROME HEMOLÍTICO-URÊMICA, com hemólise (anemia microangiopática) e aumento de ureia e creatinina. - Também ocorre PLAQUETOPENIA “SÍNDROME HEMOLÍTICO URÊMICA PLAQUETOPÊNICA”
Existe uma terceira coisa importante, que cai em prova: também há plaquetopenia. O termo mais correto de se usar seria “SÍNDROME HEMOLÍTICO URÊMIC APLAQUETOPÊNICA”. Já ouviu falar em plaquetopenia por consumo? Quem é que está consumindo plaquetas nesses casos? Os rins! As plaquetas começam a ficar presas nos rins, literalmente. Falta plaqueta no corpo e o paciente começa a sangrar por plaquetopenia.
Qual a clínica da SHU?
-INSUFICIÊNCIA RENAL
-ANEMIA HEMOLÍTICA MICROANGIOPÁTICA-ESQUIZÓCITOS
-PLAQUETOPENIA
Qual o tratamento da SHU?
TRATAMENTO:
- SUPORTE!
Manter hidratação- está perdendo muito líquido por conta da diarreia, e sintomáticos! NÃO FAZER ANTIBIÓTICO pelo risco de aumentar os níveis de toxina circulante! A doença é AUTOLIMITADA, costumando durar no máximo de 7-21 dias!
Qual o prognóstico da SHU?
PROGNÓSTICO:
- O diagnóstico precoce e o tratamento têm um resultado favorável: mortalidade: < 5%. A maioria recupera completamente a função renal, no entanto:
30% ficam com algum grau de insuficiência renal.
5% ficam dependentes de diálise.
- Quando a SHU não está associada a diarreia, o prognóstico é mais grave!
Quando pensar em SHU?
ENTÃO…
CRIANÇA COM INSUFICIÊNCIA RENAL- PENSAR EM SÍNDROME HEMOLÍCITO URÊMICA!
Macete importante: criança com insuficiência renal = pensar em síndrome hemolítico-urêmica!