Zoo1 Flashcards

1
Q

Em relação à Leishmaniose, o caso clínico suspeito a fim de se enquadrar em caso humano confirmado – deverá ?

A

“Caso humano confirmado

Critério laboratorial – A confirmação dos casos clinicamente suspeitos deverá preencher no mínimo um dos seguintes critérios: » Presença do parasito no exame parasitológico direto ou cultura;

» Teste imunocromatográfico rápido (k39) reagente;

» Imunofluorescência reagente com título de 1:80 ou mais, desde que excluídos outros diagnós- ticos diferenciais.”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Em bovinos, o controle do botulismo ? “PREVENÇÃO E CONTROLE

A

“PREVENÇÃO E CONTROLE

O tratamento térmico de alimentos enlatados de baixa acidez a 121 °C, por 3 minutos ou equivalente eliminará os endósporos de Cl. botulinum. Essa bactéria não pode se multiplicar em alimentos ácidos ou acidificados com pHs menores do que 4,6.

Em bovinos, o controle do botulismo é dado pela suplementação mineral, especialmente em áreas onde há deficiência de fósforo. A vacinação também é uma medida profilática de grande importância e deve ser adotada. Além disso, a retirada de carcaças de pasto e cuidados na preparação e fornecimentos de alimentos, como ração e silagem, são essenciais para a prevenção do botulismo em ruminantes.

Em aves de vida livre, a prevenção do botulismo é desafiadora devido à dificuldade de prevenir o acesso a carcaças.

Em aves domésticas, deve-se destacar a importância da utilização de bebedouros que dificultem ou diminuam a presença de matéria orgânica na água, especialmente fezes, já que C. botulinum pode fazer parte da microbiota normal do intestino desses animais.

Em cães, o botulismo é controlado basicamente pela prevenção do acesso a carcaças de animais em decomposição e lixo em geral. Tanto em cães quanto em aves a vacinação não é uma medida profilática usual”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O botulismo por ferimentos é uma das formas mais comuns do botulismo ?
V ou F

A

O botulismo por ferimentos é uma das formas mais raras.

“Botulismo por ferimentos

É uma das formas mais raras de botulismo. Ocasionado pela contaminação de ferimentos com C. botulinum, que, em condições de anaerobiose, assume a forma vegetativa e produz toxina in vivo. As principais portas de entrada para os esporos são úlceras crônicas com tecido necrótico, fissuras, esmagamento de membros, ferimentos em áreas profundas mal vascularizadas, infecções dentárias ou, ainda, aqueles produzidos por agulhas em usuários de drogas injetáveis e lesões nasais ou sinusais em usuários de drogas inalatórias.

Embora raros, são descritos casos de botulismo acidental associado ao uso terapêutico ou estético da toxina botulínica e à manipulação de material contaminado em laboratório (transmissão pela via inalatória ou contato com a conjuntiva)”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly