BNM 3: Monitorização Flashcards
(97 cards)
Tipos de avaliação? (3)
Avaliação clínica;
Avaliação qualitativa (subjetiva);
Avaliação quantitativa (objetiva).
V ou F?
A monitorização do bloqueio neuromuscular é necessária para o uso adequado e seguro dos bloqueadores neuromusculares durante a prática anestésica.
V.
V ou F?
A avaliação clínica do bloqueio neuromuscular, muito utilizada no passado, perdeu totalmente sua importância e credibilidade após mostrar-se ineficaz para excluir bloqueio neuromuscular residual.
V.
A avaliação clínica do bloqueio neuromuscular apresenta ______ (alta/baixa) sensibilidade para detecção de bloqueio neuromuscular residual.
Biaxa.
V ou F?
Tanto a avaliação qualitativa, quanto a quantitativa do bloqueio neuromuscular consistem, primariamente, em provocar um potencial de ação em um nervo motor periférico de fácil acesso e depois avaliar, de forma subjetiva ou objetiva, a magnitude da resposta muscular provocada pelo estímulo.
V.
V ou F?
Como as fibras musculares não obedecem à lei do “tudo ou nada”, ao se administrar um bloqueador neuromuscular adespolarizante, observa-se uma redução gradual da resposta contrátil ao estímulo elétrico do monitor de bloqueio neuromuscular, proporcional ao número de fibras musculares que estão com suas junções neuromusculares bloqueadas.
Falso.
Como as fibras musculares obedecem à lei do “tudo ou nada”, ao se administrar um bloqueador neuromuscular adespolarizante, observa-se uma redução gradual da resposta contrátil ao estímulo elétrico do monitor de bloqueio neuromuscular, proporcional ao número de fibras musculares que estão com suas junções neuromusculares bloqueadas.
V ou F?
Devido à grande segurança da transmissão neuromuscular, somente quando mais de 75% dos receptores nicotínicos musculares da junção neuromuscular estiverem ocupados por um bloqueador neuromuscular é que é possível detectar o bloqueio neuromuscular.
V.
V ou F?
Paralisia muscular total ocorre quando mais de 90 a 95% dos receptores nicotínicos musculares estiverem ocupados por bloqueadores neuromusculares.
V.
Durante a monitorização do bloqueio neuromuscular, o eletrodo negativo deve ser colocado mais _______ (próximo/distante) do nervo a ser estimulado. Já o eletrodo positivo deve ser colocado mais _______ (próximo/distante).
Próximo; distante.
V ou F?
No monitor de bloqueio neuromuscular, caso os eletrodos sejam dispostos muito próximos, cerca de 3 a 6 cm de distância um do outro, a disposição da polaridade dos eletrodos exercerá influência significativa na resposta.
Falso.
No monitor de bloqueio neuromuscular, caso os eletrodos sejam dispostos muito próximos, cerca de 3 a 6 cm de distância um do outro, a disposição da polaridade dos eletrodos não exercerá influência significativa na resposta.
Monitor de bloqueio neuromuscular com frequência de 1 Hz
Número de pulsos por unidade de tempo?
1 pulso/segundo.
Monitor de bloqueio neuromuscular com frequência de 0,1 Hz
Número de pulsos por unidade de tempo?
0,1 pulso/segundo.
(1 pulso a cada 10 segundos)
A fadiga observada após a estimulação de _____ (baixa/alta) frequência em pacientes que fizeram uso de bloqueador neuromuscular __________ (despolarizante/adespolarizante) indica que os receptores ____ (pré/pós)-sinápticos estão ocupados pelo bloqueador, impedindo a ocorrência do feedback _______ (positivo/negativo) da mobilização de acetilcolina.
Alta; adepolarizante; pré; positivo.
Monitor de bloqueio neuromuscular
Nervo mais comumente utilizado?
Nervo ulnar.
Monitor de bloqueio neuromuscular
Resposta ao estímulo do nervo ulnar?
Contração do músculo adutor do polegar.
Em caso de membros superiores não acessíveis, podem ser utilizados, para monitorização do bloqueio neuromuscular, os nervos… (3)
Tibial posterior;
Fibular comum;
Facial.
V ou F?
Tanto o início quanto o fim do bloqueio neuromuscular são mais rápidos nos músculos adutores da laringe e no diafragma do que no músculo adutor do polegar.
V.
Apesar de os músculos adutores da laringe serem mais resistentes aos bloqueadores neuromusculares do que o músculo adutor do polegar, o bloqueio neuromuscular se inicia mais rapidamente nos músculos adutores da laringe pois…
os músculos adutores da laringe apresentam maior fluxo sanguíneo, propiciando uma chegada mais rápida do bloqueador neuromuscular na biofase da musculatura da laringe.
O músculo _________ (adutor do polegar/corrugador do supercílio) reflete melhor a latência do bloqueio neuromuscular que ocorre na laringe, sendo uma boa opção para determinar o momento mais precoce para a _________ (intubação/extubação).
Corrugador do supercílio; intubação.
O músculo _________ (adutor do polegar/corrugador do supercílio) é um dos últimos músculos a retornar do bloqueio neuromuscular, sendo uma boa opção para determinar o momento mais seguro para a _________ (intubação/extubação).
Adutor do polegar; extubação.
Estímulo supramáximo
Estímulo com corrente elétrica 15 a 20% maior que a intensidade de corrente necessária para a máxima contração muscular, a fim de assegurar que todas as fibras musculares continuem a receber o estímulo, independentemente das variações de resistência da pele que podem eventualmente ocorrer.
Monitor de bloqueio neuromuscular
Padrões de estímulo? (5)
Estímulo simples;
Sequência de 4 estímulos (“train-of-four” ou TOF);
Estímulo tetânico;
Contagem pós-tetânica;
Double-burst.
Estímulo simples
Estímulos supramáximos emitidos com a frequência de 0,1 a 1 Hz.
Sequência de 4 estímulos
(“train-of-four” ou TOF)
4 estímulos supramáximos de 0,1 a 0,2 ms e com frequência de 2 Hz.
(1 estímulo a cada 0,5 segundo, totalizando 4 estímulos em 2 segundos).