NULIDADES Flashcards

1
Q

Sobre as nulidades no processo civil, é correto afirmar que:
Alternativas
A caso o Ministério Público não seja intimado a acompanhar o feito em que deva intervir, caberá ao juiz decretar a nulidade de ofício, independentemente da manifestação do órgão ministerial e da demonstração de prejuízo;
B mesmo que possa decidir o mérito a favor da parte a quem aproveite a decretação da nulidade, o juiz deve pronunciar a nulidade, mandando repetir o ato ou suprir-lhe;
C em relação às nulidades que o juiz deva decretar de ofício, não há preclusão, mesmo que a parte deixe de alegá-las na primeira oportunidade que lhe couber falar nos autos;
D quando a lei prescrever determinada forma, o juiz não poderá considerar válido o ato se, realizado de outro modo, alcançar a finalidade.

A

LETRA C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

De acordo com o Código de Processo Civil, o erro de forma do processo acarreta a anulação
Alternativas
A
de todos os atos do processo, desde o despacho inicial.
B
de todos os atos do processo, desde o ajuizamento da ação.
C
dos atos do juiz, mas jamais das partes.
D
dos atos que não possam ser aproveitados, apenas.
E
dos atos das partes, mas jamais do juiz.

A

D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O juiz determinou ao autor que retificasse uma nulidade existente no feito. Não sendo sanado o vício, e verificando que a decretação dessa nulidade aproveitaria ao réu, o juiz não a pronunciou nem mandou o autor suprir-lhe a falta, julgando desde logo improcedente o pedido, por verificar que o direito alegado não assistia ao demandante. Nesse cenário, é possível afirmar que o juiz agiu:
Alternativas
A de forma incorreta, vez que deveria extinguir o feito sem resolução do mérito;
B corretamente, por força dos princípios da boa-fé subjetiva e da cooperação;
C corretamente, por força do princípio da primazia da resolução do mérito;
D de forma incorreta, vez que deveria exigir do autor que repetisse o ato;
E de forma incorreta, vez que deveria prosseguir com o processo e tratar o autor como revel.

A

C - Art. 282. Ao pronunciar a nulidade, o juiz declarará que atos são atingidos e ordenará as providências necessárias a fim de que sejam repetidos ou retificados.

§ 1º O ato não será repetido nem sua falta será suprida quando não prejudicar a parte.

§ 2º Quando puder decidir o mérito a favor da parte a quem aproveite a decretação da nulidade, o juiz não a pronunciará nem mandará repetir o ato ou suprir-lhe a falta.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

No que diz respeito à nulidade dos atos processuais, assinale a alternativa correta.
Alternativas
A Declarada a nulidade de uma parte do ato, consideram-se de nenhum efeito todos atos subsequentes.
B A nulidade dos atos deve ser alegada na primeira oportunidade em que couber à parte falar nos autos, sob pena de preclusão, exceto no que diz respeito às nulidades que devem ser declaradas de ofício pelo juiz e quando a parte provar legítimo impedimento.
C Ao pronunciar a nulidade, o juiz declarará que atos são atingidos e ordenará as providências necessárias a fim de que sejam repetidos ou retificados, mesmo que a sua falta não prejudique a parte.
D Quando puder decidir o mérito a favor da parte a quem aproveite a decretação da nulidade, o juiz mandará repetir o ato ou suprir-lhe a falta.
E O erro de forma do processo acarreta a anulação dos atos que não possam ser aproveitados, bem como a aplicação de multa por litigância de má-fé.

A

B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Sobre o regime de nulidades constante do Código de Processo Civil, é verdadeiro afirmar que
Alternativas
A
é nulo o processo quando o membro do Ministério Público não for intimado a acompanhar o feito em que deva intervir, mas a nulidade só pode ser decretada após sua manifestação sobre a existência ou não de prejuízo.
B
a nulidade dos atos deve ser alegada na primeira oportunidade em que couber à parte falar nos autos, quer se trate de nulidade relativa ou absoluta.
C
o erro de forma do processo acarreta a anulação de todos os atos do processo, devendo ser praticados os que forem necessários a fim de se observarem as prescrições legais.
D
a parte arguirá a nulidade da intimação em petição simples, devendo o juiz conceder prazo para a realização do ato impugnado se o vício for reconhecido.
E
pronunciada a nulidade, o ato será repetido mesmo quando não prejudicar a parte.

A

letra a

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Assinale a alternativa que trata corretamente sobre a nulidade no processo civil brasileiro.
Alternativas
A
A parte arguirá a nulidade da intimação em capítulo preliminar do próprio ato que lhe caiba praticar, o qual será tido por intempestivo se o vício for reconhecido.
B
Sob pena de nulidade, é dispensável que da publicação constem os nomes das partes ou de seus advogados, ou o respectivo número de inscrição destes na Ordem dos Advogados do Brasil.
C
Não sendo possível a prática imediata do ato diante da necessidade de acesso prévio aos autos, a parte limitar-se-á a arguir a nulidade da intimação, caso em que o prazo será contado da data da prolação da decisão que a reconheça.
D
A nulidade dos atos deve ser alegada na primeira oportunidade em que couber à parte falar nos autos, sob pena de perempção.
E
Quando puder decidir o mérito a favor da parte a quem aproveite a decretação da nulidade, o juiz não a pronunciará nem mandará repetir o ato ou suprir-lhe a falta.

A

letra E

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly