RETA FINAL 2 Flashcards
(99 cards)
De acordo com o Decreto 12.029, quais são as condições para uma zona livre?
Zona Livre: com ou sem vacina,
representa a área com certificação pelo MAPA do cumprimento das condições:
- ausência de focos e da circulação de um agente patogênicos por um prazo estabelecido;
- existência de um adequado sistema de vigilância sanitária;
- marco legal compatível e presença de uma adequada estrutura do SVO;
De acordo com o Decreto 12.029, o transportador deve notificar a Adapar, no prazo máximo de 24 horas, a suspeita de ocorrência de doenças nos animais, suspendendo a movimentação dos mesmos bem como de seus produtos, subprodutos e resíduos.
Certo
Somente poderá ser comercializada a partida de vacina contra febre aftosa (A24 Cruzeiro e O1 Campos) previamente submetida e aprovada pelo fabricante aos processos de controle de…?
Esterilidade- não concede contraprova
Vírus residual ativo - não concede contraprova
Tolerância - não concede contraprova
Potência
Pesquisa de AC contra PNE
Estabilidade da emulsão
O controle de qualidade da vacina contra febre aftosa no teste de Esterilidade deve ser realizado pelo método de?
Filtração em membrana ou inoculação direta
- não aceita contraprova
Ao final da etapa de inativação de cada lote de antígenos para produção da vacina contra febre aftosa, deve-se realizar o teste de pesquisa de vírus ativo.
Como é realizado?
Inoculação de células sensíveis
Equivalente a no mínimo 200 doses de vacina
Para avaliação da pesquisa de vírus residual ativo no produto acabado, cada fabricante deverá informar a metodologia para a quebra de emulsão de sua formulação.
Não aceita contraprova***
Para fins de obtenção do registro de produto de uso veterinário importado, o MAPA realizará inspeção prévia no estabelecimento fabricante no país de origem, visando avaliar as condições de produção e as normas de bpf brasileiras.
No caso de renovação do registro, o estabelecimento fabricante estará isento de reinspeção.
Errado
Na renovação, o fabricante também poderá ser inspecionado pelo MAPA
É proibido importação de produtos farmacêuticos e biológicos na forma a granel para envase e acabamento pela empresa importadora, detentora do respectivo registro.
Errado
Poderá ser autorizada após prévia solicitação ao mapa
A importação de produtor farmacêuticos e biológicos de uso veterinário
Na forma a granel
- em embalagens com termos em língua portuguesa, contendo nome do produto, número da licença, número da partida, data da fabricacao, prazo de validade, quantidade contida na embalagem e a expressão “uso veterinário”
Para o devido envase e acabamento pela empresa importadora detentora do respectivo registro
É proibida a agregação do diluente fabricado localmente ao produto final importado, sendo permitido apenas a agregação do diluente importado.
Errado
É permitido agregar um diluente que seja localmente fabricado a um produto final importado
Desde que em conformidade com o registro no MAPA
A comercialização dos produtos de uso veterinário somente será realizada por empresas registradas no MAPA.
Errado
No mapa OU NO ÓRGÃO DE DEFESA
A comercialização ou exposição à venda de produtos de uso veterinário sob prescrição obrigatória de MV requer a apresentação de receita veterinaria, com ou sem arquivamento.
Certo
É de responsabilidade da empresa comercializadora do produto a realização da investigação completa de evento adverso a fim de identificar a causalidade e enviar as informações para análise do MAPA.
Errado
Da empresa titular do registro
Que inclusive deve dispor de serviço de farmacovigilância
De acordo com o Decreto 5.053, o auto de infração é o documento destinado ao início do processo administrativo de apuração de infração em que será composto de 3 vias, sendo que a primeira de destinada ao autuado, a segunda ao órgão fiscalizador e a terceira remetido com o processo.
Errado
1 via - órgão fiscalizador
2 via - autuado
3 via - órgão fiscalizador
De acordo com o Decreto 5.053, o termo aditivo é o documento destinado a corrigir eventuais impropriedades na emissão do auto de infração e a acrescentar informações, na qual será lavrado em 2 vias:
A primeira será juntada ao processo
A segunda via será entregue ao autuado
O termo aditivo somente poderá ser emitido depois da apresentação da defesa escrita.
Errado
Somente poderá ser emitido antes da apresentação da defesa escrita, mediante a reabertura do respectivo prazo de defesa.
Será concedida autorização para produção ou distribuição de amostras grátis para produtos sob regime de controle especial.
Errado
§4o A distribuição de amostra grátis só será permitida após autorização prévia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. (Para produtos que não sejam de controle especial)
§5o Não será concedida autorização para produção ou distribuição de amostras grátis para produtos sob regime de controle especial.
De acordo com a 711,
No caso de doenças, como febre aftosa e peste suína, os animais somente poderão ser levados ao abate depois de superada a fase febril. Mesmo assim, o abate será feito em separado, no final da matança normal, dando-se às vísceras e carcaças destino condicional ou condenação, conforme o caso.
Certo
De acordo com a 711,
A localização das pocilgas a uma distância mínima de 25 metros do corpo do estabelecimento visa num sentido higiênico diminuir a contaminação ambiental dos locais onde se elaboram produtos comestíveis.
Errado
15 metros
De acordo com a IN3,
O monitoramento do processo de insensibilização e sangria será realizado, entre outros aspectos, através da checagem da seção das artérias carótidas e/ou do tronco bicarótico.
Certo
De acordo com a IN3,
A insensibilização dos animais silvestres, criados em cativeiro, deverá utilizar os mesmos parâmetros e determinações emitidas para animais de açougue.
Errado
11.2. A insensibilização dos animais silvestres, criados em cativeiro, deverá ser disciplinada por ocasião da emissão dos Regulamentos Técnicos que regerão os abates dos mesmos.
De acordo com a IN3,
A construção, instalações e os equipamentos dos estabelecimentos de abate, bem como o seu funcionamento devem, sempre que possível, poupar aos animais qualquer excitação, dor ou sofrimento
Errado
Sempre que possível não
DEVEM
Quais são os estados não livres da PSC?
A zona livre possui 82% do rebanho de suínos e corresponde a 50% do território.
Alagoas
Amapá
Amazonas (exceto Guajará, Boca do Acre, Canutama e Labrea)
Ceará
Maranhão
Pará
Paraíba
Pernambuco
Piauí
Rio Grande do Norte
Roraima
Os SVE das UF envolvidas na zona Não Livre PSC foram avaliados no âmbito do Programa de Avaliação e Aperfeiçoamento da Qualidade dos Serviços Veterinários (QUALI-SV), por auditorias do DSA.
O Quali-SV avalia 4 elementos, respaldados pela OIE.
Quais são esses?
1- recursos humanos, físicos e financeiros para conseguir meios e reter os profissionais com competências técnicas e capacidade de liderança;
2- autoridade, capacidade técnica e operacional para enfrentar temas novos e atuais com base em princípios científicos;
3- interação com as partes interessadas para obter informações confiáveis e atualizadas e fornecer programas e serviços adequados; e
4- capacidade de certificação para acesso a mercados por meio de conformidade com as normas existentes e a implementação de conceitos como a harmonização das normas, equivalência, zoneamento.
Em relação à vigilância para EET nos abatedouros,
As empresas que realizarem abates dos animais incluídos no sistema de vigilância de que tratam estas normas, deverão providenciar o envio dos materiais coletados aos laboratórios credenciados pelo DDA, para realização dos exames laboratoriais.
Errado
Conforme o art. 2º da IN 18/2002, quem deve providenciar o envio são os Serviços de Sanidade Animal das Delegacias Federais da Agricultura dos estados.
Em relação ao Mormo,
Considera-se médico veterinário habilitado o profissional devidamente registrado no respectivo Conselho Regional de Medicina Veterinária e que tenha sido aprovado em capacitação específica sobre o PNSE oferecida e organizada pelo Instituição de Ensino Superior.
Errado
Organizado pelo SVO
Art. 4º Considera-se médico veterinário habilitado o profissional devidamente registrado no respectivo Conselho Regional de Medicina Veterinária e que tenha sido aprovado em capacitação específica sobre o PNSE oferecida e organizada pelo Serviço Veterinário Oficial.
Será considerado caso confirmado de mormo o equídeo que apresentar resultado positivo para detecção da bactéria Burkholderia mallei por meio de método microbiológico ou molecular.
Certo