RETA FINAL 4 Flashcards
(100 cards)
Em relação à Giárdia,
Quais são as suas formas de apresentação?
1- cisto ovalado: forma resistente ambiente externo e que é transmissível aos hospedeiros suscetíveis
2- trofozoito: formato piriforme a elipsoide, flagelado. Habita o ID dos hospedeiros e causa a doença giardíase
O trofozoito também pode ser transmissível, mas ele não sobrevive no ambiente
Quando se suspeita de giárdia, o resultado negativo de uma única amostra não é conclusivo, devendo-se examinar pelo menos 3 amostras em um intervalo de 1 semana.
Porque?
Porque uma das características da giardíase é a eliminação intermitente de cistos pelas fezes.
Os homens e os cães são as únicas espécies, de que se tem relato na literatura científica, acometidas pela Leishmaniose Tegumentar Americana.
Errado
Homens, cães, equinos, asininos, gatos, roedores domésticos ou sinantrópicos, preguiças, tamanduás, raposas e marsupiais, são espécies acometidas pela Leishmaniose Tegumentar Americana.
O tratamento térmico de alimentos enlatados de baixa acidez a 121 °C, por 3 minutos ou equivalente eliminará os endósporos de Cl. botulinum.
Certo
Os insetos vetores da Leishmaniose são dípteros da subfamília Phlebotominae, pertencentes aos gêneros Lutzomyia – no Novo Mundo, e Phlebotomus – no Velho Mundo.
Certo
As fêmeas em gestação adiantada ou com sinais de parto recente, não portadoras de doença infectocontagiosa, podem ser retiradas do estabelecimento para melhor aproveitamento, observados os procedimentos definidos pelo serviço de saúde animal.
As fêmeas com sinais de parto recente ou aborto somente poderão ser abatidas após no mínimo dez dias, contados da data do parto, desde que não sejam portadoras de doença infectocontagiosa, caso em que serão avaliadas de acordo com este Decreto e com as normas complementares.
Certo
Nos casos de tuberculose, depois de removidas e condenadas as áreas atingidas, as carcaças podem ser destinadas à esterilização pelo calor quando os linfonodos da carcaça ou da cabeça apresentem lesões caseosas discretas, localizadas ou encapsuladas.
Certo
Entende-se por processo de esterilização o tratamento térmico aplicado ao leite a uma temperatura entre 110º C (cento e dez graus Celsius) e 130º C (cento e trinta graus Celsius) pelo prazo de vinte a quarenta minutos, em equipamentos próprios.
Certo
Qual a temperatura corporal normal dos bovinos?
38,5
Em relação às lesões vesiculares da febre aftosa, até o 5 dia é possível uma boa precisão da idade das lesões.
Qual a idade das lesões com vesículas ainda fechadas?
Até 2 dias
Em relação às lesões vesiculares da febre aftosa, até o 5 dia é possível uma boa precisão da idade das lesões.
Qual a idade das lesões com vesículas recentemente rompidas com epitélio ainda aderido nas bordas?
1-3 dias
Em relação às lesões vesiculares da febre aftosa, até o 5 dia é possível uma boa precisão da idade das lesões.
Qual a idade das lesões com vesículas rompidas com perda de epitélio e ausência de bordas nítidas de tecido fibroso?
3-7 dias
Em relação às lesões vesiculares da febre aftosa, até o 5 dia é possível uma boa precisão da idade das lesões.
Qual a idade das vesículas com lesões abertas com tecido fibroso de bordas nítidas?
7-10 dias
O curso da aparência das vesículas de febre aftosa demonstra que no dia 01 há um descoramento do epitélio seguido de formação de vesícula cheia de fluido.
A partir do dia 02, a vesícula está rompida com úlcera apresentando assoalho vermelho brilhante de bordas evidentes e sem deposição de fibrina.
Certo
O diagnóstico diferencial da febre aftosa se reveste de maior importância naqueles casos em que as populações afetadas estão VACINADAS contra a doença.
Certo
Em relação à febre aftosa, como é decidido qual exame sorológico será utilizado e qual será o fluxo?
Se os animais não forem vacinados, será realizado o ELISA CFL que detecta AC contra proteína estrutural (VP1,2,3,4).
Se os animais forem vacinados:
1- Elisa 3ABC: detecta AC contra proteína não estrutural
Se positivo ao 3ABC: realizar o ELISA EITB que é confirmatório por apresentar maior especificidade e sensibilidade . O Elisa EITB foi desenvolvimento pelo PANAFTOSA.
2- Se positivo ao Elisa EITB deverá ser realizado a soroneutralizacao pelo teste de Neutralização Viral - que detecta a partícula viral completa - para os sorotipos O e A
Em relação à restituição da condição zoossanitaria internacional para febre aftosa,
Quais são os prazos para restituição da zona livre sem vacina?
Com sacrifício
- sem vacina de emergência: 3m
- com vacina de emergência E sacrifício dos vacinados: 3m
- com vacina de emergência MAS SEM SACRIFÍCIO dos vacinados: 6m.
Contudo, nesse caso deve-se exercer uma vigilância e um estudo sorológico para detecção de AC contra PNE para demonstrar que não há indícios de infecção no restante da população vacinada.
——————
Sem sacrifício
- sem vacina de emergência: 12m
————
- Com sacrifício sanitário + vacina de emergência + não sacrifica os vacinados + mantém a vacina -> se torna ZLCV e restitui após 6 meses
- sem sacrifício + vacina de emergência + mantém a vacina -> se torna ZLCV e restitui após 24 meses
Em relação à restituição da condição zoossanitaria internacional para febre aftosa,
Quais são os prazos para restituição da zona livre COM vacina?
Com sacrifício Sanitário
- com sacrifício e com vacina de emergência: 6m
Além disso, uma vigilância sorológica para detecção de AC contra PNE que demonstrem ausência de indícios de transmissão viral
Sem sacrifício sanitário
- sem sacrifício e com vacina de emergência: 12 meses.
Além disso, uma vigilância sorológica para detecção de AC contra PNE que demonstrem ausência de indícios de transmissão viral
- sem sacrifício e sem vacina de emergência:
24 meses
O uso da vacinação de emergência para febre aftosa é facultativo para a condição zoossanitaria de livre sem vacinação.
Contudo, é obrigatório para a condição de país ou zona livre COM vacina.
Certo
Independente da opção escolhida ou das estratégias adotadas
A restituição da condição zoossanitaria para febre aftosa
Depende do que?
Da demonstração
Por meio da vigilância sorológica
Da ausência de indícios de infecção (ZLSV)
Ou
Da ausência de indícios de transmissão viral (ZLCV)
Transmissão viral (mudança dos resultados em provas viro ou sorologicas que indique uma infecção RECENTE, inclusive na ausência de SC)
OIE
Nas populações vacinadas contra febre aftosa, os estudos sorológicos para demonstrar ausência de indícios de transmissão do vírus deverão centrar-se em quem?
Nos animais menos propensos a apresentar AC contra PNE estimulara-se pela vacinação
Tais como animais jovens vacinados um número reduzido de vezes
Ou
Animais não vacinados
De acordo com o art. 14 do IN 35/2017:
Art. 14. Após o encerramento, os Livros de Registro devem ser arquivados no próprio estabelecimento, ficando à disposição da fiscalização pelo prazo mínimo de _____ anos a partir da data de encerramento.
Parágrafo único. Tratando-se de estabelecimento fabricante, manipulador ou importador, o prazo mínimo para arquivamento dos livros é de ____ anos após a data de encerramento.
Após o encerramento, os Livros de Registro devem ser arquivados no próprio estabelecimento, ficando à disposição da fiscalização pelo prazo mínimo de 2 (dois) anos a partir da data de encerramento.
Parágrafo único. Tratando-se de estabelecimento fabricante, manipulador ou importador, o prazo mínimo para arquivamento dos livros é de 5 (cinco) anos após a data de encerramento.
O que Bioequivalência?
VIII - bioequivalência: equivalência farmacêutica entre produtos apresentados sob a mesma forma farmacêutica, contendo idêntica composição qualitativa e quantitativa de princípios ativos, e que tenham comparável biodisponibilidade quando estudados sob um mesmo desenho experimental, nas mesmas espécies animais; (Incluído pela Lei nº 12.689, de 2012)
O que é “Equivalência Terapêutica”?
IX - equivalência terapêutica: quando a administração, na mesma dose, de medicamentos veterinários terapeuticamente equivalentes gera efeitos iguais quanto à eficácia, à segurança e, no caso de animais de produção, ao período de carência, avaliados por meio de ensaios clínicos nas mesmas espécies animais. (Incluído pela Lei nº 12.689, de 2012)