TPS 2019 Português Flashcards

1
Q

(IADES - 2019) Em “No estágio de desenvolvimento de nossa música, a discriminação proposta pelos “nacionalistas” só nos poderá fazer retomar à condição de fornecedores de “matéria-prima musical” (ritmos exóticos) para os países estrangeiros.” (linhas de 89 a 93), o acento indicativo de crase poderia ser suprimido, mantendo-se a correção gramatical e as principais informações do texto se acrescentássemos o pronome possessivo nossa antes do substantivo “condição”.

A

Certo! ✅

Antes de pronome possessivo adjetivo, o artigo é opcional, o que torna a crase facultativa (nesse caso, porque está no singular). Se o pronome possessivo for substantivo, o artigo será obrigatório, o que tornará a crase obrigatória.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

(IADES - 2019)

A substituição de “Trata-se” (linha 20) porEsse fato trata-semanteria a correção e a coerência do texto.

Trecho: “Trata-se, sobretudo, de um debate político em torno da língua.”

A

Errado!❌

A partícula “se” em “trata-se de” é índice de indeterminação do sujeito (= v.t.i + se), portanto, não é possível a colocação do “esse fato” junto com a partícula “se”, já que “esse fato” passaria a ser o sujeito da frase. Poderia ser: esse fato trata de…

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

(IADES - 2019)

A substituição do ponto e vírgula empregado após “Estado” (linha 11) por vírgula manteria a correção do texto.

Trecho: “Um dos problemas que o chanceler teve de enfrentar foi a carência de pessoal na Secretaria de Estado; após 15 anos sem a realização de concurso público, era preciso dar início a certame para a contratação de terceiro oficial da Secretaria de Estado.”

A

Item errado! ❌

O ponto e vírgula está sendo empregado para separar orações. A vírgula não pode ser usada com esse mesmo propósito.

Acertei na 1ª vez que fiz e qnd refiz em 23 😀

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

(IADES - 2019)

Na linha 10, a forma verbal “possam” refere-se às “Partes”.

Trecho: “…designadas conjuntamente pelas Partes, às quais o Governo da República Federativa do Brasil somente permitirá acesso a pessoas autorizadas pelo Governo dos Estados Unidos da América, a fim de assegurar que, de maneira ininterrupta, possam monitorar, inspecionar, acessar e controlar o acesso…”

A

Errado!❌

“Possam” refere-se a “pessoas autorizadas”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

(IADES - 2019)

A palavra “como” (linha 64) exprime uma relação de conformidade em “Mas, como observou Décio Pignatari” (linhas 64 e 65), da mesma forma que em “como um adorno exterior” (linhas 77 e 78).

Trecho 1: “Mas, como observou Décio Pignatari, enquanto a letra de Gil…”

Trecho 2: “Não se trata meramente de adicionar guitarras elétricas à música popular brasileira, como um adorno exterior.”

A

Item errado!❌

O 1º “como” é conformidade, mas o 2º “como” é comparação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

TPS - IADES - 2019

Em “É usualmente utilizado no singular, significando a filosofia específica ou a doutrina que sustenta as estratégias multiculturais.” (linhas de 11 a 14), a palavra “que” exerce a mesma função sintática que os termos “distintas sociedades multiculturais” e ‘“multiculturalismos’ bastante diversos” em “Assim como há distintas sociedades multiculturais, assim também há ‘multiculturalismo’ bastante diversos.” (linhas de 42 a 44)

Trecho1: É usualmente utilizado no singular, significando a filosofia específica ou a doutrina que sustenta as estratégias multiculturais.

Trecho2: Assim como há distintas sociedades multiculturais, assim também há “multiculturalismos” bastante diversos.

A

Item errado! ❌

No primeiro trecho, o pronome relativo “que” retoma o substantivo “doutrina” e exerce a função sintática de sujeito do verbo “sustenta”. No segundo, o verbo “haver” é impessoal, sendo utilizado com o sentido de “existir”, de modo que não pede sujeito. A oração é sem sujeito, mas, como o verbo “haver” é, sempre, transitivo direto, os termos em destaque exercem a função sintática de objeto direto, não de sujeito.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

(IADES - 2019) Nas linhas 14 e 15 em “‘Multicultural’, entretanto, é, por definição, plural”, a conjunção “entretanto” apresenta a ideia de plural para o multicultural, opondo-se à de singular para o multiculturalismo. Assim, pode ser substituída por conquanto, mantendo-se o sentido e a correção gramatical do texto.

A

Item errado! ❌

“Entretanto” é conjunção coordenada adversativa. “Conquanto” é conjunção subordinada concessiva, sinônimo de “embora” e “posto que”. Por isso, não pode haver a substituição.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

TPS - IADES - 2019

Na linha 37, é facultativo o emprego da preposição “a” em “no cargo a que aspira”.

Trecho: “O requerimento trazia apenas certidão de nascimento, certidão de aptidão física assinada pelo médico Manuel Bernardino Costa e carta de recomendação do diretor da Câmara de Comércio do Rio de Janeiro, Cândido Mendes de Almeida, em que afirmava que a interessada ‘tem dado, neste estabelecimento de ensino, belas provas de um talento digno de ser aproveitado no cargo a que aspira’.

A

Item errado!❌

O verbo aspirar pode ser transitivo direto, quando tiver o sentido de “inalar”, “absorver”, “respirar”; porém, será transitivo indireto, quando tiver o sentido de “almejar”, “ambicionar”, “cobiçar”. Dessa forma, a remoção da preposição “a” não é facultativa, pois mudaria o sentido do verbo.

aspirar algo ≠ aspirar a algo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

(IADES - 2019) Dados os sentidos do texto, é correto afirmar que os sujeitos elípticos das formas verbais “Descreve” (linha 3) e “Refere-se” (linha 9) têm referentes distintos.

Trecho 1: “Multicultural é um termo qualificativo. Descreve as características sociais…”

Trecho 2: “Em contrapartida, o termo ‘multiculturalismo’ é substantivo. Refere-se às estratégias e políticas adotadas para governar…”

A

Item certo! ✅

O referente de “descreve” é “multicultural” e o de “refere-se” é “multiculturalismo”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly