Reabilitação e Medida de segurança - OK Flashcards
(8 cards)
A extinção da punibilidade não impede a aplicação de medida de segurança, se comprovadas materialidade e autoria e constatada por perícia a periculosidade.
Errado
Art. 96, §, CP
Extinta a punibilidade, não se impõe medida de segurança nem subsiste a que tenha sido imposta.
A medida de segurança tem função terapêutica e retributiva.
Errado
Terapêutica e prevenção especial
Ao crime apenado com detenção é vedada a medida de segurança de internação.
Errado.
Em regra, aplica-se o tratamento ambulatorial ao crime apenado com detenção, mas pode o juiz entender que a periculosidade do agente recomenda a internação.
De acordo com o STJ, na escolha da espécie de medida de segurança a ser aplicada não deve ser considerada a natureza da pena privativa de liberdade aplicável, mas sim a periculosidade do agente.
Certo
Info 662 STJ: Na aplicação do artigo 97 do CP não deve ser considerada a natureza da pena privativa de liberdade aplicável, mas sim a periculosidade do agente, cabendo ao julgador a faculdade de optar pelo tratamento que melhor se adapte ao inimputável. Adequação, razoabilidade e proporcionalidade.
ATENÇÃO AO ENUNCIADO. Com base no CP, depende da natureza da pena privativa de liberdade. Com base no STJ, a periculosidade.
Admite-se medida de segurança como medida cautelar diversa da prisão. Requisitos? 3
Certo
Art. 319, IV, CPP - internação provisória
a) Crime praticado com violência ou grave ameaça
b) Peritos concluírem ser inimputável ou semi-imputável (art. 26 do Código Penal)
c) Risco de reiteração
A reablitação é um instituto de política criminal que garante ao condenado o sigilo sobre o seu processo e sua condenação.
Certo
Art. 93, CP
A reabilitação não impede o reconhecimento da reincidência em caso de prática e condenação a crime futuro.
Certo
Em caso de reabilitação, reestabelece-se o poder familiar cuja a perda tenha sido decretada como efeito da condenação.
Errado
Até pode afastar alguns efeitos da condenação, mas há vedação expressa à retomada do poder familiar e à reintegração na função pública perdida.