02.07 Flashcards Preview

Revisões > 02.07 > Flashcards

Flashcards in 02.07 Deck (20):
1

8112
Art. 8o São formas de provimento de cargo público:

I - nomeação; (ORIGINÁRIO)
II - promoção; (derivado)
V - readaptação; (derivado)
VI - reversão; (derivado)
VII - aproveitamento; (derivado)
VIII - reintegração; (derivado)
IX - recondução. (derivado)

2

A única forma de provimento ORIGINÁRIO é

NOMEAÇÃO

3

Considere que João, de setenta anos de idade, servidor público federal aposentado por invalidez, tenha solicitado a reversão de sua aposentadoria. Nessa situação, mesmo que a junta médica oficial tenha concluído que o referido servidor não apresenta qualquer condição incapacitante para o exercício profissional, a administração deverá indeferir a solicitação de João.

Certo
Lei 8112/90
Art. 27 - Não poderá reverter o aposentado que já tiver completado 70 (setenta) anos de idade

4

8112:
Art. 30. O retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.

Eu Aproveito o Disponível, Readapto o Incapacitado, Reverto o Aposentado, Reintegro o Demitido; e Reconduzo o Inabilitado em Estágio Probatório e o Ocupante do Cargo do Reintegrado.

5

As ações e programas de desenvolvimento de pessoas nas organizações contribuem para a instauração de clima de aprendizagem, o fortalecimento de vantagem competitiva e a motivação e melhoria do desempenho.

Certo

6

Todos sabemos que "Políticas de treinamento" são focadas no presente, nas tarefas e atividades atuais dos funcionários. Já as "Políticas de desenvolvimento" são focadas no futuro, nas habilidades e capacidades que serão exigidas dos funcionários. Assim,

para as "Políticas de Treinamento", aprendizagem é um resultado, enquanto para as "políticas de desenvolvimento", aprendizagem é um processo.

7

De acordo com Chiavenato (Gestão de Pessoas), dentre as formas de EXECUÇÃO DO TREINAMENTO, terceira etapa do processo de Treinamento, constam as Técnicas de Classe, as quais incluem técnicas como jogos empresariais e dramatização (role play).
Tais técnicas visam ao desenvolvimento de HABILIDADES técnicas (operacionais) e/ou interpessoais (liderança, trabalho em equipe).

Ou seja, não desenvolvem as atitudes, e sim as HABILIDADES.

8

Julgue:
A educação a distância prescinde do papel do professor por ser um processo mediado por tecnologia, necessitando apenas de materiais bem elaborados e de bons instrumentos de direcionamento das tarefas a serem realizadas.

Errado
Na educação a distância, o professor se faz presente pelo uso de algum meio de comunicação: o diálogo educativo não é direto e imediato, mas mediado.

9

A educação corporativa é um setor de treinamento aperfeiçoado, a diferença entre a educação corporativa e o setor de recursos humanos tradicional é desenvolver uma visão mais abrangente e estratégica.

O setor de treinamento e desenvolvimento focava o aprimoramento de habilidades mais técnicas e funcionais, já a universidade corporativa serve como um centro para estimular a aprendizagem organizacional gerando o desenvolvimento das pessoas indo muito além da visão técnica, sendo uma boa oportunidade para desenvolver a cultura organizacional.

10

As etapas do Treinamento são as seguintes:
(Dia DIA)

1 Diagnóstico (quando é realizada a análise organizacional);
2 Desenho (estruturação do planejamento instrucional);
3 Implementação; e
4 Avaliação.

11

O treinamento visa fornecer os meios para proporcionar a aprendizagem.

Certo
A aprendizagem humana pode dar-se por várias maneiras.

12

A aprendizagem humana pode dar-se por várias maneiras. Nem todas as situações que geram aprendizagem são ações formais de treinamento, desenvolvimento e educação.

Treinar é “O ato intencional de fornecer os meios para proporcionar a aprendizagem” comenta Chianenato.

13

ROI

O retorno do investimento do treinamento busca identificar a partir de indicadores que podem ser financeiros se os benefícios superaram os custos, ou seja, qual o valor final do treinamento. No caso, o investimento (custo) não é atrativo pois seu retorno é superado por um investimento com o mínimo de retorno.

14

Julgue:
Avaliações de ações de treinamento são úteis porque permitem ajustar tanto o processo quanto o contexto de ensino e aprendizagem.

Certo

15

Julgue
A administração científica constitui uma combinação de princípios, os quais podem ser assim sumariados: ciência, em lugar de empirismo; harmonia, em vez de discórdia; cooperação, e não individualismo; rendimento máximo, em lugar de produção reduzida; e desenvolvimento de cada homem, no sentido de alcançar maior eficiência e prosperidade

Certo

16

Princípios utilizados por Ford:

1. Princípio de intensificação;
2. Princípio de economicidade;
3. Princípio de produtividade;

17

Sistema consiste no conjunto
de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente,
formam um todo unitário com determinado objetivo e função.
Um sistema compõe-se de objetivos, entradas, processo de
transformação, saídas, controles, avaliações e retroalimentação ou
realimentação ou feedback.

Definição Cespe Teoria de Sistemas.
(relacionar a abordagem sistemica ao todo)

18

Departamentalização Matricial
(principal benefício: coordenação)

Segundo Chiavenato, A abordagem matricial é a combinação de departamentalização funcional e divisional na mesma organização, que funciona como uma GRADE ou MATRIZ no sentido de promover a bipolaridade de atuação do comando para proporcionar INOVAÇÃO e AGILIDADE.

19

Entropia

Relacionar entropia a DESGASTE. Assim uma organização sempre irar querer Entropia Negativa (nunca positiva).

20

Julgue
A visão sistêmica das organizações considera que há um ciclo de vida organizacional definido para que não haja desvios nas normas sociais de sua estrutura.

Errado
Se a visão é sistêmica, o sistema aberto. Se o sistema é aberto, não há nada definido.