Administrativo 2 Flashcards

1
Q

O direito de propriedade está delineado em nossa Constituição como norma constitucional de eficácia plena.

A

ERRADO

Algumas previsões constitucionais levam ao entendimento de que o direito de propriedade é uma norma constitucional de eficácia contida, pois pode ser restringida por meio de conceitos de larga difusão no direito público: necessidade e utilidade pública, interesse social, perigo público iminente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O direito de propriedade abrange tanto os bens corpóreos como incorpóreos (propriedade intelectual), sendo as obras intelectuais definidas como as criações de espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro.

A

CERTO

Art. 7º São obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro, tais como:

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A limitação administrativa é a atuação do poder público em caráter geral, que atinge proprietário determinado e que afeta o caráter absoluto da propriedade (liberdade sobre o bem).

A

ERRADO

atinge proprietários indeterminados, justamente por ser de caráter geral. Ex.: número de andares para construir.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

A servidão administrativa é perpétua.

A

CERTO

A servidão é um direito real de natureza perpétua, que irá durar até a vontade do Estado sobre coisa alheia. Ex..: usar terreno para a passagem de tubulação de gás. Na servidão há a redução da área útil do imóvel. O poder público limita o uso da propriedade para a execução de serviços públicos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Na ação de desapropriação por utilidade pública, a citação do proprietário do imóvel desapropriado dispensa a do respectivo cônjuge.

A

CERTO

O CPC determina que, nas ações que versem sobre direitos reais imobiliários, tanto o réu como o seu cônjuge devem ser citados (§ 1º do art. 10). Essa regra não se aplica nas ações de desapropriação por utilidade pública. Se a Fazenda Pública ajuíza ação de desapropriação por utilidade pública contra o proprietário, o seu cônjuge não precisará ser citado. Isso porque o art. 16 do DL 3.365/1941 (Lei das Desapropriações) dispõe que a “citação far-se-á por mandado na pessoa do proprietário dos bens; a do marido dispensa a da mulher”. Logo, não se aplica o § 1º do art. 10 do CPC considerando que esta é norma geral em relação ao art. 16 do DL 3.365/41, que é lei específica. STJ. 2ª Turma. REsp 1.404.085-CE, Rel. Min. Herman Benjamin, julgado em 5/8/2014 (Info 547).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A competência para legislar sobre direito de propriedade, desapropriação e requisição é ____________ da União. (exclusiva/privativa)

A

privativa

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Em regra, o proprietário ________ direito à indenização por conta das limitações administrativas que incidam sobre sua propriedade. (tem/não tem)

A

não tem

No entanto, excepcionalmente, a jurisprudência reconhece o direito à indenização quando a limitação administrativa reduzir o valor econômico do bem.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

A ocupação temporária atinge a propriedade ________________. (imóvel/móvel ou imóvel)

A

imóvel

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O tombamento _______ ser constituído por lei. (pode/não pode)

A

não pode

STF, no julgamento da ACO 1.706/DF: “O tombamento é constituído mediante ATO DO PODER EXECUTIVO que, observada a legislação pertinente, estabelece o alcance da limitação ao direito de propriedade, ato emanado do Poder Legislativo não podendo alterar essas restrições. (…)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Conforme previsto no Decreto-Lei 3365/41 (art. 2o), todos os bens poderão ser desapropriados pela União, Estados, Municípios, DF e territórios. Segundo decidiu o STF e STJ, é _______________ a desapropriação do Estado sobre bens de sociedade de economia mista federal. (legítima/ilegítima)

A

ilegítima

Os bens públicos podem ser desapropriados?

SIM. Os bens públicos podem ser objeto de desapropriação, mas apenas por entidades estatais superiores e desde que haja autorização legislativa para o ato expropriatório.

Assim, a União pode desapropriar bens dos Estados, do DF e dos Municípios; já os Estados podem desapropriar apenas os bens dos Municípios; os Municípios, por sua vez, não podem desapropriar bens públicos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Lei de Improbidade Administrativa - Art. 9º Constitui ato de improbidade administrativa importando em enriquecimento ilícito auferir, mediante a prática de ato doloso, qualquer tipo de vantagem __________ indevida em razão do exercício de cargo, de mandato, de função, de emprego ou de atividade nas entidades referidas no art. 1º desta Lei, e notadamente:

A)patrimonial

B)patrimonial e não patrimonial

A

A)patrimonial

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Lei 8419, art. 9º, IV - Utilizar, em obra ou serviço particular, ___________, de propriedade ou à disposição de qualquer das entidades referidas no art. 1º desta Lei, bem como o trabalho de servidores, de empregados ou de terceiros contratados por essas entidades por essas entidades;

A)veículos, máquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza

B)qualquer bem móvel

A

B)qualquer bem móvel

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Lei 8429, art. 9º XII - usar,___________, bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1° desta lei.

A)em proveito próprio

B)em proveito próprio ou de terceiro

A

A)em proveito próprio

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Lei 8429, art. 10, X - agir __________ na arrecadação de tributo ou de renda, bem como no que diz respeito à conservação do patrimônio público;

A)negligentemente

B)ilicitamente

A

B)ilicitamente

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Lei 8.429/95

Art. 10

XIV – celebrar contrato ou outro instrumento que tenha por objeto a prestação de serviços públicos por meio da gestão associada sem observar as formalidades previstas _____________;

A)na lei

B)nas leis e regulamentos

A

A)na lei

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

_____________ para a configuração de ilícito na celebração, na fiscalização e na análise das prestações de contas de parcerias firmadas pela administração pública com entidades privadas;

A)agir

B)agir negligentemente

A

A)agir

17
Q

A inexecução ________________ do contrato acarretará, a critério do poder concedente, a declaração de caducidade da concessão ______ a aplicação das sanções contratuais, respeitadas as disposições deste artigo, do art. 27, e as normas convencionadas entre as partes.

A)total / e

B)total ou parcial / ou

A

B)total ou parcial / ou

18
Q

LEI 8987
A caducidade da concessão PODERÁ ser declarada pelo poder concedente quando: a concessionária não atender a intimação do poder concedente para, ____________(90 /180 dias), apresentar a documentação relativa a regularidade fiscal, no curso da concessão, na forma do art. 29 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. (Redação dada pela Lei nº 12.767, de 2012)

A

em 180 dias!!!!!!

19
Q

Sobre a Lei 11.107 (normas gerais de contratação de consórcios público) assinale a alternativa correta a respeito da extinção do contrato de consórcios públicos:
A extinção de contrato de consórcio público pode ocorrer de forma unilateral por decisão de qualquer ente consorciado, independentemente da aprovação da assembleia geral.

A

ERRADO
#ATUALIZAAÍ

Art. 12. A extinção de contrato de consórcio público dependerá de instrumento aprovado pela assembleia geral, ratificado mediante lei por TODOOS os entes consorciados. (Redação dada pela Lei nº 14.662, de 2023)

20
Q

Serviço público em sentido estrito refere-se às atividades exercidas pela Administração Pública, com exclusão da polícia administrativa, do fomento e da intervenção.

A

CERTO

  1. Serviço público em sentido amplo: todas as funções do Estado. Três elementos: a) atividade assumida por uma coletividade pública (publicatio); b) objetivo: satisfazer a uma necessidade de interesse geral; c) regime jurídico de direito público derrogatório do direito comum. (Mário Masagão, José Cretella Júnior, Edmir Netto de Araújo e Odete Medauar).

Importância do conceito de serviço público na França: a) na definição do direito administrativo (Escola do Serviço Público: Leon Duguit, Gaston Jèze, Roger Bonnard, Louis Rolland, dentre outros); b) um dos critérios adotados para definição da competência dos órgãos de jurisdição administrativa.
2. Conceito menos amplo: todas as atividades desempenhadas pela Administração Pública, com exclusão das funções legislativa e judicial (Hely Lopes Meirelles).
3. Serviço público em sentido estrito: atividades exercidas pela Administração Pública, com exclusão da polícia administrativa, do fomento e da intervenção (Celso Antônio Bandeira de Mello e Marçal Justen Filho).

21
Q

A Administração poderá convocar, com antecedência mínima de 10 (dez) dias úteis, audiência pública, presencial ou a distância, na forma eletrônica, sobre licitação que pretenda realizar, com disponibilização prévia de informações pertinentes, inclusive de estudo técnico preliminar e elementos do edital de licitação, e com possibilidade de manifestação de todos os interessados.

A

ERRADO

8 D!

22
Q

Domínio em sentido amplo pode ser definido como o poder de dominação ou de regulação que o Estado exerce sobre todos os bens, sejam eles bens públicos, privados ou insuscetíveis de apropriação.

A

CERTO

Segundo Hely Lopes Meirelles, em sentido amplo, é o poder de dominação ou de regulamentação que o Estado exerce sobre bens do seu patrimônio (bens públicos), ou sobre os bens do patrimônio privado (bens particulares de interesse público), ou sobre as coisas inapropriáveis individualmente, mas de fruição geral da coletividade (res nullius ou adéspotas)

23
Q

A concessão de uso especial para fins de moradia, prevista na MP 2.220/01, tem natureza jurídica de contrato administrativo.

A

ERRADO

ATO ADMINISTRATIVO VINCULADO (e não de contrato administrativo, porque não há qualquer tipo de negócio bilateral que denuncie a celebração do contrato, além de a lei não ter outorgado qualquer margem de liberdade para a Administração decidir ou não sobre a outorga ou não da concessão)

24
Q

O Brasil exerce soberania no mar territorial e na zona contígua, áreas pertencentes à União.

A

ATENÇÃO – essa terra não é a da União e sim os seus recursos naturais.

ERRADOOOOOO

O Brasil não exerce soberania na zona contígua, mas exerce poder de polícia.

25
Q

A concessão de uso especial para fins de moradia é _________________.

(TRANSFERÍVEL OU INTRANSFERÍVEL)

A

TRANSFERÍVEL

Art. 7º O direito de concessão de uso especial para fins de moradia é transferível por ato inter vivos ou causa mortis.

26
Q

As terras devolutas pertencem, em regra, ________________.

(UNIÃO OU ESTADOS)

A

ESTADOS

com exceção daquelas indispensáveis à defesa das fronteiras, das fortificações e construções militares, das vias federais de comunicação e à preservação ambiental, que são de propriedade da União (art. 20, II, da CF/88).