CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE II Flashcards
(54 cards)
É constitucional a autorização conferida ao Banco Central do Brasil (BCB), por lei federal, para adquirir papel-moeda e moeda metálica fabricados fora do País por fornecedor estrangeiro, com o objetivo de abastecer o meio circulante nacional
CERTO
Mesmo que uma lei seja fruto de acordo homologado judicialmente, ela poderá ser objeto de ADI, não havendo violação da coisa julgada material. INFO 955 STFCAVALCANTE, Márcio André Lopes.
CERTO
A arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) é instrumento eficaz de controle da inconstitucionalidade por omissão. A ADPF pode ter por objeto as omissões do poder público, quer totais ou parciais, normativas ou não normativas, nas mesmas circunstâncias em que ela é cabível contra os atos em geral do poder público, desde que essas omissões se afigurem lesivas a preceito fundamental, a ponto de obstar a efetividade de norma constitucional que o consagra.
CERTO
Governador de Estado afastado cautelarmente de suas funções — por força do recebimento de denúncia por crime comum — não tem legitimidade ativa para a propositura de ação direta de inconstitucionalidade. Isso porque a legitimidade para a instauração do controle concentrado de constitucionalidade é do cargo, e não da pessoa física que o ocupa.IMPLICA A ILEGITIMIDADE JUSTAMENTE PORQUE A LEGITIMIDADE É DO CARGO, NÃO DA PESSOA, LOGO SENDO ELE AFASTADO DO CARGO, AINDA QUE CAUTELARMENTE, PERDE A LEGITIMIDADE PARA TANTO…
CERTO
A arguição de descumprimento de preceito fundamental não é a via adequada para se obter a interpretação, a revisão ou o cancelamento de súmula vinculante.
CERTO
De acordo com a jurisprudência do STF, o reconhecimento da repercussão geral no Plenário Virtual não impede sua rediscussão no Plenário físico, notadamente quando tal reconhecimento tenha ocorrido por falta de manifestações suficientes.
CERTO
ART8: Art. 8A decisão sobre a ADPF somente será tomada se presentes na sessão pelo menos 2/3 dos Ministros.
CERTO
ADPF
art4 § 2Da decisão de indeferimento da petição inicial caberá agravo, no prazo de cinco dias.
CERTO
Art. 12. A decisão que julgar procedente ou improcedente o pedido em argüição de descumprimento de preceito fundamental é irrecorrível, não podendo ser objeto de ação rescisória.
CERTO
O amicus curiae não tem legitimidade para opor embargos de declaração em recurso extraordinário com repercussão geral.
Todavia, em sede de recurso extraordinário, o relator eventualmente pode ouvir os terceiros sobre a questão da repercussão geral e levar a matéria para esclarecimentos (art. 323, § 3º, RISTF).
O amicus curiae não pode interpor qualquer recurso (nem mesmo embargos de declaração) em sede de controle abstrato de constitucionalidade e nas causas com repercussão geral que tramitam no STF
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
A inconstitucionalidade pode ser:
inconstitucionalidade pode ser formal e material.
O controle preventivo se dá anteriormente à promulgação da lei. É o método pelo qual se previne a introdução de uma norma inconstitucional no ordenamento. Se dá antes ou durante o processo legislativo.
CERTO
Sobre o controle repressivo difuso responda:
O controle repressivo é exercido pelo Poder Judiciário e processado em duas vias: difusa e concentrada
I) Tem como pressuposto um caso concreto.
II) A competência para julgamento é do juiz de 1º grau.
III) Nasceu no Brasil em 1891 na 1ª Constituição da República.
Quanto à declaração de inconstitucionalidade no controle difuso
a) A declaração de inconstitucionalidade antecede o mérito da questão.
b) A declaração de inconstitucionalidade é causa de pedir, nunca o pedido da ação.
c) O juiz pode declarar a inconstitucionalidade de ofício.
São efeitos do controle de constitucionalidade difuso:
a) “ex tunc” e “inter partes”.
O Supremo Tribunal Federal ao decidir pela inconstitucionalidade no controle difuso, comunica o Senado (art. 52, X, CF) que pode facultativamente suspender a lei. Caso a lei seja suspensa, quais os efeitos da decisão daquela casa legislativa?
a) “erga omnes” e “ex nunc”.
São legitimados universais da Ação Direta de Inconstitucionalidade:
II) Mesa da Câmara e Mesa do Senado.
III) Procurador Geral da República.
IV) Conselho Federal da OAB e partido político com representação no Congresso Nacional.
O Governador do Estado não é legitimado universal, devendo demonstrar a pertinência temática, ou seja, uma relação de pertinência entre o pedido de inconstitucionalidade daquela lei e as finalidades institucionais do organismo.
O Presidente da República não precisa demonstrar pertinência temática para ajuizar a Ação Direta de Inconstitucionalidade. É legitimado universal.
CERTO
Cabe Ação Direta de Inconstitucionalidade para o:
I) controle de lei ou ato normativo federal.
II) controle de lei ou ato normativo estadual.
CERTO
Que tipo de ato normativo pode ser objeto da Ação Direta de Inconstitucionalidade?
I) Constituição Estadual.
II) Lei complementar ordinária.
III) Lei orçamentária.
IV) Emenda constitucional.
A lei ou ato normativo estadual não podem ser objeto de Ação Declaratória de Constitucionalidade, conforme preceitua o art. 102, I, “a”, CF
CERTO
DA PETIÇÃO INICIAL: ADI
Parágrafo único. A petição inicial, acompanhada de instrumento de procuração, quando subscrita por advogado, será apresentada em duas vias, devendo conter cópias da lei ou do ato normativo impugnado e dos documentos necessários para comprovar a impugnação.
Art. 4o A petição inicial inepta, não fundamentada e a manifestamente improcedente serão liminarmente indeferidas pelo relator.
Parágrafo único. Cabe agravo da decisão que indeferir a petição inicial.
Art. 5o Proposta a ação direta, não se admitirá desistência.
Art. 22. A decisão sobre a constitucionalidade ou a inconstitucionalidade da lei ou do ato normativo somente será tomada se presentes na sessão pelo menos oito Ministros.
Art. 23. Efetuado o julgamento, proclamar-se-á a constitucionalidade ou a inconstitucionalidade da disposição ou da norma impugnada se num ou noutro sentido se tiverem manifestado pelo menos seis Ministros, quer se trate de ação direta de inconstitucionalidade ou de ação declaratória de constitucionalidade.