7- N16 Flashcards

1
Q

A NORMAM 16 visa estabelecer as condições e requisitos para a delegação aos órgãos federais, estaduais e municipais, e para a concessão a empresas privadas das atividades de busca e salvamento de embarcação, coisa ou bem, em perigo no mar, nos portos e vias navegáveis interiores.

V ou F. (Se F, Justifique)

A

FALSO. Assistência e Salvamento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Assistência e salvamento - serviço ________, prestado por entidades __________, às embarcações, coisas ou bens, em perigo no mar, áreas portuárias e águas interiores, por força de acidentes ou avarias, visando sua __________, manutenção das suas condições operativas ou _______para reparos em ________ou oficina especializada.

A

remunerado - públicas ou privadas - recuperação - reboque - estaleiros.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Busca e Salvamento - serviço ________, decorrente de compromissos internacionais assumidos pelo Brasil, prestado em caráter de ______, visando ao resgate de pessoas em perigo, em decorrência de acidentes ou avarias com embarcações. O Serviço de Busca e Salvamento é conhecido pela sigla ___________.

A

gratuito - urgência - SAR (Search and Rescue).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O Serviço de Busca e Salvamento é realizado pela Marinha do Brasil, podendo envolver outros órgãos públicos e a colaboração ________de entidades privadas. Este Serviço de Busca e Salvamento, conhecido pela sigla __________, é regulamentado por documento específico do Comando de Operações Navais, possuindo cada Distrito Naval uma estrutura de SALVAMAR ________, nas suas respectivas áreas de jurisdição.

A

eventual - SALVAMAR BRASIL - REGIONAL

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

____________ - recuperação de bem encalhado, afundado ou submerso, a fim de restaurar suas condições e atividades originais, mediante operação de __________ e salvamento.

A

Reflutuação - assistência

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Promove, coordena e controla a execução das atividade de assistência e salvamento de embarcação, coisa ou bem em perigo, nos portos e nas vias navegáveis interiores.

A

ComDN

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Determina a elaboração e aprovar as Normas da Autoridade Marítima relativas à assistência e salvamento de embarcação, coisa ou bem em perigo no mar, nos portos e nas vias navegáveis.

A

CON

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Coordena e controla a execução de atividades de assistência e salvamento de embarcação, coisa ou bem em perigo, nos portos e nas vias navegáveis interiores, podendo subdelegar.

A

CON

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Delega a execução de serviços de assistência e salvamento de embarcação, coisa ou bem em perigo no mar, nos portos e nas vias navegáveis interiores a outros órgãos federais, estaduais, municipais e, por concessão, a particulares, em áreas definidas de jurisdição.

A

CON

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Coordenar as ações de redução de danos relacionados com sinistros marítimos e fluviais e o salvamento de náufragos.

A

ComDN

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O interessado na prestação de serviços de assistência e salvamento deverá ser pessoa_________, devidamente constituída;
O interessado na prestação de serviços de assistência e salvamento deverá ser cadastrado na ______ da área de jurisdição;
Poderá o interessado na prestação do serviço de assistência e salvamento __________meios ou equipamentos especiais, bem como pessoal especializado, conforme o exigir a situação da embarcação, coisa ou bem , a ser assistido ou salvo, caso não disponha do material ou pessoal requerido para aquela faina;
O interessado na prestação de serviços de assistência e salvamento deverá dispor de pessoal devidamente habilitado para o exercício das diversas fainas requeridas;
O interessado na prestação de serviços de assistência e salvamento deverá dispor dos necessários meios para execução de serviços, tais como, _________, desencalhe, reflutuação, içamento de pesos, transferência de cargas ________, _______ e ______, eventualmente _________e outros que a situação exigir.

A

JURÍDICA;
CDA;
SUBCONTRATAR;
REBOQUE - LÍQUIDA, SÓLIDA e GASOSA - MERGULHO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

A execução de uma faina de assistência e salvamento deve ser precedida de um _________ da embarcação, coisa ou bem a ser assistido ou salvo. Para a realização do ________, o interessado deverá requerer a autorização junto à ________ da área de jurisdição do local da faina.

A

estudo da situação - estudo - CDA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Para se obter a delegação de competência apresentação de requerimento ao _______, junto à Capitania, Delegacia ou Agência em cuja jurisdição se encontrar a embarcação, coisa ou bem em perigo, especificando a área em coordenadas geográficas onde executará a faina.

A

ComDN

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Realizado o estudo da situação, o interessado deverá elaborar o seu ____________, que contemplará o _____________ a serem executados, contendo as datas previstas para início e término dos trabalhos, método a ser empregado para realização do salvamento, especificando os equipamentos e meios a serem utilizados na faina, entre outros itens.

A

plano de execução - cronograma de eventos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

A __________, concedendo delegação de competência ou autorização para execução das atividades de assistência e salvamento, aprovará o plano de execução da faina, delimitando as coordenadas geográficas de atuação da entidade permissionária e estabelecendo condições outras, julgadas cabíveis e adequadas à situação específica daquele salvamento.

A

portaria

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Em situações de ___________, os procedimentos apresentados na norma poderão ser simplificados, por iniciativa do ___________ e mediante solicitação, caso necessário, de assessoramento técnico à _______, pelo __________, a fim de evitar retardos que possam comprometer as operações ou caso exista limitação de informações, difícil de ser tempestivamente superada.

A

emergência - CP - DPC - Com DN

17
Q

As atividades de assistência e salvamento serão coordenadas e controladas por Autoridade Naval designada pelo Capitão dos Portos de jurisdição da área.

V ou F (Se F, Justifique)

A

designadas pelo ComDN

18
Q

Nenhum pagamento será devido ao autorizado pelo cancelamento da autorização.

V ou F (Se F, Justifique)

A

VERDADEIRO

19
Q

As autorizações para assistência e salvamento estarão automaticamente canceladas em algumas situações:

O autorizado não der _____às atividades dentro do ______ estabelecido no ato da autorização;
O serviço não for executado dentro do prazo fixado na autorização;
No curso das operações, não apresentar ________para lhes dar _________;
No decorrer das operações venham a surgir _____ inaceitáveis aos que estiverem trabalhando nas operações, para o meio ambiente, para a segurança da navegação e para terceiros;
Não forem entregues, nos prazos fixados pela Autoridade Naval coordenadora e controladora, os ______parciais.

A

início - prazo;
condições - continuidade;
riscos
relatórios

20
Q

As pessoas jurídicas interessadas na assistência e salvamento de embarcação, coisa ou bem, em perigo no mar, nos portos e vias navegáveis interiores deverão ser previamente cadastradas na Capitania, Delegacia ou Agência com jurisdição na área onde executarão a faina.

V ou F (Se F, Justifique)

A

VERDADEIRO

21
Q

A Capitania, Delegacia ou Agência participará ao(à) ____, por meio de mensagem com informação para o (a) ____ e ____, o início e o término das atividades de assistência e salvamento autorizadas, a fim de possibilitar divulgação em Avisos aos Navegantes.

A

DHN, DN e o DPC.

22
Q

______ dos limites da área do Porto Organizado, ou seja, a compreendida pelas instalações portuárias, quais sejam, ancoradouros, docas, cais, pontes e piers de atracação e acostagem, terrenos, armazéns, edificações e vias de circulação interna, bem como pela infra-estrutura de proteção e acesso aquaviário ao porto tais como guias correntes, quebra-mares, eclusas, canais, bacias de evolução e áreas de fundeio que devam ser mantidas pela Administração do Porto, compete à ____________ promover a remoção de embarcações ou cascos de embarcações que possam prejudicar a navegação das embarcações que acessam o porto

A

dentro - Administração do Porto