46- N01 CAP11 E CAP12 Flashcards

1
Q

01) De acordo com a NORMAM 01, acerca das Tabelas de Postos e Obrigações da Tripulação em Casos de Emergência, assinale a alternativa incorreta: *
1 point
a) Deverá especificar os pormenores relativos ao sinal de alarme geral de emergência, bem como a ação a ser tomada pela tripulação e pelos passageiros quando soar esse alarme.
b) Deverá especificar quais os oficiais designados para assegurar que os equipamentos salva-vidas e de combate a incêndio são mantidos em boas condições e prontos para o uso imediato.
c) Deverá especificar os substitutos das pessoas chaves que possam vir a ficar inválidas, levando em consideração que diferentes situações de emergência podem exigir medidas diferentes.
d) Deverá ser preparada após o navio fazer-se ao mar. Se houver mudanças na tripulação que implique alteração na Tabela de Postos, o Comandante do navio deverá alterar a Tabela ou preparar uma nova.
e) Devem ser fixadas em locais visíveis por todo o navio, inclusive no passadiço, na Praça de Máquinas e nos locais de acomodação da tripulação.

A

(D) ANTES DO NAVIO SE FAZER AO MAR

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q
02) De acordo com a NORMAM 01, acerca das instruções, treinamentos e manutenção, assinale a alternativa incorreta: *
1 point
(a) O treinamento e as instruções a bordo, sobre o uso dos equipamentos salva-vidas de bordo, inclusive do equipamento das embarcações de sobrevivência, e o uso de equipamentos de extinção de incêndio deverão ser dados o mais breve possível, em prazo não superior a 2 semanas após o embarque de um tripulante. No entanto, se o tripulante encontrar-se designado para o navio, dentro de um programa regular de rodízio, esse treinamento deverá ser dado em prazo não superior a 2 semanas após o primeiro embarque.
(b) O treinamento a bordo no uso de balsas salva-vidas lançadas por turco deverá ser realizado em intervalos não maiores do que 3 meses, em todo navio equipado com tais equipamentos. Sempre que exequível, isto deverá incluir o enchimento e o arriamento de uma balsa. Essa balsa pode ser uma balsa especial destinada somente para fim de treinamento e que não faça parte do equipamento salva-vidas de bordo. Uma balsa especial desse tipo deverá ser claramente marcada.
(c) Todo membro da tripulação deve participar de um exercício de abandono do navio ou da plataforma e de um exercício de combate a incêndio, pelo menos, uma vez por mês. Nos navios os exercícios da tripulação devem ser efetuados dentro das 24 horas que se seguem à saída de um porto, se mais de 15% da tripulação não houver participado e exercícios de abandono do navio e de combate a incêndio a bordo do navio em questão, no mês precedente.
(d) A bordo de um navio que efetue viagem internacional, a chamada de passageiros deve ser feita nas 24 horas que seguem ao seu embarque. Os passageiros devem ser instruídos quanto ao emprego dos coletes salva-vidas e de como agir em situação de emergência.
(e) bordo dos navios de passageiros, deverá haver um exercício de abandono do navio e um exercício de combate a incêndio todas as semanas.
A

(C) MAIS DE 25%

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

03) De acordo com a NORMAM 01, nas plataformas, cada tripulante deve participar no mínimo a cada três meses de exercícios de abandono, que consistem no treinamento com a embarcação salva-vidas (baleeiras) e respectivos turcos de lançamento. Na impossibilidade da realização do exercício, visando à manutenção da capacitação do pessoal, alguns procedimentos deverão ser adotados. Assinale a alternativa incorreta: *
1 point
a) Mensalmente, realizar a descida de cada baleeira até próximo do nível da água. Posteriormente, recolher a baleeira, retornando à posição original de estivagem. Deverão ser verificadas as condições do casco, sistemas de liberação e recolhimento (lubrificação, integridade e conservação) e condições operacionais do turco.
b) O equipamento deverá dispor de plano de manutenção e inspeção, conforme estabelecido pela MSC.1/Circ.1206/Rev.1 e aprovado por Sociedade Classificadora reconhecida pela Autoridade Marítima Brasileira.
c) Deverão ser realizadas inspeções semanais e mensais no equipamento de acordo com o estabelecido pelo MODU Code 2009 nos itens 10.18.7 e 10.18.8.
d) Quando possível o pessoal de bordo responsável pelo conjunto baleeira-turco de lançamento deverá ser envolvido na manutenção anual e teste de funcionamento do dispositivo de liberação efetuado de acordo com a MSC.1/Circ.1206/Rev.1.
e) Os condutores das baleeiras deverão realizar treinamento intermediário, no mínimo a cada um ano e meio, em centro de treinamento reconhecido pela Autoridade Marítima Brasileira.

A

(e) a cada 2,5 anos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q
04) De acordo com a NORMAM 01, acerca das instruções, treinamentos e manutenção, complete a lacuna e assinale a alternativa correta: Na medida do possível, as embarcações de salvamento (botes de resgate), deverão ser lançadas todos os meses, levando a bordo sua tripulação designada, e manobradas na água. Em todos os casos, deverá ser cumprida esta prescrição pelo menos uma vez a cada \_\_\_\_\_\_meses. *
1 point
a) Dois
b) Três
c) Quatro
d) Cinco
e) Seis
A

(a)
BIZU! QND SE TRATA DE EMB SB/SV=> PELO MENOS 1X/3MESES
QND SE TRATA DE EMB SM=> PELO MENOS 1X/2MESES
QND SE TRATA DE EXERCÍCIOS=> PELO MENOS 1X/MÊS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q
05) De acordo com a NORMAM 01, acerca das instruções, treinamentos e manutenção, complete a lacuna e assinale a alternativa correta: Os exercícios de incêndio devem ser planejados de tal modo a ser dada a devida atenção à prática regular nas diferentes emergências que podem ocorrer, dependendo do tipo do navio e sua carga. Sua periodicidade não deve ser inferior a \_\_\_\_\_\_ mês. *
1 point
a) Um
b) Dois
c) Três
d) Quatro
e) Seis
A

1 MÊS

BIZU! QND SE TRATA DE EMB SB/SV=> PELO MENOS 1X/3MESES
QND SE TRATA DE EMB SM=> PELO MENOS 1X/2MESES
QND SE TRATA DE EXERCÍCIOS=> PELO MENOS 1X/MÊS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

06) De acordo com a NORMAM 01, acerca das instruções, treinamentos e manutenção, assinale a alternativa incorreta: *
11 points
a) Antes de o navio deixar o porto e a todo momento durante a viagem, todo o equipamento salva-vidas deverá estar em boas condições de serviço e pronto para ser utilizado imediatamente.
b) Os postos de lançamento deverão ser situados em locais que permitam o lançamento das embarcações de sobrevivência e salvamento na água com segurança, tendo em especial atenção a distância que deve separá-las do hélice e das partes em balanço do casco do navio.
c) Dentro do possível, as embarcações de sobrevivência, exceto aquelas especialmente projetadas para serem lançadas por queda livre, devem ser arriadas na parte reta do costado do navio. Se forem localizados à vante, eles deverão estar situados por ante avante da antepara de colisão, em uma posição abrigada.
d) Os exercícios deverão possuir registros assinados pelo responsável pelo treinamento contendo, pelos menos, a data de realização, nome e função do instrutor, relação dos presentes com suas respectivas assinaturas, conteúdo do assunto abordado e outras informações consideradas relevantes. Tais registros deverão estar disponíveis a bordo para verificação.
e) Os exercícios devem, tanto quanto possível, ser conduzidos como se estivesse ocorrendo uma emergência real.

A

(C) SE AVANTE, EMB SB POR ANTE A RÉ DA ANTEPARA DE COLISÃO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q
07) De acordo com a NORMAM 01, os cabos de aço usados nos lançamentos devem ser inspecionados periodicamente, com especial atenção nas áreas de roldanas e polias, devendo ser renovados quando necessário devido à deterioração ou em intervalos não superiores à: *
1 point
a) 2 anos
b) 3 anos
c) 4 anos
d) 5 anos
e) 6 anos
A

(D)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q
08) De acordo com a NORMAM 01, acerca de instruções treinamentos e manutenção, preencha a lacuna abaixo e assinale a alternativa correta: Toda balsa salva-vidas e todo colete salva-vidas inflável serão submetidos a uma vistoria de revisão em intervalos que não excedam \_\_\_\_\_\_\_\_\_ meses. Entretanto, a DPC, a seu critério, poderá prorrogar esse período por mais \_\_\_\_\_\_\_\_ meses, quando houver impossibilidade de efetuar revisão. *
1 point
(a) Seis / seis;
(b) Seis / cinco;
(c) Doze / seis;
(d) Doze / cinco;
(e) Doze / doze
A

(D)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

09) De acordo com a NORMAM 01, acerca de instruções treinamentos e manutenção, assinale a alternativa correta: *
1 point
a) Os dispositivos de escape hidrostático, exceto aqueles do tipo descartável, deverão ser submetidos a uma vistoria de revisão a intervalos que não excedam a 6 meses. Entretanto, a DPC, a seu critério poderá prorrogar este prazo por mais 3 meses, quando houver impossibilidade de efetuar a revisão.
b) Todos os reparos e manutenção das embarcações infláveis de salvamento serão realizados em conformidade com as instruções do fabricante. Reparos permanentes podem ser efetuados a bordo do navio, entretanto, devem ser realizados por pessoa capacitada.
c) Todas as embarcações de sobrevivência e as embarcações de salvamento, bem como os respectivos dispositivos de lançamento devem ser inspecionados visualmente mensalmente, a fim de verificar se estão prontos para serem usados.
d) Os motores de todas as embarcações salva-vidas e de salvamento devem ser postos a funcionar em marcha adiante e atrás durante, pelo menos, 1 minuto.
e) O sistema de alarme geral de emergência deve ser verificado semanalmente.

A

(A) 12 MESES/5MESES
(B) REPARO PERMANENTE: ESTAÇÃO APROVADA PELA DPC; REPARO EMERG=> NAVIO
(C) SEMANALMENTE=> ATT!!!! VISUAL=> SEMANAL
MENSALMENTE=> ATT!!! COM LISTA DE VRF COM RELATÓRIO NO DN (DIÁRIO DE NAVEGAÇÃO)
(D) 5’
(E) CORRETA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

10) De acordo com a NORMAM 01, acerca da operação das embarcações de sobrevivência e supervisão, assinale a alternativa correta: *
1 point
a) Deverá haver a bordo um número suficiente de pessoas com capacitação necessária para reunir e dar assistência aos demais tripulantes da embarcação.
b) Deverá haver a bordo um número suficiente de tripulantes, que poderá ser constituído por oficiais de náutica ou outras pessoas capacitadas, para manobrar as embarcações de sobrevivência e os dispositivos de lançamento n’água necessários para que todos os tripulantes e passageiros possam abandonar o navio.
c) Uma pessoa capacitada, de preferência um oficial de máquinas, deverá ser encarregada de cada embarcação de sobrevivência a ser usada. Também deverá ser nomeado um patrão suplente no caso das embarcações salva-vidas.
d) A pessoa encarregada de uma embarcação de sobrevivência deverá ter uma relação de seus tripulantes e deverá assegurar-se de que esses tripulantes sob suas ordens estejam familiarizados com suas obrigações. Nas embarcações salva-vidas, o patrão suplente também terá uma relação da tripulação de sua embarcação.
e) Para toda embarcação de sobrevivência a motor deverá ser designada uma pessoa que saiba fazer funcionar o motor e efetuar pequenos ajustes.

A
(A) V
(B) V
(C) ERRADA- MÁQUINA
(D)
(E)
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

11) De acordo com a NORMAM 01, acerca dos requisitos adicionais para o transporte de passageiros, as embarcações deverão ter, em locais visíveis ao público, placas indicando algumas informações. Assinale a alternativa incorreta: *
1 point
a) Os limites máximos de carga e de passageiros por convés.
b) Telefone da empresa responsável pela embarcação.
c) Telefone da CP, DL ou AG da área de jurisdição.
d) Endereço da empresa responsável pela embarcação.
e) Endereço eletrônico da Ouvidoria (Fale Conosco) da CP, DL ou AG da área de jurisdição.

A

(D)
BIZU!
ÚNICO ENDEREÇO É O ELETRÔNICO DA CDA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

12) De acordo com a NORMAM 01, acerca dos requisitos adicionais para o transporte de passageiros, assinale a alternativa incorreta: *
1 point
a) Todo material de salvatagem deverá ser armazenado em local de fácil acesso, devidamente sinalizado, próximo ao usuário, onde deverão ser dispostas instruções para o uso do colete salva-vidas. Em nenhuma hipótese os coletes poderão ficar acondicionados em armários ou compartimentos abertos.
b) Nas embarcações com AB maior que 20 a realização dos exercícios deverá ser registrada em documento próprio, mantido arquivado a bordo.
c) Quanto ao posicionamento dos coletes salva-vidas, estes deverão estar em locais de fácil acesso e devidamente sinalizados. Para os passageiros que viajam sentados, recomenda-se posicionar abaixo do assento.
d) Os tripulantes deverão receber treinamento dos procedimentos para sobrevivência por meio de exercícios de abandono e de incêndio. Esses exercícios deverão ser conduzidos de tal modo que todos participem pelo menos uma vez por mês.
e) Os exercícios deverão ser conduzidos como se a situação de emergência fosse real e deverão demonstrar que os equipamentos e sistemas estão em bom estado e prontos para serem utilizados.

A

(A) PODERÃO FICAR EM COMPARTIMENTOS ABERTOS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q
13) De acordo com a NORMAM 01, acerca de registros de operações, assinale a alternativa correta: *
1 point
(a) O Diário de Navegação deve ser escriturado apenas nas embarcações classificadas como longo curso e cabotagem.
(b) Somente a DPC e as CP/DL/AG poderão, a qualquer momento, solicitar o Diário de Navegação para verificação e conhecimento dos dados registrados.
(c) Os Termos de Autorização e Autenticação de Rubrica do Diário de Navegação são preenchidos na empresa, mediante designação do comandante.
(d) Em toda a escrituração do Diário de Navegação será sempre adotada a hora legal, que deve ser escrita com quatro algarismos, para caracterizá-la.
(e) Não serão permitidas rasuras de qualquer natureza, devendo o erro ser corrigido usando-se a palavra "Em tempo", entre vírgulas, imediatamente após a expressão errada, seguida da expressão correta.
A

(A) LC, CB, ApM
(B) QLQR OUTRA AUT COMPETENTE
(C) MEDIANTE DET DO COKTE QUE DESIGNARÁ ESCRIVÃO
(D) CORRETA
(E) DIGO, EM TEMPO É PARA ACRESCENTAR ALGO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q
14) De acordo com a NORMAM 01, acerca de registros de operações, assinale a alternativa que preenche as lacunas abaixo: Após o seu encerramento, o Diário de Navegação será mantido a bordo durante \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ ano(s), à disposição das autoridades fiscalizadoras e, findo esse prazo, deverá ser encaminhado à Empresa para arquivamento durante\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ ano(s). *
1 point
(a) Um / quatro
(b) Um / cinco
(c) Dois / três
(d) Dois / quatro
(e) Dois / cinco
A

(E)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q
15) De acordo com a NORMAM 01, acerca de registros de operação, assinale a alternativa incorreta: *
1 point
(a) O Diário de Serviços de Comunicação é o livro destinado ao registro de todas as informações, ocorrências e dados relativos ao serviço rádio a bordo de uma embarcação mercante, para resguardo da vida humana no mar, conforme prevê a Convenção Internacional para Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS).
(b) O diário do Serviço de Comunicações deverá ser escriturado apenas nas embarcações classificadas como Longo Curso e Cabotagem.
(c) As horas anotadas no Diário de Serviços de Comunicação serão sempre GMT;
(d) Após o seu encerramento, o Diário do Serviço de Comunicações será mantido a bordo, durante dois (2) anos, à disposição das autoridades fiscalizadoras e, findo esse prazo, deverá ser encaminhado à Empresa para arquivamento durante cinco (5) anos.
(e) Os Termos de Autorização e Autenticação de Rubrica serão preenchidos a bordo, mediante determinação do Comandante, que designará o oficial Escrivão.
A

(B) LC, CB, ApM

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q
16) De acordo com a NORMAM 01, acerca do Livro de Registro de Óleo parte I – operações no espaço de máquinas, complete a lacuna e assinale a alternativa correta: Todas as embarcações de carga, que não petroleiros, e todas as embarcações de passageiros com arqueação bruta (AB) maior ou igual a \_\_\_\_\_\_\_, cujas presentes normas se aplicam e se enquadrem nas regras contidas no Anexo I da Convenção MARPOL73/78 e suas emendas em vigor, deverão registrar as informações prescritas na Convenção relativas às descargas de misturas oleosas do espaço de máquinas no meio aquático. *
1 point
a) 100
b) 150
c) 200
d) 400
e) 500
A

(D)

BIZU PASSAGEI400

17
Q
17) De acordo com a NORMAM 01, acerca do Livro de Registro de Óleo parte II – operações de carga/lastro, complete a lacuna e assinale a alternativa correta:Todos as embarcações que transportem óleo cru e/ou seus derivados com AB maior ou igual a \_\_\_\_\_\_, cujas presentes normas se aplicam e se enquadrem nas regras contidas no Anexo I da Convenção MARPOL 73/78 e suas emendas em vigor, deverão registrar as informações prescritas na Convenção relativas às descargas de resíduos oleosos resultantes de limpeza dos tanques e descarga de misturas oleosas do espaço de máquinas, incluindo praça de bombas, no meio aquático. *
1 point
a) 100
b) 150
c) 200
d) 400
e) 500
A

(B)
BIZU:
OL15O