44 - N 02 CAP 09 Flashcards

1
Q

01) De acordo com a NORMAM 2, acerca da navegação em eclusas e canais artificiais, assinale a alternativa correta:

(a) Canal intermediário é aquele que faz ligação entre duas câmaras de eclusas diferentes;
(b) Muro guia Jusante é o muro flutuante ou fixo que, a partir da entrada da eclusa, avança dentro do lago formado pela barragem;
(c) Para o cálculo do calado máximo da embarcação para a passagem em eclusas, a administração deverá considerar uma folga entre a quilha e a soleira da eclusa de pelo menos 1(um) metro para a entrada da embarcação na eclusa e de pelo menos 0,5 (meio) metro para sair da eclusa;
(d) O Ponto de Parada Obrigatória é o local convenientemente demarcado por boias, somente a jusante de cada eclusa, a partir do qual as embarcações só poderão prosseguir a navegação com autorização do operador da eclusa;
(e) Os cabeços para amarração das embarcações, existentes nas paredes da eclusa e que acompanham o nível da água dentro da câmara durante a eclusagem são chamados de cabeços fixos;

A
(A) LIGAÇÃO ENTRE CÂMARAS (SUPERIOR E INFERIOR) DE UMA MESMA ECLUSA
(B) MURO GUIA MONTANTE
(C) CORRETA
(D) A JUSANTE E A MONTANTE
(E) CABEÇOS FLUTUANTES
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

02) De acordo com a NORMAM 2, assinale a alternativa abaixo que não apresenta uma informação divulgada pela administração da eclusa por ocasião da eclusagem de embarcações:

(a) Comprimento máximo
(b) Porte bruto
(c) Calado máximo
(d) Altura máxima do mastro acima da linha d’água
(e) Boca máxima

A

(B) PORTE BRUTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

03) De acordo com a NORMAM 02, assinale a alternativa incorreta acerca dos equipamentos obrigatórios da embarcação durante a manobra de eclusagem:

(a) As embarcações deverão possuir, para a eclusagem, defensas solidamente amarradas.
(b) As embarcações deverão possuir equipamento de comunicação em VHF.
(c) As defensas devem estar em bom estado de conservação e distribuídas ao longo do costado, em quantidades suficientes, para que somente elas fiquem em contato com as muralhas das eclusas nas manobras de eclusagem.
(d) As espias para amarração da embarcação deverão estar em bom estado de conservação e possuir dimensões adequadas, não havendo necessidade de alças permanentes.
(e) As embarcações cujas dimensões de boca máxima não permitam a eclusagem com defensas disparadas ao longo do costado deverão possuir verdugo devidamente reforçado.

A

(D) DEVERÃO TER ALÇAS PERMANENTES

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

04) De acordo com a NORMAM 02, assinale a alternativa que apresente uma eclusagem proibida:

(a) Embarcações com cargas perigosas;
(b) Embarcações de pesca;
(c) Embarcações de esporte e recreio;
(d) Embarcações com comprimento menor ou igual a 5m que disponham de propulsão própria a motor;
(e) Embarcações com AB menor que 50

A

(D)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

05) De acordo com a NORMAM 02, assinale a alternativa incorreta:

(a) A área fluvial demarcada pelo ponto de parada obrigatória de montante e jusante, incluindo a eclusa, é considerada área de passagem, sendo seu tráfego demarcado pelo operador da eclusa;
(b) Embarcações que transportem cargas perigosas não poderão ser eclusadas juntamente com barcos de passageiros e de esporte/recreio.
(c) Os canais de acesso às eclusas e à área nas proximidades das usinas hidrelétricas, cujos limites serão fixados e divulgados pela administração serão considerados área de segurança.
(d) Os barcos que transportem inflamáveis ou combustíveis, como carga fracionada, devem ter a escotilha coberta a bem fechada.
(e) A permanência de embarcações miúdas, a prática de esqui aquático, paraquedas rebocado, operações de mergulho amador, regatas e competições ou exibições públicas aquáticas são proibidas na área de segurança.

A

(A) ÁREA DE SEGURANÇA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

06) De acordo com a NORMAM 02, as alternativas abaixo apresentam embarcações com prioridade de passagem na eclusa, à exceção de:

(a) Embarcações de passageiro.
(b) Embarcações transportando mercadorias perecíveis.
(c) embarcações transportando mercadorias suscetíveis de avaria por atraso na viagem.
(d) Embarcações que transportem material flutuante para a execução de trabalhos nas vias navegáveis.
(e) Embarcações oficiais dos órgãos de fiscalização municipais.

A

(E) é federal e estadual

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

07) De acordo com a NORMAM 02, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta: I- Duas luzes encarnadas, dispostas na horizontal significa que a embarcação deverá aguardar autorização para acostar no muro-guia ou para a entrada da eclusa; II- Dentro da câmara, o operador da eclusa acionará dois toques de sirenes longos para início e fim da operação de enchimento ou esvaziamento da eclusa; III- Trinta minutos antes de chegar à eclusa, a embarcação deverá estabelecer contato com o operador da mesma, via SAE e informar que está se deslocando para PPO. IV - As embarcações utilizarão o canal 16 para comunicações entre si, nas proximidades das eclusas.

A
I- F - ECLUSA FORA DE OPE
II- F - INICIO E FIM OPE=> 1 LONGO; AUT SAÍDA=> 2CURTOS
III - V
IV - F - 16 É EMERG, ENTRE SI É O 06
BIZU: 12/13/14 =>SAE; 
           16 => EMERG
            6 => ENTRE EMB
           16/10 => CDA
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

08) De acordo com a NORMAM 02, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta: ( )A embarcação ao chegar no PPO deverá fundear ou pairar sob máquinas, podendo ultrapassar as que já se encontram no local, aguardando a autorização do operador da eclusa, através do SAE, para prosseguir no deslocamento em direção à eclusa. ( )As amarrações próximas às entradas das eclusas e nos muros-guia são proibidas, exceto nos locais determinados para a espera de eclusagem. ( )Sob condições de baixa visibilidade, inferior a 1000 (mil) m, nenhuma embarcação que não possua equipamento radar poderá passar pela eclusa. ( )Durante a eclusagem, as embarcações deverão estar sob os cuidados de sua tripulação, vigiadas e convenientemente amarradas, podendo ser amarradas às portas, às escadas ou a outros locais além dos cabeços flutuantes ou a outros dispositivos específicos para amarração; ( )No convés aberto das embarcações, quando dentro das câmaras das eclusas, não poderá circular nenhum tripulante;

A
F - NÃO ULTRAPASSA
V
V
F- NÃO PODE SER AMARRADA A PORTAS, ...
F - PODERÁ OS QUE ESTÃO ENVOLVIDOS NA FAINA
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

09) De acordo com a NORMAM 02, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta: I - É possível o embarque, desembarque ou transbordo de passageiros, tripulantes ou carga no interior da eclusa desde que seja feito com segurança. II - É proibido lançar na água, no interior da eclusa, qualquer objeto sólido ou líquido, pois poderá acarretar danos à câmara da eclusa. O operador da eclusa comunicará a infração à CP, DL ou AG para serem aplicadas as sanções previstas em legislação específica. III - A aplicação das sanções previstas aos infratores por poluição isenta os responsáveis pelas obrigações que lhes forem imputadas pelos órgãos do meio ambiente federal ou estadual, mas não isenta-os das despesas decorrentes da remoção do material lançado ou da recuperação dos danos causados à eclusa.

A

I - F - NÃO É POSSÍVEL
II- V
III- F - NÃO ISENTA NADA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

10) De acordo com a NORMAM 02, julgue os itens acerca do tráfego em canal artificial e a seguir e assinale a alternativa correta: I- A ultrapassagem de embarcações trafegando no mesmo sentido só poderá ser feita com a devida combinação da manobra com os comandantes das embarcações; II- É proibido o tráfego de embarcações rebocadas por tração no interior dos canais artificiais; III- É proibido o estacionamento, fundeio e travessia no interior dos canais artificiais.

A

I - F - ULTRAPASSAGEM SÓ COM AUTORIZAÇÃO CONTROLADOR DO CANAL
II- V
III- V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

11) De acordo com a NORMAM 02, assinale a alternativa que apresenta uma informação fornecida pela embarcação usuária da eclusa ao operador da mesma:

(a) Porte Bruto da embarcação;
(b) Capacidade máxima de passageiros;
(c) Porto de inscrição;
(d) Número de inscrição;
(e) Categoria e nome do comandante.

A
CATEG E NOME DO COMTE
CARGA, PASSAGE- TIPO/QTE/N°
PORTO DE ORIGEM/DATA DE SDAÍDA
PORTO DE DESTINO/PREVISÃO DE CHEGADA
FATOS RELEVANTES
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

12) De acordo com a NORMAM 02, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta: I- Somente os operadores de eclusas designados pela administração têm a competência de manobrar e operar comportas e outros equipamentos de eclusa; II- A administração não poderá impedir a eclusagem de embarcação mesmo que esta não ofereça segurança, devendo comunicar o fato à CP, DL ou AG com jurisdição sobre a área, para que esta tome as devidas providências; III- Todos os acidentes de navegação decorrentes de abalroamentos entre embarcações e colisões com as instalações das eclusas devem ser comunicados à DPC, pela administração e pelo Comandante da embarcação, para que seja providenciada a abertura de Inquérito Administrativo;

A

I- V
II- F - PODERÁ IMPEDIR
III- F - COM A CDA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly