34 - N 01 CAP 07 Flashcards

1
Q

De acordo com a NORMAM 01, as alternativas abaixo apresentam embarcações dispensadas da atribuição de borda-livre, com a exceção de:

(a) Comprimento de regra (L) inferior a 20 m;
(b) Arqueação Bruta menor ou igual a 50;
(c) Embarcações destinadas exclusivamente a esporte ou recreio;
(d) Embarcações de pesca;
(e) Navios de guerra.

A

(D)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

De acordo com a NORMAM 01, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:

I- Comprimento Total é a distância horizontal medida entre os pontos extremos de proa e popa, sendo que, no caso de veleiros, deve-se considerar o mastro de proa;
II- Passageiro é toda pessoa que não seja o Comandante e os membros da tripulação ou outras pessoas empregadas ou ocupadas, sob qualquer forma, a bordo da embarcação, em serviços que lhe digam respeito, exceto uma criança com menos de um ano de idade;
III- Embarcação de pesca é toda embarcação de carga empregada na captura de recursos vivos do mar e das águas interiores.

A

I- F - NÃO CONSIDERA O MASTRO
II- F - CRIANÇAS COM - DE 1 ANO N É PASSAG
III - V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

De acordo com a NORMAM 01, assinale a alternativa que não corresponde a uma característica de uma barcaça:

a) transporta carga ou passageiros
b) não é tripulada
c) não possui sistema de propulsão próprio
d) relação entre a boca e o calado superior a 6,0
e) relação entre a boca e o pontal superior a 3,0

A

(A)

BIZU:
P > H . A RAZÃO B/P < B/H

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

De acordo com a NORMAM 01, assinale a alternativa que corresponde a uma embarcação SOLAS:

a) navios com comprimento de regra inferior a 24 metros
b) navios de pesca
c) navios de carga com arqueação bruta igual a 500
d) navios de passageiros com arqueação bruta inferior a 500 que não efetuem viagens internacionais
e) navios de madeira, de construção primitiva

A

(C)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

De acordo com a NORMAM 01, assinale a alternativa incorreta:

(a) Ângulo de alagamento é o ângulo de inclinação horizontal no qual submergem as aberturas no casco e/ou superestruturas que não podem ser fechadas e/ou tornadas estanques ao tempo;
(b) Para avaliar se um dispositivo pode ser considerado estanque ao tempo é necessário aplicar um jato d’água (borrifo) de 2 Kg/cm² pressão, a uma distância entre 2,5 e 3 metros, por no mínimo 3 minutos e com um ângulo de inclinação de 45° e o diâmetro mínimo do esguicho da mangueira deve ser de 16mm;
(c) Para avaliar se um dispositivo pode ser considerado estanque à Água é necessário aplicar um jato sólido de 2 Kg/cm² de pressão, a uma distância máxima de 1,5 m e um ângulo de 45°, exceto nas tampas de escotilha ou na união de painéis, onde o ângulo de aplicação do jato deve ser de 90° e o diâmetro mínimo do esguicho da mangueira deve ser de 12,5mm.
(d) As embarcações SOLAS devem atender integralmente aos requisitos constantes na Convenção Internacional de Linhas de Carga;
(e) Para efeito do capítulo de borda livre e estabilidade intacta, embarcação de passageiros é toda embarcação que transporte mais de doze passageiros.

A

(A) ÂNGULO TRANSVERSAL

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

De acordo com a NORMAM 01, acerca dos requisitos técnicos para embarcações “NÃO-SOLAS”, preencha as lacunas abaixo e assinale a alternativa correta:

Portas externas de acesso ao interior de qualquer compartimento deverão apresentar uma soleira mínima de ______ mm.Os escotilhões existentes no convés de borda-livre deverão apresentar uma braçola com, pelo menos, _______ mm de altura, enquanto que em qualquer outro convés deverão possuir uma braçola mínima de ______ mm. O fechamento de um escotilhão deverá ser necessariamente efetuado por intermédio de tampas com atracadores permanentemente fixados.

A

380/380/150

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

De acordo com a NORMAM 01, acerca dos requisitos técnicos para embarcações “NÃO-SOLAS”, preencha as lacunas abaixo e assinale a alternativa correta: As braçolas de escotilha existentes no convés de borda-livre deverão apresentar uma altura de, pelo menos, _______ mm, enquanto as braçolas de escotilha em qualquer outro convés deverão apresentar uma altura de pelo menos_______mm.

A

600-150

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

De acordo com a NORMAM 01, acerca dos requisitos técnicos para embarcações “NÃO-SOLAS”, assinale a alternativa incorreta:

(a) A altura das braçolas poderá ser reduzida ou até suprimida, a critério da DPC, desde que a segurança da embarcação não seja comprometida por este motivo em qualquer condição de mar;
(b) Porta de visita e aberturas para retiradas de equipamentos, fechadas por intermédio de tampas aparafusadas e que sejam estanques à água, estão sujeitas ao requisito de altura mínima de braçola;
(c) As aberturas no costado deverão possuir tampas estanques à água ou vigias e olhos de boi deverão estar posicionadas de forma que sua aresta inferior esteja a, pelo menos, 500 mm acima da linha d’água carregada, em qualquer condição esperada de trim.
(d) Não serão exigidas saídas d’água nas bordas falsas situadas na proa das embarcações;
(e) Os suspiros dos tanques de armazenamento de água doce, de óleo diesel ou de óleo lubrificante, dos tanques de lastro profundo com altura maior que a largura ou de caixas de mar, que apresentem efeito de superfície livre desprezível, estão isentos do cumprimento dos requisitos de altura mínima para os suspiros.

A

(B) NÃO ESTÃO SUJEITAS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

De acordo com a NORMAM 01, as vigias e olhos de boi existentes nos costados abaixo do convés de borda livre deverão apresentar as seguintes características, exceto:

a) ser estanque à água
b) ser estanque ao tempo
c) ser dotada de tampa de combate
d) ser de construção sólida
e) ser provida de vidros temperados de espessura compatível com seu diâmetro.

A

(B)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

De acordo com a NORMAM 01, acerca dos requisitos técnicos para embarcações “NÃO-SOLAS”, preencha as lacunas abaixo e assinale a alternativa correta: A distância vertical entre o ponto mais baixo do fundo do “U” (“pescoço” do suspiro) e o convés onde o mesmo se encontra instalado deve ser maior ou igual a ______ mm, quando o convés for o convés de borda-livre, ou ______ mm nos demais casos.

A

750 - 450
BIZU
SUSPIRO => 7 E MEIO=> 750, A SOMA É 12, 750 - 450

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

De acordo com a NORMAM 01, acerca dos requisitos técnicos para embarcações “NÃO-SOLAS”, assinale a alternativa incorreta:

(a) Os dutos de ventilação ou exaustão destinados aos espaços situados abaixo do convés de borda livre deverão apresentar sua extremidade superior externa dotada de meios de fechamento de estanques ao tempo (“weathertight”), através de atracadores permanentemente fixados.
(b) Dispositivos de iluminação e/ou ventilação natural (alboios) situados imediatamente acima do convés de borda-livre e que se destinem a compartimentos sob o referido convés deverão ser dotados de vidros de espessuras compatível com sua área e máxima dimensão linear, sem necessitar, contudo, de serem providos de tampas de combate e deverão apresentar braçolas com, pelo menos, 380 mm de altura.
(c) A extremidade no costado dos tubos de descarga de águas servidas deverão ser dotadas de válvulas de retenção e fechamento (combinadas ou não) facilmente acessíveis, exceto nos casos em que a descarga se dá por gravidade e a distância vertical entre o ponto de descarga no costado e a extremidade superior do tubo seja maior ou igual a 2,00m, quando então as válvulas poderão ser de fechamento sem a retenção.
(d) Em todas as partes expostas dos conveses de borda livre e das superestruturas deverá haver eficientes balaustradas ou bordas falsas com altura não inferior a 1,0 metro. Essa altura poderá ser reduzida ou até suprimida, a critério da DPC sempre que interferir nas operações normais da embarcação, desde seja garantida uma proteção adequada à tripulação e/ou aos passageiros.
(e) Deverá ser prevista uma passagem permanentemente desobstruída de proa a popa da embarcação com, pelo menos, 80 cm de largura cada, a qual poderá ser efetivada por cima de tampas de escotilhas.

A

(E) NÃO PODERÁ SER POR CIMA DE TAMPA DE ESCOTILHA.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

De acordo com a NORMAM 01, acerca dos requisitos técnicos para embarcações “NÃO-SOLAS”, preencha as lacunas abaixo e assinale a alternativa correta: A abertura inferior da balaustrada deverá apresentar altura menor ou igual a _______ mm e os demais vãos não poderão apresentar altura superior a ______ mm. No caso de navios com bordas arredondadas, os suportes das balaustradas deverão ser colocados na parte plana do convés.

(a) 230 / 350;
(b) 230 / 380;
(c) 250 / 350;
(d) 250 / 380;
(e) 280 / 350.

A

(B)

BIZU=> 230+380= 610=> 6+1+0=7

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

De acordo com a NORMAM 01, acerca de embarcações NÃO SOLAS, assinale a alternativa incorreta:

(a) O valor mínimo para a borda livre será igual à distância vertical, medida na meia-nau, entre a face superior do trincaniz do convés de borda livre e uma linha de flutuação, flutuação, paralela à linha d’água de projeto, que intercepta a perpendicular de vante no ponto correspondente à altura mínima de proa.
(b) A Borda-Livre mínima não poderá ser inferior a 200 mm, exceto em função da correção para a Posição da Linha de Convés;
(c) As embarcações deverão apresentar resistência estrutural e estabilidade intacta satisfatória no calado correspondente à borda livre mínima atribuída. Caso essa borda livre acarrete um calado maior do que o calado máximo considerado pelo projetista, a borda livre mínima deverá ser aumentada de forma a coincidir com o calado máximo.
(d) Eventuais solicitações para isenção do requisito de altura mínima de proa estabelecido na Convenção Internacional de Linhas de Cargas serão avaliadas caso a caso pela DCP;
(e) A marca de linha de convés é uma linha horizontal de 300 mm de comprimento e 25 mm de largura, fixada em ambos os bordos da embarcação, centrada na meia-nau e com aresta superior coincidindo com a interseção entre o prolongamento da face superior do convés da borda livre e a face externa do chapeamento do costado.

A

(B) 100mm

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

De acordo com a NORMAM 01, acerca da marca de linha de carga (DISCO DE PLIMSOLL), julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:

I- Essa marca deverá ser fixada em ambos os bordos da embarcação, de forma que o centro do anel seja colocado à meia-nau e a uma distância vertical acima da aresta superior da Linha do Convés igual à borda-livre atribuída;
II- Quando a borda-livre for atribuída pelas Capitanias dos Portos ou Fluviais (CP ou CF), Delegacias (DL) ou pela GEVI, deverão ser fixadas, em ambos os bordos da embarcação, as letras “C” e “P”, respectivamente à esquerda e à direita da marca de linha e carga e acima da linha horizontal;
III- Quando a borda-livre for atribuída por uma Sociedade Classificadora ou Entidade Especializada deverão ser fixadas as letras correspondentes a cada entidade.

A

I - F - ABAIXO DA LINHA CONVÉS
II- V
III- V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

De acordo com a NORMAM 01, acerca da marca de água doce, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
( )Consiste em duas linhas horizontais e uma vertical, todas com 25 mm de largura, sendo que a linha vertical deve ser posicionada 650 mm a ré do centro da marca de linha de carga, unindo as duas linhas horizontais com 300 mm cada. A distância vertical entre as duas linhas horizontais deve ser igual à correção para a navegação em água doce;
( )Todas as marcas devem estar permanentemente fixadas em ambos os bordos da embarcação, sendo que para os navios de aço devem ser soldadas ou buriladas de forma permanente.
( )As marcas serão pintadas em branco ou amarelo quando fixadas em fundo escuro ou em preto com fundo claro.

A

F - É A VANTE.
V
V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

De acordo com a NORMAM 01, acerca do certificado de borda livre de embarcações NÃO SOLAS, assinale a alternativa incorreta:

(a) As embarcações “Não SOLAS” que não sejam dispensadas de atribuição de borda-livre deverão ser portadoras de um Certificado Nacional de Borda-Livre para a Navegação de Mar Aberto;
(b) O Certificado Nacional de Borda Livre para a Navegação de Mar Aberto poderá ser emitido, para as embarcações EC1, pelas Sociedades Classificadoras reconhecidas para atuarem em nome do Governo Brasileiro na navegação de mar aberto, pelas Entidades Certificadoras ou pelo GVI.
(c) Para as embarcações EC2 sujeitas à borda livre e não classificadas, o certificado poderá ser emitido pelas CP/DL/AG ou por uma Entidade Certificadora.
(d) As embarcações classificadas terão os seus certificados emitidos obrigatoriamente pelas Sociedades Classificadoras;
(e) O Certificado terá validade de, no máximo, dois anos.

A

(E) 5 ANOS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

De acordo com a NORMAM 01, acerca do certificado de borda livre de embarcações NÃO SOLAS, assinale a alternativa incorreta:

(a) Os cálculos necessários para a determinação da borda livre deverão ser apresentados sob a forma das Notas para a Marcação da Borda Livre Nacional (Navegação de Mar Aberto).
(b) Quando o Certificado for emitido pela GEVI ou pelas CP, DL ou AG, os cálculos serão efetuados pelo técnico responsável contratado pelo construtor, armador ou proprietário, devidamente regularizado perante o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) de jurisdição do estaleiro construtor ou do órgão de inscrição da embarcação, que será responsável pela exatidão das informações contidas nas notas, sendo que, para melhor caracterizar essa responsabilidade, o responsável técnico deverá também apresentar uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) referente aos serviços executados.
(c) As Sociedades Classificadoras e as Entidades Certificadoras poderão exigir a apresentação das notas assinadas pelo técnico responsável ou elaborá-las por intermédio do seu corpo técnico. Quando assinadas por um responsável técnico, as notas deverão ser acompanhadas pela respectiva ART.
(d) As Sociedades Classificadoras e as Entidades Certificadoras deverão efetuar as vistorias por intermédio do seu corpo técnico ou por responsável técnico, contratado pelo construtor, proprietário ou armador, devidamente regularizado perante o CREA, quando o certificado for emitido por essas entidades;
(e) Quando o Certificado for emitido pela GVI das CP, DL ou AG, a solicitação para a determinação da borda-livre será efetivada por meio de requerimento do proprietário, armador ou construtor, encaminhado à CP, DL ou AG de inscrição da embarcação ou de jurisdição do estaleiro construtor.

A

(D)As Sociedades Classificadoras e as Entidades Certificadoras deverão efetuar as vistorias por intermédio do seu corpo técnico quando o certificado for emitido por essas entidades.

BIZU É QUE SC/EC NÃO CONTRATA, JÁ TEM SEU CORPO TÉCNICO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

De acordo com a NORMAM 01, acerca do certificado de borda livre de embarcações NÃO SOLAS, julgue os itens a seguir assinale a alternativa correta:

I- As embarcações que estejam solicitando Licença de Construção, Alteração de Características ou Reclassificação poderão solicitar simultaneamente o cálculo da borda livre, sendo que o Certificado de Borda-Livre não dependerá do processo para a concessão da Licença de Construção, Alteração ou Reclassificação;
II- Os Certificados emitidos originalmente pelo GVI poderão ter sua vistoria de renovação e emissão de novo Certificado realizadas por uma Sociedade Classificadora, uma Entidade Certificadora ou por aquele grupo;
III- Após a entrega da via do Certificado ao interessado, deverá ser efetuada uma vistoria de constatação para verificar se as marcas de borda-livre foram permanentemente fixadas na posição determinada no Certificado. Essa vistoria deverá ser efetuada pelo Órgão ou entidade responsável pela emissão do certificado. Quando o certificado for emitido pela GVI, essa vistoria poderá ser realizada pelas CP/DL/AG.

A

I- F - DEPENDE, CERTI BL SÓ APÓS EMISSÃO DE LC/LR/LA
II- V
III- F - ANTES DA ENTREGA DO CERTI SERÁ FEITA VIST CONSTATAÇÃO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

De acordo com a NORMAM 01, acerca do Certificado de Borda Livre, assinale a alternativa incorreta:

(a) As embarcações SOLAS, para as quais seja obrigatória a atribuição de uma borda livre, deverão ser portadoras de um Certificado Nacional de Borda Livre;
(b) Para as embarcações Solas, o certificado será emitido pelas Sociedades Classificadoras reconhecidas para atuarem em nome do Governo Brasileiro na Navegação de Mar aberto;
(c) O certificado, para embarcações SOLAS, terá validade de, no máximo, 5 anos;
(d) A Sociedade Classificadora que emitir o Certificado Internacional de Borda- Livre deverá encaminhar uma cópia para a DPC e para o órgão de inscrição da embarcação, com a maior brevidade possível;
(e) É responsabilidade do proprietário e do seu preposto a manutenção das condições de atribuição previstas na Convenção Internacional de Linhas de Carga (1966) e que foram consideradas ou avaliadas por ocasião do cálculo para emissão do Certificado ou das vistorias e inspeções regulamentares.

A

(A) INTERNACIONAL

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
20
Q

De acordo com a NORMAM 01, as embarcações portadoras de cerificado Nacional de Borda Livre deverão ser submetidas a vistorias anuais. Tal vistoria deverá assegurar que não foram feitas alterações no casco ou nas superestruturas que possam alterar a borda livre anteriormente atribuída e para assegurar também as boas condições de funcionamento dos seguintes dispositivos, exceto:

a) proteção de aberturas e manutenção das condições de estanqueidade aplicáveis;
b) balaustradas
c) saídas d’água
d) vigias e olhos de boi
e) verificação da posição das marcas

A

(D)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
21
Q

De acordo com a NORMAM 01, acerca do cálculo das curvas de estabilidade, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:

( ) As Curvas Hidrostáticas e as Curvas Cruzadas de Estabilidade deverão ser normalmente elaboradas para uma condição de flutuação paralela. Entretanto, quando o trim de projeto ou as formas e arranjo da embarcação são tais que uma mudança no trim apresenta um efeito considerável nos braços de endireitamento, a variação no trim deverá ser considerada.
( ) Nos casos em que a embarcação pode naufragar devido ao alagamento através de qualquer abertura, a curva de estabilidade estática deve ser interrompida no correspondente ângulo de alagamento e a embarcação deve ser considerada como tendo perdido parte de sua estabilidade.
( ) Troncos e conjuntos braçolas/tampas de escotilhas poderão ser considerados no cálculo das Curvas Cruzadas de Estabilidade, desde que atendam aos requisitos de resistência estrutural e estanqueidade apresentados na LL (66).
( ) Superestruturas, casarias e demais edificações acima do Convés de Borda Livre que não atendam aos requisitos de uma Superestrutura Fechada constante na LL (66) poderão ser consideradas no cálculo das Curvas Cruzadas de Estabilidade até o ângulo de inclinação a partir do qual as aberturas nelas existentes submergem.

A

V
F- PERDIDO COMPLETAMENTE A ESTABILIDADE
V
V

22
Q

De acordo com a NORMAM 01, acerca do cálculo do efeito de superfície livre, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I- Para todas as condições de carregamento analisadas, a altura metacêntrica inicial e as Curvas de Estabilidade Estática devem ser corrigidas em função do efeito de superfície livre dos tanques.
II- Na determinação do efeito dos líquidos na estabilidade para todos os ângulos de inclinação, deverão ser considerados os tanques singelos ou combinação de tanques de cada tipo de líquido (incluídos aqueles para lastro de água) que dependendo das condições de serviço possam simultaneamente ter superfícies livres.
III- Para se determinar esse efeito de superfície livre, os tanques considerados no cálculo devem ser aqueles que possuam o menor Momento de Superfície Livre (MSL) a 30º de inclinação, quando com 50% de sua capacidade total.

A

I- V
II- V
III- V

23
Q

De acordo com a NORMAM 01, acerca do cálculo da estabilidade, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:

I- Os tanques que estejam completamente cheios e os vazios devem ser computados no cálculo do momento de superfície livre;
II- Se for necessário o lastreamento com água em qualquer condição de carregamento, deverão ser analisadas condições de carregamento adicionais, levando-se em conta o lastro com água. A quantidade e a disposição da água de lastro deverão ser especificadas.
III- Em todos os casos deve ser assumido que a carga (inclusive a carga transportada no convés) é inteiramente homogênea, a menos que esta condição seja inconsistente com serviço normal da embarcação.

A

I- F - NÃO DEVEM SER COMPUTADOS
II- V
IIII- V

24
Q

De acordo com a NORMAM 01, acerca da avaliação da estabilidade para as diversas condições de carregamento, na condição de carga total de partida deve-se supor que as embarcações estão carregadas, com os seus tanques de lastro vazios, até:

a) A sua marca de borda livre, caso a embarcação necessite possuir um Certificado Internacional de Borda Livre.
b) A sua marca de borda livre de verão, caso a embarcação necessite possuir um Certificado Nacional de Borda Livre (Navegação de Mar Aberto).
c) A sua marca de borda livre, caso a embarcação necessite possuir um Certificado Nacional de Borda Livre (Navegação de Mar Aberto).
d) O seu calado mínimo permissível, caso a embarcação esteja isenta da atribuição de uma borda livre.
e) O seu calado máximo permissível, caso a embarcação necessite possuir um Certificado Internacional de Borda Livre.

A

(C)

CERTI INTERNACIONAL BL: ATÉ BL VERÃO
CERTI NACIONAL BL: ATÉ BL
SE NÃO SUJEITA A BL: CALADO MÁXIMO PERMISSÍVEL

25
Q

De acordo com a NORMAM 01, acerca do cálculo da estabilidade em embarcações de passageiros, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:

( )O peso de cada pessoa a bordo deve ser assumido igual a 80 Kg.
( )O peso da bagagem de cada passageiro deve ser assumido como sendo igual a 20Kg, sendo que este valor pode ser reduzido ou até considerado nulo, desde que, a critério da DPC, haja justificativa para tal. ( )A altura do centro de gravidade dos passageiros deve ser assumido igual a 1.0 m acima do nível do convés para passageiros em pé ou em redes e 0.30 m acima do assento para passageiros sentados.

A

F- 75kg
F - 20 kg
V

26
Q

De acordo com NORMAM 01, acerca do cálculo da estabilidade em embarcações de carga, essas embarcações deverão ter sua estabilidade avaliada para, pelo menos, cada uma das seguintes condições de carregamento, exceto:

a) Embarcação na condição de carga total de partida, com carga distribuída homogeneamente em todos os espaços de carga e com abastecimento total de gêneros e combustível.
b) Embarcação na condição de carga total na chegada, com carga homogeneamente distribuída por todos os espaços de carga e com do abastecimento total de gêneros e combustível.
c) Embarcação na condição de carga total na chegada, com carga homogeneamente distribuída por todos os espaços de carga e com 10% do abastecimento de gêneros e combustível.
d) Embarcação na condição de partida, sem carga, mas com abastecimento total de gêneros e combustível.
e) Embarcação na condição de chegada, sem carga, mas com 10% do abastecimento de gêneros e combustível.

A

(B)

BIZU, DE CHEGADA NUNCA VAI VOLTAR C TD ABASTECIMENTO

27
Q

De acordo com NORMAM 01, acerca do cálculo da estabilidade em embarcações de pesca, essas deverão ter sua estabilidade avaliada para, pelo menos, cada uma das seguintes condições de carregamento, exceto:

a) Condição de partida para as zonas de pesca, totalmente abastecida de gêneros e óleo;
b) Condição de partida da zona de pesca com captura total e 35% de gêneros e óleo;
c) Condição de retorno ao porto de origem com captura total, mas com apenas 10% de gêneros e óleo;
d) Condição de retorno ao porto de origem com apenas 20% da captura total e 10% de gêneros e óleo;
e) Condição que caracterize o calado mínimo permissível da embarcação.

A

(E) CALADO MÁXIMO

28
Q

De acordo com NORMAM 01, acerca do cálculo da estabilidade em embarcações que transportam carga no convés, essas embarcações deverão, adicionalmente, ter sua estabilidade avaliada para cada uma das seguintes condições de carregamento, exceto:

a) Embarcação na condição de carga total de partida, com carga distribuída homogeneamente em todos os porões, com carga no convés, com abastecimento total de gêneros e combustível e com a lotação máxima de passageiros.
b) Embarcação na condição de carga total de partida, com carga distribuída homogeneamente em todos os porões, com carga no convés, com abastecimento total de gêneros e combustível e com a lotação mínima de passageiros.
c) Embarcação na condição de carga total de partida, com carga distribuída homogeneamente em todos os porões, com carga no convés, com abastecimento total de gêneros e combustível e sem passageiros.
d) Embarcação na condição de carga total na chegada, com carga homogeneamente distribuída por todos os porões, com carga no convés, com 10% do abastecimento de gêneros e combustível e sem passageiros.
e) Embarcação na condição de carga total na chegada, com carga homogeneamente distribuída por todos os porões, com carga no convés, com 10% do abastecimento de gêneros e combustível e com a lotação máxima de passageiros.

A

(B) OU É MÁXIMA OU É SEM

29
Q

De acordo com NORMAM 01, acerca dos critérios de estabilidade para embarcações de passageiros ou carga, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I- A área sob a Curva de Estabilidade Estática compreendida entre os ângulos de inclinação de 0° e 30° não deverá ser inferior a 0.055 m.rad.
II- A área sob a Curva de Estabilidade Estática compreendida entre os ângulos de inclinação de 0° e 40°, ou entre 0° e o ângulo de alagamento (θf), caso este seja menor do que 40°, não será inferior a 0.090 m.rad.
III- A área sob a Curva de Estabilidade Estática compreendida entre os ângulos de inclinação de 30° e 40°, ou entre 30° e o ângulo de alagamento (θf), caso este seja menor do que 40°, não será inferior a 0.040 m.rad.

A

I e II - V

III- F 0,030

30
Q

De acordo com NORMAM 01, acerca dos critérios de estabilidade para embarcações de passageiros ou carga, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I- O braço de endireitamento correspondente ao ângulo de inclinação de 30° não deverá ser menor do que 0.30 m.
II- O braço de endireitamento máximo deverá ocorrer em um ângulo de inclinação maior ou igual a 30°.
III- A altura metacêntrica inicial (GMo) não deve ser menor do que 0.15 m.
IV- O ângulo de inclinação causado pelo agrupamento de todos os passageiros em um bordo da embarcação não deverá exceder 20° (somente aplicável às embarcações de passageiros).
V- O ângulo de inclinação causado por guinadas não deverá exceder 10° (somente aplicável às embarcações de passageiros).

A

I- F - < 0,20
II- F- 25°
III- V - ATT=> PQ É PASSAGE, PESCA É <0,35
IV-F - NÃO > 10
V- V=> BIZU guiNaDa => N e D=> Não> que Dez

31
Q
De acordo com NORMAM 01, acerca dos critérios de estabilidade para barcaças, a área sob a Curva de Estabilidade Estática até o ângulo correspondente ao braço de endireitamento máximo não deve ser inferior a: *
1 point
(a) 0.065 m.rad;
(b) O.070 m.rad;
(c) 0.075 m.rad;;
(d) 0.080 m.rad;
(e) 0.085 m.rad
A

(d) bizu=> BARCAÇA=> MÃE=> 80kg.: 0,080

32
Q

De acordo com NORMAM 01, acerca dos critérios de estabilidade para barcaças, o ângulo de equilíbrio estático devido ao agrupamento de passageiros de barcaças, autopropulsadas ou não, que transportem passageiros, em um bordo deve ser inferior a:

(a) 10°
(b) 15°
(c) 20°
(d) 25°
(e) 30°

A

(A) 10°

33
Q
33) De acordo com a NORMAM 01, acerca dos critérios de estabilidade para embarcações de pesca, o braço de endireitamento máximo deverá ocorrer em um ângulo de inclinação maior ou igual a:° *
1 point
a) 10°
b) 15°
c) 20°
d) 25°
e) 30°
A

(D)

34
Q

De acordo com a NORMAM 01, acerca das precauções contra emborcamentos, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I- É recomendável utilizar o piloto automático sob condições climáticas adversas devido à possibilidade de se adotar com presteza as mudanças de rumo ou velocidade porventura necessárias;
II- Em severas condições de tempo, a velocidade do navio deve ser aumentada se forem verificadas inclinações transversais de grande amplitude, saída do hélice d’água, embarque de água no convés ou violentas pancadas de proa (“slamming”). Vinte e cinco saídas do hélice d’água ou seis “slammings” durante um período correspondente a cem movimentos de arfagem da embarcação devem ser considerados perigosos;
III- Uma situação particularmente perigosa ocorre quando o comprimento da onda é da ordem de 0.5 a 1.0 vezes o comprimento da embarcação. A velocidade do navio e/ou a sua rota devem ser adequadamente alteradas para evitar esses fenômenos.

A

I- F NÃO É RECOM
II- F - VELOC REDUZIDA
III - F - 1L - 1,5L

35
Q

De acordo com a NORMAM 01, acerca dos critérios de estabilidade para rebocadores e empurradores, o ângulo de alagamento não deve ser inferior a:

(a) 10°
(b) 20°
(c) 30°
(d) 40°
(e) 50°

A

(C)

36
Q

De acordo com a NORMAM 01, acerca da prova de inclinação, assinale a alternativa incorreta:

(a) A prova deve ser realizada com a embarcação na condição de navio leve, ou o mais próximo possível dela;
(b) Os objetos que não façam parte do equipamento fixo da embarcação devem ser retirados ao máximo;
(c) Líquidos pertencentes a caldeiras, equipamentos e tubulações devem ser mantidos, tanto quanto possível, nos seus níveis normais de operação;
(d) Os tanques devem estar, sempre que possível, cheios;
(e) Aparelhos ou outros pesos que possam sofrer deslocamento que influenciem os resultados da prova devem ser impedidos que o façam.

A

(D) VAZIOS

37
Q

De acordo com a NORMAM 01, acerca da prova de inclinação, complete as lacunas e assinale a alternativa correta: A embarcação não deve ter compasso (trim) maior que ______de Lpp, quando as curvas hidrostáticas foram utilizadas para cálculo. O ângulo de banda não deve ser maior que _______Este ângulo de banda inicial é tolerável quando é devido à assimetria de pesos e não estabilidade inicial negativa.

a) 1% / 0,5°.
b) 0,5% / 1°
c) 1% / 1°
d) 0,5% / 0,5°
e) 2% / 0,5°

A

(A)

BIZU
PERCENTUAL É MAIOR
GRAU=> ÓCULOS=> PEQUENO

38
Q

De acordo com a NORMAM 01, acerca da prova de inclinação, assinale a alternativa correta:

(a) No caso de utilização de pesos sólidos, estes devem ser medidos e numerados. As transferências devem ser efetuadas, se possível, sem alteração da posição transversal dos pesos, de modo a não se alterar o compasso (trim);
(b) Quando se utilizar a transferência de lastro líquido como peso a ser transferido, esta transferência não deve se dar entre tanques diretamente simétricos;
(c) Quando se utilizar a transferência de lastro líquido como peso a ser transferido, a tubulação usada para a transferência deve estar vazia antes do início da prova e rigoroso controle dobre a manobra de válvulas deve ser executado;
(d) Um documento de procedimento de ensaio, contendo todos os passos a serem utilizados durante a prova de inclinação, assim como todas as informações úteis aos interessados no acompanhamento da mesma, devem ser preparadas. Não é necessário que tal documento seja submetido à análise prévia da DPC.
(e) Quando se utilizar a transferência de lastro líquido como peso a ser transferido, não é necessário que a densidade do líquido seja medida.

A
(A) F- LONGITUDINAL
(B) F- DEVEM SER
(C) F - CHEIA
(D) CORRETA
(E) F - DEVE SER MEDIDA
39
Q

De acordo com a NORMAM 01, acerca da prova de inclinação, assinale a alternativa incorreta:

(a) Os pêndulos (e/ou tubos “U”) devem ser, no mínimo, em número de dois e afastados um do outro o máximo possível, no sentido longitudinal da embarcação.
(b) O comprimento do fio do pêndulo deve ser o menor possível, de modo a proporcionar, durante a inclinação da embarcação, o menor desvio possível;
(c) A massa mínima do pêndulo deve ser 5 Kg;
(d) O fio do pêndulo deve ser de aço flexível e de diâmetro suficiente para suportar a massa do pêndulo sem sofrer elongação, assegurando, assim, que o pêndulo não toque o fundo da cuba de óleo;
(e) Para amortecer as oscilações do pêndulo deve ser utilizada uma cuba com óleo. As dimensões da cuba devem ser tais que, no maior ângulo de inclinação e levando-se em conta a oscilação, o pêndulo não venha a tocar na borda da cuba, além de permanecer imerso.

A

(B) FIO MAIOR POSSÍVEL

40
Q

De acordo com a NORMAM 01, acerca da prova de inclinação, além dos instrumentos medidores da inclinação, devem estar disponíveis a bordo, por ocasião da prova, instrumentos com características adequadas. Assinale a alternativa que não corresponde a um desses instrumentos:

a) Densímetro
b) Termômetro
c) Lanternas
d) Trena
e) Chaves de todos os compartimentos da embarcação

A

(B)

41
Q

De acordo com a NORMAM 01, acerca da prova de inclinação das embarcações, assinale a alternativa que apresenta o número de movimentos que devem ser efetuados, mas que pode ser diminuído a critério da DPC em função das características da embarcação:

A

(C)

8 MOVIMENTOS e 10 OSCILAÇÕES

42
Q

De acordo com a NORMAM 01, acerca da prova de inclinação, assinale a alternativa incorreta:

a) Para o cálculo da correção devido ao efeito da superfície livre dos líquidos, deve ser considerada a superfície livre no nível em que o líquido se encontra dentro do tanque.
b) Para o cálculo da correção devido ao efeito da superfície livre dos líquidos, devem ser considerados todos os tanques que contenham líquidos e não estejam totalmente cheios.
c) Devem ser levados em conta, no cálculo da correção devido ao efeito da superfície livre, os tanques que contenham quantidades residuais de líquidos, normalmente não aspirados durante a operação da embarcação.
d) No caso da prova ser realizada através da movimentação de líquidos e a variação da superfície livre entre os diversos movimentos nos tanques onde o líquido é movimentado não ser desprezível, a posição vertical do centro de gravidade deve ser corrigida devido à variação da superfície livre de líquido movimentado.
e) O cálculo da altura metacêntrica da condição de prova deve ser feito por meio da média das alturas metacêntricas obtidas em cada movimento.

A

(C) NÃO DEVE SER LEVADO EM CONTA

43
Q

De acordo com a NORMAM 01, acerca da compartimentagem de embarcações de casco metálico ou de material sintético, assinale a alternativa incorreta:

(a) Toda embarcação de passageiros com arqueação bruta superior a 20, para as quais sejam aplicáveis as presentes Regras, deverá possuir as seguintes anteparas transversais estanques: uma antepara de colisão de vante, na proa; e uma antepara de colisão de ré, na popa;
(b) As embarcações com Praça de Máquinas ao centro deverão, adicionalmente, apresentar 2 (duas) anteparas estanques, uma imediatamente à vante e outra imediatamente à ré da Praça de Máquinas, que separem esse compartimento dos espaços destinados à carga ou aos passageiros.
(c) As embarcações com Praça de Máquinas à ré deverão, adicionalmente, apresentar uma antepara estanque imediatamente à vante da Praça de Máquinas, que separe esse compartimento dos espaços destinados à carga ou aos passageiros.
(d) A distância entre as anteparas que subdividem os espaços destinados ao transporte de carga e/ou passageiros não deverá ser superior a 40 metros;
(e) A antepara de colisão de vante deverá estar localizada a uma distância não inferior a 5% do Comprimento de Regra (L) da embarcação ou 10 metros, tomando-se o menor desses valores, a partir do ponto de interseção da roda de proa da embarcação com a linha de flutuação onde foi determinado o Comprimento de Regra (L).

A

(D) 30m

44
Q

De acordo com a NORMAM 01, em relação a aberturas em anteparas estanques, assinale a alternativa incorreta:

(a) É permitido instalar válvulas em anteparas estanques que não façam parte de um sistema de tubulações.
(b) Não é permitida a existência de portas, registros ou outras aberturas de acesso nas anteparas de colisão abaixo do convés principal, exceto para a passagem da tubulação necessária para atender aos pique tanques.
(c) As anteparas estanques deverão se estender até o Convés de Borda Livre da embarcação.
(d) Não é permitida a existência de quaisquer tipos de portas/aberturas em anteparas retardadoras de alagamento, exceto para passagens de cabos e tubulações quando deverão ser tomadas as medidas necessárias para manter a integridade da antepara.
(e) Nas embarcações de casco metálico não poderão ser utilizados materiais sensíveis ao calor em sistemas que atravessem anteparas estanques, onde a deterioração de tais materiais em caso de incêndio comprometa a estanqueidade das anteparas.

A

(A) NÃO É PERMITIDO

45
Q

De acordo com a NORMAM 01, acerca da determinação da lotação de passageiros e do peso máximo da carga, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I- A DPC deverá determinar a lotação de passageiros e o peso máximo da carga das embarcações com AB menor ou igual a 20 que transportem passageiros e carga ou que transportem exclusivamente passageiros antes das embarcações novas entrarem em tráfego, para autorizar reclassificações para alguns serviços e/ou atividades e sempre que as embarcações sofrerem alterações que modifiquem suas características de estabilidade.
II- Os resultados do teste prático deverão ser apresentados no “Relatório de Verificação da Lotação de Passageiros e do Peso Máximo de Carga (PMC) de Embarcações com AB ≤ 20”. Esse relatório deverá ser preenchido em, pelo menos, duas vias, sendo que uma via deverá ser entregue ao Proprietário ou Armador e a outra deverá ser arquivada na CP, DL ou AG de inscrição da embarcação.
III- Os Capitães dos Portos e os Delegados deverão estabelecer os limites entre os tipos de áreas de navegação em sua jurisdição, considerando as características da região, o padrão de operação dos barcos e os limites previamente estabelecidos nas normas de Navegação Interior, sendo que na determinação desses limites deverão ser mantidos os padrões usuais de navegação já existentes, baseados nas condições ambientais de cada área. *

A

V- V- V

46
Q

De acordo com a NORMAM 01, acerca da determinação da lotação de passageiros e do peso máximo da carga, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I- A DPC deverá determinar a lotação de passageiros e o peso máximo da carga das embarcações com AB menor ou igual a 20 que transportem passageiros e carga ou que transportem exclusivamente passageiros antes das embarcações novas entrarem em tráfego, para autorizar reclassificações para alguns serviços e/ou atividades e sempre que as embarcações sofrerem alterações que modifiquem suas características de estabilidade.
II- Os resultados do teste prático deverão ser apresentados no “Relatório de Verificação da Lotação de Passageiros e do Peso Máximo de Carga (PMC) de Embarcações com AB ≤ 20”. Esse relatório deverá ser preenchido em, pelo menos, duas vias, sendo que uma via deverá ser entregue ao Proprietário ou Armador e a outra deverá ser arquivada na CP, DL ou AG de inscrição da embarcação.
III- Os Capitães dos Portos e os Delegados deverão estabelecer os limites entre os tipos de áreas de navegação em sua jurisdição, considerando as características da região, o padrão de operação dos barcos e os limites previamente estabelecidos nas normas de Navegação Interior, sendo que na determinação desses limites deverão ser mantidos os padrões usuais de navegação já existentes, baseados nas condições ambientais de cada área. *

A

F- CP
V
V

47
Q

De acordo com a NORMAM 01, acerca dos critérios de estabilidade para embarcações de pesca, a altura metacêntrica inicial (GMo) não deve ser menor do que:

(a) 0.15m
(b) 0.20m
(c) 0.25m
(d) 0.30m
(e) 0.35m

A

(E)

48
Q

35) De acordo com a NORMAM 01, acerca dos critérios de estabilidade para rebocadores e empurradores, o ângulo de alagamento não deve ser inferior a:

(a) 10°
(b) 20°
(c) 30°
(d) 40°
(e) 50°

A

(C)

49
Q

36) De acordo com a NORMAM 01, acerca das precauções contra emborcamentos, assinale a alternativa correta:

(a) A carga destinada a uma embarcação deve ser capaz de ser estivada de forma a possibilitar o atendimento aos critérios de estabilidade preconizados nestas Regras. Caso necessário, a capacidade de carga deve ser aumentada na proporção do lastro requerido para se obter o atendimento aos critérios.
(b) Uma embarcação empregada em operações de reboque poderá transportar quaisquer carga no convés, desde que sejam devidamente peiadas.
(c) O número de tanques parcialmente cheios deve ser reduzido ao mínimo em função do seu efeito adverso na estabilidade;
(d) Os critérios de estabilidade constantes nestas regras apresentam valores máximos, não existindo um padrão para os valores mínimos;
(e) O pescado poderá ser transportado a granel mesmo sem as divisões portáteis nos porões, desde que não ofereça risco para a embarcação;

A
(A) REDUZIDA
(B) NÃO PODERÁ TRANSPORTAR CARGA NO CONVÉS
(C) CORRETA
(D) SÃO VALORES MÍNIMOS
(E) NÃO DEVE SER TRANSPORTADO A GRANEL
50
Q

38) De acordo com a NORMAM 01, acerca das precauções contra emborcamentos, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
( )O acúmulo de água em poços existentes no convés exposto deve ser evitado. Se as saídas d’água não forem suficientes para promover a drenagem do poço, a velocidade do navio deve ser reduzida e/ou o curso alterado.
( )Saídas d’água providas de dispositivos de fechamento deverão estar sempre em condições de operação e devem apresentar dispositivos de travamento.
( )Os Comandantes deverão estar atentos para regiões de arrebentação de ondas ou em determinadas combinações de vento e corrente que ocorrem em estuários de rios ou em áreas com pequena profundidade, devido ao fato que essas ondas são perigosas, principalmente para pequenas embarcações.

A

V
F ( NÃO PODERÁ APS DISP DE FECHTO.
V

51
Q

47) De acordo com a NORMAM 01, acerca de anteparas retardadoras de alagamento em embarcações de casco de madeira, nenhum compartimento situado abaixo do convés superior poderá apresentar comprimento superior a:

(a) 20% do Comprimento de Regra (L) da embarcação;
(b) 30% do Comprimento de Regra (L) da embarcação;
(c) 40 % do Comprimento de Regra (L) da embarcação;
(d) 50 % do Comprimento de Regra (L) da embarcação;
(e) 60% do Comprimento de Regra (L) da embarcação.

A

(C) 40%