43 - N 02 CAP 08 Flashcards

1
Q

01) De acordo com a NORMAM 02, assinale a alternativa que corresponde a uma embarcação não obrigada a portar um CSN:

a) Possuam AB igual a 50.
b) Possuam AB igual a 60.
c) Transportem a granel líquidos combustíveis, gases liquefeitos inflamáveis, substâncias químicas perigosas ou mercadorias de risco similares, com AB maior que 20.
d) Efetuem serviço de transporte de passageiros ou passageiros e carga, com AB igual a 20.
e) Sejam rebocadores ou empurradores, com AB maior que 20.

A

(D)
Bizu!
AB>/= 50 e demais AB>20; NA N1 TEM QLQR AB DE EMB OPE MERGULHO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

02) De acordo com a NORMAM 02, acerca das vistorias realizadas por ocasião do CSN, assinale a alternativa incorreta:

a) Com exceção dos testes onde seja necessária a navegação da embarcação, as vistorias em embarcações deverão ser realizadas em áreas abrigadas, somente com a embarcação fundeada.
b) Serão realizadas, a princípio, em dias úteis e em horário comercial.
c) O Comandante da embarcação, proprietário, agente marítimo ou pessoa responsável, providenciará a assistência do pessoal que for necessário para facilitar as tarefas, acionar equipamentos e esclarecer as consultas formuladas pelo vistoriador.
d) Os vistoriadores poderão adiar a realização das vistorias quando a embarcação ou instalação não estiver devidamente preparada para esta finalidade.
e) Os vistoriadores poderão adiar a realização das vistorias quando os acessos à embarcação ou instalação forem inadequados, inseguros ou necessitem do apropriado arranjo e limpeza;

A

(A) ATRACADA TB

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

03) De acordo com a NORMAM 02, acerca das vistorias realizadas por ocasião do CSN, assinale a alternativa correta:

a) Vistoria Inicial (V0) é a que se realiza durante e/ou após a construção, modificação ou transformação da embarcação, com vistas à expedição do CSN. É realizada somente por meio da docagem da a embarcação.
b) Vistoria Anual (VA) É a que se realiza para renovação do CSN, não sendo necessária a docagem da embarcação.
c) Vistoria Intermediária (VI) É a que se realiza para endosso do CSN, de acordo com a lista de verificação, não sendo necessária a docagem da embarcação.
d) Nas Vistorias Intermediárias, a partir da primeira Vistoria de Renovação, deverá ser realizada medição de espessura abrangendo, pelo menos, o chapeamento do casco, incluindo o fundo, o convés principal e anteparas estanques, que deverá conter um mínimo de cinco pontos de medição para cada chapa.
e) Vistoria de Renovação (VR) é a que se efetua para a endosso do CSN, sendo realizada parte flutuando e parte em seco

A
(A) COM EMB EM SECO E FLUTUANDO
(B) ENDOSSO DO CSN
(C) CORRETA
(D) A PARTIR DA 2ª VR = N1
(E) RENOVAÇÃO DO CSN

BIZU: DOCAGEM SÓ É CITADO NA VA E VR. E NÃO É NEC DOCAGEM EM NENHUMA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

04) De acordo com a NORMAM 02, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I – A vistoria para Realização da Prova de Máquinas/Navegação é a vistoria que é realizada sempre que se faça necessária a navegação para execução de testes e verificações antes da conclusão das vistorias estatutárias e ou de classe necessárias para regularização da embarcação. É aplicável às embarcações sujeitas ou não a vistorias.
II – A vistoria de Arqueação é a vistoria para emissão do Certificado Nacional de Arqueação. O vistoriador deverá medir todos os parâmetros necessários para o cálculo da arqueação bruta e líquida.
III – Por ocasião da vistoria de Arqueação, caso o cálculo da arqueação tenha sido realizado por um engenheiro naval ou tecnólogo naval, o vistoriador deverá verificar se as características principais e o volume existente acima do convés estão de acordo com os valores utilizados no cálculo.

A

TODOS CORRETOS, EXCETO I-SÓ APLICÁVEL AS EMB SUJEITAS A VISTORIA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

05) De acordo com a NORMAM 02, acerca das vistorias realizadas por ocasião do CSN assinale a alternativa incorreta:

a) Deverá ser considerado “aniversário” do Certificado a data em que foi finalizada a verificação dos itens “em seco” que compõem a vistoria inicial ou de renovação, se não houver pendências. Não coincidirá, necessariamente, com a data de emissão do Certificado.
b) A vistoria anual das embarcações de passageiros, com ou sem propulsão, com AB maior que 20, deverá ser realizada nos 1º, 2º, 3º e 4º aniversários do CSN, conforme o caso.
c) A vistoria de renovação das embarcações Tanque com AB maior que 20, com propulsão, que transportem a granel líquidos combustíveis, gases liquefeitos inflamáveis, substâncias químicas perigosas ou mercadorias de risco similar será realizada a cada cinco anos.
d) A vistoria intermediária das embarcações de carga sem propulsão será realizada no quinto ano de validade do CSN.
e) As embarcações empregadas simultaneamente no transporte de passageiros e de carga devem atender à periodicidade de vistorias de embarcações de passageiros.

A

(A) MESMO COM PENDÊNCIAS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

06) De acordo com a NORMAM 02, acerca das vistorias realizadas por ocasião do CSN, complete a lacuna e assinale a alternativa correta: As vistorias anuais deverão ser realizadas dentro dos _______ meses anteriores ou posteriores à data de aniversário do CSN.

a) 2 meses
b) 3 meses
c) 4 meses
d) 5 meses
e) 6 meses

A

(B)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

07) De acordo com a NORMAM 02, acerca das vistorias realizadas por ocasião do CSN, assinale a alternativa incorreta:

a) A vistoria intermediária deverá obrigatoriamente ser realizada durante o terceiro ano de validade do certificado.
b) A vistoria de renovação deverá ser realizada dentro dos três meses anteriores ao vencimento do CSN.
c) As vistorias serão realizadas por Sociedades Classificadoras, por Entidades Certificadoras ou por vistoriador Naval do GVI das CP, DL ou AG, conforme o caso.
d) Mediante solicitação da CP, DL ou AG, que não disponham de Vistoriador Naval do GVI, a DPC poderá, em caráter excepcional, autorizá-las a realizar parcialmente a vistoria inicial ou de renovação das embarcações cujo CSN seja por elas emitidos, com relação somente à parte em seco.
e) Os flutuantes, cujo casco seja constituído exclusivamente de toras de madeira, estão dispensados de qualquer docagem.

A

(A) NA NORMAM 2, VI SÓ EM EMB CARGA S PROPU E DURANTE O 5°ANO!!***

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

08) De acordo com a NORMAM 02, acerca das vistorias realizadas por ocasião do CSN, assinale a alternativa correta:
I - A 2ª Vistoria de Renovação de flutuantes será efetuada apenas a vistoria flutuando, sendo dispensada a docagem.
II - As embarcações de passageiros com AB menor ou igual a 20 e comprimento total superior a 12 metros (8 metros para embarcações multicasco), com ou sem propulsão, que transportem mais de 12 passageiros poderão ser submetidas a Vistoria Inicial e Vistoria de Renovação, a critério do Capitão dos Portos. Nesses casos, não será emitido o CSN.
III - Para as embarcações classificadas ou certificadas por Entidades Certificadoras, os serviços poderão ser executados ou acompanhados por representantes dessas entidades, sendo que ainda poderão ser solicitados procedimentos ou verificações adicionais com o objetivo de atender os requisitos de suas regras. Em qualquer caso, deverá ser ainda apresentado documento demonstrando a aceitação por parte da Sociedade Classificadora ou Entidade Certificadora da dispensa da docagem da embarcação para renovação do CSN. *

A

I - F, NEC DOC
II- F - SERÁ EMITIDO CSN
III- V
BIZU FLUTU: 1VR=> F, Ñ DOC; 2VR=>F, DOC

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

09) De acordo com a NORMAM 02, por ocasião das vistorias relacionadas ao CSN, a DPC poderá dispensar a apresentação das embarcações em seco por ocasião da Vistoria de Renovação, desde que sejam apresentados certos requisitos. Assinale a alternativa incorreta acerca desses requisitos:

a) As embarcações estejam operando em localidades que, comprovadamente, não possuam locais adequados para a docagem das embarcações e estejam impossibilitadas de se deslocarem até localidades onde existam tais facilidades, por limitações físicas da rota, ou cuja saída do local de operação provoque, à critério do Capitão dos Portos, a privação de um serviço essencial às comunidades vizinhas.
b) Todos os tanques e compartimentos do casco estejam em condições satisfatórias de segurança, constatadas através de inspeção interna. Caso inexistente, deverá ser providenciado acesso a esses tanques e compartimentos através de abertura de, pelo menos, 800 X 600 mm e, quando necessário, provida de escada com altura suficiente que permita o acesso seguro ao interior do espaço.
c) Seja realizada medição de espessura do casco, por ultrassom, com no mínimo 4 pontos de medição por chapa, devendo esta ser acompanhada por vistoriador da Sociedade Classificadora, da Entidade Certificadora da embarcação ou Vistoriador Naval do GVI da CP, DL ou AG.
d) Seja apresentado relatório comparativo entre as medições de espessura efetuadas e as espessuras originais, indicando os respectivos percentuais de redução, destacando aquelas acima de 20%.
e) Seja apresentado laudo, assinado por engenheiro naval ou tecnólogo naval, atestando que a embarcação está em condições estruturais satisfatórias, especificando as chapas que porventura necessitam ser substituídas e justificando, baseado no relatório comparativo de espessuras, eventual aceitação de chapas com redução de espessura superior a 20% da espessura original.

A

(C) 5 PONTOS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

10) De acordo com a NORMAM 02, acerca da realização de Prova de Máquina/Navegação assinale a alternativa incorreta:

a) Deverá ser verificado se a quantidade dos equipamentos salva-vidas coletivos e individuais é suficiente para todo o pessoal técnico que normalmente embarca para a navegação.
b) Deverão ser verificados todos os itens constantes das listas de verificação inicial que se refiram a sistemas de detecção e combate a incêndio, sistemas de geração de energia (principal e de emergência), sistemas de governo (principal e de emergência), equipamentos de comunicação (necessários para a área onde se realizará a navegação), sistemas de fundeio, luzes de navegação e todos os equipamentos de navegação exigidos para a área onde se realizará a prova.
c) No caso de embarcações classificadas, a vistoria deverá ser realizada pela Sociedade Classificadora de acordo com suas próprias regras e critérios.
d) No caso de embarcações certificadas, a vistoria deverá ser efetuada pela Certificadora responsável. Nos demais casos, a vistoria deverá ser realizada pelas CP, DL ou AG.
e) A vistoria para Realização de Prova de Mar deverá ser realizada especificamente após a construção da embarcação, devendo ser solicitada pelo estaleiro construtor ou pelo proprietário.

A

(E) NÃO TEM ÉPOCA E PRAZO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

11) De acordo com a NORMAM 02, a validade do CSN para embarcações de carga sem propulsão será de:

a) 2 anos
b) 3 anos
c) 5 anos
d) 8 anos
e) 10 anos

A

10 ANOS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

12) De acordo com a NORMAM 02, o CSN terá sua validade em função de:

a) Da arqueação da embarcação e do serviço ou atividade em que for empregada.
b) Da arqueação da embarcação e se possui propulsão ou não.
c) Somente do serviço ou atividade em que for empregada.
d) Do serviço ou atividade em que for empregada e se possui propulsão ou não.
e) Somente possui propulsão ou não.

A

(D) ATENÇÃAAAO!

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

13) De acordo com a NORMAM 02, acerca das vistorias realizadas por ocasião do CSN, assinale a alternativa incorreta:

a) Se a embarcação sofrer avarias, o CSN perderá a validade e, para a reentrada em tráfego, deverá ser realizada uma vistoria de renovação flutuando (e se necessário em seco) e, após cumprimento das exigências porventura existentes, será emitido um novo Certificado. Se for realizada uma vistoria em seco e flutuando, a validade do novo Certificado deverá ser contada a partir da data da vistoria em seco.
b) Caso sejam realizadas alterações no casco ou sua estrutura, nas dimensões principais ou qualquer outra que exija a docagem para sua verificação, a emissão do novo CSN somente poderá ser efetuada após a realização de uma vistoria inicial em seco e flutuando.
c) Se a embarcação sofrer reclassificação para outro tipo de serviço ou atividade ou dupla classificação, O CSN em vigor deverá ser cancelado e emitido um novo Certificado onde deverá constar a nova classificação.
d) Quando for efetuada a reclassificação de uma embarcação que operava na Navegação Interior para a Navegação de Mar Aberto, o CSN anterior deverá ser cancelado e o novo só deverá ser emitido após a obtenção da Licença de Reclassificação e a realização de vistoria inicial, apenas a parte flutuando.
e) No caso da não realização das vistorias intermediárias no prazo especificado, o Certificado anterior deverá ser cancelado, devendo ser realizada nova Vistoria Inicial com exceção dos itens afetos à docagem. Adicionalmente, deverá ser realizada a medição de espessura relativa à Vistoria Intermediária.

A

(D) SECO E FLUTUANDO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

14) De acordo com a NORMAM 02, para a regularização da embarcação fora de tráfego por período igual ou inferior a 180 dias, que possuir um certificado vencido, será necessário:

a) Vistoria de renovação, em seco e flutuando, e emitido um novo certificado antes da reentrada em tráfego.
b) Vistoria inicial, em seco e flutuando, e emitido um novo certificado antes da reentrada em tráfego.
c) Vistoria de renovação, flutuando, e emitido um novo certificado antes da reentrada em tráfego.
d) Vistoria inicial, apenas a parte em seco, e emitido um novo certificado antes da reentrada em tráfego.
e) Vistoria inicial, apenas a parte flutuando, e emitido um novo certificado antes da reentrada em tráfego.

A

(A)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

15) De acordo com a NORMAM 02, para a regularização da embarcação fora de tráfego por período igual ou superior a 180 dias que possuir um certificado dentro da validade, mas com vistorias intermediárias vencidas, será necessário:

a) Uma vistoria de renovação (sem necessidade de docagem) e emissão de um novo Certificado com a mesma validade do anterior.
b) Uma vistoria inicial (sem necessidade de docagem) e emissão de um novo Certificado com a mesma validade do anterior.
c) Uma vistoria inicial, em seco e flutuando, e emissão de um novo Certificado com a mesma validade do anterior.
d) Uma vistoria de renovação, em seco e flutuando, e emissão de um novo Certificado com a mesma validade do anterior.
e) Uma vistoria inicial, somente a parte em seco, e emissão de um novo Certificado com a mesma validade do anterior.

A

(B)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

16) De acordo com a NORMAM 02, quem poderá prorrogar, em casos excepcionais, a validade do Certificado de Segurança de Navegação:

a) Capitão dos Portos
b) Diretor de Portos e Costas
c) Sociedade Classificadora
d) Entidade Certificadora
e) Diretor Geral de Navegação

A

(B)

17
Q

17) De acordo com a NORMAM 02, para prorrogação do CSN, a empresa ou proprietário, ou seu preposto, deverá, com antecedência de, pelo menos:

a) 10 dias
b) 15 dias
c) 30 dias
d) 60 dias
e) 90 dias

A

(E)

18
Q

18) De acordo com a NORMAM 02, acerca das vistorias realizadas por ocasião do CSN, assinale a alternativa incorreta:

a) Não poderá ser emitido CSN ou efetivado seu endosso caso sejam identificadas exigências para cumprimento antes de suspender (A/S).
b) Sempre que julgar cabível e praticável, o Capitão dos Portos, Delegado, Agente poderá prorrogar os prazos para cumprimento das exigências.
c) A autorização da prorrogação poderá ser concedida, após a análise pela DPC do relatório de deficiências, resultantes de uma vistoria com a embarcação flutuando. O escopo dessa vistoria será o de uma Vistoria Inicial, com exceção dos itens que dependem da docagem para serem verificados.
d) A vistoria e a confecção do respectivo relatório para as embarcações classificadas ou certificadas por uma Entidade Especializada (Sociedade Classificadora ou Entidade Certificadora) deverá ser obrigatoriamente realizada por essas Entidades.
e) Para as embarcações EC1 e para as EC2, empregadas no transporte de passageiros ou de passageiros e cargas, a vistoria deverá ser efetuada pelo GVI.

A

(C) VR=> EXCEÇÕES DE ITEM PARA DOCAGEM

BIZU!
EC1 E EC2 PASSAGEIRO OU PASSAGEIRO/CARCA=> GVI; DEMAIS EMB EC2=> VN AUXILIARES DA CDA

LOGO (E) ESTÁ CORRETA

19
Q

19) De acordo com a NORMAM 02, assinale a alternativa incorreta: *
1 point
a) As embarcações não sujeitas a vistorias e, consequentemente, não obrigadas a portarem o CSN, deverão possuir a bordo um Termo de Responsabilidade.
b) No Termo de Responsabilidade, o proprietário ou armador assumirá a responsabilidade pelo cumprimento dos itens de dotação de segurança e demais requisitos especificados para a sua embarcação por estas Normas.
c) Os dispositivos flutuantes infláveis, com propulsão, destinados a serem rebocados, com até 10 m de comprimento estão dispensados do Termo de Responsabilidade.
d) O Termo de Responsabilidade será válido enquanto forem mantidas as condições originais da embarcação, perdendo sua validade sempre que forem alteradas quaisquer das informações contidas no mesmo, incluindo uma reclassificação ou mudança de proprietário.
e) No caso de Dupla Classificação, deverão constar no Termo de Responsabilidade todas as classificações, áreas de navegação, atividade ou serviço onde se pretende operar a embarcação.

A

(C) S PROPU