35 - N 17 Flashcards

1
Q

De acordo com a NORMAM 17, para efeito de aplicação destas normas, são considerados representantes da Autoridade Marítima (RAM):

(a) O Diretor de Hidrografia e Navegação (DHN) e o Diretor de Portos e Costas (DPC).
(b) O Diretor de Portos e Costas (DPC) e os Comandantes dos Distritos Navais (ComDN);
(c) O Diretor do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) os Comandantes dos Distritos Navais (ComDN);
(d) O Diretor de Hidrografia e Navegação (DHN) e os Comandantes dos Distritos Navais (ComDN);
(e) O Diretor de Hidrografia e Navegação (DHN) e o Diretor do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM).

A

(D)

ATT DE ACD C A N17, RAM é o DN e o DHN.
DPC é RAM, mas NÃO é citado na NORMAM 17

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

De acordo com a NORMAM 17, assinale a alternativa que não apresenta uma Autoridade considerada Agente da Autoridade Marítima com atribuições em atividades de auxílios à navegação:

(a) Encarregados dos Serviços de Sinalização Náutica (SSN);
(b) Diretor do Centro de Sinalização Náutica e Reparos Almirante Moraes Rego (CAMR);
(c) Administração do Porto Organizado (APO);
(d) Diretor do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM);
(e) Comandantes de Navios da Marinha do Brasil.

A

(C)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

De acordo com a NORMAM 17, assinale a alternativa incorreta:

(a) Portos nacionais são as áreas marítimas, fluviais e lacustres sob jurisdição nacional, compreendidas pelas instalações e infraestrutura de proteção e acesso aquaviário, sob a responsabilidade da administração a que se refere a alínea anterior, dentro e fora do porto organizado.
(b) São consideradas entidades extra-Marinha as Administrações dos estaleiros, das marinas, dos clubes e entidades desportivas náuticas, demais pessoas jurídicas de direito público e privado bem como as pessoas físicas que mantenham e operem auxílios à navegação sob sua direta responsabilidade.
(c) Canal de navegação é a passagem marítima desimpedida, entre obstáculos ou restrições à navegação ou a passagem que conduza a um porto ou terminal.
(d) Bacia de evolução é área do porto ou terminal com dimensão e profundidade adequadas à manobra e ao giro dos navios.
(e) Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB) compreendem as águas interiores e os espaços marítimos, nos quais o Brasil exerce jurisdição, em algum grau, sobre atividades, pessoas, instalações, embarcações e recursos naturais vivos e não vivos, encontrados na massa líquida, no leito ou no subsolo marinho, para os fins de controle e fiscalização, dentro dos limites da legislação internacional e nacional.

A

(C) CANAL DE ACESSO!!

CANAL DE NAVEGAÇÃO que conduz a PORTO ou a TERMINAL=> CANAL DE ACESSO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

De acordo com a NORMAM 17, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I - Avisos aos Navegantes é uma publicação elaborada pelo Centro de Hidrografia da Marinha(CHM), sob delegação da Diretoria de Portos e Costas (DPC), com o propósito de fornecer aos navegantes e usuários em geral, informações destinadas à atualização das cartas e publicações náuticas brasileiras.
II - Avisos-Rádio Náuticos são informações urgentes de interesse à segurança da navegação, que devido à rapidez que se deseja com que cheguem aos navegantes, têm como método de disseminação principal as transmissões via rádio e/ou via satélite.
III – O serviço de Avisos-Rádio Náuticos é executado pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), sob delegação da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN). Todos os avisos-rádio náuticos em vigor são inseridos nos “Avisos aos Navegantes”.

A

I- F - DELEGAÇÃO DA DHN
II- V
III- F - SÓ ALGUNS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

De acordo com a NORMAM 17, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:

( )Estabelecimento consiste no lançamento ou construção, em caráter permanente ou temporário, de um novo auxílio à navegação;
( )Alteração consiste na modificação da posição (reposicionamento) e/ou das características, em caráter permanente ou temporário, ou na retirada/desmonte, em caráter permanente, de um auxílio à navegação existente;
( )Cancelamento consiste na retirada ou desmonte, em caráter temporário, de um auxílio à navegação existente;

A

V
F- RETIRADA/DESMONTE TEMPORÁRIO
F- (PERMANENTE, RETIRADA/DESMONTE TEMPORÁRIO É ALTERAÇÃO)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

De acordo com a NORMAM 17, a Autorização Provisória é uma autorização emitida, em caráter excepcional, quando uma determinada situação indicar que, em prol da segurança da navegação, haja urgência no estabelecimento ou alteração de algum auxílio à navegação. As autorizações provisórias serão emitidas pela CP em decorrência de solicitação recebida das Del/Ag subordinadas ou de entidades extra-MB, no que tange a sinais náuticos em suas áreas de jurisdição. Em relação aos sinais sob sua responsabilidade direta, as CP, assim como o CAMR e os SSN /CLSAOR, também poderão emitir autorizações provisórias. Tais alterações terão validade de até:

(a) 90 dias, prorrogável uma única vez pelo mesmo período.
(b) 120 dias, improrrogável.
(c) 120 dias, prorrogável uma única vez pelo mesmo período.
(d) 180 dias, improrrogável.
(e) 180 dias, prorrogável uma única vez pelo mesmo período.

A

(E)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

De acordo com a NORMAM 17, assinale a alternativa abaixo que não apresenta uma competência da DHN:

(a) Supervisionar a operação de auxílios à navegação;
(b) Supervisionar a elaboração dos documentos náuticos pertinentes e a divulgação das informações de interesse para a segurança da navegação..
(c) Fiscalizar, por intermédio das CP/Del/Ag, SSN/CLSAOR e CAMR, a operação dos auxílios à navegação sob responsabilidade de entidades extra-MB;
(d) Recomendar cautela, estabelecer restrições operacionais ou interditar canais de navegação, canais de acesso e bacias de evolução de um porto/terminal, quando a degradação da qualidade do balizamento vier a comprometer a segurança da navegação no local.
(e) Autorizar o estabelecimento, alteração ou cancelamento em caráter temporário ou permanente de auxílios à navegação, bem como estabelecer as diretrizes pertinentes.

A

(D) COM DN

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

De acordo com a NORMAM 17, assinale a alternativa abaixo que apresenta uma competência do CHM:

(a) Supervisionar as atividades relacionadas com auxílios à navegação nas AJB.
(b) Operar e manter os auxílios à navegação, a cargo da MB, sob sua responsabilidade direta;
(c) Estabelecer ou alterar, provisoriamente, os auxílios à navegação sob sua responsabilidade direta;
(d) Analisar e emitir pareceres sobre propostas de estabelecimento, alteração ou cancelamento de auxílios à navegação, no que se refere aos aspectos hidrográficos e cartográficos, bem como às informações de segurança da navegação envolvidas.
(e) Planejar, coordenar e controlar as atividades de auxílios à navegação cuja responsabilidade de manutenção seja da MB;

A
(A) DHN
(B) CP/ SSN, CSLAOR / CAMR
(C) CP/ SSN, CSLAOR / CAMR / EXTRA-MB
(D) CHM
(E) CAMR
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

De acordo com a NORMAM 17, assinale a alternativa abaixo que não apresenta uma competência da CAMR:

(a) Divulgar as alterações e irregularidades que venham a ocorrer nos auxílios à navegação, por meio dos “Avisos-Rádio Náuticos/Avisos aos Navegantes”.
(b) Analisar e emitir pareceres sobre propostas de estabelecimento, alteração ou cancelamento de auxílios à navegação, no que se refere aos seus requisitos técnicos.
(c) Celebrar Atos e Acordos Administrativos afetos à auxílios à navegação com entidades extra-MB;
(d) Contribuir com a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) na fiscalização do estabelecimento, da manutenção e da operação do balizamento dos canais de acesso e bacias de evolução dos portos do Rio de Janeiro e Niterói.
(e) Compilar as informações sobre alterações em auxílios à navegação de todo o Brasil e utilizá-las para calcular e divulgar os “Índices de Eficácia” desses sinais e dos balizamentos aos quais pertencem.

A
(A) CHM
(B) CAMR
(C) CAMR
(D) CAMR
(E) CAMR
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

De acordo com a NORMAM 17, a quem comete confeccionar os “Gabaritos para as Altitudes Máximas das Edificações” nas adjacências de faróis e faroletes;

(a) CP/DL /AG
(b) DHN
(c) CHM
(d) CAMR
(e) ComDN

A

CAMR

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

De acordo com a NORMAM 17, correlacione as lacunas e assinale a alternativa correta:
1–DHN 2–CHM 3–COMDN 4–CAMR 5–CP

( )emitir, em caráter excepcional e de urgência, autorização provisória para estabelecimento ou alteração de auxílios à navegação quando, a seu juízo, esta medida contribuir para o aumento da segurança da navegação no local.

( )prestar ao CAMR informações técnicas necessárias à determinação das altitudes de faróis e faroletes e outros parâmetros pertinentes à confecção dos “Gabaritos para as Altitudes Máximas das Edificações” nas adjacências desses sinais náuticos.

( )operar e manter os auxílios à navegação, a cargo da MB, sob sua responsabilidade direta.

( )recomendar cautela, estabelecer restrições operacionais ou interditar canais de navegação, canais de acesso e bacias de evolução de um porto/terminal, quando a degradação da qualidade do balizamento vier a comprometer a segurança da navegação no local.

( )supervisionar a elaboração dos documentos náuticos pertinentes e a divulgação das informações de interesse para a segurança da navegação. *

A
5
2
5/4
3
1
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

De acordo com a NORMAM 17, a quem compete autorizar o estabelecimento, alteração ou cancelamento de auxílios à navegação afetos a balizamentos de uso restrito, à demarcação de perímetros de segurança nas proximidades de usinas hidrelétricas, à sinalização de áreas aquícolas, de dragagem/despejo, no entorno de construções sendo realizadas sobre e sob águas e de área militar:

(a) DHN
(b) SSN
(c) CP
(d) CHM
(e) CAMR

A

(C) CP

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

13) De acordo com a NORMAM 17, assinale a alternativa que não corresponde a uma atribuição das capitanias dos portos, suas delegacias e agências:

(a) Fiscalizar o estabelecimento, a manutenção e a operação do balizamento dos canais de acesso e bacias de evolução dos portos/terminais de sua área de responsabilidade, quer essas atividades estejam diretamente a cargo da Administração do Porto, ou quando estiverem por ela contratadas a terceiros.
(b) Propor ao ComDN a recomendação de cautela, o estabelecimento de restrições operacionais ou, até mesmo, a interdição de canais de navegação, de canais de acesso e de bacias de evolução de um porto/terminal, quando a degradação da qualidade do balizamento vier a comprometer a segurança da navegação no local.
(c) Executar as gestões necessárias para estabelecimento, cancelamento e alteração de auxílios à navegação.
(d) Estabelecer ou alterar, provisoriamente, os auxílios à navegação sob sua responsabilidade direta.
(e) Contribuir para a orientação e a coordenação do planejamento, controle e execução das atividades de auxílios à navegação sob responsabilidade de entidades extra-MB.

A

(E) SSN, CSNAOR

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

De acordo com a NORMAM 17, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I - A fiscalização dos auxílios à navegação sob a responsabilidade de entidades extra-MB, a ser executada pela CP/Del/Ag, CAMR ou SSN/CLSAOR, processar-se-á da seguinte forma: por intermédio de inspeções periódicas dos sinais náuticos, pela comunicação formal das irregularidades encontradas à Administração do Porto, para correção das mesmas e ao CHM para divulgação de “Avisos-Rádio Náuticos/Avisos aos Navegantes” e pelo acompanhamento e verificação das correções efetuadas.
II - A fiscalização realizada pela CP/Del/Ag, CAMR ou SSN/CLSAOR, não exime as entidades extra-MB das tarefas de manutenção e controle do balizamento sob sua responsabilidade.
III - Nos casos de degradação de um balizamento, que é medida pelo “Índice de Eficácia” implicar em riscos para a segurança da navegação, para a salvaguarda da vida humana no mar ou concorrer para a poluição nas vias navegáveis, o CP/Del/Ag poderá propor ao Diretor de Hidrografia e Navegação (DHN), a recomendação de cautela, o estabelecimento de restrições operacionais ou, até mesmo, a interdição de canais de navegação/canais de acesso e bacias de evolução de um porto ou terminal.

A

I - V
II- V
III- F propor ao COMDN

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

De acordo com a NORMAM 17, em relação às recomendações no caso de degradação da qualidade de um balizamento sob responsabilidade de entidade extra-MB, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:

( )Mensalmente, o CAMR elaborará o “Mapa Mensal do Índice de Eficácia”, encaminhando-o por ofício à DHN (Diretoria de Hidrografia e Navegação), com cópia para os RAM (Representantes da Autoridade Marítima) e AAM (Agentes da Autoridade Marítima), e o divulgará em seu sítio na Internet.

( )Constatando-se que o Índice de Eficácia do balizamento de um determinado canal ou bacia de evolução se encontra abaixo de 90%, e que isto não foi resultante de alterações motivadas pela realização de operações de dragagem, operações de rodízio de boias ou manutenção de sinais fixos previamente informadas pela entidade responsável, ou ainda pela ocorrência de condições meteorológicas adversas, a CP/Del/Ag advertirá a entidade extra-MB responsável pela operação e manutenção do balizamento do porto, alertando-a quanto aos riscos para a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana ou de poluição das vias navegáveis e sobre as possíveis sanções que lhe poderão ser aplicadas.

( )Não ocorrendo o restabelecimento, o CP/Del/Ag poderá propor ao ComDN a recomendação de cautela, o estabelecimento de restrições operacionais para o trânsito pelo canal/bacia de evolução ou sua interdição.

( )Se, na data do fechamento do “Mapa Mensal do Índice de Eficácia” do mês seguinte, constatar-se que não foi restabelecido o limite de 95% do balizamento considerado, a CP/Del/Ag, com contribuição do SSN/CLSAOR da área, passará a acompanhar as alterações do balizamento considerado.

A

V
F- ABAIXO DE 95%
V
V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

De acordo com a NORMAM 17, a Lei nº 6.421/1977 determina que nenhuma edificação, obra ou arborização que possa interferir ou prejudicar a utilização de qualquer sinal náutico poderá ser iniciada sem prévio assentimento da Marinha do Brasil. Assinale a alternativa que apresenta a quem cabe notificar os proprietários das terras influenciadas pelo sinal visual, transmitir à municipalidade respectiva as limitações quanto à altura das construções adjacentes, desimpedimento de ângulos de visibilidade e tomar as demais providências pertinentes para a plena proteção à utilização do sinal:

(a) CP/DL/AG
(b) ComDN
(c) CHM
(d) DHN
(e) SSN

A

(A)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

De acordo com a NORMAM 17, complete as lacunas e assinale a alternativa correta: A elaboração do Gabarito para as Altitudes Máximas das Edificações considerará como regra geral a necessidade de manter-se ao menos _________ superior das estruturas dos faróis e faroletes isentas de obstruções físicas, de modo a mantê-las visíveis aos navegantes a partir da isobática de _________ para maior.

(a) Um terço / 4 m
(b) Um terço / 5 m
(c) Um quarto / 4 m
(d) Um quarto / 5 m
(e) Um quinto / 5 m

A

(B)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

De acordo com a NORMAM 17, de posse do Gabarito para as Altitudes Máximas das Edificações, a CP/Del/Ag emitirá seu despacho sobre a autorização para a edificação de obra ou arborização que possa interferir ou prejudicar a utilização de qualquer sinal náutico. Em sua decisão, deverá considerar também a possível interferência das luzes e cores das edificações e obras, sobre a visualização dos faróis e faroletes. Caso haja necessidade de um estudo mais detalhado desse aspecto, deverá solicitar apoio técnico ao:

(a) DHN
(b) CAMR
(c) CHM
(d) SSN
(e) ComDN

A

(B)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

De acordo com a NORMAM 17, assinale a alternativa incorreta:

a) A existência de auxílios à navegação não exime o navegante da obrigação de dispor de cartas e publicações náuticas atualizadas da área em que estiver navegando.
b) As publicações de auxílios à navegação complementam as informações contidas na carta náutica.
c) As dotações de cartas e publicações náuticas obrigatórias, para todos os tipos de navios e embarcações, estão listadas na NORMAM-17.
d) Os sinais náuticos flutuantes podem afastar-se de suas posições de projeto, por ação de inúmeros fatores, de modo que o navegante deve sempre ter sua posição determinada por outros meios e utilizar as informações prestadas pelos sinais flutuantes somente como um auxílio.
e) Ao constatar qualquer irregularidade nos auxílios à navegação, o navegante deverá comunicar a irregularidade ao Agente da Autoridade Marítima do primeiro porto que demande ou do porto mais próximo.

A

(C) NORMAM 28

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
20
Q

De acordo com a NORMAM 17, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:

( )Um auxílio à navegação é um dispositivo, sistema ou serviço externo à embarcação, estabelecidos para auxiliar o navegante a determinar sua posição e rumo, alertar sobre os eventuais perigos à navegação existentes na sua derrota e demarcar os limites dos canais de navegação.

( )Os auxílios à navegação podem ser visuais, sonoros e radioelétricos.

( )Um auxílio visual à navegação pode ser natural ou construído pelo homem. Esta Norma se aplica tanto aos auxílios visuais naturais quanto aos construídos pelo homem;

( )Os auxílios sonoros são utilizados no Brasil, basicamente, para a sinalização de plataformas de perfuração e exploração submarina.

( )Um auxílio radioelétrico será sempre considerado de forma independente, mesmo que esteja instalado em um auxílio visual, em função da informação transmitida ao navegante ser distinta daquela do auxílio visual onde porventura esteja instalado.

A
V 
V
F - A NORMA NÃO TRATA DOS NATURAIS
V
V
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
21
Q

De acordo com a NORMAM 17, assinale a alternativa incorreta:

(a) Sinal náutico é um auxílio visual à navegação, construído pelo homem e externo à embarcação, estabelecido especificamente para transmitir informações ao navegante, de forma a possibilitar-lhe um posicionamento seguro.
(b) O Sinal Náutico pode ser uma estrutura fixa ou flutuante, com formas e cores legalmente definidas, dotada ou não de equipamento luminoso e de artefatos visuais, destinada a indicar uma posição geográfica e transmitir uma informação específica ao navegante.
(c) Os sinais náuticos luminosos empregam “luz fixa” atendendo a recomendação da AISM/IALA;
(d) Sinalização náutica é o conjunto de sinais náuticos visuais, fixos ou flutuantes, externos à embarcação, especificamente estabelecidos com o propósito de garantir uma navegação segura e econômica nas vias navegáveis.
(e) Os termos “sinal náutico” e “sinalização náutica” são de uso consagrado no Brasil para indicar os auxílios visuais à navegação externos à embarcação, providos por uma autoridade responsável pela sinalização náutica de uma determinada região, área ou porto. Em outros idiomas, inexiste essa distinção.

A

(C) NÃO EMPREGAM LUZ FIXA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
22
Q

De acordo com a NORMAM 17, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:

I - Balizamento é o conjunto de balizas, boias, barcas-faróis, objetos naturais ou artificiais, padronizados ou não, e de faróis e faroletes de responsabilidade da Marinha do Brasil ou de entidades extra-MB que concorrem para a garantia da segurança da navegação em uma região ou área perfeitamente definida, como canais de acesso e bacias de evolução de portos e terminais, marinas e hidrovias.
II - Nos balizamentos, os sinais fixos e flutuantes que os compõem, exceto os faróis e as luzes de alinhamento, são estabelecidos de acordo com uma direção convencional, denominada: “Direção Convencional do Balizamento”, considerada nestas Normas como sendo aquela assumida pelo navegante que, vindo de uma baía, enseada, porto, estuário, lagoa ou rio, demanda para o mar.
III - Nos lagos não associados a rios, a direção convencional do balizamento será a do sentido Norte/Sul verdadeiro;
IV - Nos rios não associados a uma baía, enseada ou estuário marítimos a direção convencional do balizamento será sempre da nascente para a foz.
V – Os sinais náuticos são identificados, durante o período diurno, pela cor, pela forma que se apresenta ao navegante, pela marca de tope e pela numeração, se houver, apresentada em sua estrutura e, durante o período noturno, pela característica luminosa.

A
I- V
II- F - VINDO DO MAR DEMANDA BAÍA, ENSEADA, ...
III- V
IV- F  É DA FOZ PARA A NASCENTE. 
BIZU!     "F"IRST         "F"OZ
V- V
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
23
Q

De acordo com a NORMAM 17, correlacione as colunas e assinale a alternativa correta:

(1)Alinhamento (2)Baliza (3)Baliza articulada (4)Boia

( )Corpo flutuante de dimensões, formas e cores definidas, estabelecido em posição geográfica determinada, fundeado por meio de equipamento de fundeio específico, dotado ou não de equipamento luminoso, sonoro ou radioelétrico, encimado ou não por marca de tope, a fim de: indicar ao navegante o rumo a ser seguido; indicar os limites de um canal navegável, seu início e fim, ou a bifurcação de canais; alertar o navegante quanto à existência de um perigo à navegação; delimitar bacias de evolução de portos, terminais e marinas; indicar a existência de águas seguras; e indicar a existência e a rota de cabos ou tubulações submarinas, delimitar áreas especiais (tais como áreas de despejo de dragagem ou áreas de exercícios militares), indicar zonas de separação de tráfego ou outra característica especial de uma determinada área, mencionada em documentos náuticos apropriados.

( )Sinal visual fixo, cego, constituído de uma haste, com pintura de cor ou cores determinadas, fabricado em ferro, madeira ou outro material, encimado obrigatoriamente por marca de tope característica da informação que deve transmitir ao navegante, dotado ou não de refletor radar, estabelecido em águas rasas, sobre pedras, bancos ou recifes ou fixados em terra.

( )Conjunto composto por dois sinais fixos, de coordenadas conhecidas, luminosos, e neste caso, com luzes de mesma cor, ou cegos, dotados ou não de placas de visibilidade que, associados, definem para o navegante uma direção que coincide com o eixo de um canal, um rumo a ser seguido ou uma referência para manobra.

( )Sinal cego, constituído de uma haste que se articula à poita por meio de um sistema “Cardan” ou similar, dotado de corpo de flutuação submerso, encimado obrigatoriamente por marca de tope, dotado ou não de refletor radar, estabelecido em águas rasas.

A

4
2
1
3

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
24
Q

De acordo com a NORMAM 17, correlacione as colunas e assinale a alternativa correta:

(1)Farol (2)Farolete (3)Barca-farol

( )Plataforma flutuante fundeada em posição geográfica preestabelecida, normalmente com formato hidrodinâmico, com propulsão própria ou não, guarnecida ou não, dotada de equipamentos eletrônicos de auxílio à navegação ou não, constituída, essencialmente, de uma torre encimada por um equipamento luminoso que exiba uma luz com ritmo e cor determinados e cujo alcance luminoso seja superior a dez milhas náuticas.

( )Auxílio à navegação, constituído por uma estrutura fixa, de forma e cores distintas, apresentando ou não marca de tope, montado em um ponto de coordenadas geográficas conhecidas, na costa ou em ilhas oceânicas, bancos, rochedos, recifes, margem de rios, margem de canais, molhes ou trapiches, com alcance luminoso noturno igual ou inferior a 10 milhas náuticas.

( )Auxílio à navegação constituído por uma estrutura fixa, de forma e cores distintas, montado em um ponto de coordenadas geográficas conhecidas na costa ou em ilhas oceânicas, bancos, rochedos, recifes ou margens de rios, dotado de equipamento luminoso exibindo luz com característica pré-determinada e com alcance luminoso superior a 10 milhas náuticas.

A

3-2-1

BIZU! BARCA-FAROL É PLAT; FAROL TEM ALCANCE MAIOR QUE FAROLETE

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
25
Q

De acordo com a NORMAM 17, correlacione as colunas e assinale a alternativa correta:

(1)Boia articulada (2)Boia cega (3)Boia luminosa

( )A boia que é provida de aparelho de luz, consistindo de um corpo flutuante, que pode ser dotado de contrapeso para equilíbrio, e de uma estrutura vertical, denominada mangrulho, cuja finalidade é sustentar o aparelho de luz, o refletor radar, marca de tope ou qualquer outro equipamento eletrônico ou sensor que possa ser instalado.

( )É um sinal luminoso, estabelecido em posição geográfica determinada, constituído por uma estrutura tubular longa, dotada de corpo de flutuação submerso, e de plataforma em sua extremidade superior, destinada à instalação de equipamentos de sinalização.

( )A boia que não é dotada de aparelho de luz, consistindo de um corpo flutuante, sendo identificada e reconhecida por seu formato, cor e marca de tope, esta última quando aplicável.

A

3 - 1 - 2

BIZU!

  • mangruLHUMINOSA-> boia iluminosa
  • artiCARDAN -> boia articukada c SIST CARDAN
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
26
Q

De acordo com a NORMAM 17, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:

I - O sinal fixo que compõe um alinhamento mais afastado do navegante que inicia a utilização do alinhamento é denominado “Farol, farolete ou baliza anterior”.
II - O alinhamento também pode ser obtido com o emprego de um equipamento denominado: “Luz de Setor” que materializa o alinhamento por meio de um único sinal.
III - Os faróis que dispõem, permanentemente, de pessoal em suas instalações, destinado a garantir seu contínuo funcionamento, são classificados como “faróis guarnecidos” e indicados pelo símbolo “F” na 2ª coluna da Lista de Faróis da DHN.

A

I- F - MAIS PRÓXIMO É O QUE VEM ANTES, ANTERIOR,
MAIS AFASTADO=> POSTERIOR
II- V
III- F - É “G”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
27
Q

De acordo com a NORMAM 17, correlacione as colunas e assinale a alternativa correta:

(1)Radiofarol (2)Respondedor radar ou Racon(Radar Beacon) (3)Sistema de Identificação Automático

( )Equipamento eletrônico instalado em um sinal náutico ou em ponto conspícuo que se deseja assinalar para o navegante, capaz de amplificar os pulsos recebidos de um radar e, respondendo-os, proporcionar a sua representação numa tela de radar, como uma letra em Código Morse, oferecendo ao navegante uma indicação de marcação e distância radar do sinal ou do ponto conspícuo em que foi instalado.

( )Estação emissora de um sinal de rádio característico, destinado a orientar o navegante por meio de marcações obtidas em um receptor rádio especial, denominado radiogoniômetro, que é capaz de determinar a direção de onde vêm os sinais transmitidos e usar o cruzamento das linhas de posição assim obtidas, a partir de mais de um transmissor para determinar a própria posição.

( )Transmissor-receptor (transceptor) operando na faixa de VHF Móvel Marítimo, destinado a transmitir ao navegante diversas informações de interesse da segurança da navegação, destacando-se, dentre outras, o nome e o tipo do sinal náutico, seu número de ordem, sua posição e sua condição operacional.

A

2
1
3

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
28
Q

De acordo com a NORMAM 17, acerca do Sistema de Identificação Automático como auxílio à navegação, assinale a alternativa incorreta:

a) Uma estação AIS AtoN Real está localizada no próprio auxílio à navegação, cuja posição e estado são transmitidos como mensagem AIS.
b) Um AIS AtoN Sintético é produzido por uma transmissão originada em uma Estação AIS localizada longe do auxílio à navegação real ao qual está associado.
c) Existem 2 tipos de AIS AtoN Sintéticos: AIS AtoN Sintético Monitorado e AIS AtoN Sintético Previsto.
d) Os AIS AtoN Sintéticos Previstos somente são aceitáveis quando associados a auxílios à navegação flutuantes, não podendo ser jamais associados a sinais fixos. O estado do AtoN não poderá ser verificado e somente serão atendidas as condições de prover um meio de identificação positivo em qualquer condição climática.
e) Um AIS AtoN Virtual simula um auxílio à navegação que não existe fisicamente, sendo transmitido a partir de uma Estação AIS distante.

A

(D)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
29
Q

De acordo com a NORMAM 17, assinale a alternativa incorreta:

(a) Marca de tope é um composto por uma ou duas figuras geométricas, em forma de cilindro, cone, esfera ou “X” que, colocadas isoladamente ou em combinação, podem ser instaladas no topo de um sinal náutico para auxiliar a sua identificação diurna.
(b) Painel de sinalização é um placa com forma, dimensão e cores definidas, complementada ou não por simbologia gráfica, para utilização na sinalização náutica complementar, de rios, lagos e lagoas ou construções sobre vias navegáveis. Normalmente, os painéis de sinalização têm sua simbologia gráfica materializada por meio de materiais retrorreflexivos, com o propósito de melhorar sua visualização pelo navegante.
(c) Placa de visibilidade é um recurso visual com forma, dimensão e cores definidas, instalado nos sinais flutuantes, a fim de aumentar a sua conspicuidade, melhorando sua visualização pelo navegante.
(d) Poita é um acessório empregado somente em sinais flutuantes, consistindo de um peso que repousa no fundo, geralmente fabricado em concreto e destinado a manter um sinal flutuante em sua posição. As boias são ligadas à poita por meio de uma amarra, que consiste basicamente de uma corrente, normalmente fabricada em aço. As balizas e boias articuladas, por sua vez, ligam-se à poita por meio de um sistema “Cardan” ou similar.
(e) Refletor Radar é um artefato metálico utilizado nos sinais náuticos para aumentar a sua detecção pelo radar.

A

(C) SINAIS FIXOS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
30
Q

De acordo com a NORMAM 17, correlacione as colunas e assinale a alternativa correta:

(1)Luz onidirecional (2)Luz direcional (3)Luz de setor (4)Luz de alinhamento

( )É aquela que exibe ao navegante, em todo o seu entorno, uma mesma característica.
( )É aquela que exibe ao navegante, com um mesmo ritmo e diferentes cores, diferentes setores do horizonte.
( )É aquela que exibe ao navegante, com um mesmo ritmo, em um setor bem estreito, uma cor definida para indicar uma direção, podendo ser flanqueada por setores de cores ou intensidades diferentes.

(a) 4-3-1
(b) 4-2-3
(c) 1-3-2
(d) 4-3-2
(e) 1-2-3

A

1 - 3 - 2

BIZU:

=>ONI=TODO

=>DIRECIONAL: SETOR ESTREITO/FLANQUEADA

  • MESMA: COR;
  • DIFERENTE: INTENSIDADE

=>DE SETOR:

  • MESMO: RITMO;
  • DIFERENTE: CORES, SETORES DO HORIZONTE
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
31
Q

De acordo com a NORMAM 17, assinale a alternativa correta:

(a) Luz Fixa (F) é aquela que se apresenta ao navegante contínua e uniforme e com uma cor constante, podendo ser aplicada em sinais náuticos, pois é reconhecida como luz de auxílio à navegação, de acordo com a Recomendação E-110 da AISM/IALA.
(b) Luz Rítmica é aquela que se apresenta ao navegante de forma intermitente, mas com periodicidade irregular.
(c) Período é o intervalo de tempo decorrido entre os inícios de dois ciclos sucessivos e diferentes da característica de uma luz rítmica.
(d) Fase é cada um dos sucessivos aspectos de emissão luminosa (luz) ou de sua ausência (obscuridade), em um mesmo período de tempo.
(e) Eclipse é o intervalo de luz em relação a outro de maior duração de ausência total de luz, em um mesmo período.

A
(A) NÃO SE APLICA A SINAIS NÁUTICOS, EXCETO COM MUUUITA CAUTELAAA
(B) REGULAR
(C) IDÊNTICOS
(D) CORRETA
(E) ENTRE 2 LAMPEJOS.
A DEFINIÇÃO DA LETRA E É de OBSCURIDADE
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
32
Q

De acordo com a NORMAM 17, julgue as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:

I –Eclipse é o intervalo de obscuridade relativamente mais curto que o de luz em um mesmo período.
II – Isofase é o intervalo de tempo em que a luz e a obscuridade têm igual duração em dois períodos sucessivos.
III – Fase detalhada é a descrição, em termos de intervalos de tempo, da duração de cada uma das diversas fases que constituem um período.

(a) Somente I e II estão incorretas
(b) Somente I e III estão incorretas
(c) Somente II e III estão incorretas
(d) Somente I está incorreta
(e) Somente II está incorreta

A

I - F - ECLIPSE: ENTRE 2 LAMPEJOS. OCULTAÇÃO: INTERVALO DE OBSCURIDADE MAIS CURTO QUE O DE LUZ
II - F - NUM MESMO PERÍODO
III- V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
33
Q

De acordo com a NORMAM 17, complete a lacuna e assinale a alternativa correta:
É aquela na qual a duração da emissão luminosa, em cada período, é claramente menor que a duração do eclipse e na qual essa emissão luminosa tem sempre a mesma duração.Define-se como luz de lampejo simples (Lp) aquela em que a emissão luminosa é regularmente repetida em uma frequência inferior a _________ vezes por minuto.

A

50 VEZES POR MINUTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
34
Q

De acordo com a NORMAM 17, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I – Na luz de lampejo simples, a duração do eclipse entre dois lampejos sucessivos não deve ser menor que 3 (três) vezes a duração do lampejo;
II - Na luz de lampejo simples, a duração do período não deve ser menor que 2 (dois) segundos nem maior que 30 (trinta) segundos.
III - Entende-se por luz de lampejo longo (LpL) aquela em que a emissão luminosa com duração igual ou superior a 2 (dois) segundos é regularmente repetida. IV -Entende-se por luz de grupo de lampejos -Lp ( ) aquela em que um determinado número de lampejos (dois, três ou mais) é repetido regularmente.

A

I - V
II- F - NÃO PODE SER MENOR QUE 2 NEM MAIOR QUE 15
III- V
IV- V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
35
Q

De acordo com a NORMAM 17, a cerca da luz de grupo de lampejos, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
( )Os eclipses que separam os lampejos dentro de cada grupo têm igual duração, a qual deve ser nitidamente maior que a duração do eclipse entre grupos sucessivos;
( )A duração do eclipse entre grupos de lampejos não deve ser menor que 3 (três) vezes a duração de um eclipse dentro de um grupo;
( )O número de lampejos dentro de cada grupo não deve ser maior que 4 (quatro), podendo, excepcionalmente, chegar a 5 (cinco);
( )A duração de um eclipse dentro de cada grupo não deve ser maior que a duração de um lampejo;
( )Em um grupo de 2 (dois) lampejos, a duração de um lampejo somada à duração de um eclipse dentro de cada grupo não deve ser menor que 1 (um) segundo, e o período não deve ser maior que 20 (vinte) segundos; ( )Em um grupo de 3 (três) ou mais lampejos, a duração de um lampejo somada à duração de um eclipse dentro de cada grupo, não deve ser menor que 2 (dois) segundos, e o período não deve ser maior que 20 (vinte) segundos.

A

F- O ECLIPSE DE DENTRO => MENOR QUE O ECLIPSE DE FORA
V
F- Lp NÃO MAIOR QUE 5 => ATÉ 6 EXCEPCIONAL.
F- ECLIPSE DE DENTRO NÃO DEVE SER MENOR QUE O Lp
V- GRUPO DE 2Lp => 1Lp +1Ec => NÃO MENOR QUE 1 seg e PERÍODO NÃO MAIOR QUE 20s
F- GRUPO DE 3Lp OU + => 1Lp +1Ec => NÃO MENOR QUE 2 seg e PERÍODO NÃO MAIOR QUE 30s

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
36
Q

De acordo com a NORMAM 17, complete a lacuna e assinale a alternativa correta:
Entende-se por luz de grupo de lampejos composto aquela em que os lampejos são combinados em sucessivos grupos de diferentes números, que se repetem regularmente. O período não deve ter duração superior a __________ segundos; O ritmo dessa luz deve ser limitado a 2+1 (dois mais um) lampejos, podendo ser aceito, excepcionalmente, 3+1 (três mais um) lampejos.

A

30 SEG

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
37
Q

De acordo com a NORMAM 17, a luz isofásica é a aquela em que as durações de luz e de obscuridade são iguais. O período nunca deve ser menor que 2 (dois) segundos, nem maior que:

(a) 12 segundos, devendo, preferencialmente, não exceder a 10 segundos.
(b) 12 segundos, devendo, preferencialmente, não exceder a 5 segundos.
(c) 12 segundos, devendo, preferencialmente, não exceder a 4 segundos.
(d) 10 segundos, devendo, preferencialmente, não exceder a 5 segundos.
(e) 10 segundos, devendo, preferencialmente, não exceder a 4 segundos.

A

C
bizu: isofour=> 4
entre 2 e 12. preferencialmente NÃO EXCEDER 4=> FOUR
12? MÚLTIPLO DE 4

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
38
Q

De acordo com a NORMAM 17, a luz de ocultação é aquela em que a duração total das somas das fases de luz em um mesmo período é nitidamente mais longa que a duração total dos eclipses, e na qual os eclipses têm igual duração. Julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I - Entende-se por luz de ocultação simples aquela em que os grupos de eclipses em número especificado são repetidos em intervalos regulares.
II – Na luz de ocultação simples, a duração da emissão luminosa não deve ser menor que 3 (três) vezes a duração de um eclipse;
III - Na luz de ocultação simples, o período não deve ser menor que 2 (dois) segundos nem maior que 15 (quinze) segundos.
IV – Na luz de grupo de ocultação, as emissões luminosas que separam os eclipses dentro de cada grupo são de igual duração e nitidamente maiores que a duração da emissão luminosa entre grupos sucessivos.

A

I - F -M ECLIPSES SE REPETEM REGULARM.
II- V
III- V
IV- F - MENORES

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
39
Q

De acordo com a NORMAM 17, a cerca da luz de grupos de ocultação, assinale a alternativa incorreta:

(a) A duração de uma emissão luminosa dentro de cada grupo não deve ser menor que a duração de um eclipse.
(b) O número de eclipses dentro de cada grupo não deve ser maior que 4 (quatro), podendo, excepcionalmente, ser usados 6 (seis) eclipses;
(c) A duração de uma emissão luminosa entre grupos não deve ser menor que 3 (três) vezes a duração de uma emissão luminosa dentro de cada grupo.
(d) Em um grupo de dois eclipses, a duração de um eclipse somada com a duração de uma emissão luminosa dentro de cada grupo não deve ser menor que 1 (um) segundo e o período não deve ser maior que 20 (vinte) segundos.
(e) Em um grupo de três ou mais eclipses, a duração de um eclipse somada com a duração de uma emissão luminosa dentro de cada grupo, não deve ser menor que 2 (dois) segundos, e o período não deve ser maior que 30 (trinta) segundos.

A

(B) 4, EXCEPCIONAL. ATÉ 6

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
40
Q

De acordo com a NORMAM 17, julgue os itens e assinale a alternativa correta:

I - Entende-se por luz de grupo de ocultação composto aquela em que as ocultações são combinadas em sucessivos grupos de diferentes ocultações que se repetem regularmente. Recomenda-se o emprego desta característica luminosa, por ser de fácil identificação.
II – Luz rápida é aquela em que emissões luminosas são repetidas com frequência igual ou superior a 50(cinquenta) vezes e inferior a 100 (cem) vezes por minuto.
III - Entende-se por luz rápida contínua a luz rápida em que as emissões luminosas são repetidas regularmente, por tempo determinado.
IV - Entende-se por luz de grupo de luzes rápidas - R( ) a luz rápida em que um determinado grupo de emissões luminosas é repetido regularmente.

A
I - F - NÃO É RECOM
II- F- => 50-80 <=; 80-160; 160-300;
60(R) ; 120(MR) ; 240(UR)
III- F - INDETERMINADO
IV- V
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
41
Q

De acordo com a NORMAM 17, a cerca da luz de grupo de luzes rápidas, complete as lacunas e assinale a alternativa correta: O número de emissões luminosas dentro de cada grupo deve ser de _______ ou _________.

(a) Dois / cinco
(b) Dois / nove
(c) Três / cinco
(d) Três / oito
(e) Três / nove

A

3 OU 9.

EXCEÇÃO CARDINAL SUL: 6Lp + 1LpL(LAMPEJO LONGO)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
42
Q

De acordo com a NORMAM 17, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:

( )Na luz de grupo de luzes rápidas, são usadas, excepcionalmente, 6 (seis) emissões luminosas seguidas de 1(um) lampejo longo para os sinais cardinais norte;
( )Na luz de grupo de luzes rápidas, o período não deve ser menor que 20 (vinte) segundos.
( )Luz muito rápida é aquela em que emissões luminosas são repetidas com frequência igual ou superior a 80 (oitenta) vezes por minuto e inferior a 160 (cento e sessenta) vezes por minuto. Recomenda-se o uso da frequência de 120 (cento e vinte) emissões luminosas por minuto.
( )Entende-se por luz muito rápida em que as emissões luminosas são repetidas regularmente, por tempo indeterminado.

A

(F)=> CARDINAL SUL. NORTE É SÓ R ou MR
(F)=> NÃO DEVE SER MAIOR QUE
(V)
(V) CONTÍNUA MUITO RÁPIDA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
43
Q

De acordo com a NORMAM 17, entende-se por luz de grupo de luzes muito rápidas - MR ( ) - a luz muito rápida em que um determinado grupo de emissões luminosas é repetido regularmente. Julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I - O número de emissões luminosas dentro de cada grupo deve ser de 4 (quatro) ou 8 (oito);
II - São usadas excepcionalmente 6 (seis) emissões luminosas muito rápidas seguidas de 1 (um) lampejo longo para os sinais cardinais sul;
III - O período não deve ser maior que 10 (dez) segundos.

A

I- F - 3 A 9
II- V
III- F

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
44
Q

De acordo com a NORMAM 17, complete as lacunas e assinale a alternativa correta: Luz ultra-rápida é aquela em que emissões luminosas são repetidas com frequência igual ou superior a _______ vezes por minuto e inferior a ________vezes por minuto.

A

160-300

50-80(R); 80-160(MR); 160-300(UR);
60(R) ; 120(MR) ; 240(UR)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
45
Q

De acordo com a NORMAM 17, a cerca da luz ultra rápida, assinale a alternativa incorreta:

(a) Recomenda-se o uso da frequência de 240 (duzentas e quarenta) emissões luminosas por minuto.
(b) Entende-se por luz ultrarrápida contínua a luz ultrarrápida em que as emissões luminosas são repetidas regularmente, por tempo indeterminado.
(c) Entende-se por luz ultrarrápida interrompida (URIn) a luz ultrarrápida em que a sequência de emissões luminosas é interrompida regularmente por um eclipse de duração longa e constante.
(d) O período da luz ultra-rápida interrompida (URIn) não deve ser maior que 15 (quinze) segundos;
(e) O número de emissões luminosas dentro de cada período na luz ultra-rápida interrompida deve ser igual ou maior que 15 (quinze). A duração do eclipse longo não deve ser menor que 3 (três) segundos.

A

(E) MAIOR QUE 25

50-80(R); 80-160(MR); 160-300(UR);
60(R) ; 120(MR) ; 240(UR)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
46
Q

De acordo com a NORMAM 17, em relação a luz em código morse, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I - É aquela em que as emissões luminosas são utilizadas para representar um ou mais caracteres do alfabeto em código Morse.
II - Seu período não deve ser maior que 30 (trinta) segundos.
III - Recomenda-se que a representação seja limitada a uma única letra, excepcionalmente 2 (duas).
IV - A duração do “ponto” deve ser de aproximadamente 0,5 (meio) segundo e a do “traço” não deve ser menor que 3 (três) vezes a duração do “ponto”.

A

I- V
II- V
III- V
IV- V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
47
Q

De acordo com a NORMAM 17, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I – Luz fixa e de lampejo (FLp) é aquela em que uma luz fixa é combinada com outra de lampejo de menor intensidade luminosa.
II - Entende-se por luz fixa e de grupo de lampejos - FLp ( ) aquela em que uma luz fixa é combinada em intervalos regulares com grupo de lampejos de intensidades luminosas maiores do que a da luz fixa.
III – Luz alternada é aquela que exibe diferentes cores alternadamente.

A

I- F - MAIOR
II- V -
III- V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
48
Q

De acordo com a NORMAM 17, correlacione as colunas e assinale a alternativa correta:
(1)Luz alternada contínua
(2)Luz de lampejo alternado
(3)Luz de grupo de lampejos alternados
(4)Luz de grupo de lampejos compostos alternados
( )aquela em que o grupo de lampejos indicado se repete, regular e alternadamente, em cores diferentes. ( )aquela em que a luz muda de cor contínua e regularmente.
( )aquela semelhante ao grupo de lampejos alternados, mas, neste caso, os sucessivos grupos de lampejos, em um mesmo período, têm número diferente de lampejos e cores diferentes.
( ) aquela em que os lampejos se repetem, regular e alternadamente, com duas cores indicadas em uma frequência inferior a 50 (cinquenta) vezes por minuto.

A

3
1
4
2

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
49
Q

De acordo com a NORMAM 17, correlacione as colunas e assinale a alternativa correta:

(1) Luz de ocultação alternada
(2) Luz fixa alternada e de lampejo
(3) Luz fixa alternada e de grupo de lampejos

( )aquela em que a luz fixa se combina, em intervalos regulares, com outra de lampejos, de maior intensidade e de cor diferente.
( )aquela em que a luz fixa se combina, em intervalos regulares, com outra de grupo de lampejos, de maior intensidade e de cor diferente.
( )aquela em que o eclipse se repete regularmente enquanto que as luzes se apresentam com cores alternadas.

A

2 - 3 - 1

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
50
Q

De acordo com a NORMAM 17, de acordo com as normas da IALA, o Alcance Geográfico de um sinal indicado nos documentos náuticos deve ser aquele calculado para um observador cujos olhos encontram-se elevados:

(a) 1 metro acima do nível do mar
(b) 2 metros acima do nível do mar
(c) 3 metros acima do nível do mar
(d) 4 metros acima do nível do mar
(e) 5 metros acima do nível do mar

A

5 METROS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
51
Q

De acordo com a NORMAM 17, correlacione as colunas e assinale a alternativa correta:

(1)Alcance geográfico (2)Alcance visual (3)Alcance luminoso (4)Alcance nominal

( )É a maior distância na qual uma luz pode ser avistada em função de sua intensidade luminosa, do coeficiente de transparência atmosférica (T) ou da visibilidade meteorológica (V) predominante no local, e do limite de iluminamento no olho do observador. Esse limite também é função da interferência de luz de fundo.
( )É a maior distância na qual um sinal náutico qualquer pode ser avistado, levando-se em conta a altitude do foco da luz que exibe, a altura do olho do observador em relação ao nível do mar, a curvatura da Terra e a refração atmosférica.
( )É a maior distância na qual um sinal náutico pode ser visto e identificado, durante o dia, levando-se em conta as dimensões (altura e largura) e cor do sinal, o contraste existente com o ambiente que o circunda e a transparência atmosférica. ( )É o alcance luminoso de uma luz de intensidade conhecida em uma atmosfera homogênea de visibilidade meteorológica igual a 10 (dez) milhas náuticas, correspondente a T = 0,74.

A

3
1
2
4

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
52
Q

De acordo com a NORMAM 17, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I- Os alcances luminosos para utilização em sinais náuticos são definidos e autorizados após estudo específico para as áreas onde serão estabelecidos e considerando as condições de sua utilização pelo navegante.
II - No Brasil, o coeficiente de transparência atmosférica (T) adotado para a notação do alcance luminoso de um sinal em documentos náuticos é igual a 0,95.
III - Na falta de critérios específicos, indicados em projeto, adotam-se para os sinais flutuantes estabelecidos em mar aberto, o alcance luminoso de 5 (cinco) milhas náuticas (MN) e, para aqueles estabelecidos em águas restritas e nas hidrovias interiores, o alcance de 2 (duas) MN.

A

I- V
II- F - 0,85
III- V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
53
Q

De acordo com a NORMAM 17, para efeitos de avaliação e controle de um balizamento, o IE adotado no Brasil é o de:

(a) 80%
(b) 85%
(c) 90%
(d) 95%
(e) 98%

A

(D)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
54
Q

Em relação a NORMAM 17, de acordo com o IALA, são três são três as categorias de IE para os auxílios à navegação. Para a categoria 1, auxílios vitais para a navegação , o IE será de:

(a) 95%
(b) 95,8%
(c) 97%
(d) 99%
(e) 99,8%

A

(E)

BIZU: VIN 99,8/99/97

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
55
Q

De acordo com a NORMAM 17, são três são três as categorias de IE para os auxílios à navegação. Para a categoria 2, auxílios importantes para a navegação , o IE será de:

a) 95%
b) 95,8%
c) 99%
d) 99,5%
e) 99,8%

A

(C)

BIZU: VIN. 99,8/99/97

56
Q

De acordo com a NORMAM 17, são três são três as categorias de IE para os auxílios à navegação. Para a categoria 3, auxílios necessários para a navegação , o IE será de:

a) 95%
b) 95,7%
c) 97%
d) 97,5%
e) 99¨%

A

(A)

BIZU: VIN. 99,8/99/97

57
Q

De acordo com a NORMAM 17, concorrem para a degradação da qualidade de manutenção de um balizamento e, portanto, reduzem seu IE, os seguintes fatores, exceto:

(a) Posicionamento do sinal em uma área com grande tráfego de embarcações;
(b) Posicionamento irregular do sinal (boias fora de posição, à deriva ou desaparecidas);
(c) Característica luminosa irregular (sinais apagados, exibindo luz fixa ou com setor de visibilidade alterado ou obstruído);
(d) Alcance luminoso em desacordo com o estabelecido nos documentos náuticos;
(e) Reconhecimento diurno do sinal náutico prejudicado em decorrência de mau estado de conservação, ou pela falta de algum componente de sua estrutura.

A

(A)

58
Q

De acordo com a NORMAM 17, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I - Na determinação de IE, a informação básica é a data a partir da qual o sinal passou a apresentar uma alteração de sua condição operacional que caracterize sua degradação. A partir dessa data, contam-se os dias transcorridos até a efetiva correção da falha.
II - As alterações detectadas e sanadas num prazo inferior a 24 horas deverão ser consideradas para cálculo do IE.
III - As datas oficialmente consideradas para cálculo dos IE são aquelas divulgadas por meio de Avisos-Rádio Náuticos ou publicadas em Avisos aos Navegantes.

A

I- V
II- F
III- V

59
Q

De acordo com a NORMAM 17, Julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:

I - O Brasil, como país membro da Associação Internacional de Autoridades em Auxílios à Navegação e Faróis (AISM/IALA) adotou, para as Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), por meio do Decreto 92.267/86 o Sistema de Balizamento Marítimo – Região “A” recomendado por aquele organismo.
II - São quatro (4) as categorias básicas de sinais náuticos que compõem o sistema IALA: sinais laterais, sinais cardinais, sinais de perigo isolado e sinais de águas seguras.
III – As categorias básicas de sinais e suas subdivisões poderão ser empregadas em conjunto ou isoladamente, de acordo com as peculiaridades geográficas e hidrográficas da área que se pretende sinalizar, indicando, para o navegante: os limites laterais de um canal navegável, perigos naturais e outras obstruções resultantes da ação humana, áreas ou peculiaridades importantes para o navegante, novos perigos à navegação e finalidades especiais.

A

I- F - B
II- F - 5
III- V

60
Q

De acordo com a NORMAM 17, assinale a alternativa incorreta:

(a) Sinais laterais são aqueles empregados para indicar ao navegante o quadrante da rosa-dos-ventos que possui águas seguras – norte (N), leste (E), sul (S) ou oeste (W) –, limitado respectivamente pelas marcações verdadeiras NW e NE, NE e SE, SE e SW, e SW e NW, tomadas a partir da posição do sinal.
(b) Sinal lateral de bombordo é para ser deixado por bombordo pelo navegante.
(c) Sinal lateral de boreste, para ser deixado por boreste pelo navegante.
(d) Sinal lateral de canal preferencial a bombordo indica ao navegante que o canal preferencial, em uma bifurcação, está a bombordo.
(e) Podem ser utilizadas luzes sincronizadas (todas piscando ao mesmo tempo) ou luzes sequenciais (piscando uma após a outra) ou uma combinação de ambas.

A

(A) CARDINAL

61
Q

De acordo com a NORMAM 17, assinale a alternativa que não apresenta uma característica do sinal lateral de bombordo fixo:

a) Marca de tope cilíndrica;
b) Estrutura na cor verde;
c) Numeração com números pares, se houver, na cor branca;e
d) Luz verde, se houver, exibida com qualquer ritmo, que não os designados para sinal de canal preferencial;
e) Formato cilíndrico, pilar ou charuto.

A

(E)

ATT TEM FIXO E FLUTU. FLUTU QUE TEM FORMATO.

62
Q

De acordo com a NORMAM 17, assinale a alternativa que não apresenta uma característica do sinal lateral de boreste flutuante:

a) Marca de tope cônica, obrigatório;
b) Estrutura na cor encarnada;
c) Numeração com números ímpares, se houver, na cor branca;
d) Luz encarnada, se houver, exibida com qualquer ritmo, que não os designados para sinal de canal preferencial;
e) Formato cônico, pilar ou charuto.

A

(A) NÃO É OBRIG, É OPCIONAL

63
Q

De acordo com a NORMAM 17, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I – O sinal lateral de canal preferencial a bombordo, quando fixo, possuirá as seguintes características: marca de tope cônica com o vértice voltado para cima, opcional, e estrutura na cor encarnada com uma faixa larga horizontal verde.
II – A luz encarnada do sinal lateral de canal preferencial a bombordo fixo deverá ser exibida com ritmo grupo de lampejos compostos (2+1), com um período não maior que 16 (dezesseis) segundos, sendo que a duração do eclipse após o lampejo simples não deve ser menor que 3 (três) vezes a duração do eclipse após o grupo de 2 (dois) lampejos.
III - O sinal lateral de canal preferencial a bombordo, quando flutuante terá as seguintes características: marca de tope cônica com o vértice voltado para cima, opcional, estrutura na cor encarnada com uma faixa larga horizontal verde e formato cônico, pilar ou charuto.
IV - A luz encarnada do sinal lateral de canal preferencial a bombordo flutuante deverá ser exibida com ritmo grupo de lampejos compostos (2+1), com um período não maior que 16 (dezesseis) segundos, sendo que a duração do eclipse após o lampejo simples não deve ser menor que 3 (três) vezes a duração do eclipse após o grupo de 2 (dois) lampejos. *

A

i- V
ii- V
iii- V - ATT!!! É OPCIONAL=> FLUTU
IV- V

64
Q

De acordo com a NORMAM 17, acerca do sinal lateral de canal preferencial a boreste, assinale a alternativa incorreta:

(a) Quando fixo, terá marca de tope cilíndrica, obrigatória.
(b) Quando fixo, terá estrutura na cor verde com uma faixa larga horizontal encarnada.
(c) Quando fixo, poderá apresentar luz verde exibida com ritmo grupo de lampejos compostos (2+1), com um período não maior que 16 (dezesseis) segundos, sendo que a duração do eclipse após o lampejo simples não deve ser menor que 3 (três) vezes a duração do eclipse após o grupo de 2 (dois) lampejos.
(d) Quando flutuante, terá marca de tope cilíndrica, opcional, estrutura na cor verde com uma faixa larga horizontal encarnada e formato cônico.
(e) Quando flutuante, poderá apresentar luz verde exibida com ritmo grupo de lampejos compostos (2+1), com um período não maior que 16 (dezesseis) segundos, sendo que a duração do eclipse após o lampejo simples não deve ser menor que 3 (três) vezes a duração do eclipse após o grupo de 2 (dois) lampejos.

A

(D) NÃO PODE SER CÔNICO, PODE SER CILIN, CHARU, PILAR

QUANDO A ESTRUTURA É PREDOMINANTE ENCARNADA: FORMATO=> CHARUTO, PILAR OU CÔNICO
VERDE: FORMATO=>CHARUTO, PILAR OU CILÍNDRICO

65
Q

De acordo com a NORMAM 17, assinale a alternativa incorreta:

(a) O sinal cardinal recebe sua denominação de acordo com o quadrante recomendado para a navegação.
(b) A marca de tope é opcional para o sinal cardinal.
(c) O sinal cardinal norte luminoso deve exibir, no período noturno, luz branca com lampejos rápidos ou muito rápidos.
(d) O sinal cardinal norte, cego ou luminoso, apresenta sua estrutura pintada de preto na metade superior e de amarelo na metade inferior, e deve exibir, como marca de tope, 2 (dois) cones na cor preta, um acima do outro, ambos com os vértices voltados para cima.
(e) O sinal cardinal leste, cego ou luminoso, apresenta sua estrutura pintada de preto com uma faixa larga horizontal amarela no meio e deve exibir, como marca de tope, 2 (dois) cones na cor preta, um acima do outro, o superior com o vértice voltado para cima e o inferior com o vértice voltado para baixo.

A
(B) É OBRIGATÓRIO.
É SEMPRE OBRIG PARA: 
*SINAL LATERAL (INC PREFER) QND <  
*SINAL CARDINAL
*PERIGO ISOLADO
66
Q

De acordo com a NORMAM 17, complete as lacunas e assinale a alternativa correta: O sinal cardinal leste luminoso deve exibir, no período noturno, luz branca com grupo de 3 (três) lampejos muito rápidos a cada ____________ segundos ou rápidos a cada________ segundos.

(a) Cinco / dez
(b) Cinco / quinze
(c) Cinco / vinte
(d) Dez / quinze
(e) Dez / vinte

A

(A)

67
Q

De acordo com a NORMAM 17, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I – O sinal cardinal sul, cego ou luminoso, apresenta sua estrutura pintada de amarelo na metade superior e de preto na metade inferior e deve exibir, como marca de tope, 2 (dois) cones na cor preta, um acima do outro,ambos com os vértices voltados para cima.
II – O sinal cardinal sul luminoso deve exibir, no período noturno, luz branca com grupo de 6 (seis) emissões rápidas seguidas de 1 (um) lampejo longo, a cada de 15 (quinze) segundos, ou com grupo de 6 (seis) emissões muito rápidas seguidas de 1 (um) lampejo longo, a cada 10 (dez) segundos, sendo que: a duração do eclipse anterior ao lampejo longo deve ser igual à duração dos eclipses entre as luzes rápidas ou muito rápidas e a duração do lampejo longo não deve ser maior que a duração do eclipse seguinte.
III – O sinal cardinal oeste, cego ou luminoso, apresenta sua estrutura pintada de amarelo com uma faixa larga horizontal preta no meio e deve exibir, como marca de tope, 2 (dois) cones na cor preta, um acima do outro, o superior com o vértice voltado para cima e o inferior com o vértice voltado para baixo.
IV - O sinal cardinal oeste luminoso deve exibir, no período noturno, luz branca com grupo de 9 (nove) emissões rápidas, a cada 15 (quinze) segundos, ou grupo de 9 (nove) emissões muito rápidas, a cada 20 (vinte) segundos.

A
ATT! BIZU! 
\+COR PRETA PREDOMINANTE: INDICA A DIREÇÃO. 
\+QUANTO MAIS RÁPIDO, MENOR O PERÍODO
I- F -VÉRTICE VOLTADO PARA BAIXO
II- V
III- F. OS VÉRTICES SE OLHAM =>    ><
IV- F- MR10s ou R15s
68
Q

De acordo com a NORMAM 17, acerca do sinal de perigo isolado, assinale a alternativa incorreta:

(a) É estabelecido nas proximidades ou sobre um perigo considerado isolado e que não tenha águas navegáveis em toda a sua volta.
(b) O sinal de perigo obrigatoriamente será dotado de marca de tope, duas esferas pretas, uma sobre a outra.
(c) O sinal de perigo isolado possui cor preta, com uma ou mais faixas horizontais encarnadas;
(d) O sinal luminoso de perigo isolado deve exibir no período noturno, luz branca com grupo de 2 (dois) lampejos, a cada 5 (cinco) ou 10 (dez) segundos.
(e) A duração de um lampejo somada à duração do eclipse, dentro do grupo, não deve ser menor que 1 (um) segundo nem maior que 1,5 (um e meio) segundo, quando o período for de 5 (cinco) segundos e duração de um lampejo somada à duração do eclipse, dentro do grupo, não deve ser menor que 2 (dois) segundos nem maior que 3 (três) segundos, quando o período for de 10 (dez) segundos.

A

bizu!
QUEM ISOLA MUITO, DEPOIS VOLTA.
QUEM SEGURA O COPO, ENTORNA.
_________________________________

(A)

69
Q

De acordo com a NORMAM 17, acerca do sinal de águas seguras, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I - O sinal de águas seguras apresenta-se pintado com faixas verticais encarnadas e brancas.
II – Deverá exibir, obrigatoriamente, como marca de tope, uma esfera na cor encarnada.
III - o sinal de águas seguras pode possuir os formatos de boia cilíndrica, esférica, pilar ou charuto.
IV - o sinal de águas seguras luminoso deve exibir, no período noturno, luz branca com qualquer dos seguintes ritmos: isofásico, ocultação, lampejo longo com um período de 10 (dez) segundos ou a letra “A” (• — ) em código Morse.

A

I- V
II- F - NÃO É OBRIG

BIZU:
É SEMPRE OBRIG PARA: 
*SINAL LATERAL (INC PREFER) QND <  
*SINAL CARDINAL
*PERIGO ISOLADO

III- V
IV- V

70
Q

De acordo com a NORMAM 17, acerca do sinal especial, assinale a alternativa incorreta:

(a) Marca de tope em forma de “X”, opcional;
(b) Estrutura na cor amarela;
(c) Formato opcional, porém, não conflitante com os outros sinais náuticos existentes onde for instalado;
(d) Luz amarela, se houver, com um dos seguintes ritmos: grupo de ocultação; lampejo simples, exceto lampejo longo a cada 10(dez) segundos; grupo de lampejo com 4 (quatro), 5 (cinco) ou excepcionalmente 6 (seis) lampejos; grupo de lampejo composto; ou código Morse, com exceção das letras “A” e “U”.
(e) A luz amarela de grupo de lampejos com 5 (cinco) lampejos (com frequência de uma emissão a cada 2 segundos) dentro de um período de 20 (vinte) segundos, ou seja, Lp(5) A. 20s deve ser utilizada apenas em boias para sinais indicadores de cabo ou tubulação submarina.

A

(E)

Lp(5)A.20s

71
Q

De acordo com a NORMAM 17, acerca do sinal para novos perigos, assinale a alternativa incorreta:

(a) O sinal para novos perigos tem por finalidade indicar qualquer obstrução à navegação recentemente descoberta e ainda não indicada em documentos náuticos ou que ainda não tenha sido suficientemente divulgada. Os novos perigos incluem obstruções tais como: bancos de areia, rochas, cascos soçobrados e outros resultantes da ação do homem.
(b) O novo perigo deve ser sinalizado por iniciativa do responsável pelo balizamento local, que deverá imediatamente informar a sua ocorrência ao CHM e ao agente da Autoridade Marítima.
(c) Pelo menos um dos sinais usados para balizar um novo perigo deverá ser duplicado. O sinal utilizado para duplicação não deve ser idêntico ao seu par;
(d) Qualquer sinal luminoso usado com o propósito de sinalizar um novo perigo, deve ter a característica luminosa de sinal cardinal ou lateral, rápida (R) ou muito rápida (MR).
(e) Um novo perigo poderá ser sinalizado, ainda, por um Racon transmitindo a letra “D” (–••) em código Morse, mostrando o comprimento de 1(uma) milha náutica na tela do radar.

A

(c) DEVE SER idêntico ao seu par

72
Q

De acordo com a NORMAM 17, o Decreto nº 92.267/1986, que aprovou o Sistema de Balizamento Marítimo – Região “B” da IALA, autoriza em seu Artigo 2º, o emprego de sinalização complementar nas águas interiores e a Lei nº 9.537/1997 (LESTA), nas AJB, desde que autorizada pela(o):

(a) DPC
(b) DHN
(c) CHM
(d) CAMR
(e) CP/DL/AG

A

DHN- SINALIZAÇÃO COMPLEMENTAR

73
Q

De acordo com a NORMAM 17, assinale a alternativa incorreta:

(a) Os sinais náuticos complementares previstos para os balizamentos lacustre e fluvial, instalados nas margens dos rios, lagoas e lagos, recomendam ações a ser empreendidas pelo navegante, fornecendo também outras informações de interesse para o navegante, como: pontos naturais, obstruções, distâncias em quilômetros, proibições e facilidades encontradas, servindo ainda para disciplinar o tráfego das embarcações.
(b) Os sinais náuticos complementares são representados por balizas, com painéis de sinalização, exibindo uma ou mais informações para o navegante, na forma de símbolos gráficos.
(c) Um sinal complementar instalado em uma margem de um rio deve ser obedecido no trecho compreendido entre ele e o próximo sinal complementar de margem.
(d) Basicamente, os painéis nas cores laranja ou encarnada são empregados exclusivamente em sinalização noturna, quando se necessita um contraste com um fundo de vegetação predominante.
(e) Os painéis brancos com símbolos nas cores verde ou encarnada são empregados também como sinalização noturna, pois, quando iluminados pela embarcação, além de indicar a ação a empreender, também permitem ao navegante identificar a margem na qual estão instalados.

A

(D)DIURNA

74
Q

De acordo com a NORMAM 17, o painel de sinalização exibirá uma cor básica de fundo cuja finalidade é oferecer o melhor contraste possível com o símbolo gráfico que contém a informação relevante para o navegante. Assinale a alternativa que apresenta a combinação correta:

(a) painel laranja ou encarnado – símbolo na cor preta;
(b) painel na cor branca - símbolo na cor preta;
(c) painel laranja ou encarnado - símbolo na cor amarela ou branca.
(d) painel na cor preta - símbolo na cor verde ou encarnada
(e) painel na cor branca - símbolo na cor amarela

A
(A) CORRETA
(B) VERDE/ENCARNADA
(C) PRETA
(D) AMARELO
(E) VERDE/ENCARNADO
75
Q

De acordo com a NORMAM 17, as dimensões dos painéis devem permitir ao navegante identificá-los plenamente a uma distância suficiente para empreender a ação neles indicada. Essa distância deve estar explícita no projeto de sinalização, sendo sempre função da(s):

(a) Condições meteorológicas reinantes na área e o porte das embarcações;
(b) Condições da via navegável e das embarcações que a utilizam.
(c) Condições da via navegável e das condições meteorológicas reinantes.
(d) Intensidade do tráfego de embarcações na área.
(e) Quantidade de perigos existentes.

A

(B)

76
Q

De acordo com a NORMAM 17, acerca do balizamento lacustre e fluvial, assinale a alternativa incorreta:

(a) Sinal de recomendação para navegar junto à margem é aquele que exibe, em um painel quadrangular, duas faixas laterais, representando as margens do rio, com uma seta reta em uma cor diferente, junto à faixa correspondente à margem de interesse.
(b) Sinal de recomendação para mudar de margem é aquele que exibe, em um painel quadrangular, duas faixas laterais, representando as margens do rio, com uma seta curva de mesma cor, indicando a margem para a qual se deve seguir, conforme o caso, a partir da atual posição da embarcação.
(c) Sinal de recomendação para navegar no meio do rio é aquele que exibe, em um painel quadrangular, duas faixas laterais, representando as margens do rio, com uma seta de mesma cor entre elas.
(d) Sinal indicador de tráfego intenso entre as margens é aquele que exibe, em um painel quadrangular, uma cruz com o braço horizontal visivelmente mais fino.
(e) Sinal de alinhamento é aquele que, instalado em pares, em uma mesma margem, exibe um painel quadrangular com uma faixa central, para recomendar um rumo a ser seguido pelo navegante.

A

(A) MESMA COR

77
Q

De acordo com a NORMAM 17, acerca do balizamento lacustre e fluvial, assinale a alternativa correta:

(a) Sinal de redução de velocidade é aquele que exibe, em um painel retangular, um número correspondente, antecedido pelo símbolo “KM”.
(b) Sinal de fundeio proibido é aquele que exibe, em um painel quadrangular, uma âncora sob uma diagonal da mesma cor, para indicar a proibição de fundeio na área assinalada ou no alinhamento de dois sinais iguais de fundeio proibido.
(c) Sinal de altura máxima de passagem é aquele que, em um painel quadrangular, exibe em sua metade superior um triângulo com um vértice para cima e, na sua metade inferior, na mesma cor do triângulo, a indicação da máxima altura permitida, em metros, para passagem sob o obstáculo.
(d) Bifurcação de canal é aquele que, em um painel quadrangular na cor preta, exibe o símbolo “Y” na cor encarnada. Os dois segmentos superiores do “Y” indicam que há dois canais navegáveis contornando um obstáculo de dimensões apreciáveis, como uma ilha. Se houver um canal principal a ser demandado, o segmento superior correspondente ao canal principal terá uma largura visivelmente maior que a do segmento correspondente ao canal secundário.
(e) Perigo é aquele que exibe dois símbolos “+”, na cor amarela, sobrepostos e inscritos, cada um, em um painel circular pintado de preto. É usado para indicar obstáculos de dimensões reduzidas, como uma pedra ou um casco soçobrado, cercados de águas navegáveis.

A
(A) SINAL DE KM PERXORRIDA
(B) CORRETA
(C) VÉRTICE VOLTADO PARA BAIXO =>      \/
(D) Y AMARELO EM PAINEL PRETO
(E) CRUZ BRANCA EM PAINEL PRETO
78
Q

De acordo com a NORMAM 17, são considerados cais, píeres, molhes, enrocamentos, marinas, terminais, dolfins e trapiches as construções junto a terra, que se estendem sobre as águas para servir à acostagem ou à atracação de navio e embarcação de qualquer espécie, no caso dos cais, píeres, terminais, dolfins, trapiches e marinas; ou para sua proteção, no caso de enrocamentos, e molhes. Julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I - As extremidades, quinas ou outros pontos julgados pertinentes das obras sobre águas citadas, caso estejam associadas a uma direção convencional do balizamento e delimitem a margem de um canal bem definido, podem ser sinalizadas, no período noturno, por um Sinal Cardinal.
II - As extremidades, quinas ou outros pontos julgados pertinentes das obras sobre águas citadas, caso não estejam associadas a uma direção convencional do balizamento devem ser sinalizadas, no período noturno, por luzes fixas na cor amarela, com alcance mínimo de uma milha náutica.
III - As obras sobre águas citadas, complementarmente, devem ser iluminadas por luzes fixas, que não interfiram na visibilidade dos navegantes, de modo a mostrarem todas as suas extensões.

A

I - F - SINAL LATERAL
II- F - 2MN
III- V

79
Q

De acordo com a NORMAM 17, de acordo com a sinalização das plataformas de perfuração e explotação submarinas, temporária ou permanentemente estabelecidas em águas jurisdicionais brasileiras (AJB), assinale a alternativa incorreta:

(a) A estrutura deve exibir, em cada uma de suas faces ou no seu entorno, painéis retangulares na cor amarela, contendo algarismos ou letras de 1(um) metro de altura, pintados na cor preta, de forma a serem avistados pelo navegante de qualquer direção. Para que sejam facilmente identificados esses painéis devem ser confeccionados com material retrorreflexivo e iluminados durante o período noturno.
(b) A estrutura deve ser sinalizada por luzes rítmicas brancas, dispostas de maneira que pelo menos uma luz seja visível ao navegante que vier, de qualquer direção, ao aproximar-se da estrutura .
(c) As luzes devem ser posicionadas na altura mínima de 6 (seis) e máxima de 40 (quarenta) metros, em relação à preamar média de sizígia, com uma intensidade efetiva mínima de 1400 (mil e quatrocentas) candelas.
(d) As luzes devem ser operadas em sincronismo, com lampejos agrupados de modo a representarem a letra “U” (••–) em código Morse, com o período máximo de 30 (trinta) segundos.
(e) A distribuição vertical do feixe de luz projetado deve ser tal que a luz seja visível desde as proximidades imediatas da estrutura até o limite máximo do seu alcance luminoso.

A

(C) ENTRE 6 E 30m

80
Q

De acordo com a NORMAM 17, de acordo com a sinalização das plataformas de perfuração e explotação submarinas, temporária ou permanentemente estabelecidas em águas jurisdicionais brasileiras (AJB), complete as lacunas e assinale a alternativa correta: A estrutura deve ser sinalizada com uma luz fixa _______ no tope da torre, com alcance luminoso mínimo de _________ milhas náuticas.

(a) Verde / cinco
(b) Verde / dez
(c) Encarnada / cinco
(d) Encarnada / dez
(e) Encarnada / vinte

A

(D)

81
Q

De acordo com a NORMAM 17, toda plataforma estabelecida temporariamente em determinada posição, deverá ser dotada de Racon, transmitindo em código Morse a letra:

(a) A
(b) B
(c) C
(d) D
(e) E

A

(D) PLATAFORMA TEMPORÁRIA => RACON DELTA

82
Q

De acordo com a NORMAM 17, em alguns casos, pode ser necessário ou mesmo desejável indicar às embarcações o ponto de passagem mais apropriado sob uma ponte. O “melhor ponto de passagem” será determinado pelo interessado e submetido à aprovação da CP/Del/Ag, considerando os seguintes fatores, EXCETO:

(a) O “retângulo de navegação” e o “canal de navegação” sob o vão de interesse.
(b) A relação entre a altura entre o mastro das maiores embarcações e parte superior da estrutura da ponte.
(c) Profundidade sob a ponte, particularmente onde esta não for uniforme.
(d) Proteção dos pilares da ponte e outras obstruções.
(e) Necessidade de tráfego em mão única ou em mão dupla.

A

(B)

83
Q

De acordo com a NORMAM 17, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I - Denomina-se Triângulo de Navegação, os espaços livres existentes sob uma ponte, resultantes da conjugação do “vão livre horizontal” e do “vão livre vertical”.
II - O vão livre horizontal é o espaço horizontal sem obstrução física à navegação, na maior lâmina d’água prevista para o local.
III - O vão livre vertical é o espaço vertical, dentro do vão livre horizontal, sem obstrução física à navegação, entre a parte inferior da estrutura da ponte e a maior lâmina d’água prevista para o local.
IV - O vão livre horizontal define, por si só, o canal de navegação sob a ponte.
V - Canal de navegação será no máximo equivalente (em posição e largura) ao vão livre horizontal, podendo ser restringido por outros fatores, tais como, o calado das embarcações que por ele trafegam, a batimetria do local ou o estabelecimento de uma distância de segurança em relação aos pilares ou estruturas de proteção da ponte.

A
I - F - RETÂNGULO
II- F - MENOR LÂMINA
III- V
IV- F - NÃO DEFINE
V- V
84
Q

De acordo com a NORMAM 17, acerca da sinalização visual das pontes, assinale a alternativa correta:

(a) Se a navegação for possível em toda a largura do vão livre sob a ponte, os sinais devem ser localizados nos pilares da ponte que o limitam a boreste: um painel exibindo um triângulo equilátero encarnado sólido, com um vértice para cima e a bombordo: um painel exibindo um quadrado encarnado sólido;
(b) O “melhor ponto de passagem” pode ser indicado por um painel circular com faixas verticais pretas e encarnadas, indicativo de “Perigo Isolado”, fixado no vão entre os pilares.
(c) Para garantir um reconhecimento positivo dos painéis coloridos, estes devem ser montados sobre um fundo preto e adequadamente dimensionados de modo a permitir seu avistamento.
(d) Se a navegação for apenas parcialmente possível sob o vão livre, os sinais devem ser posicionados de modo a indicar os limites do canal navegável. Tal sinalização poderá ser feita por meio de faroletes ou boias com a coloração atinente a sinais cardinais norte e sul.
(e) Os vãos livres não navegáveis não exibirão quaisquer painéis ou outros sinais, ou seja, não serão identificados para o navegante.

A
(A) QUADRADO VERDE
(B)FAIXA BRANCA ENTRE 2 ENCARNADAS
(C) FUNDO BRANCO
(D)BORESTE E BOMBORDO, ATT: OU É UM LADO OU OUTRO, E NÃO FRENT E TRÁS
(E) CORRETA
85
Q

De acordo com a NORMAM 17, acerca da sinalização noturna das pontes, assinale a alternativa incorreta:

(a) Se a navegação for possível em toda a largura do vão livre sob a ponte, os sinais luminosos devem ser localizados nos pilares da ponte que o limitam a boreste: uma luz rítmica encarnada indicativa de Sinal Lateral de Boreste e a bombordo: uma luz rítmica verde indicativa de Sinal Lateral de Bombordo.
(b) O “melhor ponto de passagem” deverá possuir uma luz rítmica branca indicativa de Sinal de Águas Seguras fixada no vão entre os pilares.
(c) Para garantir um reconhecimento positivo, as luzes devem ter um alcance luminoso mínimo de uma milha náutica, ser instaladas de modo a serem visíveis em todos os setores e direções de importância para o navegante e não podem ser obstruídas por partes da estrutura da ponte;
(d) Se a navegação for apenas parcialmente possível sob o vão livre, os sinais devem ser posicionados de modo a indicar os limites do canal navegável. Tal sinalização poderá ser feita por meio de faroletes ou boias com a coloração atinente a sinais laterais de boreste e bombordo.
(e) Os vãos livres navegáveis que não forem balizados por luzes verdes e/ou encarnadas, indicativas de “Sinal Lateral” como, por exemplo, aqueles a serem utilizados por embarcações miúdas, podem ser sinalizados por luzes amarelas indicativas de “Sinal Especial”.

A

(C) MÍNIMO 2MN

86
Q

De acordo com a NORMAM 17, a cerca da sinalização noturna das pontes, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I - Os vãos livres não navegáveis não exibirão sinalização náutica noturna, ou seja, não serão identificados para o navegante. A critério do interessado pode-se deixar os pilares desses vãos sem iluminação, admitindo-se, como alternativa, o uso de luzes fixas brancas indicando sua existência, para aumentar a proteção contra colisão noturna ou, ainda, iluminá-los com refletores.
II - Em áreas de navegação exclusiva de embarcações regionais, onde o navegante tem o perfeito conhecimento dos perigos existentes na área, pode-se utilizar as marcas diurnas iluminadas como alternativa às luzes de auxílio à navegação descritas.
III - A iluminação dos pilares da ponte, com o emprego de refletores poderá, em alguns casos, fornecer uma indicação satisfatória para a navegação e o tráfego de embarcações sob o(s) vão(s). No entanto, a CP/Del/Ag deverá avaliar criteriosamente essa possibilidade, consultando os navegantes da região, para verificar se a solução atende aos requisitos para uma navegação segura. Essa avaliação servirá como subsídio à DHN para aprovação do sistema como auxílio à navegação. IV - Materiais retrorreflexivos de cores apropriadas poderão ser utilizados para facilitar o reconhecimento noturno dos painéis de sinalização diurna.

(a) Todos os itens estão corretos
(b) Todos os itens estão incorretos
(c) Há somente um item incorreto
(d) Há somente dois itens incorretos
(e) Há somente três itens incorretos

A

TODOS CORRETOS

87
Q

De acordo com a NORMAM 17, complete a lacuna e assinale a alternativa correta: As pontes que cruzem sobre águas navegáveis são, normalmente, reconhecíveis na tela de um radar. Entretanto, os limites do canal ou os pilares raramente são distinguíveis de forma clara. O reconhecimento dos pilares ou limites de canal no radar pode ser obtido por meio de refletores radar localizados em dolfins, boias ou postes fixados à estrutura da ponte. A distância entre a ponte e os refletores deverá ser igual ou superior a ________, para garantir que os refletores sejam claramente distinguidos na tela do radar. Para assegurar essa detecção segura, deverão ser realizados testes práticos.

A

20 m

88
Q

De acordo com a NORMAM 17, Um RACON de curto alcance poderá ser empregado para indicar o “melhor ponto de passagem” sob uma ponte. O emprego de mais de um RACON, para indicar um ou mais vãos navegáveis sob uma ponte, deve ser avaliado em face das possíveis limitações técnicas inerentes a essa solução. Nos casos em que seja desejável empregar dois RACON para indicar os limites de um vão navegável sob uma ponte, os códigos recomendados são:

(a) A boreste: Código Morse D, a bombordo: Código Morse B
(b) A boreste: Código Morse T, a bombordo: Código Morse B
(c) A boreste: Código Morse B, a bombordo: Código Morse T
(d) A boreste: Código Morse B, a bombordo: Código Morse D
(e) A boreste: Código Morse T, a bombordo: Código Morse A

A

bizu:
RACON TB: T=>BE; B=> BB, NOTE QUE BB É B. 3XB=>BBB

(B)

89
Q

De acordo com a NORMAM 17, quem poderá autorizar o estabelecimento de “Balizamentos de Uso Restrito”, a serem estabelecidos, mantidos e operados por entidades extra-MB, públicas ou privadas, inclusive em Áreas não hidrografadas: *

(a) CP
(b) DHN
(c) CHM
(d) CMAR
(e) SSN

A

CP

90
Q

De acordo com a NORMAM 17, acerca dos balizamentos de uso restrito, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I - São considerados como “Balizamentos de Uso Restrito” aqueles que, atendidos os requisitos da segurança da navegação e da salvaguarda da vida humana no mar, destinam-se a orientar o navegante de determinada região, conhecedor das peculiaridades ambientais das vias navegáveis dessa região, utilizador habitual dessas vias, e que as utiliza com propósito perfeitamente definido.
II - Enquadram-se nesta situação os balizamentos pertencentes a Colônias de Pesca, Entidades de Esporte e Lazer, Clubes e Condomínios Náuticos, Empresas de Serviços de Transporte Marítimo/Fluvial de Passageiros (Barcas e Ferry Boats) e Prefeituras Municipais.
III - A autorização para o estabelecimento destes balizamentos somente será concedida para atender exclusivamente o tráfego regional de embarcações e que não utilizam serviço de praticagem, sem interferir nos canais de navegação, de acesso a portos e terminais e espaços aquaviários existentes para os demais navios e embarcações.

A

i- v
ii- v
iii- v

91
Q

De acordo com a NORMAM 17, as diferenças quanto aos sinais empregados nos “Balizamentos de Uso Restrito” e aos sinais náuticos adotados pelo Sistema de Balizamento Marítimo – Região “B” aplicam-se às características abaixo, exceto:

(a) Ao formato das boias e balizas;
(b) À utilização ou não de luzes rítmicas;
(c) Às Cores dos sinais e às marcas de topes
(d) Aos Alcances;
(e) Aos Materiais

A

(c)

92
Q

De acordo com a NORMAM 17, acerca dos “Balizamentos de Uso Restrito”, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I - Os “Balizamentos de Uso Restrito” serão avaliados pelo “Índice de Eficácia.”
II - Esses estão sujeitos à inspeção periódica pelo Agente da Autoridade Marítima, para avaliação de suas condições de operação e de manutenção.
III - Esses balizamentos não serão, a priori, representados em documentos náuticos, devendo, contudo, constar na Carta, Atlas ou Croquis de Navegação que os abranja uma “Nota de Precaução” com a seguinte informação: Existência de balizamento de “Uso Restrito”, não representado em Carta Náutica, cujas alterações não são divulgadas por Avisos aos Navegantes ou Avisos-Rádio Náuticos. Recomenda-se ao navegante somente utilizá-lo com perfeito conhecimento do local.

A

i F NÃO AVALIADO PELO IE
ii v
iii v

93
Q

De acordo com a NORMAM 17, acerca dos balizamentos destinados à demarcação de perímetro de segurança nas proximidades de usinas hidroelétricas, assinale a alternativa incorreta:

(a) São balizamentos formados pelo alinhamento de sinais cegos ou luminosos e de placas de advertência nas margens, estabelecidos nos lagos formados por usinas hidroelétricas com o propósito de delimitar o perímetro de segurança, visando à proteção das instalações hidroelétricas e a salvaguarda da vida humana.
(b) Não é obrigatória a demarcação dos perímetros de segurança, nas proximidades dos vertedouros.
(c) Recomenda-se o uso de cordões de boias, unidas entre si por cabo de material resistente, com espaçamento adequado, indicando ao navegante a área a ser evitada.
(d) As boias, embora não sejam padronizadas, devem apresentar cor amarela e dimensões adequadas à sua visualização pelo navegante, podendo, a critério da CP/Del/Ag, ser luminosas, com características de sinais especiais.
(e) O estabelecimento desse cordão deve guardar uma distância segura do vertedouro, que leve em consideração a velocidade da correnteza no local.

A

(B) É OBRIGATÓRIO

94
Q

De acordo com a NORMAM 17, acerca dos balizamentos destinados à demarcação de perímetro de segurança nas proximidades de usinas hidroelétricas, julgue as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I - Esses balizamentos não serão avaliados pelo “Índice de Eficácia”.
II - Esses balizamentos estão sujeitos à inspeção periódica pelo Agente da Autoridade Marítima, CAMR e/ou SSN/CLSAOR, para avaliação de suas condições de operação e de manutenção.
III - Esses balizamentos não serão, a priori, representados nas Cartas, Atlas ou Croquis de Navegação que os abranjam.

A

I- V
II- V
III- F

95
Q

De acordo com a NORMAM 17, assinale a alternativa que apresenta quem poderá autorizar a demarcação, por sinalização específica, de perímetros definidores de áreas aquícolas retangulares ou circulares, sinalização esta a ser estabelecida, mantida e operada por entidades extra-MB, públicas ou privadas, inclusive em Áreas não hidrografadas, sendo o estabelecimento e a manutenção dos sinais de responsabilidade do(s) interessado(s) no estabelecimento da área aquícola:

a) DHN
b) CHM
c) SSN
d) CP
e) CAMR

A

CP

96
Q

De acordo com a NORMAM 17, acerca da sinalização de áreas aquícolas, assinale a alternativa correta:

a) Área aquícola é o espaço físico descontínuo em meio aquático, delimitado, destinado a projetos de aquicultura, individuais ou coletivos.
b) Parque Aquícola é o espaço físico contínuo em meio aquático, delimitado, que compreende um conjunto de áreas aquícolas afins, em cujos espaços físicos intermediários não podem ser desenvolvidas outras atividades, mesmo que compatíveis com a pratica da aquicultura.
c) A sinalização de área aquícolas será avaliada pelo “Índice de Eficácia”.
d) Os parques aquícolas deverão ser demarcados por sinalização náutica.
e) A sinalização náutica das áreas aquícolas, quando houver, não será representada graficamente em Carta, Atlas ou Croquis de Navegação que as abranja.

A

(A)CONTÍNUO
(B) PODEM SER DESENVOLVIDAS ATIV INTERMEDI
(C)NÃO SERÁ AVALIADA
(D)NÃO DEVERÃO SER SINALIZADOS POR SINALI. NÁUTICA
(E) CORRETO

97
Q

De acordo com a NORMAM 17, acerca da sinalização de áreas aquícolas, assinale a alternativa incorreta:

a) A sinalização das próprias áreas aquícolas será feita por meio de Sinais Especiais.
b) Se houver tráfego entre áreas ou parques aquícolas, o canal ou canais devem ser sinalizados por meio de Sinais cardinais.
c) O uso de sinais luminosos deve ser considerado com parcimônia em função da possibilidade de que o elevado número de sinais possa confundir o navegante e ter efeito contrário ao desejado, de informar a área a ser evitada.
d) Sempre que for empregada sinalização luminosa, deve-se considerar a possibilidade de sincronizar as luzes para facilitar a interpretação do navegante da sinalização em questão.
e) Dependendo das características das embarcações que trafeguem na região, pode-se considerar o uso de refletor-radar passivo ou de revestimento retro-refletivo visual para aumentar a probabilidade de detecção dos sinais náuticos.

A

(B)
ATT
SE TRÁFEGO=> LATERAL
SE A CONFIGURAÇÃO PERMITIR=> ÚNICO SINAL CARDINAL

98
Q

De acordo com a NORMAM 17, para efeito de sinalização de áreas aquícolas, deverão ser considerados apenas os seguintes formatos:

a) Triangulares e circulares
b) Quadrangulares e circulares
c) Retangulares e circulares
d) Retangulares e triangulares
e) Retangulares e quadrangulares

A

(C)

99
Q

De acordo com a NORMAM 17, acerca da sinalização náutica de áreas aquícolas, correlacione as colunas e assinale a alternativa correta:

(1) Área retangular com arestas A e B menor ou igual a 500 metros
(2) Área retangular com a aresta A, voltada para o lado marinho, e a aresta oposta, voltada para a costa, menor ou igual a 2500 metros e Aresta B e a aresta oposta (ambas as faces laterais) menor ou igual a 500 metros.
(3) Área retangular com a Aresta A, voltada para o lado marinho, e a aresta oposta, voltada para a costa menor ou igual a 500 metros, e Aresta B e a aresta oposta (ambas as faces laterais) menor ou igual a 2500 metros.

( )Dois sinais luminosos em dois vértices formando uma diagonal e dois sinais cegos nos vértices da diagonal oposta.
( )Um sinal luminoso isolado no centro da área aquícola retangular.
( )Um sinal luminoso em cada vértice da aresta voltada para o mar e um sinal cego em cada vértice da aresta oposta, lado voltado para a costa.

A

3 - 1 - 2

100
Q

De acordo com a NORMAM 17, assinale a alternativa que corresponde a correta disposição da sinalização náutica para áreas retangulares com Arestas A e B e suas respectivas arestas opostas > 900 e menor ou igual a 2500 metros de modo que A x B > 2.250.000 m² e ≤ 6.250.000 m²:

a) Dois sinais luminosos em dois vértices formando uma diagonal e dois sinais cegos nos vértices da diagonal oposta.
b) Quatro sinais luminosos indicando os vértices.
c) Um sinal luminoso em cada vértice da aresta voltada para o mar e um sinal cego em cada vértice da aresta oposta, lado voltado para a costa.
d) Um sinal luminoso isolado no centro da área aquícola retangular.
e) Dois sinais luminosos no centro da área aquícola retangular.

A

(B)

ATT:
A=AREA VOLTADA P O MAR
B=AREA VOLTADA P A COSTA
SE: A >B=> 2 LUZ NA COSTA
A<b> 2 LUZ NA DIAGONAL
AXB<225=> 2 LUZ NA DIAGONAL
AXB<625=> 4 LUZ </b>
101
Q

De acordo com a NORMAM 17, assinale a alternativa que apresenta a correta disposição da sinalização náutica de uma área circular de diâmetro maior que 1000 m e menor ou igual 4000 m:

a) Dois sinais luminosos defasados de 180 graus e dois sinais cegos deslocados de 90 graus em relação aos sinais luminosos.
b) Um sinal luminoso isolado no centro da área aquícola circular.
c) Três sinais luminosos defasados de 120 graus entre si
d) Três sinais luminosos defasados de 120 graus entre si, intercalados com três sinais cegos, formando vértices de um hexágono que circunscreve a área circular.
e) Quatro sinais luminosos defasados de 90 graus entre si e quatro sinais cegos deslocados de 90 graus em relação aos sinais luminosos.

A
(C)
 BIZU:
400=> 1 LUZ NO MEIO
500-2000=> 4 LUZ INTERCALADA=> 2 LUZ ACESAS
2000-4000=> 3 LUZ ACESAS
4000=> 6 LUZ ALTERNADA=> 3 LUZ ACESA
102
Q

De acordo com a NORMAM 17, sempre que for necessário sinalizar um canal nos espaços intermediários entre áreas aquícolas, a configuração preferida deverá ser o balizamento:

a) Cardinal
b) Lateral
c) De Águas seguras
d) De Perigo isolado
e) De Sinais especiais

A

CANAL=>LATERAL

103
Q

De acordo com a NORMAM 17, acerca da sinalização náutica de áreas aquícolas, assinale a alternativa incorreta:

a) A demarcação de perímetros de propriedades não é considerada sinalização náutica.
b) Os equipamentos empregados na própria atividade de aquicultura devem ser demarcados com luzes;
c) Os dispositivos empregados na demarcação de perímetros de propriedade podem ser fixos, flutuantes ou combinações de ambos.
d) Os dispositivos flutuantes recomendados são ‘boias de arinque’, do tipo empregado para identificar pontos de lançamento de âncoras e, de forma geral, não devem ultrapassar 60 cm em sua dimensão máxima;
e) Os dispositivos flutuantes podem ser fundeados individualmente ou em configurações que usem pontos de fundeio alternados, com cabos horizontais que mantenham unidos diversos dispositivos.

A

(B) NÃO DEVEM, A PRINCÍPIO, SER DEMARCADO POR LUZ

104
Q

De acordo com a NORMAM 17, acerca da sinalização náutica de áreas aquícolas, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I - Caso se utilize o processo de manter dispositivos unidos por cabos horizontais, esses cabos devem ser mantidos na superfície por flutuadores uniformemente espaçados;
II - Os responsáveis podem utilizar cores diferenciadas e, ainda, dotar os dispositivos demarcadores de numeração e/ou símbolos simples que identifiquem a área aquícola em questão. Essa simbologia deve ser objeto de convenção específica, estabelecida de comum acordo com o Agente da Autoridade Marítima local;
III - Os dispositivos empregados na demarcação devem ser sempre externos em relação à sinalização náutica empregada.

A

I, II V

III- F - EXTERNOS

105
Q
De acordo com a NORMAM 17, os balizamentos destinados à demarcação de área militar são balizamentos cegos ou luminosos com o propósito de alertar às embarcações para que não trafeguem ou fundeiem no interior de áreas militares. Essas áreas estão limitadas em até: *
1 point
a) 100m
b) 200m
c) 300m
d) 400m
e) 500m
A

200m

106
Q

106) De acordo com a NORMAM 17, a quem cabe autorizar o estabelecimento, cancelamento ou alteração permanente de auxílios à navegação nas AJB:

(a) CP
(b) DHN
(c) CHM
(d) ComDN
(e) CAMR

A

DHN

107
Q

107) De acordo com a NORMAM 17, correlacione as colunas e assinale a alternativa correta: (1)Estabelecimento (2)Alteração (3)Cancelamento

( )consiste na modificação da posição (reposicionamento) e/ou das características, em caráter permanente ou temporário, ou então na retirada/desmonte, apenas em caráter temporário, de um auxílio à navegação existente
( )consiste no lançamento ou construção, em caráter permanente ou temporário, de um novo auxílio à navegação.
( )consiste na retirada ou desmonte, em caráter permanente, de um auxílio à navegação existente.

(a) 3-2-1
(b) 3-1-2
(c) 1-2-3
(d) 1-3-2
(e) 2-1-3

A

(E)

108
Q

108) De acordo com a NORMAM 17, entre os documentos relacionados abaixo que serão exigidos por ocasião do estabelecimento ou alteração permanente de auxílios à navegação, assinale aquele que apresenta- se descrito incorretamente:

(a) Requerimento endereçado ao Diretor de Hidrografia e Navegação (DHN), assinado pelo interessado ou por seu representante legal, mediante procuração que lhe será anexada.
(b) Memorial Descritivo no qual deverão constar algumas informações obrigatórias como, por exemplo, a finalidade dos auxílios à navegação a serem estabelecidos ou alterados e o tipo e a quantidade de sinais propostos.
(c) Planta de construção dos sinais e de suas estruturas ou folhetos informativos no caso de equipamentos ou materiais produzido em linha de montagem industrial.
(d) Planta(s) final de situação e de localização para obras sobre e sob águas, em escala que permita visualizar o balizamento como um todo e situá-lo, se possível, em relação a uma área mais ampla em seu entorno.
(e) Planta(s) batimétrica(s) representada(s) em escala igual a escala da carta náutica de maior escala da área, ou, no caso de áreas não hidrografadas, em escala que permita uma clara visualização da batimetria e da sinalização, conjuntamente.

A

(E)

109
Q

109) De acordo com a NORMAM 17, em relação a tramitação do processo para estabelecimento, alteração permanente ou cancelamento dos sinais náuticos, coloque em ordem as etapas e assinale a alternativa correta:
( )Parecer do CHM em relação aos aspectos hidrográficos, cartográficos e de informações de segurança da navegação do projeto;
( )Documentação encaminhada para a decisão da DHN ( )Apreciação dos aspectos técnicos de sinalização náutica pelo CAMR
( )Análise do projeto proposto pelo SSN/CLSAOR, verificando se atende aos requisitos técnicos de Sinalização náutica.
( )Conferência da documentação exigida pela CP/DL/AG

(a) 3-5-4-2-1
(b) 2-5-4-3-1
(c) 3-2-4-5-1
(d) 5-4-3-2-1
(e) 4-3-5-1-2

A

(A)

110
Q

110) De acordo com a NORMAM 17, em relação a tramitação do processo para estabelecimento, alteração permanente ou cancelamento dos sinais náuticos, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I - O CHM encaminhará à OM de origem, por despacho, com cópia para a DHN, e o SSN/CLSAOR, uma cópia da decisão da DHN.
II - Recebida a documentação, a CP/Del/Ag comunicará formalmente ao interessado a decisão da DHN, encaminhando-lhe cópia da documentação recebida do CHM.
III - As coordenadas aprovadas pela DHN para os sinais náuticos constituirão as suas “posições de projeto”, devendo-se considerar que para os Sinais Náuticos Flutuantes: as “posições de projeto” têm caráter preliminar. Os responsáveis pela execução devem efetuar o lançamento da poita dos sinais com a acurácia estabelecida nas Especificações da OHI para Levantamentos Hidrográficos - S-44, disponível no site da DHN. Os sinais flutuantes assim estabelecidos serão considerados como estando “em posição”.

A

I - F - CAMR ENC a OM DE ORIGEM uma CÓPIA DA DECISÃO DA DHN
&raquo_space; CÓPIA DHN , CHM, SSN/CLSAOR «

II- F- CÓPIA RECEBIDA DO CAMR
III- F - FLUTU=>PERMANENTE; FIXO=>PRELIMINAR

111
Q

De acordo com a NORMAM 17, no caso de aprovação da proposta de projeto pela DHN do estabelecimento ou alteração permanente dos sinais náuticos, alguns aspectos devem ser observados. Assinale a alternativa incorreta:

(a) O projeto somente poderá ter sua execução iniciada após o recebimento, pela CP/Del/Ag, do expediente de aprovação encaminhado pela DHN.
(b) O interessado deverá cumprir o prazo para a execução do projeto indicado em seu requerimento, sob pena de revogação da autorização concedida.
(c) A data para o início da contagem do prazo para a execução do projeto será a do recebimento pelo interessado do expediente de aprovação;
(d) Em caso de ocorrência de fatores supervenientes, que impeçam o cumprimento do prazo indicado pelo interessado em seu requerimento, este deverá solicitar, formalmente e com antecedência à CP/Del/Ag, dilatação do prazo previsto para a execução do projeto.
(e) Ao término da execução do projeto aprovado, a CP/Del/Ag procederá à inspeção para verificar se sua execução está de acordo com o aprovado pela DHN. Caso afirmativo, a CP/Del/Ag informará por mensagem à DHN, com informação ao CAMR e CHM, para controle do cumprimento das decisões da DHN.

A

(A) RECEBIMENTO PELO INTERESSADO DA AUT ENC PELA CDA

112
Q

112) De acordo com a NORMAM 17, no caso de aprovação da proposta de projeto do estabelecimento ou alteração permanente dos sinais náuticos pela DHN, alguns aspectos devem ser observados. Complete as lacunas e assinale a alternativa correta: Caso o projeto não seja iniciado em um período de ________ após o recebimento da decisão _______, a autorização será automaticamente cancelada caso o interessado não se manifeste sobre os motivos.
a) 3 meses / da DHN
b) 3 meses / do CHM
c) 6 meses / da DHN
d) 6 meses / do CHM
e) 9 meses / da DHN

A

(C)

113
Q

De acordo com a NORMAM 17, acerca do estabelecimento ou alteração temporária em auxílios à navegação, complete a lacuna e assinale a alternativa correta: Os projetos de estabelecimento ou alteração temporária são autorizados ___________e terão validade de até _______, a contar da data de recebimento pelo proponente do expediente de aprovação.

a) Pela DHN / 6 meses
b) Pelo CHM / 3 meses
c) Pela DHN / 9 meses
d) Pela DHN / 12 meses
e) Pelo CHM / 6 meses

A

(D)

114
Q

114) De acordo com a NORMAM 17, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:

I - Os responsáveis pela operação e manutenção de auxílios à navegação poderão requerer a alteração temporária dos auxílios à navegação existentes para realização de obras sob ou sobre as águas nas instalações portuárias existentes dentro da área de responsabilidade do AAM, excluindo-se a realização de dragagens de manutenção e/ou aprofundamento no(s) canal(is) de acesso e bacia de evolução dos portos.
II – Os responsáveis pela operação e manutenção de auxílios à navegação poderão requerer o estabelecimento ou alteração temporária dos auxílios à navegação para realização de manobras especiais e experimentais, cuja análise seja de competência do AAM local, nas diversas áreas de responsabilidade dos portos/terminais.
III - No período de vigência da alteração temporária, não será interrompida a medição do “Índice de Eficácia” do(s) sinal(ais) Náutico(s) alterado(s).
IV – Para a retirada ou desmonte temporários de auxílios à navegação em virtude de manutenção periódica não haverá interrupção da medição do “Índice de Eficácia”.

(a) Há um item incorreto
(b) Há dois itens incorretos
(c) Há três itens incorretos
(d) Todos os itens estão corretos
(e) Todos os itens estão incorretos

A
(c)
I- F - INCLUINDO
II- V
III- F- SERÁ INTERROMPIDA
IV - V
115
Q

De acordo com a NORMAM 17, acerca do encaminhamento e tramitação do processo para estabelecimento ou autorização provisória, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:

I - O interessado deverá apresentar à CP/Del/Ag um requerimento endereçado ao Diretor de Hidrografia e Navegação (DHN), assinado pelo interessado ou por seu representante legal, mediante procuração que lhe será anexada;
II - O CP/Del/Ag deverá exarar seu despacho observando as implicações do projeto quanto à segurança da navegação e ao ordenamento do espaço aquaviário, e encaminhar o processo ao CAMR;
III - O CAMR avaliará os aspectos hidrográficos e encaminhará a documentação para decisão da DHN.

A

I- V
II- F - CHM
III- F - CHM

116
Q

116) De acordo com a NORMAM 17, quando uma determinada situação indicar que, em prol da segurança da navegação, haja urgência no estabelecimento ou alteração de algum auxílio à navegação, poderá ser emitida, em caráter excepcional, autorização provisória para a execução destas medidas. Assinale a alternativa que corresponde ao responsável por emitir essa autorização:

a) CP/DL/AG
b) DHN
c) CAMR
d) CHM
e) CP

A

(E) CP ATTTTTT!!!!

117
Q

117) De acordo com a NORMAM 17, a validade das autorizações provisórias, a contar da data de sua efetiva implementação será de até:

(a) 60 dias, improrrogável.
(b) 90 dias, 180 dias, prorrogável por iguais períodos.
(c) 180 dias, improrrogável.
(d) 180 dias, prorrogável por iguais períodos.
(e) 180 dias, prorrogável uma única vez pelo mesmo período.

A

(E)

118
Q

De acordo com a NORMAM 17, acerca do estabelecimento, alteração ou cancelamento de sinais especiais para sinalização de áreas de dragagem/despejo e de áreas no entorno de construções sendo realizadas sobre as águas, assinale a alternativa que não corresponde a uma informação descrita no memorial descritiva por ocasião da solicitação:

a) Finalidade do(s) sinal(ais) especial(ais).
b) Datas previstas para estabelecimento e retirada do(s)sinal(ais), quando for o caso.
c) Quantidade dos sinais propostos e sua descrição (fixo/flutuante, cego/luminoso e as características das luzes para sinais luminosos: cor, ritmo, alcances luminoso e geográfico, intensidade da luz em candelas, período e fase detalhada.
d) Estimativa do tráfego de embarcações na área do estabelecimento do sinal.
e) Sistema de fundeio (descrição e especificação de todo o material).

A

(D)

119
Q

119) De acordo com a NORMAM 17, acerca do estabelecimento, alteração ou cancelamento de sinais especiais para sinalização de áreas de dragagem/despejo e de áreas no entorno de construções sendo realizadas sobre as águas, assinale a alternativa incorreta:

(a) O interessado deverá encaminhar a documentação exigida à CP/Del/Ag com jurisdição sobre o local de estabelecimento do sinal especial;
(b) Caso o requerimento seja encaminhado a uma Del/Ag, estes Agentes analisarão a documentação e emitirão apreciação sobre as possíveis implicações quanto à segurança da navegação e ao ordenamento do espaço aquaviário, a qual, juntamente com toda a documentação, será remetida à CP.
(c) O Capitão dos Portos apreciará a documentação remetendo-a para o SSN/CLSAOR da área ou do CAMR (áreas sob jurisdição dos Comandos do 1º, 7º e 8º Distritos Navais) para análise dos aspectos técnicos de sinalização náutica.
(d) Após despachado, o requerimento será devolvido ao interessado, pela CP/Del/Ag de origem, onde deverá ser arquivada o restante da documentação e a segunda via do requerimento;

(e) O estabelecimento e, posteriormente, a retirada do sinal náutico, deverão ser oficialmente comunicados pelo interessado à CP/Del/Ag de origem, a qual informará por mensagem o CHM para divulgação em “Avisos-Rádio Náuticos”.

A

(C)SÓ SE JULGAR NEC

120
Q

De acordo com a NORMAM 17, acerca do estabelecimento, alteração ou cancelamento de balizamentos de uso restrito, sinalização de áreas aquícolas, demarcação de perímetro de segurança nas proximidades de usinas hidrelétricas e demarcação de área militar, assinale a alternativa incorreta:

(a) O interessado deverá encaminhar um requerimento endereçado ao Capitão dos Portos, assinado pelo interessado ou por seu representante legal, mediante procuração que lhe será anexada;
(b) O memorial descritivo deverá conter obrigatoriamente algumas informações, como por exemplo, a finalidade do balizamento e a data prevista para estabelecimento do balizamento.
(c) A Planta(s) batimétrica(s) deverá ser baseada em LH categoria “A”, conforme estabelecido nas “Instruções para Controle de LH” da Marinha do Brasil;
(d) A Planta(s) de situação ou de localização em escala deve permitir visualizar o balizamento como um todo e situá-lo, se possível, em relação a uma área mais ampla em seu entorno;
(e) O memorial descritivo e as plantas de situação ou localização deverão ser assinados por Responsável Técnico constando junto às assinaturas, seu nome completo, categoria profissional e registro no CREA, conforme o caso.

A

(C)LH B

E LH A=> ESTB/CAN/ALT PERMANENTE

121
Q

De acordo com a NORMAM 17acerca do estabelecimento, alteração ou cancelamento de balizamentos de uso restrito, sinalização de áreas aquícolas, demarcação de perímetro de segurança nas proximidades de usinas hidrelétricas e demarcação de área militar, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:

I - O Capitão dos Portos apreciará a documentação e, se não houver comprometimento do ordenamento do espaço aquaviário e da segurança da navegação, despachará o requerimento sumariamente, a seu critério. Contudo, caso julgue necessária a análise dos aspectos técnicos de sinalização náutica, a CP poderá solicitar uma apreciação do SSN/CLSAOR da área ou do CAMR (áreas sob jurisdição dos Comandos do 1º, 7º e 8º Distritos Navais).

II - Caso o requerimento seja encaminhado a uma Del/Ag, estes Agentes analisarão a documentação e emitirão apreciação sobre as possíveis implicações quanto à segurança da navegação e ao ordenamento do espaço aquaviário, a qual, juntamente com toda a documentação, será remetida à CP.

III - O estabelecimento do balizamento deverá ser oficialmente comunicado pelo interessado à CP/Del/Ag de origem. Caso o balizamento esteja localizado em área abrangida por Carta Náutica, Atlas ou Croquis de Navegação, a CP/Del/Ag de origem informará por mensagem o CHM para divulgação em “Avisos-Rádio Náuticos/Aviso aos Navegantes” e atualização dos documentos náuticos. A mensagem deverá informar a posição do balizamento e o número da Carta Náutica afetada, para possibilitar o lançamento de “Nota de Prevenção”.

A

I, II- V

III- F- NOTA PRECAUÇÃO

122
Q

De acordo com a NORMAM 17, o interessado no estabelecimento, alteração ou cancelamento das boias de amarração e monoboias deverá cumprir o preconizado na:

(a) NORMAM 01
(b) NORMAM 02
(c) NORMAM 09
(d) NORMAM 10
(e) NORMAM 11

A

(E)

123
Q

De acordo com a NORMAM 17, acerca dos requisitos para a operação e manutenção de auxílios à navegação sob a responsabilidade de entidades extra-MB, assinale a alternativa incorreta:

(a) As entidades extra-MB deverão dispor de um Responsável para os referidos serviços, integrante do quadro permanente ou temporário da entidade ou prestadora de serviços.
(b) A empresa deverá ter à sua disposição no mínimo uma embarcação devidamente regularizada pelo representante local da Autoridade Marítima, para executar o lançamento, operação e manutenção do balizamento flutuante.
(c) As entidades extra-MB deverão manter os sinais náuticos operando de modo a alcançar o “Índice de Eficácia” mínimo de 95%.
(d) As entidades extra-MB deverão as condições de operação dos sinais que apresentem alterações operacionais em um prazo máximo de 72 (setenta e duas) horas.
(e) As entidades extra-MB deverão manter registro histórico de cada sinal náutico e encaminhar ao AAM quando solicitado

A

(A)SÓ PERMANENTE

124
Q

De acordo com a NORMAM 17, complete a lacuna e assinale a alternativa correta: As entidades extra-MB prestadoras de serviços de operação e manutenção de sinalização náutica, bem como seus responsáveis técnicos serão, obrigatoriamente, cadastrados na(o) ________.

(a) CP/DL/AG
(b) CAMR
(c) DHN
(d) SSN
(e) CHM

A

(B)

125
Q

De acordo com a NORMAM 17, A renovação do cadastro das entidades extra-MB prestadoras de serviços de operação e manutenção de sinalização náutica, com a atualização dos dados cadastrais e do acervo de serviços técnicos prestados, juntando o interessado quaisquer outro documentos que julgar necessário deverá ser efetuada a cada:

(a) 12 meses
(b) 24 meses
(c) 36 meses
(d) 48 meses
(e) 72 meses

A

(C)

126
Q

De acordo com a NORMAM 17, o interessado no estabelecimento, alteração ou cancelamento de sinais especiais para sistemas de aquisição de dados oceânicos (ODAS) deverá apresentar requerimento ao:

a) CP
b) DHN
c) CAMR
d) CHM
e) CP/DL/AG

A

(B)

127
Q

De acordo com a NORMAM 17, complete a lacuna e assinale a alternativa correta:O interessado no estabelecimento, alteração ou cancelamento de sinais especiais para sistemas de aquisição de dados oceânicos (ODAS), além da documentação pertinente, deverá encaminhar a autorização fornecida pelo__________para a realização da coleta de dados para pesquisa ou investigação científica.

a) Chefe do Estado Maior da Armada
b) Diretor de Portos e Costas
c) Comandante do Distrito Naval da área de jurisdição
d) Capitão dos Portos da área de jurisdição
e) Diretor Geral de Navegação

A

(A)

128
Q

De acordo com a NORMAM 17, acerca do estabelecimento, alteração ou cancelamento de sinais especiais para sistemas de aquisição de dados oceânicos (ODAS), julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I - O interessado deverá apresentar à CP/Del/Ag um requerimento endereçado ao Diretor de Hidrografia e Navegação (DHN).
II - O CP/Del/Ag deverá exarar seu despacho observando as implicações do projeto quanto à segurança da navegação e ao ordenamento do espaço aquaviário, e encaminhar o processo ao CAMR.
III - O CAMR avaliará os aspectos técnicos de sinalização náutica e encaminhará para a decisão da DHN.

A

I-V
II-F - CHM
III-V

129
Q

De acordo com a NORMAM 17, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I - Quaisquer alterações ocorridas em auxílios à navegação deverão ser informadas para fins de controle e divulgação em “Avisos-Rádio Náuticos”. As principais fontes dessas informações são as CP/Del/Ag, os SSN/CLSAOR, o CAMR, navios da MB, entidades extra-MB responsáveis por manter e operar os auxílios à navegação ou navegantes de modo geral.
II – As entidades extra-MB deverão informar imediatamente à CP/Del/Ag as alterações ocorridas nos auxílios à navegação sob sua responsabilidade.
III - As CP/Del/Ag, os SSN/CLSAOR, o CAMR e os Navios da MB ao tomarem conhecimento de alterações ocorridas em quaisquer auxílios à navegação, quer seja em decorrência de inspeções realizadas por eles ou de informações recebidas de outras fontes (entidades extra-MB responsáveis pelos auxílios à navegação ou navegantes) deverão comunicar imediatamente o fato por mensagem PREFERENCIAL ao DHN, com informação ao ComDN, SSN/CLSAOR da área e ao CAMR. Quando a CP/Del/Ag for a origem da mensagem, o SSN/CLSAOR da área deverá constar também como endereçado de informação e vice-versa. IV - Solicita-se aos navegantes em geral que, na qualidade de usuários, informem ao Agente da Autoridade Marítima do primeiro porto que demande ou do porto mais próximo quaisquer alterações observadas em auxílios à navegação.

A

SÓ III F=> MSG AO CHM. PREFERENCIAL

130
Q

De acordo com a NORMAM 17, correlacione as colunas e assinale a alternativa correta:
(1)APAGADO(A) (2)ALCANCE REDUZIDO (3)DESTRUÍDO(A) (4)AVARIADA (5)DESAPARECIDA

( )Luz não avistada dentro do alcance luminoso, em condições normais de visibilidade.
( ) Não avistada.
( )Não emite luz em condições normais de visibilidade.
( )Estrutura danificada a ponto de impossibilitar sua identificação pelo navegante.
( )Danificada(o) em sua estrutura ou com sua flutuabilidade alterada a ponto de prejudicar sua identificação pelo navegante

A

2-5-1-3-4

131
Q

De acordo com a NORMAM 17, assinale a alternativa que apresenta a definição incorreta em relação aos tipos de alterações em sinais náuticos e auxílios eletrônicos à navegação:

(a) SEM MARCA DE TOPE - é um caso especial em que a ausência deste dispositivo, prejudica a identificação do sinal pelo navegante.
(b) FORA DE POSIÇÃO – encontrada fora de sua posição (sinal flutuante que estiver afastado de sua “posição de projeto”). Sempre que possível, a posição atual deve ser informada, mesmo de forma aproximada.
(c) À DERIVA - Encontrada totalmente fora de sua posição de projeto, por ruptura ou perda do seu aparelho de fundeio, comportando-se, portanto, como qualquer objeto à deriva.
(d) INOPERANTE - o transmissor não está operacional ou a informação não é captada pelos receptores de bordo (Goniômetro, Radar, DGPS ou AIS) e se pode afirmar por verificação “in loco” que o transmissor não está operacional.
(e) OBSTRUÍDO(A) - a estrutura do sinal tem sua visibilidade prejudicada pela interposição de vegetação ou qualquer outra obstrução que impeça o seu avistamento pelo navegante.

A

(D)FORA DO AR

132
Q

De acordo com a NORMAM 17, correlacione as colunas e assinale a alternativa correta:
(1)RETIRADA(O) TEMPORARIAMENTE (2)REPOSICIONAMENTO (3)REPOSICIONAMENTO TEMPORÁRIO (4)SUBSTITUÍDA(O) POR (5)ALTERAÇÃO DA CARACTERÍSTICA
( )Situação em que o sinal original é substituído por outro, a fim de manter o local sinalizado.
( )Aplicável quando se efetivar a alteração temporária para uma nova posição, devidamente autorizada pela DHN ou, provisoriamente, pela CP/CAMR/SSN/CLSAOR. ( )Retirada de sinais flutuantes ou desmonte de sinais fixos, em virtude de manutenção periódica ou de emergência. ( )Somente aplicável quando se efetivar a alteração definitiva para uma nova posição devidamente autorizada pela DHN ou, provisoriamente, pela CP/CAMR/SSN/CLSAOR. ( )Somente aplicável quando se efetivar a alteração definitiva para a nova característica devidamente autorizada pela DHN ou, provisoriamente, pela CP/CAMR/SSN/CLSAOR.

A

4-3-1-2-5

133
Q

De acordo com a NORMAM 17, em relação aos tipos de alterações em sinais náuticos e auxílios eletrônicos à navegação, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I – ALTERAÇÃO TEMPORÁRIA DE CARACTERÍSTICA - Aplicável quando se efetivar a alteração temporária para a nova característica devidamente autorizada pela DHN ou, provisoriamente, pela CP/CAMR/SSN/CLSAOR. Usar a expressão “restabelecida” para informar o retorno do sinal à sua característica anterior (de projeto). II - RECONSTRUÍDO(A) - Retorno à normalidade de qualquer das alterações, exceto “Destruído(a)”.
III - RESTABELECIDO(A) - Retorno à normalidade após alteração do tipo “Destruído(a)”

A

I - V
II- F - DO TIPO DESTRUÍDO
III- F - EXCETO DESTRUÍDO

134
Q

De acordo com a NORMAM 17, a mensagem de alteração será utilizada pelos CP/Del/Ag, SSN/CLSAOR, CAMR e navios da MB para informar a ocorrência de alterações em auxílios à navegação. Julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta: I – Os dados informados na mensagem serão a região, localidade e referência geográfica (facultativa), o nome e número de ordem (NRORD) do sinal, de acordo com a Lista de Faróis ou Lista de Sinais Cegos, conforme o caso e a alteração ocorrida. II - Quando a Organização Militar (OM) informante for a responsável pela manutenção do balizamento envolvido, deverá ser informada a previsão para o restabelecimento e, se possível, a causa da irregularidade. III - Quando a manutenção do sinal estiver sob a responsabilidade de uma entidade extra-MB, a mensagem deverá ser complementada com o nome da referida entidade. IV - Comunicar imediatamente o fato por mensagem PREFERENCIAL ao CHM, com informação ao ComDN, SSN/CLSAOR da área e ao CAMR

A

TDS CORRETOS

135
Q

De acordo com a NORMAM 17, para adequada manutenção e controle do balizamento alguns procedimentos devem ser observados. Assinale a alternativa correta:

(a) A cada 7 dias
(b) A cada 15 dias
(c) A cada 20 dias
(d) A cada 30 dias
(e) A cada 60 dias

A

(B)

136
Q

De acordo com a NORMAM 17, para adequada manutenção e controle do balizamento alguns procedimentos devem ser observados. Complete a lacuna e assinale a alternativa correta: As rotinas de inspeção diurna e noturna deverão ser realizadas no mínimo, ______, para verificação de aspectos que degradem a qualidade do balizamento.

(a) A cada 7 dias
(b) A cada 15 dias
(c) A cada 20 dias
(d) A cada 30 dias
(e) A cada 60 dias

A

(B)

137
Q

137) De acordo com a NORMAM 17, complete a lacuna a seguir e assinale a alternativa correta: As CP/Del/Ag deverão informar até _________, por mensagem à DHN, com informação ao ComDN da área, CAMR e CHM, a situação das decisões da DHN que ainda não tenham sido cumpridas pelos interessados ou por elas próprias, no caso de auxílios à navegação sob sua responsabilidade direta.

(a) 10 de outubro
(b) 15 de outubro
(c) 20 de outubro
(d) 15 de novembro
(e) 20 de novembro

A

15 OUT