ET3 Flashcards
Quais as principais características de uma praga?
São a associação com atividades humanas, alta taxa de crescimento populacional, alta fecundidade, início precoce de atividade reprodutiva, polifagia, reprodução por patogênese ou assexuada, capacidade de sobreviver em situações adversas e alta capacidade de dispersão.
O que é uma praga quarentenária?
Quando apresenta importância econômica potencial para a área em perigo, onde ainda não está presente ou, quando presente, não se encontre amplamente distribuída e está sob controle oficial.
O que é uma PQP?
Uma praga de importância econômica potencial já presente no país, mas com distribuição restrita e sob controle oficial.
O que é uma PQA?
É definida como uma praga cuja presença nunca foi relatada no país e que possui características de potencialmente causar danos econômicos relevantes se introduzida.
O que é uma Praga Não-Quarentenária Regulamentada (PNQR)?
É definida como a praga cuja presença em plantas para plantio afeta o uso proposto dessas plantas, com um impacto econômico inaceitável e que esteja regulamentada dentro do território da parte contratante importadora.
O que são Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC)?
São definidos como os documentos emitidos na origem para atestar a condição fitossanitária da partida de plantas ou de produtos vegetais de acordo com as normas de sanidade vegetal.
Esse documento deve ser emitido por um responsável técnico habilitado (RT) por curso específico para pragas específicas.
O que é Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV)?
Documento emitido pelo OEDSV para acompanhar o trânsito da partida de plantas ou produtos vegetais, de acordo com as normas de defesa sanitária vegetal, e para subsidiar, conforme o caso, a emissão do Certificado Fitossanitário - CF e do Certificado Fitossanitário de Reexportação - CFR, com declaração adicional do MAPA.
Ambos os documentos CF e CFR são para o comércio internacional, principalmente quando houver exigências fitossanitária dos países importadores.
O que é o bicudo da acerola?
.
Agente Causal Anthonomus tomentosus (Faust, 1894)
Principais Hospedeiros Acerola e outras plantas do gênero Malpighia spp
Primeira Detecção 2013, em Roraima (RR), Brasil
Distribuição Roraima e Amapá
Sintomas em Plantas = Larvas consomem os frutos internamente, causando deformações e tornando-os impróprios para o consumo; frutos podem apresentar sabor e odor alterados.
Métodos de Controle Coleta = e enterrio dos frutos atacados; armadilhas com feromônio de agregação; inseticidas registrados (estudos adicionais necessários); agentes biológicos.
Legislação Relevante Instrução Normativa nº 19 de 16 de setembro de 2014
Ações de Prevenção = Proibição do trânsito de frutos frescos de acerola para fora da zona interditada.
Trânsito Interestadual Condicionado à emissão da PTV com base em CFO ou CFOC atestando que a partida está livre de Anthonomus tomentosus.
Quais as características do ÁCARO HINDUSTÂNICO DOS CITROS?
Agente Causal Schizotetranychus hindustanicus.
Principais hospedeiros Citrus spp. (variedades de citros como limão e laranja); Cocos nucifera L. (coqueiro); Acacia sp. (acácia); Azadirachta indica (neem); Melia azedarach (cinamomo); Sorghum bicolor (sorgo).
Primeira Detecção Boa Vista, Roraima, 2008.
Distribuição Roraima.
Sintomas em Plantas Manchas esbranquiçadas de 1 a 2 mm na face adaxial de frutos e folhas, cobertas por fina teia com ovos, ácaros adultos e ninfas.
Métodos de Controle Acaricidas (nenhum registrado para a praga), potencial controle biológico por inimigos naturais (em estudo), pós-colheita: imersão em hipoclorito de sódio a 200 ppm por 10 minutos, lavagem, escovação, secagem e aplicação de cera.
Legislação Relevante Instrução Normativa nº 8, de 17 de abril de 2012.
Ações de Prevenção Proibição de trânsito de vegetais hospedeiros em UFs com presença confirmada da praga; exceções para material in vitro, madeira serrada e frutos de Cocos nucifera secos e descascados.
Trânsito Interestadual Frutos de Citrus spp. de UFs com a praga podem transitar após beneficiamento e inspeção conforme IN nº 8.
Quais as características da BROCA DA MANGUEIRA?
Agente Causal Sternochetus mangife.
Principais hospedeiros Mangueira (Mangifera indica).
Primeira Detecção Rio de Janeiro, 2014.
Distribuição Rio de Janeiro.
Sintomas em Plantas = Redução da germinação de sementes, frutos com menor comprimento e circunferência, queda prematura dos frutos e sinais visuais de oviposição.
Métodos de Controle = Não há registro de produtos químicos ou biológicos para controle no Brasil; o enterramento de frutos atacados é a medida recomendada.
Legislação Relevante = Instrução Normativa nº 34, de 5 de setembro de 2017.
Ações de Prevenção = Estabelecimento de zona interditada.
Trânsito Interestadual = Proibido o trânsito de frutos oriundos de áreas interditadas. Frutos de manga do RJ, fora da zona interditada, devem comprovar o status fitossanitário.
O que é precipitação?
É o fator de maior influência no ciclo hidrológico.
Por força do calor fornecido pelo Sol, a água da superfície é evaporada e condensada sob a forma de gotículas que permanecem em suspensão na atmosfera, formando as nuvens, que originam diversas formas de precipitação, como chuva, neve e granizo.
Normalmente, a precipitação é coletada em estações meteorológicas, em instrumentos denominados pluviômetros, sendo representada sob a forma de hietogramas/histogramas ou gráficos de barras que relacionam a quantidade precipitada com o tempo.
Quais os tipos de precipitação?
FRONTAL: Associadas ao movimento de massas de ar de uma região de alta pressão (fria) para uma região de baixa pressão (quente).
São precipitações mais duradouras e menos intensas.
O ar frio de alta pressão vai ao encontro horizontalmente (gradiente horizontal) do ar quente de baixa pressão. O ar quente úmido sobe e precipita.
PRECIPITAÇÃO CONVECTIVA: Provocada pela pela ascensão de ar devido às diferenças de temperatura na camada vizinha da atmosfera.
O ar quente vai subir e precipitar.
São precipitações mais intensas: chuvas de verão!
Alta densidade e duração menor.
PRECIPITAÇÃO OROGRÁFICA: Ocorre quando a massa de ar é forçada a transpor barreiras naturais, como as montanhas.
O que é intercepção?
Nem toda a água precipitada atinge diretamente o solo, visto que uma parte é retida pela vegetação ou por qualquer outro tipo de superfície, ao que se dá o nome de interceptação. A depender da situação, a água interceptada pode passar pela vegetação e cair no solo ou ser evaporada antes de atingi-lo.
O que é evapotranspiração?
É a soma dos processos de evaporação e transpiração, os quais representam a conversão da água líquida em vapor.
O que infiltração e percolação?
Uma parcela da água que precipita e não é evapotranspirada pode passar pelo processo de infiltração, que é a penetração no solo pela combinação da força da gravidade e da capilaridade do solo. Há três fases básicas da infiltração: intercâmbio (água superficial), descida e circulação.
Quando a água infiltrada atinge as camadas mais profundas do solo por meio do que se conhece por percolação, atingindo as águas subterrâneas dos aquíferos. A água dos rios e demais corpos de água superficiais também percola pelos respectivos leitos, atingindo as camadas profundas dos aquíferos.
Os corpos de água superficiais podem ser classificados quanto à sua capacidade de se manter ao longo do tempo, diante da alimentação de água promovida pelo lençol freático, havendo três classificações principais existentes. Quais são? (COSTUMA CAIR EM PROVA)!
a) Corpos de água efêmeros: existem apenas durante ou imediatamente após os períodos de precipitação e só transportam escoamento superficial, uma vez que não há transferência da água pelo lençol freático.
b) Corpos de água intermitentes: escoam durante as estações de chuvas e ficam secos nas estações de estiagem, na medida em que o lençol freático o alimenta, mas não de modo permanente.
c) Corpos de água perenes: contêm água durante todo o tempo, pois são alimentados continuamente pelo lençol freático.
O que são afloramentos?
Pontos de emersão de água na superfície.
Olho d’água: afloramento natural do lençol freático, mesmo que intermitente (área de proteção permanente).
O que são rios influentes e enfluentes?
Influentes: rios que perdem água para o subsolo (infiltração), além da perda por evaporação. Eles diminuem sua vazão em direção à jusante e podem secar antes de atingir o mar (perdem água para o lençol subterrâneo).
Efluentes: rios que recebem contribuição de água do subsolo e aumentam sua vazão em direção à jusante. São característicos de regiões úmidas (ganham água do lençol subterrâneo).
O que são usos consultivos e não consultivos da água?
Os usos consuntivos são aqueles que retiram água do manancial para sua destinação, como a irrigação, a utilização na indústria e o abastecimento humano.
Já os usos não consuntivos não envolvem o consumo direto da água - o lazer, a pesca e a navegação, são alguns exemplos, pois aproveitam o curso da água sem consumi-la.
Qual é a unidade territorial do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) instituída pela Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), Lei nº 9.433/97?
Bacia hidrográfica.
O que é bacia hidrográfica?
Área delimitada por divisores topográficos e drenada por um curso de água e seus afluentes, que conduzem as águas superficiais para uma seção fluvial de saída, denominada exutório.
Em uma BH o que são os divisores topográficos ou interflúvios?
São constituídos pela ligação entre os pontos mais elevados do terreno, separando o recolhimento da precipitação por duas bacias adjacentes.
OU
São linhas divisórias localizadas nas áreas mais elevadas do relevo, no encontro de planos que marcam a mudança de sentido no escoamento das águas da rede hidrográfica. Essas linhas formam um polígono que delimita a bacia hidrográfica, separando-a de outras bacias hidrográficas vizinhas.
Quais as principais etapas no ciclo hidrológico?
Precipitação;
Interceptação;
Evapotranspiração (evaporação + transpiração);
Infiltração;
Percolação;
Escoamento superficial e subterrâneo.
Em uma BH a entrada e a saída de água ocorrem como?
Entrada: pela precipitação;
Saída: pelo exutório.