Poder Executivo Flashcards

(7 cards)

1
Q

O Presidente da República poderá ser responsabilizado pelo crime comum e de responsabilidade, desde que haja autorização da Câmara dos Deputados por maioria absoluta.

A

ERRADO

A autorização da Câmara dos Deputados não se dá por maioria absoluta, mas sim por dois terços de seus membros (art. 86, caput, CF/88), tanto para crimes comuns quanto para crimes de responsabilidade

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O Presidente da República ficará suspenso de suas funções caso o Supremo Tribunal Federal receba a denúncia por crime comum, ou o Senado Federal instaure o processo por crime de responsabilidade.

A

CERTO

Nos termos do art. 86, §1º da CF/88, o Presidente fica suspenso de suas funções:
nas infrações penais comuns, se o STF receber a denúncia ou queixa-crime (inciso I);
nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Senado Federal (inciso II).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Enquanto perdurar o mandato, o Presidente da República não poderá ser responsabilizado por crime comum.

A

ERRADO

O Presidente da República pode, sim, ser responsabilizado por crime comum durante o mandato, desde que o crime tenha relação com o exercício das suas funções. O art. 86, §4º, da Constituição Federal estabelece que: “O Presidente da República, na vigência de seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções.”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

A autorização da Câmara dos Deputados é dispensada quando o crime envolver desvio de recursos públicos e ameaça à democracia

A

ERRADO

A autorização da Câmara dos Deputados é indispensável para o processamento do Presidente, mesmo em casos graves como desvio de recursos públicos ou ameaça ao regime democrático. Essa exigência está no art. 86, caput, CF/88.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O julgamento tanto por crime comum quanto por crime de responsabilidade compete ao Senado Federal, após autorização da Câmara dos Deputados.

A

ERRADO

Os crimes comuns são julgados pelo STF (art. 102, I, b, CF/88), e os crimes de responsabilidade, pelo Senado Federal (art. 52, I, CF/88). A alternativa erra ao atribuir ambos os julgamentos ao Senado Federal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A Constituição admite expressamente a delegação da competência presidencial para celebrar tratados, convenções e atos internacionais.

A

ERRADO

Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:
VI - dispor, mediante decreto, sobre:

a) organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos;

b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos;

VIII - celebrar tratados, convenções e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional;
XII - conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei;
XXV - prover e extinguir os cargos públicos federais, na forma da lei;

Parágrafo único. O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nosincisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

No exercício do poder regulamentar, pode o chefe do Poder Executivo tanto baixar um decreto para fiel execução da lei, quanto dispor, também por meio de decreto, sobre organização e funcionamento da administração federal, mesmo que isso implique aumento de despesa, criação ou extinção de órgãos públicos.

A

ERRADO

O STF tem entendimento pacífico de que o poder regulamentar não pode ser utilizado para legislar em matéria de competência do Poder Legislativo, como criação, extinção de órgãos ou aumento de despesas, sem previsão legal anterior.Exemplo Prático: Suponha que uma lei estabeleça diretrizes para a organização de um novo departamento dentro de um ministério. O chefe do Poder Executivo pode expedir um decreto para definir detalhes operacionais desse departamento, mas não poderia, por decreto, criar novos cargos que aumentem a despesa pública sem que a lei preveja essa possibilidade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly