Sucessão testamentária (Arts. 1.857 a 1.990) Flashcards
(48 cards)
Qual prazo para impugnar a validade do testamento?
5 anos
Quem pode fazer testamento e quem não pode?
PODE: maior de 16 anos
NÃO PODE: incapaz
Quais são os testamentos especiais?
- Marítimo
- Militar
- Aeronáutico
Quanto tempo para anular as disposições testamentárias inquinadas de erro, dolo ou coação?
4 anos, contados do conhecimento do vício
Julgue: “ ‘Conforme disposição expressa da legislação civil, os herdeiros necessários podem ser privados de sua legítima, ou deserdados, em todos os casos em que podem ser excluídos da sucessão.’ Observada a disposição, viola a lei civil afirmar que é causa de deserção a prática de tentativa de homicídio contra companheiro da pessoa de cuja sucessão se tratar.”, certo ou errado?
falso, a tentativa de homicídio contra o conje do que é dono do testamento é causa de deserção, portanto não viola o cc.
Julgue: “Mariana e Maurílio são filhos biológicos de Aldo. Este, por sua vez, nunca escondeu ser mais próximo de seu filho Maurílio, com quem diariamente trabalhava. Quando do falecimento de Aldo, divorciado na época, seus filhos constataram a existência de testamento, que destinou todos os bens do falecido exclusivamente para Maurílio. Nesse sentido, deverá haver redução da disposição testamentária, respeitando a legítima de Mariana, herdeira necessária, que corresponde a um quinhão de 25% da totalidade da herança.”, certo ou errado?
verdadeiro, ele só pode destinar 50% dos seus bens (o que ele fez, apesar dele achar que foi todo). Sobra os outros 50% da herança, como ele tem dois herdeiros, 25% (metade) vai para um e 25% vai para o outro. Mariana fica com 25% da herança e Maurílio ficará com 75% (o que o pai destinou + legítima)
Julgue: “Antônio deseja lavrar um testamento e deixar toda a sua herança para uma instituição de caridade que cuida de animais abandonados. O único parente de Antônio é seu irmão João, com quem almoça todos os domingos. Antônio não possui outros parentes nem cônjuge ou companheiro. Antônio procura você na condição de advogado e indaga se a vontade dele é tutelada pela lei. Nessa perspectiva, Antônio pode deixar toda a herança para a instituição de caridade, uma vez que seu irmão não é seu herdeiro necessário.”, certo ou errado?
certo, irmão não é herdeiro necessário. Só são herdeiros necessários: cônjuge, ascendente e descendente.
Julgue: “Mário, solteiro, sem qualquer descendente ou ascendente vivo, falece em 2022, deixando apenas dois irmãos bilaterais vivos (Jorge e Carlos) e uma irmã unilateral (Irina), pré-morta em 2021. Esta, por sua vez, deixou duas filhas vivas (Raquel e Viviane). Mário deixou testamento público, celebrado sob as formalidades da lei e firmado pelo tabelião, pelo testador e duas testemunhas, deixando 75% de sua herança para Marta, sua amiga de infância. Diante desse caso, o testamento público celebrado por Mário, apesar de válido, é ineficaz, porque excedeu o limite de sua parte disponível, ofendendo a legítima dos herdeiros colaterais.”, certo ou errado?
errado, não é ineficaz. Irmão não é herdeiro necessário, logo não precisa respeitar os 50% da legítima.
Art. 1.850. Para excluir da sucessão os herdeiros colaterais, basta que o testador disponha de seu patrimônio sem os contemplar.
Julgue: “Toda pessoa capaz pode dispor, por testamento, da totalidade dos seus bens, ou de parte deles, para depois de sua morte.”, certo ou errado?
certo,
Art. 1.857. Toda pessoa capaz pode dispor, por testamento, da TOTALIDADE dos seus bens, ou de parte deles, para depois de sua morte.
Julgue: “São válidas as disposições testamentárias de caráter não patrimonial, ainda que o testador somente a elas se tenha limitado.”, certo ou errado?
certo,
Art. 1.857, § 2 o São válidas as disposições testamentárias de caráter não patrimonial, ainda que o testador somente a elas se tenha limitado.
Julgue: “A legítima dos herdeiros necessários não poderá ser incluída no testamento.”, certo ou errado
verdadeiro,
Art. 1.857, § 1 o A legítima dos herdeiros necessários NÃO poderá ser incluída no testamento.
Julgue: “Sobre o testamento público, é correto afirmar que é irrevogável.”, certo ou errado?
errado,
Art. 1.858. O testamento é ato personalíssimo, podendo ser mudado a qualquer tempo.
Julgue: “Extingue-se em 10 (dez) anos o direito de impugnar a validade do testamento, contado o prazo da data do seu registro.”, certo ou errado?
errado, 5 anos.
Art. 1.859. Extingue-se em cinco anos o direito de impugnar a validade do testamento, contado o prazo da data do seu registro.
Julgue: “Podem testar os maiores de dezesseis anos; não podem fazê-lo os incapazes e o surdo-mudo, permitindo-se ao cego o testamento público.”, certo ou errado ?
errado,
Art. 1.860, parágrafo único. Podem testar os maiores de dezesseis anos.
Art. 1.867. Ao cego só se permite o testamento público (…)
Art. 1.873. Pode fazer testamento cerrado o surdo-mudo (…)
Julgue: “A incapacidade superveniente do testador invalida o testamento, mas o testamento do incapaz convalida-se com a superveniência da capacidade.”, certo ou errado?
errado,
Art. 1.861. A incapacidade superveniente do testador NÃO INVALIDA o testamento, nem o testamento do incapaz se valida com a superveniência da capacidade.
Julgue: “São testamentos ordinários o público, o cerrado e o particular; e especiais o marítimo, o aeronáutico e o militar.”, certo ou errado?
certo
A respeito do direito das sucessões, é correto afirmar que é lícito o testamento conjuntivo recíproco entre marido e mulher, quando o regime de bens do casamento for da comunhão universal.
errado,
Art. 1.863. É proibido o testamento conjuntivo, seja simultâneo, recíproco ou correspectivo.
Julgue: “Após a sua lavratura, o testamento público deve ser lido em voz alta pelo tabelião de notas ao testador e a duas testemunhas, a um só tempo, ou pelo testador, se o quiser, na presença destas e do tabelião.”, certo ou errado?
certo,
Art. 1.864. São requisitos essenciais do testamento público:
II - lavrado o instrumento, ser lido em voz alta pelo tabelião ao testador e a duas testemunhas, a um só tempo; ou pelo testador, SE O QUISER, na presença destas e do oficial;
Julgue: “Se o testador não souber, ou não puder assinar, o tabelião ou seu substituto legal assim o declarará, assinando, neste caso, pelo testador, e, a seu rogo, uma das testemunhas instrumentárias.”, certo ou errado?
certo,
Art. 1.865. Se o testador não souber, ou não puder assinar, o tabelião ou seu substituto legal assim o declarará, assinando, neste caso, pelo testador, e, a seu rogo, uma das testemunhas instrumentárias.
Julgue: “O indivíduo inteiramente surdo, sabendo ler, lerá seu testamento e, se não o souber, designará uma das duas testemunhas, que o lerá em seu lugar.”, certo ou errado?
errado,
Art. 1.866. O indivíduo inteiramente surdo, sabendo ler, lerá o seu testamento, e, se não o souber, DESIGNARÁ QUEM O LEIA EM SEU LUGAR, PRESENTES AS TESTEMUNHAS.
Julgue: “Ao cego são permitidos os testamentos público e o cerrado.”, certo ou errado?
errado, só permite o PÚBLICO.
Art. 1.867. Ao cego só se permite o testamento público, que lhe será lido, em voz alta, duas vezes, uma pelo tabelião ou por seu substituto legal, e a outra por uma das testemunhas, designada pelo testador, fazendo-se de tudo circunstanciada menção no testamento.
Julgue: “O auto de aprovação do testamento cerrado deverá ser assinado apenas pelo testador e pelo tabelião.”, certo ou errado?
errado,
TESTADOR
TABELIÃO
TESTEMUNHAS
Julgue: “O tabelião de notas deve começar o auto de aprovação imediatamente depois da última palavra do testador, declarando, sob a sua fé, que o testador lhe entregou o seu testamento para ser aprovado na presença das duas testemunhas, passando a cerrar e coser o instrumento aprovado.”, certo ou errado?
certo,
Art. 1.869. O tabelião deve começar o auto de aprovação imediatamente depois da última palavra do testador, declarando, sob sua fé, que o testador lhe entregou para ser aprovado na presença das testemunhas; passando a cerrar e COSER o instrumento aprovado.
Julgue: “O testamento cerrado pode ser escrito em língua nacional ou estrangeira, pelo próprio testador, ou por outrem, a seu rogo.”, certo ou errado?
certo,
Art. 1.871. O testamento pode ser escrito em língua nacional ou estrangeira, pelo próprio testador, ou por outrem, a seu rogo.