Hemoglobinopatias Flashcards Preview

0o0o0o > Hemoglobinopatias > Flashcards

Flashcards in Hemoglobinopatias Deck (48)
Loading flashcards...
1

Hemoglobinopatias em geral sao hereditárias ou adquiridas?

Hereditarias

2

HbA, HbF, HbA2 - composição em termos de cadeias?

HbA - duas alfa e duas betaHbF - duas alfa e duas gama (o feto gama coisas xD )HbA2 - duas alfa e duas delta

3

Estrutura da hemoglobina Cada cadeia de globina tem um grupo heme associado que consiste num anel de _____ em complexo com um átomo de ferro _____. Cada heme pode transportar quantas moléculas de oxigénio? E a hemoglobina tetramerica?

- Cada cadeia de globina tem um grupo heme associado que consiste num anel de protoporfirina IX em complexo com um átomo de ferro ferroso (2+). Cada heme pode transportar quantas moléculas de oxigénio? Uma. E a hemoglobina tetramerica? Quatro.

4

Hemoglobina fetal nao se liga ao 2,3 DFG e por isso tende a apresentar mais afinidade pelo oxigénio in vivo. V/F

V

5

Em que fase é que o bebe passa a sintetizar quase exclusivamente HbA (α2β2)?

38 sem

6

Temos um pequeno reservatório de precursores eritróides imaturos (BFU-e) que mantém capacidade de produzir HbF. Quando é que eles são mais recrutados com consequente aumento da HbF?

Stresses eritroides marcantes - anemias hemoliticas graves, transplante de medula e quimio para o cancro, hidroxiureia

7

Precursores de eritrocitos contem uma proteína, a PEAH. O que faz?

PEAH - proteina estabilizadora da alfa hemoglobina Sem ela a alfa hemoglobina tornar-se ia instável e precipitava. Polimorfismos nesta podem explicar a variabilidade das sindromes talassemicas.

8

Gene da globina alfa esta no cromossoma ____ e o da beta no ___.

Gene da globina alfa esta no cromossoma 16 e o da beta no 11.

9

Epidemiologia - crianças pequenas com talassemia alfa são ___ (mais/menos) susceptíveis a infeção pelo Plasmodium vivax. - qual a hemoglobinopatia estrutural mais comum?

- crianças pequenas com talassemia alfa são mais susceptíveis a infeção pelo Plasmodium vivax. - apanham menos o falciparum- qual a hemoglobinopatia estrutural mais comum? anemia falciforme

10

Qual o disturbio genetico mais comum do mundo?

Talassemia

11

- Qual o modo de hereditariedade das hemoglobinopatias?- disturbios da hemoglobina alfa são sintomáticos desde quando? E os da hemoglobina beta?

- Qual o modo de hereditariedade das hemoglobinopatias? Autossomico co-dominante- disturbios da hemoglobina alfa são sintomáticos desde quando? Sintomaticos logo in útero. E os da hemoglobina beta? Sintomaticos desde os 3-9 meses de idade.

12

Deteção das hemoglobinopatias - a electroforese é o metodo de eleição porque detecta todas as variantes da hemoglobina. V/F- Quas sao os tres testes que devemos acrescentar a electroforese normal para que a avaliação seja completa?- O que é a P50?

- a electroforese é o metodo de eleição porque detecta todas as variantes da hemoglobina. F! Há variantes que são electroforeticamente silenciosas. - Quas sao os tres testes que devemos acrescentar a electroforese normal para que a avaliação seja completa? falcilização da Hg, avaliar a solubilidade e a afinidade pelo O2. - P50: PO2 a qual a Hg esta 50% saturada com oxigenio

13

Anemia falciforme - Caracteriza a mutação- em que situações é que esta Hg sofre polimerização reversível?

- Caracteriza a mutação: troca do acido glutamico pela valina na posição 6 da cadeia beta- em que situações é que esta Hg sofre polimerização reversível? quando desoxigenada

14

Anemia falciforme - o que domina a clinica: crises venoclusivas ou anemia hemolitica?- granulocitose é comum ou incomum?- manifestação clinica mais comum?

- o que domina a clinica: crises venoclusivas - granulocitose é comum - manifestação clinica mais comum? crises algicas

15

Fatores desencadeantes das crises algicas na anemia falciforme?

InfeçoesAnsiedadeExercicio excessivoHipoxia Mudanças bruscas de temperatura Corantes hipertonicos

16

Anemia falciforme - ocorre frequentemente perda do baço por volta dos ___ meses de vida. - crise de sequestro esplenico é um evento raro no inicio da infancia e é provocada pela oclusão ____ (arterial/venosa) do baço. - A necrose papilar renal leva ____ (raramente/sempre) a isostenuria.

- ocorre frequentemente perda do baço por volta dos 18-36 meses de vida. - crise de sequestro esplenico é um evento raro no inicio da infancia e é provocada pela oclusão venosa do baço. - A necrose papilar renal leva sempre a isostenuria.

17

Anemia falciforme - IRenal é uma causa de morte ___ (tardia/precoce) - Osteomielite por salmonella e rara nestes doentes. V/F- AVEs sao mais comuns em crianças ou adultos? Nos adultos são quase sempre isquemicos ou hemorrágicos?

- IRenal é uma causa de morte tardia - Osteomielite por salmonella e rara nestes doentes. F! Pode ser encontrada nestes contextos (tem susceptibilidade aumentada a osteomielite) mas raramente noutros. - AVEs sao mais comuns em crianças ou adultos? Crianças. Nos adultos são quase sempre hemorrágicos

18

Anemia falciforme- sindromes toracicas agudas ocorrem porque?- Crises pulmonares crónicas, agudas ou subagudas podem levar a hipertensão pulmonar e cor pulmonale e são uma causa cada vez mais comum de morte. V/F

- sindromes toracicas agudas ocorrem porque? falcilização in situ dos eritrocitos no pulmao - disfunção pulmonar temporaria - Crises pulmonares crónicas, agudas ou subagudas podem levar a hipertensão pulmonar e cor pulmonale e são uma causa cada vez mais comum de morte. V

19

Sindromes falciformes - Doentes com anemia falciforme-talassemia ou Anemia falciforme-HbE (26Glu-Val) tendem a ter sintomas semelhantes a anemia falciforme homozigota mas mais ___ (graves/discretos).

- Doentes com anemia falciforme-talassemia ou Anemia falciforme-HbE (26Glu-Val) tendem a ter sintomas semelhantes a anemia falciforme homozigota mas mais discretos - porque a hemoglobina S não representa assim 100% das hemoglobinas.

20

Sindromes falciformes - hemoglobinopatia SC esta associada a graus menores de anemia hemolitica e mais tendencia a desenvolver necrose asséptica e retinopatia. V/F- Qual a caracteristica clinica mais tipica do traço falciforme?- No traço falciforme doentes nunca tem crises falciformes nem são susceptíveis a morte súbita. V/F

- hemoglobinopatia SC esta associada a graus menores de anemia hemolitica e mais tendencia a desenvolver necrose asséptica e retinopatia. V- Qual a caracteristica clinica mais tipica do traço falciforme? hematuria indolor- No traço falciforme doentes nunca tem crises falciformes nem são susceptíveis a morte súbita. F! Podem! Por isso deve ser recomendado a evitar desidratação e stresses físicos extremos.

21

Qual destes fatores n esta associado a aumento da morbidade e redução da sobrevida na anemia falciforme?- mais de tres crises por ano que necessitem de internamento - sequestro esplenico- neutrofilia cronica- osteomielite por salmonella- sindrome da mao e pe- segundo episodio de sindrome toracico agudo

- osteomielite por salmonella

22

Tx anemia falciforme - quando é que devemos vacinar os doentes para o H. influenza e para o pneumococo?- Muitas crises algicas podem ser controladas com hidratação oral e analgésicos no domicilio. V/F- maioria das crises desaparece em quanto tempo? As transfusões encurtam a sua duração?

- quando é que devemos vacinar os doentes para o H. influenza e para o pneumococo? No inicio da vida (antes da esplenectomia)- Muitas crises algicas podem ser controladas com hidratação oral e analgésicos no domicilio. V- maioria das crises desaparece em quanto tempo? 1-7 dias. As transfusões encurtam a sua duração? Não e por isso so estão recomendadas para casos extremos.

23

Tx anemia falciforme- a sindrome toracica aguda e uma emergência clinica. V/F- Na sindrome toracica aguda quando esta indicada a transfusão? E a exsanguineotransfusão?

- a sindrome toracica aguda e uma emergência clinica. V- Na sindrome toracica aguda quando esta indicada a transfusão? Para manter o Htc acima de 30%. E a exsanguineotransfusão? quando a saturação de O2 cai abaixo de 90%

24

Tx da anemia falciforme - hidroxiureia - o que faz?- para que doentes?

- o que faz? Aumenta a HbF, melhora a hidratação dos eritrocitos e diminui aderência ao endotelio e suprime granulocitos e reticulocitos- doentes com episodios repetidos de sindrome toracica aguda e/ou com mais de três crises ano a necessitar de internamento

25

Tx da anemia falciforme- O Transplante de MO na anemia falciforme e eficaz e seguro apenas em que faixa etária?- quais sao as tres indicações para TMO?- crianças que ja tiveram AVE devem fazer o que profilaticamente?

- TMO e eficaz e seguro apenas em que faixa etária? crianças - quais sao as tres indicações para TMO? crises repetidas, neutrofilia crónica e síndrome da mao e pe- crianças que ja tiveram AVE devem fazer o que profilaticamente? Exsanguineotransfusoes

26

Hemoglobinas instaveis - que achado ao microscopio representa as inclusões lesivas?- como é a morfologia dos eritrocitos?- E de ocorrencia esporádica ou hereditária?- Heterozigoticos sintomáticos tendem a ser variantes da globina beta ou alfa?

- que achado ao microscopio representa as inclusões lesivas? corpúsculos de heinz - como é a morfologia dos eritrocitos? escavados (remoção dos corpúsculos pelo baço) e com tempo de vida encurtado- E de ocorrencia esporádica - mutações espontâneas- Heterozigoticos sintomáticos tendem a ser variantes da globina beta ou alfa? Beta (2 alelos vs 4 alelos da alfa)

27

Hemoglobinas de alta afinidade- que alteração hematológica provocam?- Precisa de algum tipo de tx?- quando o Htc atinge os ___ temos sintomas de aumento de viscosidade e diminuição de fluxo. - A deficiencia de ferro pode ajudar no controlo do distúrbio. V/F

- que alteração hematológica provocam? Policitemia (induzida pela hipoxia tecidual leve)- Precisa de algum tipo de tx? Pode precisar de flebotomias - quando o Htc atinge os 55-60% temos sintomas de aumento de viscosidade e diminuição de fluxo. - A deficiencia de ferro pode ajudar no controlo do distúrbio. V

28

Hemoglobinas de baixa afinidade - Precisa de algum tx?-Nos capilares perdem O2 suficiente para manter homeostasia com hematócrito baixo (pseudo-anemia). V/F- A dessaturação de Hb capilar pode provocar cianose. V/F

- Precisa de algum tx? Não - aconselhamento e tranquilização-Nos capilares perdem O2 suficiente para manter homeostasia com hematócrito baixo (pseudo-anemia). V- A dessaturação de Hb capilar pode provocar cianose. V

29

Faz a ligação (hemoglobina instável, alta afinidade, baixa afinidade, metemoglobinemia)- Yakima- Kansas- M. Iwata- Koln

- Yakima: alta afinidade (aki oxigenio)- Kansas: baixa afinidade (Kansado - vai te embora oxig)- M. Iwata: metemoglobinemia (mete o iwata)- Koln: instaveis

30

Metemoglobinemias- o que é ?- Como é a afinidade para o oxigenio?- Se adquirida pode ser por que?

- o que é ? Oxidação do ferro no heme para o estado ferrico - confere coloração marrom-acizentada semelhante a cianose- Como é a afinidade para o oxigenio? Muito alta - quase n liberta oxigénio - Se adquirida pode ser por que? Toxinas (nitratos e nitritos), incluindo farmacos de uso comum

31

Hemoglobinas instaveis - Muitas sao electroforeticamente silenciosas. V/F- A esplenectomia deve ser feita logo que possível para evitar a anemia. V/F

- Muitas sao electroforeticamente silenciosas. V- A esplenectomia deve ser feita logo que possível para evitar a anemia. F! So deve ser feita em ultimo recurso! Tem muitas complicações.

32

Metemoglobinemia- níveis mais de 15% dao o que? E mais de 60%?- Tx de emergencia?- Acido ascorbico pode ser usado no tx em ambulatorio. V/F

- níveis mais de 15% dao o que? Isquemia cerebral. E mais de 60%? Morte- Tx de emergencia? Azul de metileno IV- Acido ascorbico pode ser usado no tx em ambulatorio. V

33

Talassemias - aparencia dos eritrocitos?- que característica domina o fenotipo clinico?

- aparencia dos eritrocitos? Microciticos hipocromicos - que característica domina o fenotipo clinico? É o acumulo não equilibrado das cadeias

34

Talassemia beta - quais as mutações mais comumente responsáveis?- qual a anomalia transversal a todas as talassemias beta (inclusive traço talassemico)?- O que acontece as cadeias alfa?

- quais as mutações mais comumente responsáveis? as que afetam o splicing e a tradução- qual a anomalia transversal a todas as talassemias beta (inclusive traço talassemico)? Microcitose e hipocromia- O que acontece as cadeias alfa? Corpusculos altamente toxicos - destroem eritroblastos na MO e nos que sobrevivem sinalizam para a destruição no baço - anemia grave - que leva ao grande problema da talassemia beta - a hematopoiese extramedular exuberante

35

Talassemia beta - Transfusões crónicas podem prolongar a sobrevida. V/F- Transfusões crónicas tem efeitos colaterais inevitáveis que as torna fatais por volta dos 30 anos de idade. V/F- co-herança do traço da talassemia α agrava ou melhora o quadro?

- Transfusões crónicas podem prolongar a sobrevida. V (suprimem a necessidade de eritropoiese excessiva)- Transfusões crónicas tem efeitos colaterais inevitáveis que as torna fatais por volta dos 30 anos de idade. V- co-herança do traço da talassemia α agrava ou melhora o quadro? Melhora porque diminui as cadeias alfa sem par

36

Talassemias alfa - distingue-os quanto ao numero de deleções de locis- alfa-1- alfa-2- Doença da Hemoglobina H- Hidropsia fetal com Hb BartsQuais sao as mais comuns?Pode existir talassemia alfa sem deleções?

- alfa-1 - deleção de dois loci- alfa-2 - deleção de um dos loci- Doença da Hemoglobina H - deleção de três loci- Hidropsia fetal com Hb Barts - deleção de 4 lociQuais sao as mais comuns? Alfa 2 e forma trans da alfa 1Pode existir talassemia alfa sem deleções? Sim

37

Talassemia alfa- Clinica da talassemia alfa-2?- Talassemia alfa-1 assemelha-se a que forma d talassemia beta?

- Clinica da talassemia alfa-2? portador assintomatico- Talassemia alfa-1 assemelha-se a que forma d talassemia beta? Assemelha-se ao traço talassemico/talassemia minor

38

Talassemia alfa - doença da hemoglobina H- % de produção de cadeia A?- Temos hemoglobina de Barts?- O que a hemoglobina H?- Doentes podem sobreviver ate a meia idade sem necessitar de transfusões. V/F- tem talassemia minor, intermedia ou grave?

- % de produção de cadeia A? 25%- Temos hemoglobina de Barts? Sim, no feto algumas cadeias gama não pareadas formam tetrameros- O que a hemoglobina H? Tetrameros de cadeias beta nao pareadas- Doentes podem sobreviver ate a meia idade sem necessitar de transfusões. V- tem talassemia minor, intermedia ou grave? Intermedia

39

Talassemia alfa - Hidropsia fetal com hemoglobina de barts- o que é a hemoglobina de barts? Como é a sua afinidade pelo oxigenio?- Clinica?

- o que é a hemoglobina de barts? Tetrameros de cadeias gama. Como é a sua afinidade pelo oxigenio? Muito elevada (não liberta nada para os tecidos)- Clinica? Hipoxia tecidual com edema + ICC - morte in utero

40

Alguns pacientes com mielodisplasia e eritroleucemia podem ter clones de eritrocitos a produzir Hg H. V/F

V

41

Diagnostico e tx talassemias - Na talassemia beta major temos níveis elevados de que hemoglobinas?- Na talassemia beta quando e que a esplenectomia e indispensável?- O que é que temos no traço talassemico?- No traço talassemico frequentemente temos VCM maior que 75 e hematocrito menos que 30%. V/F

- Na talassemia beta major temos níveis elevados de que hemoglobinas? Hg A2 e Hb F- Na talassemia beta quando e que a esplenectomia e indispensável? quando a necessidade de transfusão é mais que 50%- O que é que temos no traço talassemico? Microcitose e hipocromia profundas com células em alvo. - No traço talassemico frequentemente temos VCM maior que 75 e hematocrito menos que 30%. F! N é frequentemente... É raramente!

42

Diagnostico e tx talassemias - Na talassemia alfa como é a clinica e o esfregaço? Como estão os níveis de HbA2 e HbF?- Que característica tem a hemoglobina H?

- Na talassemia alfa como é a clinica e o esfregaço? Microcitose e hipocromia leve, habitualmente sem anemia. Níveis de HbA2 e HbF estão normais - Que característica tem a hemoglobina H? E moderadamente instável.

43

Hemoglobina Lepore- Tem duas cadeias alfa e duas cadeias que resultam de gene de fusão entre o das cadeias ___ e ___. - E muito ou pouco sintetizada?- Fenotipo semelhante ao da talassemia beta, excepto pela presença de 10-20% de Hg Lepore. V/F

- Tem duas cadeias alfa e duas cadeias que resultam de gene de fusão entre o das cadeias delta e beta. - E muito ou pouco sintetizada? Pouco, porque fica sob o controlo do gene da cadeia delta. - Fenotipo semelhante ao da talassemia beta, excepto pela presença de 10-20% de Hg Lepore. V

44

Hemoglobina E - composição?- Clinica?- É levemente instavel o que faz com que o tempo de sobrevida dos eritrocitos seja significativamente alterado. V/F

- composição? Duas alfa e duas beta, a beta com mutação na posição 26. - Clinica? Heterozigotos sao assintomaticos, os homozigotos tb. Problema é quando se combina com a talassemia beta. - É levemente instavel o que faz com que o tempo de sobrevida dos eritrocitos seja significativamente alterado. F! É levemente instável mas o tempo de sobrevida não e significativamente alterado.

45

Hemossiderose transfusional - Que sistemas organicos sofrem?- No figado como distinguir hemossiderose transfusional de hemocromatose?- Desferoxamina Vs Desfarasirox. Qual e parenterico? Qual e que provoca elevações da Cr e das enzimas hepáticas?

- Que sistemas organicos sofrem? Cirrose, disfunção endocrina e cardiotoxicidade - No figado como distinguir hemossiderose transfusional de hemocromatose? Na hemocromatose as celulas do sistema RE são poupadas ao contrario da h. transf. - Desferoxamina Vs Desfarasirox. Qual e parenterico? Desferoxamina. Qual e que provoca elevações da Cr e das enzimas hepáticas? Desferasirox.

46

Hidroxiureia e eficaz na talassemia beta?

Não

47

Crises hipoplasicas sao transitorias e passiveis de auto-correção. V/F

V

48

Crises aplasicas- Mais em crianças ou adultos?- Provocadas por que agente? Desenvolvem imunidade ou estão sujeitas a reinfeções frequentes?- Episodios auto-limitados ou agressivos?

- Mais em crianças ou adultos? crianças- Provocadas por que agente? Parvovirus B19A. Desenvolvem imunidade permanente- Episodios auto-limitados