transplante Flashcards Preview

0o0o0o > transplante > Flashcards

Flashcards in transplante Deck (23)
Loading flashcards...
1

Qual o risco de rejeição de enxerto com irmãos HLA idênticos? E de DEVH aguda grave e potencialmente fatal?

1-3% || 15% (30% doença significativa)

2

Sangue do cordao umbilical- O risco de falha de pega do enxerto e a taxa de mortalidade relacionada ao transplante estão relacionados com a dose de células do cordão/Kg. V/F - Adultos e adolescentes maiores podem ser transplantados com sangue de um único cordão?

- O risco de falha de pega do enxerto e a taxa de mortalidade relacionada ao transplante estão relacionados com a dose de células do cordão/Kg. V/- Adultos e adolescentes maiores podem ser transplantados com sangue de um único cordão? Não!

3

Principal problema do transplante de MO com depleção de células T do inoculo?

Aumento da recidiva tumoral e falha de pega do enxerto

4

Quando se obtêm melhores resultados com o transplante Alogénico na LMA?

Na 1a remissão

5

Como é a sobrevida após transplante alogénico de doador compatível não aparentado comparando com irmãos HLA compatíveis?

Igual

6

Toxicidade aguda do esquema de preparação com Ciclofosfamida?

Cistite hemorrágica, Cardite hemorrágica

7

Definição de DEVH crónica? A que tipo de doença se assemelha?- Acomete até __% dos doentes que sobrevivem mais de 6 meses.

> 3 meses pós transplante. Doença auto-imune.- Acomete até 50% dos doentes que sobrevivem mais de 6 meses.

8

Quando instituir antibioterapia pós transplante?

Granulócitos

9

Qual o único tratamento curativo na LMC?

Transplante alogénico

10

Orgãos afetados na DEVH aguda? Sintomas

Pele+TGI+Fígado - Erupção maculopapular, anorexia/diarreia; hepatopatia

11

- Celulas tronco hematopoieticas sao resistentes a criopreservação?- risco de DEVH em transplante singenico?- ser HLA compativel impede DEVH?- As celulas tronco são CD..

- Celulas tronco hematopoieticas sao resistentes a criopreservação? Sim! Podem congelar e descongelar sem nenhum dano.- risco de DEVH em transplante singenico? Nenhum! - ser HLA compativel impede DEVH? Não! Leucocitos do dador podem reagir a atg menores do receptor (endogenos) - menos intenso- As celulas tronco são CD 34

12

- Qual a probabilidade do paciente ter um irmão consanguíneo compatível?- Probabilidade de duas pessoas não aparentadas serem HLA idênticas?

- Qual a probabilidade do paciente ter um irmão consanguíneo compatível? 1/4- Probabilidade de duas pessoas não aparentadas serem HLA idênticas? menos de 1 em 10.000

13

- A sobrevida nao é muito alterada se houver incompatibilidade de um dos antígenos do HLA. V/F- A quantidade de células recolhidas influencia a sobrevida?

- A sobrevida nao é muito alterada se houver incompatibilidade de um dos antígenos do HLA. V- A quantidade de células recolhidas influencia a sobrevida? Sim, quantidades maiores - mais sobrevida.

14

- Celulas tronco circulam no SP?- Para recolha de celulas do SP o que se tem que fazer?- Comparando com o uso de medula autologa, as celulas tronco do SP levam a recuperação hematopoietica mais lenta ou mais rápida?- Celulas tronco do SP tem mais ou menos células T que a medula?

- Celulas tronco circulam no SP? Sim, em concentrações muito baixas. - Para recolha de celulas do SP o que se tem que fazer? Dar fator de crescimento hematopoietico durante 4/5 dias. - Comparando com o uso de medula autologa, as celulas tronco do SP levam a recuperação hematopoietica mais mais rápida (1 sem mais rápido! )- Celulas tronco do SP tem mais ou menos células T que a medula? Mais! 1 log a mais.

15

- A incidencia da DEVH esta relacionada com o numero de ....- Utilização de células tronco do SP aumenta a incidência de DEVH aguda, crónica ou as duas?- Sangue do cordão umbilical tem altas concentrações de células tronco. Como é a pega do enxerto e recuperação das contagens periféricas Vs MO?- Incidencia de DEVH com sangue do cordão?

- A incidencia da DEVH esta relacionada com o numero de celulas T transplantadas. - Utilização de células tronco do SP aumenta a incidência de DEVH aguda, crónica ou as duas? Cronica (mas compensa!)- Sangue do cordão umbilical tem altas concentrações de células tronco. Como é a pega do enxerto e recuperação das contagens periféricas Vs MO? Mais lenta (a pega e mais lenta 1 sem)- Incidencia de DEVH com sangue do cordão? Baixa (poucas células T)

16

- A gravidade da DEVH aguda é ____ (maior/menor) com doses mais baixas de farmacos mieloablativos. - normalmente aspiram-se 10-15 ml/kg da MO. V/F

- A gravidade da DEVH aguda é menor com doses mais baixas de farmacos mieloablativos - mais linfocitos para defenderem; menos lesão tecidual pelos farmacos. - normalmente aspiram-se 10-15 ml/kg da MO. V

17

Complicações do transplante- Ciclofosfamida em altas doses: dois efeitos?- Sindrome de obstrução sinusoidal do fígado resulta de que? Tem hipo ou hipercoagulabilidade? A que dia é o pico da incidência?- mortalidade do sindrome de obstrução sinusoidal?

- Ciclofosfamida em altas doses: cistite hemorrágica e cardite hemorragica. - Sindrome de obstrução sinusoidal do fígado resulta de que? Lesão citotoxica endotelial directa, associada a hipercoagulabilidade. Pico de incidência ao 16º dia. - mortalidade do sindrome de obstrução sinusoidal? 30%

18

DEVH- como fazer o dx?- Grau I, II, II, IV. Qual n precisa de tx?- Em que pacientes é que a incidência de DEVH aguda e maior?- Risco de DEVH com dadores não aparentados?

- como fazer o dx? Biopsia- Grau I, II, II, IV. Qual n precisa de tx? Grau I n tem impacto na sobrevida. - Em que pacientes é que a incidência de DEVH aguda e maior? Incompativeis, não aparentados, idosos e aqueles que não conseguem receber doses plenas dos farmacos para a evitar- Risco de DEVH com dadores não aparentados? 60%

19

Fracasso do enxerto- Duas infeções associadas a perda de função medular pos transplante?- Celulas do SP e do cordao tem mais ou menos risco de rejeição que as da MO?

- Duas infeções associadas a perda de função medular pos transplante? CMV e herpes 6- Celulas do SP e do cordao tem mais ou menos risco de rejeição que as da MO? Mais.

20

Infeções- Desde a pega do enxerto ate 3 meses depois do transplante as causas mais comuns de infeção são Gram +, fungos e CMV. V/F- Quando e que o risco de infeção diminui consideravelmente?- Devem ser revacinados contra tetano, difteria, H. influenza, polio e pneumonia pneumococica 12 meses apos o transplante. Contra o sarampo e a papeira dentro de 24 meses. V/F

- Desde a pega do enxerto ate 3 meses depois do transplante as causas mais comuns de infeção são Gram +, fungos e CMV. V- Quando e que o risco de infeção diminui consideravelmente? 3 meses depois - Devem ser revacinados contra tetano, difteria, H. influenza, polio e pneumonia pneumococica 12 meses apos o transplante. Contra o sarampo e a papeira dentro de 24 meses. V

21

Transplante nas doenças nao malignas- Taxas de cura aproximam-se de ___%- O transplante é eficaz em todas as formas de anemia aplasica mesmo nas associadas a síndrome de fanconi e HPN. V/F- Duas hemoglobinopatias onde o transplante e usado?

- Taxas de cura aproximam-se de 90%- O transplante é eficaz em todas as formas de anemia aplasica mesmo nas associadas a síndrome de fanconi e HPN. V- Duas hemoglobinopatias onde o transplante e usado? Talassemia (unico tx curativo) e anemia falciforme.

22

Transplante nas doenças malignas - Nas leucemias é ____ (alogenico/autologo), melhores resultados obtidos se for na ___- Nas leucemias o transplante como 1º abordagem tem vantagem sobre a quimio quando?- Na LMC é feito quando?

- Nas leucemias é alogenico, melhores resultados obtidos se for na primeira remissão. - Nas leucemias o transplante como 1º abordagem tem vantagem sobre a quimio quando? Quando temos doença de alto risco. - Na LMC é feito quando? Não responde ao imatinibe (intolerante, recidiva..)

23

Transplante nas doenças malignas - no linfoma nao hodgkin e preferivel transplante ___ (autologo/alogenico). - Na doença de hodgkin o transplante não tem papel definido na primeira remissão. V/F

- no linfoma nao hodgkin e preferivel transplante autologo- Na doença de hodgkin o transplante não tem papel definido na primeira remissão. V