Biologia e terapias transfusionais Flashcards Preview

0o0o0o > Biologia e terapias transfusionais > Flashcards

Flashcards in Biologia e terapias transfusionais Deck (45)
1

Qual a % de individuos Rh-?

15%

2

Qual o grupo sanguíneo mais frequentemente implicado na incompatibilidade pré- transfusional?

Lewis

3

Quais os grupos sanguíneos cujos anticorpos são da classe IgM?

(MNSsU)I/Lewis ABO(MILA)

4

Quais os grupos sanguíneos implicados mais frequentemente em Reações hemolíticas?

ABO, Rh, Kell, Duffy, Kidd (retardada)

5

Quais os receptores do Plasmodium vivax? Qual a percentagem de ausência desses antigénios nas zonas endémicas para a malária?

Antigénios Duffy. Mais de 70%

6

Qual a indicação para administração de sangue total?

Hemorragia aguda com perda ≥ 25% volume sangue total

7

Quando se deve transfundir concentrado eritrocitário?

Situação clínica e não apenas valor de hemoglobina

8

A que se devem na maioria das vezes as Reações Transfusionais Hemolíticas Agudas? Qual o grupo mais vezes implicado?

Erros de tipagem. ABO.

9

Quais os cromossomas onde estão codificados os diferentes grupos sanguíneos?

ABO:9p | Rh:1 | Lewis: 19 | MNSsU: 4 | Kell: X

10

Quando surgem as Reações hemolíticas tardias?

1-2 semanas após a transfusão

11

A que se devem as Reações urticariformes/alérgicas?

Proteínas plasmáticas

12

Qual a percentagem de IgA deficientes? Que tipo de componentes usar?

13

Introdução - Anticorpos que ocorrem de forma natural e auto-anticorpos contra antigenios eritrocitarios são Ig __- Anticorpos que ocorrem por exposição alogenica (transfusões e gravidez) são Ig__. - Anticorpos IgG atravessam ou não a placenta?- Aloimunização a proteínas plasmáticas e leucócitos da hemolise?

- Anticorpos que ocorrem de forma natural e auto-anticorpos contra antigenios eritrocitarios são IgM- Anticorpos que ocorrem por exposição alogenica (transfusões e gravidez) são IgG (IgG-Gravida)- Anticorpos IgG atravessam ou não a placenta? Sim! - Aloimunização a proteínas plasmáticas e leucócitos da hemolise? Não! Proteinas - urticária; leucócitos - febre.

14

Qual o sistema de grupos sanguíneos mais importante na biologia transfusional? E o segundo mais imp?

Qual o sistema de grupos sanguíneos mais importante na biologia transfusional? ABOE o segundo mais imp? Rh

15

Sistema ABO- Substancia H é o precursor imediato ao qual são adicionados os antígenos A e B. V/F- Os genes que determinam o fenotipo A e B estão em que cromossoma?- Acrescimo a substancia H de N-acetilgalactosamina dá que grupo? E de galactose?

- Substancia H é o precursor imediato ao qual são adicionados os antígenos A e B. V- Os genes que determinam o fenotipo A e B estão em que cromossoma? 9p- Acrescimo a substancia H de N-acetilgalactosamina dá que grupo? A. E de galactose? B

16

Sistema ABO- Como chamamos o fenotipo que n consegue produzir a substancia H?- Como chamamos aos anticorpos anti-A e anti-B de ocorrência natural?- Quais os grupos que sao: receptor universal e dador (quase universal)?- Na maioria das pessoas os antígenos A e B são secretados pelas células e estão na circulação. Nos não secretores o que pode acontecer?

- Como chamamos o fenotipo que n consegue produzir a substancia H? Bombay (Oh)- Como chamamos aos anticorpos anti-A e anti-B de ocorrência natural? isoaglutininas - Quais os grupos que sao: receptor universal: AB. Dador (quase universal): O- Na maioria das pessoas os antígenos A e B são secretados pelas células e estão na circulação. Nos não secretores o que pode acontecer? Mais susceptibilidade a infeções - ATg sangue bloqueiam lig a bichos.

17

Sistema RH- Temos mais de 40 Atg associados a este sistema mas ___ determinantes são os responsáveis pela maioria dos fenotipos. - Em que cromossoma se encontra?- Uma pessoa é Rh neg quando n tem antígeno __. %?

- Temos mais de 40 Atg associados a este sistema mas 5 determinantes são os responsáveis pela maioria dos fenotipos. - Em que cromossoma se encontra? cromoss 1- Uma pessoa é Rh neg quando n tem antígeno D. 15% das pessoas são.

18

Outros sistemas- Temos mais de 100 sistemas de grupos sanguíneos com mais de 500 atg. V/F- Gene de Lewis encontra-se no cromoss __. Ele esta integrado na membrana ou circula no plasma? - Atc contra atg de Lewis sao IgG ou IgM?

- Temos mais de 100 sistemas de grupos sanguíneos com mais de 500 atg. V- Gene de Lewis encontra-se no cromoss 19. Ele circula no plasma e é adsorvido pelos eritrocitos (tb por células tumorais) - Atc contra atg de Lewis sao IgG ou IgM? IgM

19

Sistema I- Doentes com doença da crioaglutinina ou linfomas podem produzir atc anticorpo anti-I. V/F - Doentes com pneumonia a Mycoplasma ou mononucleose podem produzir antic anti-i ou anti-I. V/F- I vS i. Qual é o atg que é raro em adultos? E qual é que é expresso pela maioria?

- Doentes com doença da crioaglutinina ou linfomas podem produzir atc anticorpo anti-I. V- Doentes com pneumonia a Mycoplasma ou mononucleose podem produzir antic anti-i ou anti-I. V- I vS i. Qual é o atg que é raro em adultos? "i". E qual é que é expresso pela maioria? " I "

20

Sistema P e Sistema MNSsU- Atg P faz lembrar que anemia hemolitica? Quais são os anticorpos?- Atg P tb é receptor de um virus. Qual?- Sistema MNSsU. Quem expressa atg U?- Sistema MNSsU. Que cromossoma?

- Atg P faz lembrar que anemia hemolitica? HPFrio. Quais são os anticorpos? Donath-Landsteiner (P- pediátrico - pato donald)- Atg P tb é receptor de um virus: Parvovirus B19 - Sistema MNSsU. Quem expressa atg U? Praticamente todos (é Universal)- Sistema MNSsU. Que cromossoma? 4

21

Sistema de Kell- Frequencia da imunogenicidade kell?- Em que cromossoma?- A ausencia do precursor Kell denomina-se____. Esta associado a acantocitose.

- Frequencia da imunogenicidade kell? É a terceira a seguir ao ABO e ao Rh - Em que cromossoma? X- A ausencia do precursor Kell denomina-se fenotipo de Mc Leod. Esta associado a acantositose.

22

Sistema duffy e kidd- Modo de hereditariedade duffy?- Qual o problema dos anticorpos anti-Jka?

- Modo de hereditariedade duffy? co-dominante- Qual o problema dos anticorpos anti-Jka? Reações hemoliticas tardias.

23

Testes pre-transfusionais - Tipagem é para que sistema?- Triagem é para que?- Prova cruzada faz-se quando?

- Tipagem é para que sistema? ABO- Triagem é para que? Identificar outros aloanticorpos e utiliza-se sangue do grupo O. - Prova cruzada faz-se quando? Quando se pretende transfundir o paciente e ver se a unidade é adequada.

24

Processo de preparação do sangue total

1º centrifugação lenta (concentrado de hemacias + plasma rico em plaquetas)2º Centrifugação rapida do PRplaquetas (Plaquetas de dador randomico + PFC)3º PFC descongela e temos crioprecipitado

25

PADU (plaquetas de aferese de dador unico) Vs Plaquetas de dador randomico - Qual é que tem mais plaquetas?- Qual tem menos leucocitos contaminantes?

PADU para as duas perguntas - PADU tem o equivalente a 6 unidades de DR

26

Sangue total - E ideal para usar em que situações?- 2,3-BPG aumenta ou diminui com o tempo?- O sangue total fresco so e usado em emergências, o que e usado mais frequentemente é o armazenado a 4ºC. V/F

- E ideal para usar em que situações? perdas de volume mais do que 25%- 2,3-BPG aumenta ou diminui com o tempo? Diminuir e com isso aumenta a afinidade da Hg pelo oxigénio. - O sangue total fresco so e usado em emergências, o que e usado mais frequentemente é o armazenado a 4ºC. V

27

Concentrado de hemacias - Nivel de hg ao qual pensamos transfundir num doente sem cardiopatia?- Lavagem vs Filtragem. O que tira cada um?- Qual é superior: filtragem pre-armazenamento ou a beira do leito?

- Nivel de hg ao qual pensamos transfundir num doente sem cardiopatia? 7- Lavagem vs Filtragem. Lavagem tira plasma (proteinas plasmaticas) de modo a evitar reações alérgicas. Filtragem tira leucocitos. - Qual é superior: filtragem pre-armazenamento (temos menos citocinas nessa altura)

28

Plaquetas - Quando transfundir profilaticamente?- Quando queremos fazer procedimentos invasivos precisamos no mínimo de ___ plaquetas. - A refractariedade a transfusão de plaquetas pode ser avaliada pela ACC (aumento de contagem corrigido). Contagens aceitáveis 1 h apôs transfusão se ACC na ordem dos 10x10^9 ou em 18-24 horas é de 7,5x10^9. V/F- Causas de ACC plaquetario baixo?

- Quando transfundir profilaticamente? entre 5.000-10.000 (limiar para manter a microcirculação)- Quando queremos fazer procedimentos invasivos precisamos no mínimo de 50.000 plaquetas. - A refractariedade a transfusão de plaquetas pode ser avaliada pela ACC (aumento de contagem corrigido). Contagens aceitáveis 1 h apôs transfusão se ACC na ordem dos 10x10^9 ou em 18-24 horas é de 7,5x10^9. V- Causas de ACC plaquetario baixo? Coisas que levem a consumo de plaquetas (febre, sangramento...)

29

PFC- E ideal para aumentar o volume plasmático. V/F- pode transmitir infeções intracelulares como CMV. V/F- Que plasma devem receber os doentes com défice de IgA?

- E ideal para aumentar o volume plasmático. F! Não deve ser rotineiramente utilizado para esse fim. - pode transmitir infeções intracelulares como CMV. F! E acelular e n transmite essas infeções. - Que plasma devem receber os doentes com défice de IgA? Plasma de doentes tb com def para evitar ocorrência de reações alérgicas.

30

Crioprecipitado - Fonte de ...

- Fonte de FvW, FVIII e de fibrinogenio.

31

Componentes sanguineos - CH aumenta a hemoglobina em ___g/L ou __% no Htc- Plaquetas: de DR aumento de ____. PADU é com o ACC- PFC aumento dos fatores de coagulação em __%

- CH aumenta a hemoglobina em 10g/L ou 3% no Htc- Plaquetas: de DR aumento de 5-10.000. PADU é com o ACC- PFC aumento dos fatores de coagulação em 2%

32

Com a diminuição da frequência das infeções virais, o risco relativo de outras reações transfusionais aumentou, nomeadamente de reações hemoliticas e sepsis por contaminação por bactérias. V/F

V

33

Reações transfusionais hemoliticas agudas- Ocorrem quando o receptor apresenta anticorpos pre-formados e leva a lise dos eritrocitos do dador. V/F- Qual o grupo mais frequentemente implicado?- Os imunocomplexos que resultam em lise dos eritrocitos podem causar lesão/IRenal. O que fazer?

- Ocorrem quando o receptor apresenta anticorpos pre-formados e leva a lise dos eritrocitos do dador. V- Qual o grupo mais frequentemente implicado? ABO- Os imunocomplexos que resultam em lise dos eritrocitos podem causar lesão/IRenal. O que fazer? Dar líquidos + diuréticos para os eliminar

34

Reações transfusionais hemoliticas agudas- O fator tecidual que é libertado dos eritrocitos pode desencadear CID. V/F- Causa principal destas reações?- Na investigação destas reações faz-se teste de coombs directo ou indirecto?

- O fator tecidual que é libertado dos eritrocitos pode desencadear CID. V- Causa principal destas reações? Erros humanos - Na investigação destas reações faz-se teste de coombs directo ou indirecto? Directo

35

Reações transfusionais hemoliticas tardias - Ocorrem em pacientes previamente sensibilizados a aloantigenios eritrocitarios, com triagem ___ (neg/positiva) pela ____ (baixa/alta) contagem dos anticorpos. - O aloanticorpo é detetado ___ depois. - Eritrocitos cobertos por anticorpo são depurados pelo ___- Qual a tx especifica?

- Ocorrem em pacientes previamente sensibilizados a aloantigenios eritrocitarios, com triagem neg pela baixa contagem dos anticorpos. - O aloanticorpo é detectado 1-2 sem depois. - Eritrocitos cobertos por anticorpo são depurados pelo sistema RE. - Qual a tx especifica? Não ha necessidade (pode ter que se administrar um novo CE).

36

Qual a reação mais associada a transfusão de componentes celulares?

Reação febril nao hemolitica

37

Reação anafilatica - Em casos graves pode ser necessário a administração de GC. V/F- Doentes com reações anafilaticas/alergicas repetidas devem ser testados para que?

- Em casos graves pode ser necessário a administração de GC. V- Doentes com reações anafilaticas/alergicas repetidas devem ser testados para deficiência de IgA

38

DEVH-AT - O que acontece?- Nesta doença podemos ter ainda aplasia medular e pancitopenia. V/F- E facilmente tratável com imunossupressores. V/F- Clinica surge em ___ dias e a morte chega em ___ semanas.

- O que acontece? Linfocitos T do dador vao reconhecer como estranhos os atgs HLA do receptor e desencadear uma resposta imune. - E facilmente tratável com imunossupressores. F! E altamente resistente ao tx! - Clinica surge em 10 dias e a morte chega em 4 semanas.

39

DEVH-AT - Como podemos evitar?- Doadores directas de familiares devem ser estimuladas. V/F

- Como podemos evitar? Irradiação de componentes celulares antes da administração em pacientes de risco - Doadores directas de familiares devem ser estimuladas. F! Devem ser desencorajadas!

40

LPulmonar aguda associada a transfusão - Em que altura ocorre?- Em geral resulta da transfusão de plasma de dador com altas concentrações de ...... - Em geral esses dadores são mulheres _____ e por isso se deve evitar transfundir o seu componente plasmático.

- Em que altura ocorre? Durante ou nas primeiras seis horas. - Em geral resulta da transfusão de plasma de dador com altas concentrações de anticorpos anti-HLA. - Em geral esses dadores são mulheres multiparas e por isso se deve evitar transfundir o seu componente plasmático.

41

Purpura pós-transfusional - Trombocitopenia ocorre ___ dias depois da transfusão. - Anticorpos contra que?- Mais em homens ou mulheres?- Transfusões adicionais podem agravar a trombocitopenia. V/F- Que tx se podem dar?

- Trombocitopenia ocorre 7-10 dias depois da transfusão. - Anticorpos contra que? plaquetas do dador e do receptor- Mais em mulheres- Transfusões adicionais podem agravar a trombocitopenia. V- Que tx se podem dar? Imunoglobulina IV para neutralizar anticorpos ou plasmaferese.

42

Compatibilidade para o antigeneo D é o unico teste pre-transfusional capaz de impedir a aloimunização eritrocitaria. V/F

V

43

Complicações nao imunes- Porque é que com transfusões rápidas podemos ter hipocalcemia? Em geral é preciso infundir cálcio?- Cada unidade de hemacias tem entre ____ mg de ferro e os sinais e sintomas de sobrecarga de ferro começam a manifestar-se depois da transfusão de __ unidades. - A hipotensao ocorre em que doentes? E preciso intervenção ativa?- Transfusão é imunossupressora. O que devemos fazer se quisermos minorar esse efeito?

- Porque é que com transfusões rápidas podemos ter hipocalcemia? Citrato é usado como anticoagulante e é um quelante do cálcio. Em geral não e preciso dar cálcio pk o citrato e metabolizado a bicarbonato. - Cada unidade de hemacias tem entre 200-250 mg de ferro e os sinais e sintomas de sobrecarga de ferro começam a manifestar-se depois da transfusão de 100 unidades. - A hipotensao ocorre em que doentes? Nos que tomam IECAS (hemocomponentes tem bradicinina). E preciso intervenção ativa? Não. - Transfusão é imunossupressora. O que devemos fazer se quisermos minorar esse efeito? Administrar componentes celulares leucodepletados

44

Complicações infeciosas - Risco de adquirir HIV e HCV pela transfusão?- Risco de adquirir HBV pela transfusão é maior ou menor do que HCV?- CMV infecta mais de __% da pop em geral. Quem esta em risco? O que fazer para evitar doença nos doentes em risco?

- Risco de adquirir HIV e HCV pela transfusão? e em 2 milhões de unidades - Risco de adquirir HBV pela transfusão é varias vezes maior do que HCV. - CMV infecta mais de 50% da pop em geral. Quem esta em risco? Imunocomprometidos, bebes, CMV-negativos. O que fazer para evitar doença nos doentes em risco? Hemocomponentes CMV- ou depletados de leucócitos.

45

Contaminação bacteriana- Algumas bacterias podem crescer entre 1 e 6º, como a pseudomonas e a acinetobacter. V/F- Que concentrados estão mais sujeitos a contaminantes bacterianos?- Podemos ter inicio subito de febre e calafrios que pode progredir para choque septico e CID. V/F- Que bacterias se associam mais a endotoxinas?

- Algumas bacterias podem crescer entre 1 e 6º, como a pseudomonas e a acinetobacter. V- Que concentrados estão mais sujeitos a contaminantes bacterianos? Plaquetas (armazenados a temp ambiente)- Podemos ter inicio subito de febre e calafrios que pode progredir para choque septico e CID. V- Que bacterias se associam mais a endotoxinas? Gram neg